Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 200721727501)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em seus estudos sobre a formação econômica do Brasil e suas instituições, o historiador Caio Prado Junior, defende que as raízes da economia colonial brasileira se baseiam:
		
	
	No abandono da mão de obra indígena
	
	Na existência de uma mão de obra livre, ainda que em pequena escala, que constituiria a base de um mercado consumidor
	
	No rígido controle metropolitano do comércio
	
	Na coexistência entre latifúndio e pequena propriedade
	 
	Na plantation
	
	 2a Questão (Ref.: 200721727555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As capitanias hereditárias constituem a primeira iniciativa sistemática de colonização das novas terras. Seus donatários eram homens com vínculos com a Coroa portuguesa e podem se incluir nas seguintes classes EXCETO:
		
	
	Burocratas
	
	Comerciantes
	
	Pequena Nobreza
	
	Navegadores
	 
	Alta Nobreza
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200721735883)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A tecnologia, as técnicas de produção do açúcar e sua posição no mercado internacional contribuiram para a formação da sociedade brasileira. Marque, dentre as opções abaixo, a afirmativa que se relaciona a frase acima:
		
	 
	A produção açucareira no Brasil influenciou a formação da sociedade colonial devido a participação dos holandeses no plantio do açúcar.
	
	A sociedade patriarcal no Brasil só existou graças a participação indígena sistemática na distribuição e no comércio açucareiro.
	 
	O açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu e por isso foi escolhisdo para ser produzido no Brasil.
	
	O açúcar não fora escolhido como produto a ser produzido na colônia, pois não tinha grande valor no mercado internacional.
	
	A produção açucareira de Portugal concentrou-se na metrópole, devido a existência de terras mais férteis ao seu plantio.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200721735747)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A colonização do Brasil foi fundamentada na estrutura monopolista do sistema colonial. Isto significa que:
		
	
	O Brasil tinha liberdade para comercializar com as nações amigas de Portugal.
	 
	Os setores de exploração da América portuguesa reservavam-se diretamente ao benefício da metrópole.
	
	A exploração da América portuguesa visava o desenvolvimento industrial de Portugal e das suas demais colônias.
	
	O comércio ultramarino tinha como objetivo desenvolver o sistema econômico da Companhia das Índias Ocidentais.
	
	Portugal vendia produtos agrícolas as colônias e comprava destas produtos manufaturados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200721735890)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a introdução do governo geral no Brasil colonial, leia as alternativas abaixo:
I- Enquanto as capitanias receberam poderes soberanos, os governadores estariam submetidos diretamente ao controle metropolitano.
II-O Governo Geral foi criado buscando superar os obstáculos encontrados com o sistema anterior.
III-O Governador Geral não tinha autorização para doar sesmarias, apenas os donatários.
IV-O Regimento do governador geral determinava que este fizesse aliança com os índios e desse auxílio em sua catequese.
Marque a alternativa que demonstra quais afirmativas estão corretas.
		
	
	I e III.
	 
	I, II e IV
	
	I e II
	 
	I, II e III.
	
	I, III e IV.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200721735696)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas: capitanias hereditárias e governo geral. Assinale a alternativa abaixo que expressa corretamente uma característica desse período:
		
	
	As capitanias, sendo empreendimentos exclusivamente privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão-de-obra necessária à lavoura.
	
	O governo-geral extinguiu as Donatárias no século XVI interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar
	 
	As capitanias contribuiram para o início da colonização do Brasil, apesar das dificuldades financeiras do início do processo colonizador
	
	As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais de todas as estruturas jurídicas e administrativas feudais.
	
	A produção do açúcar era controlada diretamente pela coroa o que assegurou o rápido povoamento do território.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200721738064)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Mas seja com escravos africanos, escravos ou semi-escravos indígenas, a organização das grandes propriedades açucareiras da colônia foi sempre, desde o início, mais ou menos a mesma." (Prado Junior: 1980, 37)
Como vimos acima com Caio Prado Júnior, o escravismo é um fenômeno comum no Brasil colonial, era a principal forma de mão de obra para o projeto colonial português.
Identifique entre as opções abaixo aquela que define o escravismo no Brasil.
		
	
	Prática de exploração de mão de obra comum somente no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, que se baseava na propriedade dos negros oriundos da África.
	 
	Sistema de exploração da mão de obra oriundo da África ou capturada no Brasil, baseada no principio da propriedade dos escravos pelos senhores de engenho, ou proprietários de minas, que se caracterizava pelo trabalho forçado e pelos castigos físicos.
	
	Política Real portuguesa de ocupação do território brasileiro transladando força de trabalho da África para o Brasil, a fim de proteger e desenvolver a produção da cana no território colonial.
	
	Modelo de exploração da mão de obra negra ou indígena baseada em contratos de trabalhos completamente desfavoráveis a estes negros e índios que tinham uma expectativa média de vida na lavoura de sete anos.
	
	Sistema de exploração da mão de obra assalariada que impunha ao escravo a obrigação de produzir sem descanso sob pena de punições severas como as chibatadas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200721727490)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estabelecido para julgar recursos das decisões judiciais proferidas pelo Ouvidor da Comarca, este órgão administrativo era presidido pelo governador e pelo vice rei e existiu apenas na Bahia e no Rio de Janeiro. Estamos nos referindo:
		
	 
	Aos Tribunais da Relação
	
	Aos tribunais inquisitoriais
	
	As audiências
	
	A ouvidoria
	
	As cortes
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200721727397)
	
	O sistema de capitanias hereditárias privilegiou homens vinculados a Coroa Portuguesa, que cedeu grandes extensões de terras para o empreendimento colonial. Embora tivessem amplos poderes, os donatários também tinham obrigações para com a Coroa e a administração da terra tinha limites impostos por Portugal. Comente a aplicação e a crise deste sistema, bem como os deveres e obrigações dos donatários.
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: Ressaltar a rede de relações entre a Coroa e seus donatários enfatizando que, apesar desta rede, estes donatários tinham privilegios restritos. Apontar os fatores da crise do sistema: problemas de abastecimento, descaso metropolitano, descaso de alguns donatários, ataques indígenas, entre outros.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200721738013)
	
	Desenvolva uma análise sobre o processo de escravidão africana no período de expansão da atividade canavieira no nordeste brasileiro.
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: O aluno deve falar sobre o tráfico de escravos e a relação entre a Casa Grande e a Senzala, os castigos físicos e as contribuições da cultura negra.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais