Buscar

Plano de estagio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
estágio curricular SUPERVISIONADO I
PLANO DE ESTÁGIO
curso de serviço social
Remanso
201
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Obrigatório I (5 PERÍODO)
SUMÁRIO
1	PLANO DE ESTÁGIO	4
1.1	Identificação	4
2	Justificativa	5
2.1	Objetivo Geral	5
2.2	Objetivos Específicos	5
2.3	Objetivos Pedagógicos	6
3	ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS	7
3.1	Período Previsto para a Realização do Estágio	7
3.2	Carga horária Prevista	7
4	FORMAS DE ACOMPANHAMENTO DO SUPERVISOR DE CAMPO	8
PLANO DE ESTAGIO
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: 
Instituição: Núcleo de Atenção a Pessoa Idosa - NAPI
Projeto onde o aluno está inserido: 
Supervisor de campo: 
Período do estágio: 16/09/2013 à 26/11/2013
Dias e horários de estagio: 
Dias da orientação acadêmica: Quarta-feira 19:00 às 21:00
JUSTIFICATIVA
A realização do estágio supervisionado de observação supõe transcender o cotidiano das atividades profissionais, excedendo o nível do fazer, o que exige supervisão sistemática realizada pelo supervisor de campo e pelo supervisor acadêmico, sendo este um momento específico e rico no processo de ensino e aprendizagem em que a síntese da relação teoria-prática se dá.
O NAPI é um Núcleo de Atenção à pessoa Idosa, que atende pessoas acima de 60 anos, tendo como objetivos a assistência diferenciada levando em consideração as particularidades de cada usuário, de maneira holística envolvendo toda a equipe multiciplinar. As atividades são planejadas conjuntamente com os profissionais em reuniões feitas semanalmente, onde são discultidas as deficiencias, buscando formas de superá-las. 
O assistente social trabalha em equipe, pois, essa participação contribui para o desenvolvimento do trabalho em conjunto ) Enfremeiro, Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Clinico Geral), discutem e analisam situações e fatos concernentes no âmbito de atuação, tomando decisões, encaminhamentos e quando necessario acompanha os casos dos usuarios individualmente. O assistente social do NAPI, trabalha juntamente com o Estauto do Idoso, para que o mesmo seja favorecido e as leis sejam cumpridas. 
O projeto que está inserido o serviço social na instituição é de trabalhar com os idosos a questão de seus direitos e mostrar a realidade da terceira idade baseada do Estatuto do Idoso, com o compromisso de intrega-lo a sociedade, deste modo o assistente social no NAPI trabalha juntamente com o Estatuto do idoso, para que a mesma seja favorecida e as leis sejam cumpridas, e neste projeto que aluno estagiario estará inserrido. 
2. OBJETIVOS
Objetivo GeraL
O objetivo do estágio é integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem, também promover ao estagiário que este venha estabelecer hábitos e atitudes profissionais, sempre pautados na conduta ético-política, proporcionando-lhes a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso. Com o interesse de conhecer a realidade e atuar sobre esta, se incomodando com suas problemáticas e modificando os paradigmas que ainda promovem desigualdades entre as classes. Promover a sociabilidade entre seus membros , envelhecimento ativo e saudavel, fortalecimento de vinculos familiares e comunitarios, prevenindo o isolamento do idoso bem como o seu asilamento.
Objetivos Pedagógicos
- Possibilitar ao aluno a identificação do espaço de intervenção profissional;
- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;
- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.
-Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.
.
3. SUPERVISÃO DE CAMPO
Orientar o aluno sobre a missão e a visão da Instituição, onde atua, como é feito todo esse procedimento interno e externamente, mostrar todos os instrumentos utilizados para a intervenção e como utilizá-los na prática profissional, observação, atuação e acompanhamento do estagiário na Instituição. 
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA
Será realizada de forma sistematica, dinamica, processual e continua, facilitando ao academico perceber a práxis profissional e ao vinvenciá-la aprender a utilizar o instrumental técnico e a interagir numa rede institucional. Tem dias e horarios previamente determinados, acontece nas quartas feiras das 19h00 às 21h00 que pode ser tanto de forma individual como em grupo. Nesses encontros os alunos são orientados nas mais diversas dúvidas no que se refere às atividades de estagio e de todo conteudo e ações em que o aluno está inserido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais