Buscar

CARACTERIZAÇAO E ANALISE FISICO-CONSERVACIONISTA DE UMA BACIA HIDROGRAFICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CARACTERIZAÇAO E ANALISE FISICO-CONSERVACIONISTA DE UMA BACIA HIDROGRAFICA
Alunos:
Camila caldeira barros 
Joice Cristina perreira
jussara faria dutra
vanessa sales emerick
 
 
1 INTRODUÇÃO
No decorrer deste desenvolvimento iremos abordar e argumentar sobre as características e análise físico - conservacionista da bacia hidrográfica do rio Doce, com o objetivo de caracterizá-la geologicamente e morfologicamente como bacia hidrográfica, também de relacionar os aspectos físicos da bacia hidrográfica com as disciplinas estudas por nos neste semestre, e de identificar alguns dos problemas ambientais presentes na área de estudo.
A bacia do rio Doce situa-se na região sudeste do Brasil e compreende uma área de drenagem de 83.400 km², sendo que 86% pertencem ao estado de Minas Gerais e 14% ao Espírito Santo. Abrange, total ou parcialmente, áreas de 228 municípios, sendo 202 em Minas Gerais, entre eles a cidade de Manhuaçu, e 26 no Espírito Santo.Mais de 85% desses municípios têm até 20 mil habitantes e cerca de 73% da população total da bacia concentra-se na área urbana, segundo dados de 2007. A bacia possui uma população total da ordem de 3,5 milhões de habitantes.
Encontram-se na área da bacia do Rio Doce quatro grandes unidades geomorfológicas:
Planaltos Dissecados do centro-sul e do leste de Minas
Depressão do Rio Doce
Serra do Espinhaço
Quadrilátero Ferrífero
Desastre Ecológico 
Na tarde de 5 de novembro de 2015 rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração controlada pela Samarco Mineração S.A. A barragem de Fundão, está localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, Minas Gerais. O rompimento da barragem do Fundão liberou o equivalente a 25 mil piscinas olímpicas de resíduos. A enxurrada de lama atingiu o Rio Gualaxo – afluente do rio Carmo, que deságua no Rio Doce, que, por sua vez, segue em direção ao Oceano Atlântico, no Espírito Santo
 Estudo de Imagens
GEOMORFOLOGIA É O SESENHO DA ROCHA , OU SEJA O FORMATO DA ROCHA.
ROCHA SEDIMENTAR FORMADA PELO MOVIMENTO DAS PLACAS TECTONICAS ONDE HOUVE UM PROCESSO DE DOBRAMENTO, FORMADO POR CHOQUE DAS PLACAS TECTONICAS.
FIGURA 1: ROCHA SEDMENTAR, RELEVO CHAPADA FORMADA PELO VENTOS.
 
FIGURA 2: PLANATO
 
FIGURA 3: ROCHA SEDIMENTAR FORMADA PELO MOVIMENTO DAS PLACAS TECTONICAS ONDE HOUVE UM PROCESSO DE DOBRAMENTO, FORMADO POR CHOQUE DAS PLACAS TECTONICAS.
 Conclusão
Concluindo este trabalho, pudemos conhecer o funcionamento da bacia hidrografica do Rio Doce, os elementos que a formam e suas caracteristicas fisicas,.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes