Buscar

Arqueologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ARQUEOLOGIA: Entendendo a Sociedade de Forma Simples.
Período Paleolítico Para Inicio Da Era Do Bronze:
Durante muitos anos se pensava que a sociedade só havia criado consciência partir da era do bronze, mais, tudo se deu início no período paleolítico. Este é um período de muitos estudos e descobertas datadas por arqueólogos e antropólogos o período em que essa época se passa é de 12,000 a.c. a 5,000 a.c. 
Mas antes mesmo dessa linha temporal já existia um conceito de “sociedade” pois, os iguais formavam grupos para sobreviver, durante esse período, ou, era foi se construindo aquela que futuramente seria chamada de Sociedade Manufaturada, pois foi na época paleolítica que os primeiros hominídeos que já se encontrava num certo desenvolvimento começaram a praticar a plantação de alimentos e desenvolver técnicas para armazenagem e com isso eles foram os primeiros a desenvolver agricultura, ou seja, o cultivo de animais, plantações (lavoura). 
E também foi durante esse período que os hominídeos acabam aprimorando a suas sociedades com trabalhos de caça em grupo, além de atividades coletivas que envolvia tanto homens quanto mulheres. O Neolítico surge durante a passagem na linha temporal, a época é 9,000 a.c. E foi durante esse período que as coisas começaram a tomar forma com construções mais complicadas e complexas o que nos remete a uma revolução urbana. 
E dos anos de 5,000 a.c. a 900 a.c. houvesse uma enorme expansão de culturas e urbanização com os surgimentos de culturas como: Mesopotâmia, Sumeriana, Egípcia, Índia, China, Peru (América), Creta, Grega, Pérsia, Babilônica, etc. Devido as rápidas expansões territoriais os babilônicos criaram a primeira lei até então criada, O Código de Hamurabi “olho por olho e dente por dente”. Essa era a lei que regulava a sociedade Babilônica mantendo ela em um certo “equilíbrio”. 
Esse era o princípio da Lei de Talião. Milênios após essa lei ser criada na Grécia e na Creta estavam a se desenvolver a democracia porem Creta não atingiu a democracia tão bem quanto os Gregos. Dando inicio a novas filosofias e descobertas nunca imaginadas antes como os metais, e com esse tipo de evolução eles passavam para a próxima etapa a Era Dos Metais.
Era Dos Metais Final e Inicio Da Idade Média (Bronze, Ferro, Cobre, Ouro e Aço):
A Era Dos Metais se teve início nos anos 2000 a.c. teve fim a partir do século I d.c. a maior ironia é que durante os séculos a seguir o metal foi a matéria prima mais usada entre elas a que mais se destacou foi o ferro. Pois o ouro, prata e bronze continuava a existir como moedas, dinar (a palavra dinar vem do grego e o significado literal é dinheiro, 2º Moeda de troca.). 
Com o fim da era dos metais e da Idade Antígua que se encontra na mesma linha temporal do que a era dos metais, nós veremos evolução da sociedade a partir da Queda de Roma no século V e só vai acabar com a no século XV com a tomada de Constantinopla pelos Turcos. 
Durante esses dez séculos houve muitas evoluções e transições como o fator da Inglaterra se torna a Grã-Bretanha, e isso foi acontecendo aos poucos, primeiro a Inglaterra se uniu a Escócia depois da morte de William Wallace em 1305, durante a idade média acontecia também o movimento iluminismo.
Hoje em dia é comum muitos livros didáticos tratar a Era Media, ou melhor, O Medievalismo como a Era Das Trevas. Quando na verdade não se passava de uma Era transitória do que podemos chamar de “Quebra de Conceitos Místicos”. Pois foi no iluminismo que muitos filósofos, cientistas e inventores começaram a mostrar ao povo que tudo o que eles temiam tinha uma explicação racional e logica. Também foi durante a época do Medievalismo que tivemos as famosas Cruzadas, onde de 8 Cruzadas feita pela igreja ela só ganhou uma (1), em quanto isso os “bárbaros” ganharam sete (7) Cruzadas.... E Depois de tudo isso ainda tem a tomada de Constantinopla a qual os turcos mostraram ser ótimos estrategistas e bons de luta. 
Em 1500 começa a “corrida” para descobertas de novos mundos, Em 1585 pela ordem de vossa majestade a Rainha da Inglaterra para com seu cavaleiro, Sir Walter Raleigh terá a missão de colonizar a américa do norte com o princípio de povoar e prosperar dada a ordem milhares de puritanos após temerem ser cassados por sua fé radical, mais, aqueles que conseguiram ir ao navios para o novo mundo inglês foram com uma mentalidade e no fim viram que seu radicalismo não traria resultado sendo assim eles se adequaram aos padrões com o princípio de sobreviver nesse mundo que estava a ser criado pelas mãos dos ingleses.
A Adaptação Do Homem Para Se Manter Na Sociedade:
As Adaptações da vida social do homem para com sua sociedade são sempre feitas através de “dispositivos” pois desde sempre o homem tende a buscar lugares onde ele se sinta seguro, assim como “as aves migram para achar um novo lar” o humano tende a “migrar”. 
Para assim sobreviver, é o que alguns pesquisadores chamam de “meio – de – escape”. 
A Sociedade sempre terá uma “válvula – de – escape” não importa a era ela sempre terá com isso o ser humano que possui a habilidade de adaptação está sempre evoluindo suas técnicas de adaptar – se para dar um exemplo disso citarei dois tipos de sociedades contemporâneas: Era Do Rock: De 1950 a 1990, onde hoje ao estudar a origem da era do  rock 'n' roll sabemos que ela se deu inicio nos anos 50 e com forme o tempo ela foi se modificando até chagar nos anos 90 com o surgimento do Rock Alternativo. 
Durante esse mesmo período houve inúmeras invenções e acontecimentos.... Onde no ano de 2001 acontece uma nova virada um novo começo de uma era cheia de tecnologias, A Era Tecnológica, com o início de novas tecnologias o mundo começou a mudar e isso “explodiu” de tal maneira que muitos tiveram que se adaptar para não ficar para traz, a adaptação foi para melhorar o conhecimento além de expandi – lo, poder compartilha-lo e assim as pessoas que antes tinham um acesso de certa forma estrito agora se tornava infinitamente amplo de tal forma que todos do mundo inteiro começaram a ter inúmeros conhecimento de inúmeras etnias e culturas existente ou que já existiu no mundo.
Os Tipos De Artefatos Que Contam Nossa História Do Início Até O Momento Em Que Chegamos A Atual Era Tecnológica (Tempo Atual).
Artefatos do Período Paleolítico:
Figura 1 Pontas De lança para Diferentes Tipos de Caça
. Está é a imagem que define o do porque o nome Paleolítico, pois o nome significa literalmente pedra lascada, a era se deu início em 2,5 milhões de anos quando o homem começou a produção em larga escala de armas e utensílios feitos de pedra para que os grupos pudessem caçar, plantar, rasgar a carne e etc.[1: https://img.socioambiental.org/d/329420-1/Sem+t__tulo-2.jpg?g2_GALLERYSID=TMP_SESSION_ID_DI_NOISSES_PMT]
Os Homens Pré-históricos: os ancestrais australopitecíneos com o surgimento do Homo habilis. O H. habilis, especificamente, é considerado descendente direto do Australopithecus garhi, que viveu cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Ainda, em maio de 2010, o Homo gautengensis foi descoberto, uma espécie que acreditasse ser ainda mais antiga que o H. habilis. O H. Sapiens por sua vez foi uma das espécies que se sobressaiu se tornando numa das espécies mais complexas.
 
A Era Dos Metais – Era Do Bronze:
Nesta era a evolução da humanidade já era bem avançada pois, a era do bronze ocorre 3.300 a.c. 
E como dito esse período iniciou-se no Oriente Médio em torno desse ano 3.300 a.c. substituindo o Calcolítico, embora em outras regiões esta última idade seja desconhecida. E a era do bronze embora tenha substituído diretamente o período neolítico (popularmente conhecida como Idade da Pedra Polida ou Idade Da Nova Pedra) nos livros didáticos e em alguns livros acadêmicos.
Esclarecimento o Neolítico ocorre no ano 10.000 a.c. enquanto a idade do bronze só é dada início no ano de 3.300 a.c., ou seja, quando falam que substituiu diretamente é totalmente contra os fatos históricos e uma diferença de 7.700 anos, é logico que na linha temporal....Acadêmica alguns não gosta de explicar muito então há sempre livro que substituem o neolítico por era do bronze.
Ao andar da época “ela’ vai mudando aos poucos, os Hominídeos que viveram durante 10.000 a.c. a 3.000 a.c. foram os responsáveis pela construção da sociedade colaborativa, No Terceiro Milênio deu-se início a sedentarizarão, e iniciou também a agricultura.... Agora as tarefas eram divididas entre os: Caçadores, Pastoreios, Agricultores, e as famosas Donas de Casa.
Analise Da Era Do Bronze:
Convenhamos que por mais antigo que está sociedade esteja da nossa ela foi a fundadora da base social e só de pensar nisso começamos a nos questionar sobre os nossos ancestrais e como não possuíamos ainda o conhecimento cientifico atribuímos os acontecimentos aos Deuses. 
Era Medieval – Medievalismo:
Somente nos anos de 1450 a 1780 foi que houve um rompimento dos dogmas com a igreja entre esses dogmas estava a crença em que deus foi o criador de tudo e todos, mais, quando a igreja se sentiu ameaçada pelos filósofos, teóricos, médicos e curandeiros (médicos de vilas e viles o qual servia desde o rei até o plebeu). Por causa das pessoas que estavam evoluindo a igreja contra-atacou em 1450 com a inquisição espanhola onde todos os médicos, curandeiros, filósofos e pessoas que diziam que deus não era criador do mundo ou iria contra a igreja eles queimavam em fogueiras dizendo que era para purificar as almas dos “bruxos” e “bruxas” enviados pelo diabo.
AS CRUZADAS: Se tratarmos do assunto cruzadas é um tema muito discutido hoje em dia, mais levou muito tempo para o reinado papal e a igreja aceitar que perderam as cruzadas para os turcos, chamados de “bárbaros” pela própria igreja.
Considerando que depois das cruzadas a igreja tinha perdido muito de seu poder monetário e territorial ela não poderia fazer muita coisa então esperou para que houvesse uma oportunidade de ter sua gloria de volta..., mas, quando a igreja pressionou o rei Henrique VIII ele decidiu por um fim no último resquício de poder monetário.... O Rei Henrique VIII, desfez o contrato que a Inglaterra tinha com a igreja por completo e muitos dos reis na época seguiram o exemplo do Rei Inglês.
O Fim Do Medievalismo e Inicio da Globalização com A Revolução Industrial: 
O início da nova era e o fim de uma era de cavaleiros e monarquias.
E para nossa surpresa tudo começou a mudar por volta de 1780 durante os próximos 20 anos muitas coisas viria acontecer e irá mudar muito a forma que o mundo estava.

Outros materiais