Buscar

OBRAS PORTUARIAS INTERNAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OBRAS PORTUARIAS INTERNAS- INSTALACOES DE MOVIMENTACAO E ARMAZENAMENTO DE CARGAS 
	
Os requisito de funcionamento das embarcações da movimentação de carga e do armazenamento deve esta de acordo com o peso ,
 
Obras Portuárias Internas
Estruturas acostáveis
Obras portuárias de acostagem são obras maciças para resistir aos elevados esforços estruturais, não sendo, portanto, recomendáveis estruturas esbeltas.
Estão sujeitas basicamente:
Cargas horizontais elevadas devido ao impacto das embarcações durante atracação (absorção de choques das embarcações) e esforços nos cabos de amarração das embarcações atracadas;
Cargas verticais concentradas devido aos equipamentos de movimentação de cargas;
Efeitos de empuxos de terras
A adoção da solução de obra acostável mais apropriada depende das condições locais:
Topo da simetria (determinação do mapa de profundidade de áreas submersas);
Cálculo do empuxo de terra e a capacidade de carga da fundação;
Análise de possíveis recalques das estruturas;
Metodologias e custos de dragagem;
Escavações e estaqueamento;
Níveis do mar e agitação ondulatória;
Corrosividade pelo solo e/ou água do mar sobre a estrutura.
Tipos de estrutura
As obras de acostarem podem ser em estrutura contínua ou em elementos discretos.
Obras contínuas ou Cais corrido
As funções de acesso, suporte de equipamentos, atracação e amarração das embarcações estão integradas na plataforma principal, podem ser:
Cais de paramento fechado
Faz-se uso de uma cortina frontal que assegura a contenção do terrapleno no tardoz.
Estaca prancha ou muro de gravidade
Cais de paramento aberto
Dispensa-se a cortina frontal e executa-se um talude sob a plataforma.
Os cais contínuos são mais adaptáveis a equipamentos de movimentação de carga deslizantes, ou seja, que se deslocam ao longo da frente acostável.
Os cais de paramento (fechado ou aberto) correspondem a cais corridos com uma frente acostável.
O Píer tipo finger é um tipo de obra contínua que possui duas frentes acostáveis.
A estrutura neste caso consta de uma plataforma apoiada em estacas.
Podem existir cais auxiliares para pequenas embarcações de apoio, tais como, rebocadores ou lanchas de amarração dos navios.
E logicamente, a solução com dois lados acostáveis, apresenta maior rendimento operacional em relação à solução com apenas um lado acostável.
 No entanto, a sua adoção depende, contudo, de uma série de condições suplementares, tais como, condições topográficas e batimétricas do fundo da bacia, desempenho dos equipamentos, etc.
Obras em estruturas discretas
São constituídos por diversos elementos e plataformas isoladas, cada qual desempenhando uma função específica de acostarem: acesso, suporte de equipamentos, atracação e amarração.
Muito utilizadas em grandes terminais de minérios por, em geral, apresentarem mais segurança, pois danos não condenam todo o terminal e há redução do tamanho das obras.
Ações das embarcações sobre as estruturas acostáveis
As embarcações, sob a ação da água/mar, estão sujeitas a movimentos que deverão ser do conhecimento do projetista de obras de acostarem, pois as ações das embarcações sobre as estruturas acostáveis são fundamentais para dimensionamento dos dispositivos de fixação das embarcações atracadas, como as defensas portuárias, e os cabos de amarração de navios.
Defensas
São estruturas responsáveis pela absorção de energia cinética causada pelas embarcações quando atracadas ou em operação de atracação e desatracação sobre as estruturas de acostagem. Constituem-se na interface entre as embarcações e as estruturas de acostagem, protegendo ambas dos esforços de impacto nas atracações.
Para a escolha e dimensionamento da defensa, deverão ser tidos em consideração uma série de requisitos principais a serem preenchidos, e que são:
Capacidade de absorção de energia transmitida pelas embarcações, mantendo a força na estrutura nos limites capazes de serem suportados;
Não causar danos aos cascos das embarcações;
Impedir o contato direto dos navios com as partes desprotegidas da obra;
Boa capacidade de absorção de esforços locais, aplicados a pequeno número de elementos protetores, principalmente na manobra de atracação.
PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS ÀS ATIVIDADES DE MOVIMENTAÇÃ DE CARGAS .
OBJETIVO
Descrever a sistemática a ser adotada nas atividades de movimentação de carga destacando principalmente o aspecto de segurança nos dispositivos utilizados e estabelecer rotinas para elaboração dos planos de “rigging” (movimentação de cargas).
APLICAÇÃO
Este documento se aplica em todos os serviços a serem executados através do caminhão munck.
CAMINHÃO MUNCK
AS CONDIÇÕES MINÍMAS DE SEGURANÇA SÃO:
Somente os serviços autorizados pela supervisão podem ser realizados com o caminhão munck;
Deverá ser inspecionado e testado, antes do início de cada expediente, conforme o formulário do procedimento de “Inspeção e Procedimento de Segurança na Operação do Caminhão Munck;
Devem ser observadas as normas sobre movimentação de cargas existentes no canteiro de obra;
Durante a operação, o operador deve permanecer em posição correta de trabalho fora da cabine do caminhão;
Devem ser evitadas paradas bruscas durante as operações do levantamento e abaixamento e movimentação horizontal da carga;
Na cabine devem ser instalados extintores de incêndio apropriados (de dióxido de carbono ou de pó químico) mantidos em perfeito estado de conservação e funcionamento;
O operador deve conhecer e respeitar as normas de segurança sobre trabalhos com caminhão munck, recebendo treinamento específico com antecedência;
No caminhão munck, o comando do munck fica fora da cabine e o operador deve se posicionar de forma segura com relação à carga;
Os estropos e cintas devem estar em perfeitas condições de uso.
PARA O CARREGAMENTO, SEGUIR AS ORIENTAÇÕES:
A capacidade de carga do munck é limitada em 3,0 toneladas;
O operador não deve efetuar reparo ou regulagem no equipamento;
Toda e qualquer manutenção deve ser feita de acordo com as normas de segurança existentes no canteiro de obra no local apropriado, isolado e sinalizado;
No local destinado à manutenção de equipamentos móveis devem existir materiais apropriados para eliminar, do ambiente de trabalho, resíduos de produtos lubrificantes e combustíveis.
MOVIMENTAÇÃO DE CARGA:
NAS OPERAÇÕES DE LEVANTAMENTO DE CARGAS, DEVEM SER OBSERVADOS OS SEGUINTES PONTOS:
Estudo criterioso de levantamento constituído de desenhos com as características da máquina, da carga a ser levantada e dos estriamentos quando necessário;
Os guindastes só poderão ser operados por pessoal treinado, habilitado e devidamente autorizados;
Periodicamente os cabos de aço em serviço devem ser inspecionados, a fim de que sua substituição seja determinada antes de apresentarem perigo de ruptura;
Sempre que necessário os cabos de aço serão revestidos, para melhor proteção do equipamento que estiver sendo içado;
A condição do terreno definirá ser isolada e devidamente sinalizada;
A operação de levantamento será dirigida por elemento responsável, auxiliado por pessoal devidamente treinado;
Somente iniciar a movimentação, após se assegurada que a carga está bem amarrada;
Somente movimentar cargas, com a máquina adequadamente patolada e aterrada;
Não se deve movimentar a máquina, com cargas suspensas;
Sempre que necessário, uma equipe de segurança do trabalho acompanhará as operações de levantamento de cargas, especialmente no iça mento de peças pesadas;
Os sinais convencionais serão feitos por uma única pessoa devidamente treinada e identificada previamente pelo guindaste iro (rigger);
Os levantamentos de cargas pesadas devem ser evitados em dias de chuva e/ou ventos fortes;
O mesmo nos comunicou que os principais problemas encontrados eram as constantes quebras que acontecia nos equipamentos, vindo assim atrasar todo o processo de carga e descarga dos materiais gerando gargalos e prejuízo para a empresa.
Com base nessas informações fomos buscar soluções
dentro da logística a fim de amenizar esses problemas que ocorre na empresa.
Constatamos que a Salvador tem um contrato com a prestadora de serviços Still, na qual a mesma é responsável pela manutenção dos equipamentos.
Nosso primeiro passo foi saber o motivo desses equipamentos quebrarem com certa constância.
O nosso objetivo era saber se o problema era operacional, se era falta de manutenção adequada para esses equipamentos.
Observamos que a empresa não tinha um método de treinamento especifico para os funcionários operarem esses equipamentos, aonde muitas vezes por despreparo e utilização incorreta dos equipamentos os mesmos sofriam danos.
A nossa primeira solução foi sugerir ao Sr. Armando um treinamento especifico aos funcionários novos e uma reciclagem para os funcionários antigos de como manusear corretamente esses equipamentos, de preferência esses treinamentos seriam aplicados por funcionários mais antigos na empresa que tem total domínio nesses equipamentos isso faria provocar nesses funcionários espírito de liderança.
O segundo passo que verificamos foi que não havia uma manutenção constante desses equipamentos onde também colaborava com a quebra dos mesmos.
Partindo desse principio percebemos que á relação entre Still e Salvador era um contrato avulso os mesmos eram acionados somente quando dava algum problema nos equipamentos.
Sugerimos ao Sr. Armando que tivesse uma espécie de contrato com a Still no qual pelo menos duas vezes na semana um mecânico viesse fazer uma manutenção preventiva, com um plano pré-programado efetuando todas as operações necessárias como: pequenos reparos. lavagem, lubrificação incluindo troca de óleo.
O terceiro passo que demos foi saber quanto tempo demora para arrumar um equipamento quando quebra.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais