Buscar

Gabarito do ED de Mamíferos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gabarito do ED - Mamíferos
Questão 1 : Defina e dê exemplos de locomoção plantígrada e digitígrada
Plantígrada: Animais cuja locomoção é feita com o pé todo plantado no chão. Exemplo: Primatas
Digitígrada: Animais cuja locomoção é feita apenas com os dígitos plantados no chão. Exemplo: A maioria dos mamíferos, como os Carnivora.
Questão 2: Como ocorre a redução do número de dedos nos mamíferos?
Mamíferos digitígrados podem exibir redução no numero de dedos e alongamento do metacarpo e metatarso. Em perissodactyla o dedo médio e maior que os demais e o plano de simetria das patas passa por ele, na condição MESAXONICA. Já em artiodactyla, ocorre a condição paraxonica, no qual o plano de simetria eixo-paraxonico assa pelos paralelos 3 e 4 metapodiais. Em suma: Condição mesaxonica possui plano de simetria passando por 1 ou 3 dígitos (número impar) e Condição paraxônica possui plano de simetria passando por 2 ou 4 dígitos (número par). 
Questão 3 : Cannon Bone? Cheetah se locomove mais rápido que ungulígrados, por que?
O cannon bone é a fusão dos metacarpos/metatarsos em ungulígrados.
A cheetah pode se locomover mais rápido que os ungulígrados devido à uma maior flexibilidade na coluna, que permite uma maior mobilidade. Elas conseguem desta forma passar as pernas traseiras à frente das dianteiras durante a corrida, aumentando a amplitude do movimento e com isso aumentando a velocidade.
Questão 4: função da cauda em mamíferos saltadores
Suporte – ex: canguru
Estabilidade – ex: gerbils
Questão 5: Figura do elefante. Digitígrado ou plantígrado?
Digitígrado!
Questão 6: Tendencias morfológicas para vida fossorial
Redução das projeções do corpo, como a cauda; aberturas valvulares; olhos reduzidos (vestigiais); receptores táteis; garras compridas
Questão 7: Tendencias morfológicas para vida aquática
Desenvolvimento de nadadeiras (membros ‘achatados’); focinho alongado; corpo num formato mais hidrodinâmico; pescoço e cauda robustos; olhos com membranas nictitantes.
Questão ‘13’: Ornitorrinco adaptado para nadar e cavar?
Possui garras para cavar e também possui membranas interdigitais para nadar.
Questão 8: Locomoção associada à ambiente arborícola
Escansorial: escalar arvores devido a garras longas e manter equilíbrio com auxilio da cauda. Ex Esquilo
Arborícola: dígitos opositores e caudas que auxiliam a agarrar os galhos ex macacos em geral
Movimento de balanço: indivíduos se penduram com dois membros superiores, e se balançam. Nesse caso possuem braços e dedos longos. Ex Gibão
Locomoção da preguiça: individuo se locomove com os 4 membros simultaneamente. Preguiça possui longas garras que utiliza para se segurar.
Alguns animais também possuem adaptações para planagem. Ex esquilos voadores
Questão 9: Tendencias morfológicas associadas à vida aérea
Alongamento distal, metacarpal e falanges (2ª, 3ª, 4ª e 5ª); continuidade e crescimento de membranas interdigitais (patágio e uropatágio); ossos longos afinados e leves; maior mobilidade do externo com musculatura associada.
Questão 10: Como a estrutura da asa do morcego se diferencia da de aves e pterossauros?
Em pterossauros, o quarto digito é bem desenvolvido em relação ao 1º, 2º e 3º; os ossos metacarpais não são tao desenvolvidos quanto em morcegos, com um suporte ao esqueleto com a presença de ulna e radio com tamanhos semelhantes. Em aves o úmero é desenvolvido em relação aos demais e o radio e ulna são desenvolvidos com 3 digitos, onde o segundo possui maior tamanho e ossos carpometacarpais do segundo e terceiro dígito fundidos, sendo o primeiro menor e livre. 
Os morcegos tem alongamento nas porções distais, metacarpais e falanges dos dígitos 2,3,4 e 5. Além disso o radio é alongado e a parte distal da ulna é rudimentar. 
Beijos, boa prova!!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais