Buscar

ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SALETE DE MENES SCHMITD – 1118897
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL
VIDEIRA
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SALETE DE MENES SCHMITD -- 1118897
Relatório de Estágio Supervisionado –
Ensino Fundamental -- UTA – 
Historicidade
Tutor: Roseclei Aparecida da Costa Petry
Local: Centro Associado: Videira
VIDEIRA
2017
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo descrever o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, que foi realizado através de conversas, pesquisas e observações obtidas com a professora de uma turma de primeiro ano. Ao realizar o estágio supervisionado na Educação Infantil, foi me oportunizado à observação do espaço e da atividade em questão, de forma que se possa refletir e ampliar meu conhecimento sobre a importância desse momento para a construção da formação e aprendizagens que são oferecidas. Nesse período tive a oportunidade de entender, compreender e analisar cada passo na pratica pedagógica, idealizando assim a pratica vivenciada na escola. 
O estágio supervisionado contribuiu para formação do aluno, pois só assim ele pode compreender que o papel do professor de educação infantil é fundamental para a concepção das crianças, e é através dele que se tem uma análise geral que a teoria e a pratica devem andar juntas, possibilitando reflexões sobre a profissão docente e na estruturação da identidade profissional do educador. Objetiva também a meditar como é a interação da professora e com os alunos, dos alunos entre eles e com o espaço habitual escolar.
O estágio é de extrema importância para instrumentalizar nós universitários de Pedagogia e futuros profissionais da educação, para que o mesmo se habitue com o exercício da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habitue-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas ao mesmo tempo cheio de concretizações, alegrias e principalmente, cheio de crianças e adolescentes transbordantes de vida e vontade de estudar. 
Durante o período estagiado foi possível verificar o ambiente escolar, a sala de aula e como ocorrem os métodos de interação entre aluno com aluno e professores com alunos. Significando um momento de enorme contribuição no processo de formação docente, pois permite a nós futuros educadores, um contato adjacente com o espaço que o envolve. 
O Estágio é de extrema importância para o estudante ou recém-formado, para que assim ele possa ver na prática, tudo o que ele aprendeu na teoria. Durante o Estágio foi notado tanto os aspectos positivos como negativos, e alguns servem para que nós docentes não cometamos o mesmo erro.
1- ESCOLA ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental foi realizado na Escola de Educação Básica Municipal Prefeito Paulo Fioravante Penso, situada à rua Saul Brandalise, número 1656, no Bairro Martelli, CEP 89560-000, localizada na cidade de Videira, no estado de Santa Catarina. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (49) 3533-0428 e também pelo email eebm.paulopenso@videira.sc.gov.br.
Entidade mantenedora: Prefeitura Municipal De Videira através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, com colaboração da Associação de Pais e Professores (APP) da comunidade escolar. 
A escola oferta atendimento nos níveis de 1* ano ao 9* ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino.
A instituição atende a um número total de 605 alunos, dese número, três são alunos em processo de inclusão. 
O estágio foi realizado no período de 02 de junho de 2017 a 16 de junho de 2017, no período da tarde, sendo observados a turma de primeiro ano do Ensino Fundamental.
2-POJETO POLITICO PEDAGOGICO DA ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL PAULO FIORAVANTE PENSO
O Projeto Político Pedagógico, é um documento norteador que permite a revelação da identidade da Instituição, de suas concepções e de seus propósitos. Além disso, define a sua função socioeducativa, cultural, político e ambiental da Escola, função socioeducativa, cultural, político e ambiental da Escola, , bem como sua organização e gestão curricular para subsidiar o seu Regimento Escolar e sua Proposta Pedagógica, documentos que são os balizadores das ações educativas devido à evolução dos meios de comunicação e tecnologicos e pela globalização sendo necessário proporcionar igualmente ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais e espirituais para que sejam superadas as injustiças sociais, diferenças, distinções e divisões, na qual todos estão imersos, para expandir o papel e o sentido da educação escolar, determinando que a mesma atue em aberta e constante interação com a dinamicidade da vida. Nesse contexto, a Escola assume, cada vez mais, atribuições específicas na formação das pessoas de sua comunidade.
Entidade mantenedora: Prefeitura Municipal De Videira através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, com colaboração da Associação de Pais e Professores (APP) da comunidade escolar. A Escola promove a educação como processo contínuo de comunicação, construção e ampliação de conhecimentos, costumes e valores, ao considerar que, embora de todo o esplendor que envolve a ação educativa, é nas relações humanas que reside a essência da formação dos indivíduos.
2.1-Concepção de homem
O ser humano é ao mesmo tempo um, ser ‘’biológico e cultural’’; sendo assim, temos a intuito de ampliar na criança a consciência e o sentimento de pertencer e valorizar um grupo social com realidades distintas e cada vez mais difíceis. Saber viver junto, aprender a ser, saber ser crítico e saber ser ético, respeitado as diferenças.
Também é importante respeitar as diferenças do homem, enquanto pessoas e componentes de um determinado grupo étnico-cultural e socioeconômico, a fim de que se constitua um legitimo cidadão capaz de ver, julgar e agir de acordo com suas necessidades e que na sua totalidade aprenda a ser.
Além disso, ser uma pessoa operante, ativo, transformador, que lute pela dignidade, que conserve a natureza, que seja responsável por si mesmo, independente e capaz de atuar com capacidade, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive na qual acredita ver atendidas suas necessidades individuais, sociais, políticas e econômicas.
2.2-Concepção de criança
A criança tem um papel social definindo e uma função atuante e imprescindível na vida da família e da comunidade. Precisamos olhar as crianças como elas são, analisando que cada etapa do ciclo da vida pode ser vivida e cumprida na sua totalidade, nas dimensões e a atribuições que lhes são próprias.
Assim sendo, esperamos que as crianças se sintam inclusas na sociedade e, que tenham garantido seus direitos, se fazerem ouvidas em suas necessidades, e demonstrar gradativamente atitudes de autonomia, responsabilidade, hábitos saudáveis para sua saúde, bem-estar e convivência, amor ao conhecimento e a aprendizagem
2.3-CONCEPÇÃO DA ESCOLA
A concepção de educação é a difusão e a democratização do conhecimento, criando situações, tarefas, atividades que facilitem, ajudem os alunos a criarem sentido ao que está em volta, dando ordem, significado ao tempo e ao espaço, oferecendo condições de melhorar a vida do indivíduo e consequentemente da sociedade. Sabe-se que simplesmente dar conteúdo e esperar que ele seja reproduzido, não forma um indivíduo capaz de suprir as necessidades que a sociedade espera.
A escola como centro motivador e gerenciador, deverá selecionar e adequar seus conteúdos programaticos proporcionando ao educando condições de aprender e a solucionar seus problemas, e construir atitudes em relação a seus objetivos.
2.4-CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM
O educador como mediador entre o aluno e o conhecimento, será um
profissional formador, reflexivo, consciente do valor do seu papel, empenhado com o método educativo, agregado no mundo de hoje, responsável socialmente
pela formação do cidadão e, principalmente, um eterno aprendiz.
Assim o educando terá condições de posicionar-se frente aos outros e as suas próprias decisões levando em conta o convívio social, valorizando o trabalho escolar, envolvendo a compreensão e a produção coletiva. Sempre procurando, através das atividades propostas, desenvolver a ética. 
3-CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS
3.1-Da escola
A escola estagiada Escola de Educaçao Básica Municipal Prefeito Paulo Fioravante Penso possui doze salas de aula, sendo duas com banheiro, uma sala para a direção, duas salas de orientação, secretária, biblioteca, sala de artes, sala de educação física, sala de informática, laboratório de ciências, uma mini quadra coberta com banheiros e adaptada, um banheiro para professores (unissex), dois banheiros para os alunos, sala de vídeo, sala de leitura, sala AEE, cozinha, almoxarifado, sala de apoio e arquivos, refeitório, cantina, ginásio coberto. 
A escola estagiada possui pessoal para a limpeza, os moveis estão todas bem distribuídos, possui uma decoração bem-feita, com boa iluminação, e várias janelas distribuídas pela escola, o número de alunos por sala de aula é compatível com o ambiente.
3.2-Da sala de aula
É na sala de aula que se dá o início do processo de ensino-aprendizagem, a sala estagiada é ampla, clara, arejada e bem iluminada, com janelas grandes, os móveis são bem distribuídos contendo dois armários para guardar os materiais que são usados pelos alunos e os que a professora utiliza para as atividades, as carteiras e cadeiras são no número exato de alunos que são 21, sendo dez meninos e onze meninas.
A sala possui também um banheiro unissex, possui um ventilador de teto, uma caixa de som e uma mesa para os professores com cadeira estofada, e na parede tem exposto as estações do ano, números e o alfabeto exposto para ajudar os alunos na aprendizagem.
Os alunos possuem aulas de inglês e artes, além de educação física que são executadas no ginásio.
4-CARACTERISTICAS PEDAGOGICAS
4.1-Professora da turma estagiada
A professora é formada e pós-graduada em séries iniciais com vinte anos de experiência na área em que atua, ela é uma excelente professora, observou-se também que ela nutre muito carinho e afeto com seus alunos bem como eles a respeitam e à admiram muito.
Observou-se que a professora precisava chamar a atenção dos alunos todo o tempo, pois os mesmos estavam desatentos e inquietos, porém, a professora com sua conhecimento e dedicação, tem o domínio de sala, e consegue fazer com que eles obtenham um aprendizado de qualidade.
 A professora trabalhou com o tema das abelhas, numa aula bem interativa, onde aprenderam sobre a vida de todas as abelhas, como que é feita a colmeia, qual a importância deles para a natureza, e para os seres humanos que utilizam o mel que é fabricado por elas, todas as etapas do processo.
Para a aula ficar mais atrativa, a professora levou para a sala de aula todos os materiais que são utilizados na apicultura, para que os alunos pudessem ver de perto como a caixa onde as abelhas vivem e a grade onde fica o mel antes de ser coletado, o aparelho que é usado para fazer fumaça, e a roupa que o apicultor usa para fazer a coleta do mel sem ser picado, uma aula contagiante onde os alunos ficaram encantados, pois para eles foi uma fantástica descoberta. 
4.2-Os alunos da turma estagiada
Os alunos têm a idade entre sete e oito anos, são bem agitados, tem uns que gostam de passear nas carteiras, são inquietos nas cadeiras se remexendo o tempo todo, mas a maioria presta atenção nas atividades que a professora aplica, e desenvolvem com capricho.
Além disso, é uma turma adorável, meiga e gostam de fazer perguntas sobre tudo, mesmo sendo de classes sociais diferentes, ali eles se divertem e todos são iguais sem distinção.
5-PLANO DE AULA
OBJETIVO GERAL
Que os alunos tenham conhecimento da importância da socialização
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Incentivar os alunos a se socializarem com a estagiária.
Identificar os conhecimentos dos alunos, em relação a cidadania.
Interação com a sociedade
Aprender como as regras são essenciais na vida do ser humano
Aula 01
Conteúdo: Socialização e as regras
Disciplina: Artes, religião e português
Duração: 2:00 horas
5.1 Metodologia:
1° momento: (Rotina diária). Os alunos vão chegando a escola uns com seus pais outros com transporte escolar, ás 13:10 bate o sinal organizam uma fila no pátio, da escola a diretora conversa com todos os alunos, após se dirigem para a sala de aula a professora regente os cumprimenta, logo em seguida começa com suas atividades.
2° momento: A estagiária se apresenta e conversa sobre a importância do estágio e do trabalho que será realizado com as crianças.
3° momento: Em seguida a estagiária conversa com os alunos sobre algumas regras que para uma boa convivência na sala de aula. Dicas de regras para uma boa história.
Ouvir com atenção a professora.
Deixar a conversa de lado e prestar atenção.
Não dispersar os colegas deixar eles ouvirem também.
espacoeducar.net/2012/11/modelos-e-moldes-de-livro-em-branco.html
4° Momento: Momento a estagiária, juntamente com as crianças irão construir uma árvore de regras e valores e irão ganhar um balão de cor verde que será as folhas da árvore e terão escritas palavras com regras de ética, respeito e cidadania que os alunos vão aprender durante o estágio e poderão levar para a vida toda.
https://br.pinterest.com/deisedgda/%C3%A1rvore/
Material utilizado:
Balão verde, livros infantis, folhas A4 impressas com as regras, EVA para construir o tronco.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Finalizar o Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental é o suporte que nós como futuros professores precisamos para o enriquecer os nossos conhecimentos e para conviver com a realidade escolar, visto que é durante essa fase que deparamos com vários aspectos da educação, e avaliando a seriedade de um profissional envolvido. Sendo assim, a ocasião em que se propõe ao estágio serve de eixo entre o que se aprende na teoria e o que se aplica na prática. Com a observação dos professores e dos alunos, pudemos aspirar informação e experiência.
Também é imprescindível que o professor esteja sempre se modernizando e adaptando aulas atrativas para os alunos para que eles se sintam encantados e mostrem interesse pelas matérias que estão sendo oferecidas na instituição de ensino onde eles estão frequentando, e assim pude perceber com mais nitidez como é enorme a responsabilidade de um professor, pois ele não pode ser um simples professor, ele tem que ser um excelente professor que acredita no ensino, que está inclinado a batalhar a cada dia ultrapassando os problemas, o salário defasado, a falta de recursos pedagógicos, e mesmo assim contribuir para a formação de indivíduos críticos e reflexivos. 
O professor tem muito pouco tempo para administrar e colocar em prática tudo o que é lhe solicitado, ele tem que ser dobrável, engenhoso e ter a competência de mudar uma aula se ver que é essencial e vai fazer a diferença para a aprendizagem dos alunos, que vão adorar e interagir com mais entusiasmo e vontade de aprender.
O professor também precisa estar preparado para as situações diárias que acontecem com os alunos, sendo de briga entre eles, ou por estarem agitados na sala de aula, e vai precisar estar seguro e saber o que fazer para resolver da melhor forma possível, o professor também é um pouco de pai, mãe, psicólogo e educador em vários momentos.
E por fim tenho que agradecer a professora que teve paciência e a boa vontade de ter me recebido em sua sala de aula, e disposta a me ajudar nas questões em que eu precisava, tornando assim o meu estagio mais proveitoso. 	
	 
REFERÊNCIAS
Conversa com a Professora
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Santa Catarina
http://www.espacoeducar.net/2012/11/modelos-e-moldes-de-livro-em-branco.html
https://br.pinterest.com/deisedgda/%C3%A1rvore/
Manual de Orientações: Ensino Fundamental
Uninter
Projeto Político Pedagógico da Escola Ensino Fundamental Paulo Fioravante Penso
 APÊNDICE
Fotos da numeração da sala estagiada
Cantinho com os nomes e as datas de aniversários dos alunos
Estações do ano e alfabeto da sala estagiada
Lousa e o mural com os aniversariantes da semana
ANEXOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais