Buscar

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNAS:
 Ana Paula Borges da Silva RU:1107541
Marinalva Vieira: 1104762
PAP DOIS VIZINHOS
TRAGETÓRIA ACADÊMICA NA EA
A EAD é uma modalidade de educação que está cada vez mais presente, por meio das tecnologias principalmente a internet e o computador ela pode alcançar pessoas que buscam uma qualificação em nível de graduação por todo mundo ela da oportunidade a todos de uma educação de qualidade, muito não tem condições de freqüentar uma universidade presencial por vários motivos, falta de tempo, estar sobre carregado pelo trabalho exaustivo e filhos que necessitam da atenção da mãe e também pelo fator financeiro, pois a EAD é mais em conta que a universidade presencial.
	O aluno que cursa a EAD tem autonomia para escolher o melhor horário para assistir as aulas, tem um prazo mais longo para fazer avaliações, fazendo com que o aluno se sinta mais confortável para escolher o melhor dia e hora sem em contar o suporte oferecido para os alunos que diversificado e de excelente qualidade.
	Para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa vai depender do seu comprometimento com seus estudos e da sua força de vontade para que a sua autonomia fornecida pela EAD seja o ponto mais positivo de sua formação mostrando ao estudante que ele é o responsável da sua aprendizagem e a sua organização dos seus horários não deixando acumular conteúdos respeitando prazos tendo em vista sempre a sua formação de qualidade.
A seguir vamos relatar um pouco sobre o porquê de cada uma de nós optou por cursar uma faculdade na EAD:
Eu Ana Paula Silveira estou cursando na EAD desde Agosto de 2014 estou muito satisfeita com o curso, iniciei ele depois que tive meu filho ele tinha 7 meses e foi justamente por ele que comecei o curso, pois no trabalho que estava na época e ainda estou trabalho das 13:00 as 21:20 tenho folga uma vez na semana e trabalho inclusive nos feriados, então a partir do seu nascimento comecei a refletir, tenho pouco tempo com ele, queria poder estar mais ao seu lado ensinando, se dedicando, em fim conviver mais com ele, então optei pelo curso de Pedagogia pois admiro muito o trabalho do professor e sempre tive vontade de poder atuar em uma sala de aula e sem contar no tempo que vou ter pra me dedicar mais ao meu filho depois que me formar e ingressar na profissão. A EAD me permite com a flexibilidade nos horários que nos permite escolher qual o melhor momento para estudar, realizar as atividades, assistir as aulas conciliar trabalho, filho, casa e estudo. Além disso, a cidade em que moro é uma cidade pequena onde não tem ensino superior e para poder freqüentá-lo diariamente tenho que me deslocar para outra cidade. O pólo de apoio presencial está sempre auxiliando e estão a disposição assim quando preciso eles estão lá pra ajudar e uma vez na semana assistimos as aulas com toda a turma interagimos, tocamos experiências nos ajudamos, e quando estou em casa posso recorrer a internet, AVA, fóruns, chats, vídeo aulas, biblioteca virtual, sempre tenho suporte no que preciso ou de uma forma ou de outra.
Eu Marinalva Vieira estou muito feliz, porque a EAD surgiu como oportunidade de realizar o meu sonho de cursar uma faculdade, casei cedo e logo tive meus dois filhos, uma faculdade presencial não conseguiria cursar, pois eu trabalho fora e tenho que cuidar da casa e dos filhos e com a EAD consigo conciliar tudo graças à flexibilidade nos horários eu me organizo e escolho o melhor horário do dia pra estudar assistir as aulas, geralmente quando os filhos estão na escola tiro esse tempo pra me dedicar aos estudos, não deixo acumular conteúdo uso a autonomia que a EAD me permite. Também moro em uma cidade pequena distante das faculdades, pra se deslocar até as mais próximas teria muita dificuldade não teria tempo pra minha família, assim consigo freqüentar o pólo uma vez na semana assim não fica tão difícil. O pólo sempre me auxilia a tutora esclarece as duvidas que surgem, e quando não estou lá tenho disponível em casa através do computador e da internet todos os meios que preciso disponibilizados em casa, o ambiente virtual, fóruns chats e as vídeos aulas que posso revê-las na hora que eu quiser.
Temos que ter disciplina respeitar os horários fixos, fazer todas as atividades se organizar, planejar uma rotina de estudos, estabelecer metas, priorizar as atividades mais importantes, ter curiosidade, investigar, pesquisar, rever as vídeos aulas ler o material e ter acesso a internet, assim conseguimos obter um aprendizado com qualidade e quase sem sair de casa. Temos grandes expectativas para o final do curso, pois a educação é uma necessidade permanente, portanto os empregos nessa área são garantidos, durante esse período aprendemos muito, percebemos que o ensino a distância pode nos trazer uma formação excelente basta nós ter compromisso e responsabilidade.
Podemos concluir que a EAD foi pra nós a oportunidade de ingressar num curso superior, pois no nosso caso seria possível realizar o nosso sonho só na EAD por sermos sobre carregada pelo trabalho e filhos a presencial para nós não daríamos conta, já na EAD temos a oportunidade de escolher o nosso melhor horário de estudar.
	No pólo em que freqüentamos temos uma recepção especial onde nos espira confiança com uma tutora excelente que nos esclarecem todas as nossas duvidas e através do AVA e outros recursos oferecidos pela a EAD encontramos todo o suporte que precisamos para nos organizamos.
	A Educação a distancia deve ser encarada sobre tudo como uma modalidade que depende principalmente do comprometimento que você tem com a sua aprendizagem, com a sua autonomia e com a sua capacidade de se respeitar e se fazer respeitar.
REFERÊNCIAS
CORTEZALLO,Iolanda Bueno de Camargo.Pratica Pedagógica,aprendizagem e avaliação em educação a distância.Curitiba InterSaberes,2013.
SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro; MOLINA, Nilcemara Lea; DIAS, Vanda Fattori.Orientações e dicas práticas para trabalho acadêmicos. Curitiba:InterSaberes2014.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes