Buscar

Projeto tcc Projeto Com nota 93

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
 UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
 NOME: SABRINA DE OLIVEIRA TRINDADE 
RU: 1323210
1 TEMA
Tecnologias educacionais.
	
1.1 Delimitação do tema
Tecnologias Educacionais de pré-qualificação de tecnologias.
2 PROBLEMATIZAÇÃO	Comment by rosel: Em negritos todos os subtítulos
	Todo recurso tecnológico pode ser considerado uma tecnologia 
educacional? 
3 JUSTIFICATIVA
Muitos recursos tecnológicos (rádio, televisão, jornal, computador, dentre outros) estão disponíveis na escola. Um equipamento passa a ser chamado de tecnologia educacional a partir do momento em que é usado como ferramenta de ensino.
4 3 OBJETIVOS
Objetivo Geral
Analisar a comunicação entre professor e aluno com a tecnologia em mãos.
4.1 Objetivos Específicos
° Apresentar a tecnologia em sala de aula, direcionada para a aprendizagem.
° Investigar as relações entre tecnologia e educação.
5 4 Fundamentação Teórica
Garcia Vera (2000): Segundo Garcia, ainda, que as dimensões econômico-laboral, político econômico e sociocultural devam ser incluídas na formação de professores e no desenvolvimento de tecnologias descrevendo-as da seguinte maneira:
Dimensão econômico-laboral – Compreende-se que o poder econômico tem “controle” sobre as funções essenciais de cada nova tecnologia no mundo do trabalho.
Dimensão político-governamental – O professor deve conhecer as ideias sobre os fatores de controle e de governo que residem no desenvolvimento tecnológico.
Dimensão sociocultural – O ser humano produz e utiliza os produtos tecnológicos e termina incorporando-os às suas atividades e ao seu pensamento. Com isso desenvolve atividades, muda sua forma de vida, muda seu moro de ser com os meios natural, social e cultural.
Garcia Vera (2000) cita que os artefatos tecnológicos não são neutros, mas estão a serviço de quem toma as decisões sobre qual tecnologia é preciso desenvolver. Urge, então, que a formação de professores- inicial ou continuada- proporcione uma reflexão sobre as dimensões citadas, visto que o professor é um interlocutor essencial na formação da cidadania.
Bueno (1999): Tecnologia é um processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida. Há uma constante necessidade do ser humano de criar, a sua capacidade de interagir com a natureza, produzindo instrumentos desde os mais primitivos até os mais modernos, utilizando-se de um conhecimento científico para aplicar a técnica e modificar, melhorar, aprimorar os produtos oriundos do processo de interação deste com a natureza e com os demais seres humanos.
 
Leite (2008): Destaca a importância de os educadores refletirem sobre esses tipos de cultura e sobre a educação no cotidiano da sala de aula: ”Com o século XXI, estamos vivendo fortalecimento da comunicação digital, que tem como tido participação cada vez mais abrangente na vida das pessoas de todas as idades e localizadas praticamente em todas as partes de globo”. Quando a autora se refere à comunicação digital, esta se referindo a vários elementos e aspectos distintos de mídia e dispositivos digitais presentes na sociedade da informação, os quais são considerados também responsáveis por impulsionar diversas informações na educação.
Gatti (1993): inovação na educação afirma que: “Sempre que a inovação surge no horizonte dos educadores, observa-se em alguns, deslumbramento em função das possibilidades aventadas por essas inovações e, em outros, ceticismo crônico provocado quer pela decepção de professores, diretores e técnicos em educação vêm acumulando com as políticas e propostas de inovações educacionais mal implementadas ou descontinuadas pelos sucessivos governos, quer pela acomodação natural que temos a nossas funções e pelo incomodo que inovações podem provocar, na medida em que estas exigem alterações de comportamentos e uso de espaços e tempo já bem cristalizados”. 
6 5 Metodologia
Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica e realizada um estudo comparativo de opiniões de diversos escritores. 
6 Referências	Comment by rosel: maiusculas
BUENO, N. de L. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. 239 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal da Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 1999. Disponível em: HTTP://revista.unibrasil.com.br/index.php/retdu/article/viewFile/56/89	Comment by rosel: obras em negrito
GARCIA-VERA, A B. Três temas tecnológicos para La formación Del professorado. Revista de Educación, Madrid, n 322.
GATTI, B. A. Os agentes escolares e o computador no ensino. Revista de educação e informática, dez.1993. Edição Especial.
LEITE, L. S. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades – Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente.

Outros materiais