Buscar

DESAFIO DE SETEMBRO 2015 BRINQUEDOTECA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO: PALMAS-TO CURSO: PEDAGOGIA 
DISCIPLINAS: / BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ACADÊMICOS: JARLENE DE MORAIS SOBRINHO – RA: 2730609199, GUTO MARCELO LEÃO SILVA - RA: 2730599358, ROSENILDE CARDOSO DA SILVA OLIVEIRA - RA: 2730610463, SHIRLEY LIMA LEITE – RA: 2730609880 E VALERIA GOMES DE SOUSA – RA: 2730500227.
DESAFIO PROFISSIONAL
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LUDICO.
TUTORA: VANILDE F. LIMA GONÇALVES
	
PALMAS-TO/ SETEMBRO DE 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINQUEDOTECA E ELEMENTOS LÚDICOS. ..........................................................4
OBSERVAÇÃO NARRATIVA .......................................................................................5
OBJETIVOS........................................................................................................................7
NARRATIVA DAS DESCRIÇÕES COMPORTAMENTAIS OBJETIVAS (DCOs).....7
LISTA DE VERIFICAÇÃO...............................................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	10
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como temática a brinquedoteca hospitalar, sua relevância teórica para a criança que está hospitalizada, a legislação vigente que obriga a existência de um espaço educativo como a brinquedoteca no ambiente hospitalar onde há atendimento pediátrico. Assim, os objetivos desta pesquisa são apresentar a importância da brinquedoteca hospitalar para as crianças que passam por ali, para atendimento pediátrico, assim como apresentar a legislação que viabiliza a implantação da brinquedoteca no hospital. A metodologia utilizada foi a observação, documental, e a pesquisa de campo a fim responder aos objetivos propostos. Os resultados obtidos de acordo com esta pesquisa confirmaram a importância do trabalho realizado na brinquedoteca, principalmente a partir das atitudes das crianças e dos seus fazeres diante das atividades presentes.
3
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BRINQUEDOTECA E ELEMENTOS LÚDICOS.
 	A brinquedoteca hospitalar é um lugar que funciona como um refúgio da realidade vivenciada no hospital, tanto para a criança como para seus acompanhantes. 
 A brinquedoteca visa o desenvolvimento global da criança e é um espaço para favorecer a brincadeira, onde as pessoas podem se expressar livremente. Este lugar cria um ambiente mais humanizado e auxilia no tratamento da criança doente porque minimiza o seu sofrimento, como defende Macedo (2007). Além disso, esta tem como função preparar a criança para o seu retorno ao lar, pois, com a permanência longa no hospital a criança pode ter criado vínculos e precisará se readaptar a rotina que tinha antes. Visto que, em algumas situações, o retorno pode ser mais difícil do que a permanência quando pensa-se em melhor alimentação e cuidados no hospital do que na própria casa (MALUF, 2004). 
 Por essa ótica, as atividades lúdicas pedagógicas aparecem como uma forma de humanização dentro de um ambiente hospitalar para a criança, como é o hospital, pois, abrange o respeito às crianças, através da escuta e do acolhimento, além de possibilitar o aprendizado contínuo mesmo no ambiente hospitalar, pois cada situação nova viabiliza a algum aprendizado. Com a brinquedoteca, a criança tende a aproximar-se da sua realidade como criança já que brincar é uma característica da infância. Nessa circunstância, o ato de brincar auxilia na evolução do tratamento. Isso se dá pelo fato de a criança fazer uso desse mecanismo para expressar seus sentimentos positivos e negativos. Com tal expressividade, é possível trabalhar com a criança a favorecendo a sua melhora, fazendo-a conhecer sua patologia e o tratamento necessário para a sua recuperação.
 Desse modo, a criança também será protagonista no seu processo de cura (CUNHA, 2007; KRYMINICE, CUNHA, 2009). Durante a hospitalização, preservar a saúde emocional da criança a partir dos encontros estabelecidos na brinquedoteca, favorecem a socialização e o conhecimento do outro no mesmo estado que o seu. Ao perceber o sujeito hospitalizado em nível de igualdade, a criança tende a criar laços de companheirismo, pois irá passar por um processo terapêutico semelhante ao do seu colega (KOHN, 2010). 
 O trabalho na brinquedoteca hospitalar têm como empenho proporcionar sensibilidade. Esta que deve existir não só nas relações que se estabelecem, mas também na harmonia desse espaço. Fato que implica numa decoração acolhedora e aconchegante com o objetivo de provocar sensações de bem estar naquele que entra. Em alguns casos, a brinquedoteca funciona também como uma sala onde as visitas são recebidas. Isto se dá pelo caráter menos agressivo dessa sala que oferece jogos e brinquedos para as crianças e seus acompanhantes. 
	 4
5
	OBSERVAÇÃO NARRATIVA
	 OBSERVADORES: O GRUPO
	NOME DA CRIANÇA: LUIS CARLOS
	IDADE: 04 ANOS
	SEXO DA CRIANÇA
	MASCULINO
	RESPOSAVEL PELA CRIANÇA DURANTE O PERIODO DE OBSERVAÇÃO.
	NOME: ALICE E MEIRE
	FUNÇÃO: TÉCNICAS EM ENFERMAGEM.
	CONTEXTO DE OBSERVAÇÃO: BRINQUEDOTECA DO HOSPITAL INFANTIL
	DATA DA OBSERVAÇÃO: 21 DE SETEMBRO DE 2015			
HORARIO DE INICIO: 15:00 hs 	HORARIO DE TERMINO: 16:00 hs
	ESCOLHA DA CRIANÇA.
	 O motivo pelo qual escolhemos esta criança foi, observamos que a criança, estava sempre preocupada com os demais colegas, tentando satisfazer a todos em seu redor.
	CARACTERISTICAS DA CRIANÇA.
	 O Luis Carlos, é uma criança que está hospitalizada a mais de 90 dias aguardando por um transplante de rins, que será realizado em outro estado quando aparecer o doador, ele faz hemodiálise três vezes por semanas e se mostra uma criança tranquilo ele entra sorrindo muito feliz na brinquedoteca. Seu convívio com os demais adultos da instituição é excelente, ele está sempre pronto a participar das atividades com muita alegria e entusiasmo. Na linguagem oral, ele se expressa muito bem, é comunicativo, e muito cuidadoso com os demais colegas, o Luis Carlos, chamou a nossa atenção por ser uma criança de atitude própria. Demonstrando ter bastante agilidade para interagir com os demais.
	CARACTERISTECAS DO CENÁRIO OBSERVAÇÃO
	
 A área disponibilizada para a brinquedoteca na instituição, é bem ampla e arejada, contendo: mesas infantis, prateleiras com livros ilustrativos, moveis com brinquedos pedagógicos, piscinas de bolinhas, guarda brinquedos coloridos e decorados, acesso a banheiro, tapetes educativos, paredes com ilustrações e decorações, iluminação adequada e higienização periodicamente do ambiente, a sala estar montada com moveis adequados para segurança das crianças frequentantes do local.
 As crianças estão praticando diversas atividades lúdicas. O ambiente geral parece ser otimista, o leito das crianças observadas está lotado com 06 crianças, no horário da observação que fizemos estavam presentes 05 crianças porque uma das crianças que faz parte do leito que veio para a brinquedoteca neste horário, não pode está presente porque estava em procedimento médico no momento. No hospital onde fizemos a observação as crianças são levadas em horários diferentes, pois após cada horário a brinquedoteca passa por um processo de esterilização.Todas estavam entusiasmadas com as atividades, e brincadeiras desenvolvidas no ambiente.
 
		6
OBEJETIVOS
 Observação de comportamento de crianças em espaços lúdicos, registrar o comportamento das crianças em atividades desenvolvidas, observando o seu comportamento em diferentes aspectos.
Observação da interação entre as crianças do Hospital Infantil, ao desenvolver uma programação de atividades lúdicas para serem executadas na brinquedoteca
do hospital em Palmas Tocantins.
COMPORTAMENTO E FOCO DA OBSERVAÇÃO.
O Luis Carlos, não apresenta dificuldade para interagir com as demais crianças, gosta de brincar com todos, compartilha os brinquedos, tem um bom relacionamento com os instrutores da brinquedoteca, quando é contrariado por alguma coisa ele apresenta insatisfação, mas se acalma com facilidade. É observador e atencioso, e executa com clareza os pedidos das instrutoras, guarda os brinquedos. Na hora de realizar as atividades, senta e aguarda calmamente o comando das mesmas.
NARRATIVA DAS DESCRIÇÕES COMPORTAMENTAIS OBJETIVAS (DCOs).
CRIANÇA OBSERVADA: LUIS CARLOS
AREA DE OBSERVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
HORARIO DE INICIO: 15:20hs HORARIO DE TÉRMINO: 15:30hs 
 Nesse intervalo de tempo que Luis Carlos foi observado notamos que, em nenhum momento ele deixou de interagir com as outras crianças nas atividades desenvolvidas no momento, Luis é prestativo e atencioso com todos ao seu redor, estar sempre tentando agradar a todos, mantendo o entusiasmo e a proposta pelos seus instrutores. 																						7
É uma criança que apresenta um alto grau de satisfação pelo ambiente da instituição.
	Lista de Verificação
	Orientação: marque apenas as declarações realmente verdadeiras sobre a criança. Tente adivinhar nem fazer um julgamento prematuro.
	x
	Quase sempre realiza as tarefas apesar das dificuldades. 
	x
	Voz animada e viva
	x
	Reações originais e inventivas
	x
	Expressa- se bem para a idade
	x
	Habilidoso ao lidar com situações difíceis
	x
	Paciente
	x
	Bem humorado.
	x
	Original nas brincadeiras.
	x
	Domina as crianças da sua idade ( ambos os sexos)
	x
	lidera ou segue conforme a ocasião exige.
	Verificação das habilidades – Identidade e desenvolvimento emocional
	Autoidentidade
	Evidencias
	 
Procura outras crianças para brincar.
	SIM
	 
Se mostra confiante em encenação
	SIM
	 
Defende os próprios direitos.
	SIM
	 
Mostra entusiasmo ao fazer coisas para si.
	SIM
	 
Permite ser consolado após estresse.
	SIM
	Lida com mudanças bruscas controladamente.
	SIM
	Desenvolvimento Social.
	Sim
	Não
	Às vezes
	É amigável e extrovertido.
	X
	 
	 
	Brinca com a maioria das outras crianças.
	
	 
	X
	Busca a aprovação dos adultos.
	
	 
	X
	Está disposto a revezar
	X
	 
	
	Faz transações facilmente de uma atividade a outra.
	X
	 
	
	Ajusta-se rápido às novas atividades e descobertas.
	
	 
	X
	É independente.
	
	X
	
8
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto, ao conhecer algumas funções da brinquedoteca hospitalar, é notável a presença de funções específicas para cada momento da hospitalização. Na chegada, quando as crianças estão apreensivas com o novo ambiente, durante o tratamento com o objetivo de enfrentamento da doença, e quando a criança se prepara para o retorno ao seu lar. Nesse sentido percebemos que o brincar antes desse procedimento tem a função de uma terapia para a criança: a ludo terapia. Durante a hospitalização, a brinquedoteca é o local que assegura à criança o direito de brincar. Onde existe a partilha dos brinquedos, jogos e atividades pedagógicas, estimulando a socialização e a culturalidade de cada criança. Pois a brinquedoteca hospitalar tem como finalidade a preparação para o retorno da criança ao seu lar. É que com um período extenso de hospitalização, a criança se adapta à rotina hospitalar. Ou seja, a alimentação, horários, tratamento, e outros fatores acabam tornando-se familiares para a criança. Nesse sentido, é necessário que a criança passe por uma readaptação para a volta da sua rotina familiar, o que é uma função das atividades realizadas na brinquedoteca. Observando estes fatores entendemos que o trabalho em uma brinquedoteca é de extrema relevância para o público hospitalizado. No entanto, como em outras profissões, é necessário que a pessoa tenha um perfil, o qual se identifique com o trabalho e tenha uma formação relacionada com o ato de brincar.
9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CUNHA, Nylse. H. S. BRINQUEDOTECA: ESPAÇO CRIADO PARA ATENDER NECESSIDADES LÚDICAS E AFETIVAS. Revista do Professor, Porto Alegre-RS. V. 1, n°44.p. 3-50, outubro/dezembro, 1995.
BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LUDICO. DISPONIBILIZADO: https://pedagogiaseberi.wordpress.com/2014/11/11/brinquedoteca-e-sua-importancia. PEDAGOGIA EAD SEBERI 2011-2015 ACESSO EM 29 DE AGOSTO DE 2015
___________. Ministério da Educação. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 10 de janeiro de 2013
___________. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados. Resolução 41/95, 1995. 2p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/bioetica/conanda.htm . Acesso em: 31 de maio de 2012.
KOHN, Carla Daniela. Ludoterapia: uma estratégia da pedagogia hospitalar na ala pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2010.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 3ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
MORAES, Myrian Soares; KOHN, Carla Daniela. O profissional da educação hospitalar e a sua formação: experiências com estudantes na ala da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. VI Encontro Nacional, I Internacional e I Fluminense de Atendimento Escolar Hospitalar. Faculdade UNILASALLE, 8-11 de setembro de 2009.
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR E INICIATIVA DE HUMANIZAÇÃO A CRIANÇAS .
Disponível em: http://midia.unit.br/enfope/2013/GT8/A_BRINQUEDOTECA_HOSPITALAR_INICIATIVA_HUMANIZACAO_CRIANCAS.pdf . ACESSO EM 21 DE SETEMBRO DE 2015.
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais