Buscar

PIM I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA
NOME ALUNO
RA 
	
NOME DA EMPRESA ANALISADA:
DESTILARIA DE ETANOL LTDA.
PIM I
PIRAJUÍ
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA
NOME ALUNO
RA 
NOME DA EMPRESA ANALISADA:
DESTILARIA DE ETANOL LTDA.
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Profa. Rosana Basilio
PIRAJUÍ
2016
RESUMO
Trabalho realizado na empresa Destilaria de Etanol Ltda., uma empresa de grande porte localizada em Presidente Alves-SP. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como as disciplinas estudadas fazem parte do dia-a-dia da empresa. Com isso, podemos compreender sua comunicação, administração e seu sistema. Assim temos uma visão ampla e detalhada da empresa.
Palavras-chave: administração, comunicação, sistema e visão.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 04 
2.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO.............................................................. 05 
2.1 Empresa.............................................................................................................. 05 
2.2 Constituição da empresa..................................................................................... 08
2.3 Organograma...................................................................................................... 08
3.COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL......................................................................... 10 
3.1 A comunicação na empresa................................................................................ 10 
3.2 Planejamento....................................................................................................... 10
4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA............................................................................ 12 
4.1 Programas e seu desenvolvimento..................................................................... 12 
5. CONCLUSÃO....................................................................................................... 13 
6. REFERÊNCIAS.....................................................................................................14
INTRODUÇÃO
	Trabalho realizado com a empresa Destilaria de Etanol Ltda. em Presidente Alves-SP. Pesquisa que envolve o setor de Recursos Humanos da empresa, em especial os setores que tem como base as disciplinas estudadas, Fundamentos da administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informáticas. Onde podemos ter uma visão do dia-a-dia em uma empresa como esta.
 Com mais de 30 anos de história, é uma empresa marcante em sua produção e em constante processo de melhorias para sua modernização.
2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Permite compreender as etapas do processo de administrar. Assim como, as diferentes funções, o papel da administração e seus administradores, e os diferentes tipos de organizações. Permitirá uma visão mais ampla do processo gerencial e do papel dos dirigentes dentro da empresa. Com o entendimento da disciplina estudada, será possível entender e interferir de forma racional e objetiva nas questões da organização.
De acordo com a pesquisa realizada, é possível notar que a empresa se baseia nas Funções Administrativas da Teoria Clássica de Administração, que é prever, coordenar, comandar, organizar e controlar o andamento da empresa.
Facilitar a gerência de empresas, sejam industriais, militares, ou de qualquer índole. Seus princípios, suas regras e seus processos devem, pois, corresponder tanto às necessidades do exercito como as da indústria. (FAYOL,1990).
2.1 Empresa
 	Empresa de grande porte que atua na produção de etanol, sua matéria-prima é a cana de açúcar.
Destilaria de Etanol Ltda., emprega aproximadamente 1.500 colaboradores no período de safra, sendo na entre safra fica apenas trabalhando os 750 colaboradores fixos, para que possam fazer a manutenção da indústria e o plantio de novas canas.
Seu produto pode ser encontrado em todas as regiões do país, em redes de postos de combustíveis.
Os maiores concorrentes são empresas que atuam no mesmo ramo que ela. Um exemplo de concorrente é a empresa que através do petróleo fabrica o combustível.
Figura 1: Indústria.
 
	
	(Fonte: o autor, 2010).
	Figura 2: Caldeira.
	
	(Fonte: o autor, 2010).
	Figura 3: Pátio da destilaria.
	(Fonte: o autor, 2010)
	Figura 4: Escritório e pátio da destilaria. 
	
	(Fonte: o autor, 2010).
	Figura 5: Caminhões em espera para carregamento.
	
	(Fonte: o autor, 2010)
2.2 Constituição da empresa
A empresa estudada é uma Sociedade Limitada, isto é, são aquelas empresas constituídas através de Contrato Social, sendo assim seu Capital Social representados por quotas.
Seu porte pode ser denominado através de seu Capital Social ou através do número de colaboradores.
2.3 Organograma da empresa
	O organograma é uma representação da organização da empresa, separados por setores e seus derivados.	
Pelo organograma, temos uma visão clara e objetiva dos setores que compõem a empresa e as relações hierárquicas dentro dela. 
	
	Figura 6: Organograma.
ADMINISTRAÇÃO GERAL
INDUSTRIAL
FINANÇAS 
RECURSOS HUMANOS 
PRODUÇÃO
ADIMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 
PESSOAL
MANUTENÇÃO
ENGENHARIA
CONTABILIDADE
TESOURARIA
SEGURANÇA
SERVIÇOS GERAIS
(Fonte: o autor).
3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
	
Amplia o conhecimento sobre as comunicações dentre de uma empresa. Assim como, a capacidade de compreender cada objetivo, podendo contribuir para melhorias no processo de comunicação da empresa em questão. Auxilia na comunicação de diversos tipos de públicos, que se relacionam com a empresa.
Como se expressar de forma clara e objetiva seja, oralmente ou por textos escritos, é um fator importante de comunicação, auxiliando na comunicação interna e externa da organização.
3.1 A Comunicação na empresa
	A comunicação é um meio que possibilita a troca de informações, que mal sucedida pode causar sérios prejuízos dentro da empresa.
	A comunicação interna da empresa em questão é por meio de memorando a pessoa ou ao setor, que solicita ou informa assuntos referentes à empresa. Assuntos breves e menos solenes.
	Assim como a comunicação interna, temos a comunicação externa da empresa que é realizada por meio de internet, via e-mails, que possibilita a troca de mensagem e arquivos digitais de importância de forma rápida.
[...]apesar dos benefícios obtidos por meio da internet, as empresas podem sofrer problemas judiciais que podem ser trazidos pelos funcionários, tais como:”spam enviados utilizando o e-mail da empresa (e-mail corporativo), deixando assim a empresa responsável pelo envio do e-mail, instalação de software pirata e até a falta de ética do funcionário em transferir informações da empresa a terceiros” (FURLAN; SOUZA, 2007).
3.2 Planejamento
	Com base nos estudos, o planejamento de comunicação de uma empresa é muito importante para o desenvolvimento dela. Assim usando meios mais eficientes e que possam facilitar a comunicação interna e externa da empresa.
	O jornal ou um site da empresa é um exemplo de comunicação mais eficiente e mais integrado com o desenvolvimento da empresa.	
	Os canais são os recursos ou instrumentos utilizados para a comunicação na empresa. Segundo Torquato (1996, p.65)
4. TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
Permite compreender os componentes básicos de um computador e como pode ser utilizado cada conceito estudado. Planilhas, editores de textos e geradores de apresentação em slides, são alguns exemplos de programas mais utilizados nas empresas.
A Tecnologia da Informação (TI) tem sido considerada
um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, e as organizações brasileiras têm utilizado ampla e intensamente essa tecnologia, tanto em nível estratégico como operacional. Essa utilização oferece grandes oportunidades para as empresas que têm sucesso no aproveitamento dos benefícios oferecidos por este uso. [...](ALBERTIN; ALBERTIN, 2012, p. 126).
4.1 Programas e seu desenvolvimento
No dia-a-dia da empresa os programas mais utilizados são Microsoft Office Word, Microsoft Office Power Point e a Microsoft Office Excel.
MS Word é um dos mais utilizado na empresa na elaboração de textos, documentos e relatórios.
MS Power Point é muito utilizado na elaboração de apresentações para reuniões, projetos, treinamentos e palestras realizadas na empresa.
MS Excel é utilizado na elaboração de planilhas de contabilidade, tabelas e gráficos de desenvolvimento da empresa.
Há setores que tem sistemas específicos desenvolvidos para sua área de atuação, um exemplo é o setor financeiro, que tem sistema próprio para a contabilidade da empresa.
CONCLUSÃO
Através deste trabalho podemos acompanhar o desenvolvimento da empresa.
Concluímos que para uma empresa se destacar tem que buscar se aprimorar cada vez mais nas novas tecnologias. Assim, seu produto irá se destacar também, trazendo oportunidades e benefícios para a empresa.
Efetuando uma analise dos setores e de seu desenvolvimento, acredito que destilaria de Etanol Ltda. é uma empresa socialmente responsável, respeitando os ideais da sociedade e incentivando o desenvolvimento profissional.
A empresa pesquisada contribui para o desenvolvimento de seu país e principalmente de sua região, gerando muitos empregos.
REFERÊNCIAS
FAYOL, H. Administração industrial e geral: previsão, organização, comando, coordenação e controle. São Paulo: Atlas, 1990.
FURLAN, D.;SOUZA; M. A. P. O uso da internet nas empresas de forma eficiente. 27 jun. 2007.Comunicação Empresarial. 
TORQUATO, G. Comunicação empresarial/comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1996.
ALBERTIN, A. L; ALBERTIN, R. M. M. Dimensões do uso de tecnologia da informação. Revista de administração de Empresas – ERA, v.41, p.42-50, São Paulo, 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

10 pág.
13 pág.
8 pág.
9 pág.

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes