Buscar

Etapas do projeto arquitetônico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Etapas do projeto arquitetônico
Tema Arquitetônico
O tema arquitetônico é a finalidade especifica ou predominante que serve de motivo para elaboração do projeto do edifício. O planejamento arquitetônico é desencadeado a partir do tema. Exemplos: escolas, hotel, hospital, lojas, centro comercial, quadras esportivas, equipamentos de lazer. Fonte: NEVES, Laerte Pedreira – Adoção do partido na arquitetura.
O Partido
Denomina-se Partido arquitetônico a ideia preliminar do edifício projetado. É do primeiro procedimento, a escolha da ideia que resulta o partido, a concepção inicial do projeto do edifício, a feitura dos seus gostos. É ato criativo de síntese, fruto das inúmeras informações obtidas e das decisões de projeto. O partido se materializa no estudo preliminar do edifício.
A clientela e as funções
A clientela são os usuários ou grupo de usuários mais significativos envolvidos no tema e no seu conceito. Por exemplo, a clientela de uma residência é a família que nela vai residir, a da escola são os estudantes, professores e funcionários.
O programa arquitetônico
O programa arquitetônico é a relação de todos os ambiente ou elementos arquitetônicos previstos para os edifícios. Por exemplo, Igreja:
1- Pátio de entrada;
2- Nave da igreja;
3- Presbitério (altar);
4- Batistério;
5- Sacristia;
E etc.
Pré- dimensionamento do edifício
O pré-dimensionamento é o calculo das áreas de todos os elementos constantes no programa arquitetônico. São as dimensões necessárias ao pleno exercício das funções e atividades do tema.
Relações do programa
1- Diagramas
2- Funcionograma
3- Orgonograma
4- Fluxonograma
Legislação pertinente
1- Plano diretor
2- Estatuto da cidade
3- Legislação ambiental
4- Código de edificações
5- Código de posturas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes