Buscar

desafio sistema articular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desafio:
O esqueleto do pé é formado pelos ossos tarsais, metatarsais e falanges.  Quase todos os ossos se unem por articulações sinoviais, conferindo mobilidade necessária para se adaptar a forças longitudinais aplicadas sobre o pé e, se moldar aos diferentes tipos de superfícies durante a marcha.São ossos pares e curtos, totalizando sete ossos em cada pé.
O tálus articula-se, Hallux Valgus próximo , com a face inferior da tíbia e, as porções articulares dos maléolos lateral e medial que é a faces articulares, constituindo a articulação talo crural (tornozelo). 
O calcâneo é o maior osso do tarso. Recebe toda a carga proveniente do corpo. Articula-se com os ossos: tálus, navicular e cubóide. Recebe a inserção do músculo tríceps sural 
Osso cubóide articula-se com o calcâneo, navicular e com a base do 4º e 5º metatarsais. Osso navicular articula-se com a cabeça do tálus, cubóide e os três cuneiformes. Ossos, são nomeados no sentido transversal, sendo, cuneiforme medial, intermédio e lateral. Os cuneiformes se articulam com o osso navicular e com a base do 1º, 2º e 3º metatarsais.
Ossos metatarsais (desta forma, o  1º está no hálux). São ossos longos e podemos identificar três regiões: base, corpo e cabeça. As bases dos ossos metatarsais se articulam com os ossos tarsais. A base do 1º metatarso se articula com o cuneiforme medial, a base do 2º metatarso se articula com o cuneiforme intermédio, a base do 3º metatarso se articula com o cuneiforme lateral e, as bases do 4º e 5º metatarsais se articulam com o osso cubóide. s cabeças dos ossos metatarsais se articulam com a base das falanges proximais, constituindo a articulação metatarsofalangiana. Comumente, na cabeça dos 1º metatarsos estão localizados dois ossos supranumerários, os ossos sesamóides lateral e medial. Em alguns casos a tuberosidade do 5º metatarsal pode desenvolver-se separado, imerso no tendão do músculo fíbular longo, formando um osso sesamóide, denominado de osso de Vesalius. As falanges (do grego  – phalanx = tropa de soldados). As articulações Hallux Valgus entre as falanges são denominadas de articulações interfalangianas (proximal e distal, exceto no hálux). Anatomia óssea do pé.
Clinicamente o pé é dividido em três porções: retropé, mediopé e antepé. O retropé: formado pelos ossos tálus e calcâneo. A articulação entre o tálus e calcâneo é denominada de articulação subtalar (articulação de Choupart).O mediopé: formado pelos ossos navicular, cubóide e cuneiformes medial, intermédio e lateral. A principal articulação é entre os ossos navicular (do mediopé) com o tálus e calcâneo (retropé), denominada de articulação talus calcâneo navicular (local onde tem grande mobilidade para os movimentos de inversão e eversão do pé).
O antepé: constituído pelos metatarsos e falanges. A articulação entre o mediopé e antepé, articulação tarso metatarsal, também é conhecida como articulação de Lisfranc.Anatomia óssea do pé.
Os ossos do pé formam arcos de sustentação e distribuição do peso corpóreo, são divididos em três arcos: longitudinal medial, longitudinal lateral e transversal. O arco longitudinal medial: formado pelos ossos calcâneo, tálus, navicular, 1º e 2º metatarsos.O arco longitudinal lateral: formado pelos ossos calcâneo, cubóide, 3º, 4º e 5º metatarsos.O arco transversal: constituído pelos ossos cuneiformes (medial, intermédio e lateral), cubóide e base dos cinco ossos metatarsais.
 A estrutura do esqueleto complexa, responsável por funções variadas como apoio, equilíbrio, impulso, absorção de impacto e postura. Possui ação coordenada de 26 ossos, dezenas de articulações, ligamentos, músculos e tendões, além da rede neuro vascular responsável pela nutrição e integração central destas estruturas cutânea e subcutâneas que têm funções e diferenciações específicas do pé (planta, calcâneo e lâminas ungueais).
 Apresenta ainda os músculos intrínsecos que se originam e se inserem no próprio pé, como o músculo extensor curto do hálux e mais 15 pequenos músculos.
 Diante disso fica clara a importância da correção e prevenção das lesões do pé, sendo muito importante o diagnóstico da alteração ou lesão anatômica/funcional que geram o processo. A correção destas patologias evita, inclusive, a extensão do desequilíbrio às estruturas superiores do esqueleto (coluna).
            
Hallux Valgus
O joanete é uma deformidade óssea da articulação na base do dedão do pé. O principal sinal de um joanete é o dedão do pé apontando para os outros dedos sobre o mesmo pé, o que pode forçar o osso do pé ligado a ele (o primeiro metatarso) para ficar fora. O nome médico para esta deformidade do dedo do pé é hallux valgus. Isso pode mudar a forma do seu pé e levar ao inchaço, dor e sensibilidade ao redor do dedão do pé.
Estes sintomas geralmente piorar se o joanete é deixado sem tratamento, por isso é melhor ver um médico em algum momento. O médico será capaz de examinar seu pé e recomendar tratamentos.
Causas Hallux Valgus
Genética (história familiar) 
Artrite 
Outras condições  
Sapatos mal ajustados.  
 
Não se sabe exatamente o que causa joanetes, mas está ligada à sua história familiar. O uso de sapatos mal ajustados é pensado para fazer a pior condição.
Pensa-se também que joanetes são mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas que têm articulações excepcionalmente flexíveis, e que esta flexibilidade pode ser herdada. É por isso que, por vezes, joanetes ocorrem em crianças. Em alguns casos, determinados problemas de saúde, tais como a artrite reumatóide e gota, podem também ser responsáveis.
Como são tratados os Hallux Valgus
 Há uma grande variedade de tratamentos para joanetes disponíveis.Geralmente, os tratamentos não-cirúrgicos será julgado em primeiro lugar, incluindo analgésicos, órteses (como palmilhas) e almofadas joanete. No entanto, estes só são capazes de reduzir os sintomas de joanetes, tais como dor. Eles não melhoram a aparência do seu pé.
A cirurgia pode ser considerada se os sintomas forem graves e não respondem ao tratamento não-cirúrgico. O tipo de cirurgia utilizada vai depender do nível de deformação, como os sintomas são graves, a sua idade, e quaisquer outras condições médicas associadas.
Os Sintomas de Hallux Valgus
 O principal sinal é o dedão do pé apontando para os outros dedos sobre o mesmo pé.
Outros sintomas podem incluir: 
Dor na área afetada 
Uma colisão óssea inchado na borda externa do pé 
Dor e inchaço sobre o seu dedão do pé conjunta que é agravada pela pressão de uso de sapatos 
Pele dura, calejada e vermelha causada pelo seu dedão e o segundo dedo sobreposição  
Pele ferida por cima do joanete 
Alterações na forma global do seu pé. 
Como tratar Hallux Valgus
Joanetes podem precisar apenas de ser tratado se a deformidade é grave e você sentir dor significativa e desconforto.
Os tratamentos não-cirúrgicos podem aliviar a dor e o desconforto causado por um joanete, mas não pode impedir um joanete de se agravar com o tempo.
Analgésicos 
Almofadas joanete 
Órtoses 
Utilizar calçado adequado.
O que é Hallux Rígido:
O hálux rígido é o nome dado à artrose da articulação metatarsofalangeana, responsável por conectar o dedão (hálux) ao pé. É uma doença que resulta na perda de movimento do dedão, deixando-o rígido e dolorido.
Essa patologia é a forma mais comum de artrose do pé e tornozelo. Normalmente os sintomas começam após os 50 anos de idade (geralmente nos dois pés), e a patologia pode ter relação com antecedentes familiares, traumas e atividades físicas muito intensas durante a vida. A dor pode variar de acordo com o grau de evolução da doença, com o tipo de calçado utilizado e com a atividade física exercida. Em 80 % dos casos existe o acometimento bilateral.
A artrose é uma doença degenerativa e progressiva que causa o desgaste da cartilagem (responsável por diminuir o atrito ósseo) que recobre a superfície dos ossos. Com a evolução da doença, as dores aumentam e o movimento diminui gradativamente, podendo chegar ao bloqueio do movimento do dedão. Diferentemente
do joanete, no hálux rígido, normalmente, não existe desvio do dedão para cima dos outros dedos.
O tratamento sempre se inicia de forma conservadora e pode ajudar em qualquer estágio. Porém, com o passar do tempo e com a evolução da doença, a cirurgia pode ser necessária.
O que causa o Hallux Rígido:
A osteoartrose, de maneira geral, pode se desenvolver com algumas doenças sistêmicas, como a artrite reumatóide, gota e alterações genéticas. Além disso, no caso do hálux rígido, a doença pode estar ligar a outros fatores, como:
Pro nação excessiva e/ou pé plano , que sobrecarregará a parte mais medial do pé, onde está o dedão;
Traumas locais que podem ocorrer ao longo da vida e afetar a articulação ou a cartilagem, acelerando o processo de degeneração;
Variações anatômicas como: primeiro metatarso longo ou elevado, e hipermobilidade.
Sintomas do Rallux Rígido:
Inicialmente paciente começa a sentir incômodo em atividades que antes não incomodavam. Ocorrem problemas com calçados mais moles e é sentida uma leve rigidez que piora no frio. E, com o agravamento da patologia, é possível notar também:
Inchaço, vermelhidão e dor na região, mesmo em repouso;
Alteração do modo de andar, tirando o apoio dessa região e sobrecarregando outras;
Rigidez severa ou perda de movimento do dedão;
Como tratar e prevenir o Rallus Rigido:
O tratamento conservador, sem cirurgia, só é indicado nos casos leves e iniciais; onde a dor é esporádica, com nenhuma ou mínima perda do movimento e exames radiológicos normais. Nesses casos, o uso de medicação antiinflamatória, a imobilização temporária, a modificação do tipo de calçado e a proteção para realizar atividades de impacto ajudam a minimizar os sintomas e a retardar a evolução da doença.
O tratamento cirúrgico é indicado na maioria dos casos, principalmente quando existe perda do movimento e a dor torna-se um sintoma importante. Na seleção do procedimento deverá ser levada em consideração a extensão da doença com base nos resultados do exame radiológico, a idade do paciente, o nível de atividade, entre outros fatores.
Existem vários tipos de cirurgia que são empregadas para o tratamento do Hallux Rigidus de grau moderado a grave.
Por ser uma patologia degenerativa e progressiva, quanto mais cedo o paciente procurar tratamento, mais lenta será a evolução da doença e menos sintomas aparecerão, postergando, assim, um processo cirúrgico.
Intervenções com os melhores resultados:
Diminuição das atividades que possam acelerar o avanço da doença, como corrida e saltos;
Adaptação para calçados que reduzam os movimentos do dedão;
Fisioterapia, que reduzirá os sintomas e melhorará a estabilidade da articulação;
Uso das palmilhas Pés Sem Dor.
As duas alterações acometem a mesma articulação, porém, o Hallux Valgus é mais freqüente na população que o Hallux Rigidus.
Hallux Valgus apresenta-se como uma deformidade angular, isto é, o dedo desvia-se para o lado, formando um ângulo e uma calosidade medial, muitas vezes dolorosa. Além disso, o joanete raramente apresenta rigidez ou bloqueio do movimento do dedo.
No Hallux Rigidus não ocorre o desvio lateral do dedo. A degeneração articular forma bicos ósseos, principalmente no dorso da articulação, que bloqueia o movimento e causa dor quando o dedo é submetido à extensão e flexão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais