Buscar

Tipos de caractere

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tipos de caractere
No meio digital, codificar é o processo em que se estabelece um conjunto de bits (código binário) para representar uma informação (números, letras e etc.). Já sabemos a codificação em binário puro, que é a representação de um decimal através do seu binário equivalente (conversão de decimal para binário). Abaixo iremos ver outras formas de codificação.
BCD
A codificação binária decimal ou codificação binária, também conhecida como BCD (Binary-coded decimal), é um sistema de numeração muito utilizado na Informática, assim como na Matemática, e em sistemas digitais eletrônicos. Estamos falando de um sistema de base dois e posicional, ou seja, utilizando apenas dois algarismos: o 0 (zero) e o 1 (um).[1] A combinação de posições diferentes corresponde a um novo valor, de forma semelhante ao sistema de numeração decimal. A forma de representação pode ser utilizando um nibble de 4 bits, ou um byte de 8 bits. O nibble é normalmente o padrão de codificação decimal utilizado em muitos circuitos integrados. Também é o formato interno de numerais usado na linguagem Cobol e em sistemas de comunicação de dados, visando compactação de informações puramente numéricas.
O sistema binário é composto por dois algarismos fundamentais: o 0 (zero) e o 1 (um), onde suas posições indicam o valor expresso. Segundo Leibniz, o conceito de 0 (zero) no Sistema Binário seria o não, vazio, nada, a ausência de corrente na Lógica Digital, ou o false(falso) na Algébra de Boole , já o 1 (um) seria o oposto, o sim, tudo, Deus no conceito de Leibniz, a presença de corrente elétrica na Lógica Digital, ou o true(verdadeiro) na Algébra de Boole. Diferentemente da base decimal, os números no Sistema Binário são lidos inversamente, ou seja, da direita para esquerda, onde cada dígito recebe o nome de bit (Binary Digit), já um byte é composto por oito bits (uma sequência binária de oito dígitos) e a partir de então segue: 1 KB (1024 bytes), 1MB (1024 KB), e assim sucessivamente. A tabela a seguir ilustra algumas conversões do Sistema Binário para o Sistema Decimal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais