Buscar

Instituições Direito Glossário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Glossário
 Instituições de Direito		
Norma: Conjunto de regras presentes na moral ou costumes que quando positivadas formam as leis.
Instituição: São um conjunto de regras e normas que visam a determinados interesses. No Direito, formam o conjunto de Leis Fundamentais de um país/Nação/Estado.
Direito: Conjunto das leis e disposições que regulam obrigatoriamente as relações da sociedade. É a ciência social e jurídica que estuda as Leis, regras e normas de uma sociedade.
Público: Conjunto de normas e leis que regem as relações dos Direitos e Deveres coletivos. O que se refere ao povo em geral, que serve para uso de todos.
Privado: O que não é público, particular.
Direito positivo: Normas reconhecidas e efetivamente observadas em certa época, por um determinado povo ou o que rege as relações do homem com a sociedade civil organizada.
Autonomia moral: Servir de sua própria razão para fazer ou não fazer determinada coisa, ação; obedecer ou desobedecer alguma regra ou norma. É um produto de indivíduos livres no exercício do seu livre arbítrio natural visando manifestar e garantir a sua vontade e liberdade.
Constituição: Principal lei fundamental da organização política de uma Nação Soberana. Regula os direitos e deveres do cidadão em relação ao Estado, assegurando as garantias e a independência de cada um. Consiste num conjunto de normas que determinam a forma de governo, instituem os poderes públicos bem como regulam suas funções.
Estado de Direito: É um sistema institucional no qual todos cidadãos, quer sejam mandatários políticos ou não, são submetidos ao respeito ao Direito, pela submissão às Leis promulgadas; está fundamentado na hierarquia das normas. Em síntese é a igualdade formal dos cidadãos perante a lei, o reconhecimento e a proteção de direitos individuais, civis e políticos, a garantia constitucional, a distinção entre público e privado e a afirmação da propriedade privada e da liberdade de iniciativa econômica.
Estado Democrático: Dentro do Estado de Direito é aquele que garante a proteção aos direitos básicos e garante através das Leis um conjunto de garantias fundamentais, baseadas nos “princípios da dignidade humana”.
Direitos Humanos: São os direitos inerentes a todo ser humano; ou seja os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos que encerram as ideias de liberdade de expressão, de pensamento e de igualdade perante a Lei. São reconhecidos pelo Direto Internacional, uma vez que estão fundamentados na “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, surgida na Revolução Francesa e publicada em 1789; em 1948 com inspiração naquela primeira Declaração a ONU promulgou a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que atualmente constitui a base de todas as políticas de direitos humanos adotadas pelas Nações.
						02
Dignidade da pessoa humana: Valor moral e espiritual inerente ao ser humano. Conjunto de condições mínimas de sobrevivência assegurada aos cidadãos, aplicado como princípio fundamental no Estado Democrático de Direito, sendo adotado pela CRFB/1988.
Direitos fundamentais: São constituídos nos direitos básicos dos seres humanos reconhecidos e positivados em uma determinada ordem constitucional ou Nação.
Direito Público: Constitui o complexo de leis ou normas sociais obrigatórias que regem as relações entre as pessoas.
Direito Privado: Que regula as relações entre os indivíduos de um mesmo Estado e destes com o Poder Público garantindo os interesses e atividades de cada um como pessoa particular, física ou moral.
Justiça: Determinação do espírito, fundada na razão e na consciência para que se dê a cada um, com absoluta imparcialidade; faculdade de julgar segundo o direito e a melhor consciência; quanto de direito lhe cabe ou lhe é devido.
Pessoa natural: o ser humano; homem ou mulher ou seja a pessoa física. Denominação utilizada no Código Civil de 2003, em substituição ao termo “homem”.
Pessoa jurídica: Entidade comercial, industrial ou associativa, legalmente constituída. Apesar de incorpórea, tem existência autônoma, independente dos membros que a integram. É sujeita, ativa ou passivamente, a direitos e obrigações. As pessoas jurídicas classificam-se de acordo com a sua natureza, constituição e finalidades, em pessoas jurídicas de Direito Público (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e pessoas jurídicas de Direito Privado (sociedades civis, sociedades comerciais e fundações).
Capacidade de Fato: qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para certo fim. Ou seja, consiste na possibilidade legal de estar a frente de seus direitos e deveres (os incapazes não podem fazer). É a aptidão que o ser humano tem ou não de exercer os seus direitos; no entanto pode ser retirada ou cassada caso seja entendido que a pessoa não possui discernimento o suficiente para tal.
Capacidade de Direito: Consiste na possibilidade que toda pessoa tem de ser sujeito de Direito, isto é, figurar numa posição dentro de uma Relação Jurídica. É característica inerente ao ser humano, e diferentemente da capacidade de fato, ninguém pode ser privado dessa capacidade, como dispõe o Artigo 1º do Código Civil (Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil).
Responsabilidade Civil: É a reparação do dano causado a outrem, em decorrência de obrigação assumida ou por inobservância de norma jurídica.
Responsabilidade Negocial: A Responsabilidade Negocial ou Contratual surge com o descumprimento de uma obrigação, ou seja com o inadimplemento obrigacional. 
Relação Jurídica: Conjunto de obrigações e deveres recíprocos, sancionados pelo Direito.
						03
Direitos: São prerrogativas ou um conjunto de normas jurídicas de um determinado país ou Nação que definem o comportamento para cada cidadão do seu território com vistas a eliminar os conflitos na sociedade.
Obrigações: Vínculo jurídico pelo qual uma pessoa ou entidade é obrigada a fazer ou não alguma coisa, em proveito de outrem. Em outras palavras significam "o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação".
Regulação: Juridicamente é uma norma técnica específica para aquele determinado assunto. O mesmo que regulamentação ato de fixar por meio de regulamento; conjunto de medidas legais ou regulamentares que regem determinado assunto e devem ser seguidas.
Estado Social: Nasceu com o desgaste do estado liberal. O Estado social, também chamado Estado de Bem estar Social, busca superar a contradição entre a igualdade política e a desigualdade social. É um dos pressupostos do Estado de Direito definido na constituição; visa a democracia econômica e social. Relaciona-se à obrigação do estado no desenvolvimento e aplicação de políticas geradoras do bem-estar social, realizadoras da igualdade real entre cidadãos. Por esta obrigação é dever do Estado a manutenção de um sistema de saúde, de educação, de segurança social, com objetivo universal disponível a todos os cidadãos.
Intervenção Estatal: Interferência direta do poder estatal em um Estado da federação ou em alguma atividade da iniciativa privada visando a regulação daquele setor, fixando as regras com vistas a alcançar os objetivos que vão do estímulo ao crescimento da economia e à redução de desigualdades até o crescimento do nível de emprego e salários, ou à correção das falhas detectadas. As intervenções típicas dos governos modernos podem ocorrer em todas as atividades com intenções reguladoras mediante normas jurídicas que ordenam a vida social.
Políticas Públicas: São conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado direta ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente. 
Direito e Valores: Como Direito podemos entendero conjunto das leis e disposições que regulam obrigatoriamente as relações da sociedade; enquanto os valores podem ser entendidos como elementos que se situam no campo da moral presente daquela sociedade. 
pcmachado0@gmail.com 
paulo.cesar@facc.ufjf.br
GV, 21/07/2014

Outros materiais