Buscar

resenha critica do filme o ultimo selvagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Resenha crítica do filme: O último selvagem.
Aluno (a): Vivianne Souza Santos
Professor(a): Antônia Ladislau de Sousa
Crato-CE
2018
O último selvagem.
O filme O Último Selvagem, retrata sobre a vida do índio Ishi que é o último índio de uma tribo americana, ele é encontrado assustado em uma determinada localidade e a partir desse momento a vida do índio muda completamente e ele passa a viver na sociedade americana do século XX, onde começa a conviver com um antropólogo, professor Alfred Kroeber e alguns outros personagens.
Inicialmente é notável o etnocentrismo na trama, nas diversas cenas, como por exemplo, quando o índio fica na prisão e aguarda o que é para ser feito com ele, quando são colocados neles roupas que não eram o costume dele e até mesmo quando o professor decide pelo índio que ele não pode ter relações sexuais.
O conceito de cultura também está sutilmente arraigado no filme, nas cenas de flashback onde são mostrados o costume do índio, na cena em que Ishi canta para o caminho da morte de sua mãe e irmã, nos costumes do índio e seu antigo habitat e até mesmo a própria cultura américa e o modo de vida urbano da época. 
O ambiente retratado no filme será profundamente marcado pelas perspectivas cientificistas da segunda metade do século XIX ao início do século XX como, por exemplo, evolucionismo social. A compreensão deste ambiente é de fundamental importância para o entendimento do processo de institucionalização da antropologia e das discussões em torno do conceito de cultura. No início dos estudos antropológicos, pensava-se que o que garantia uma boa pesquisa, com todas as suas abordagens era o distanciamento estabelecido pelo antropólogo, quanto mais neutro ele fosse, mais verídica seria sua descrição. Por isso, embora houvesse a convivência entre o antropólogo e nativo, o primeiro não soube entender a cultura e os saberes intrínsecos porque estava atento somente aos conhecimentos palpáveis ou aqueles que de alguma forma lhe fazia algum sentido. Enquanto o antropólogo o via como um “objeto de estudo” o nativo o via como humano, pessoa, que estavam em pé de igualdade, para o nativo o afeto e o significado real das coisas (segundo o seu ponto de vista) era o que valia, isso é bem claro quando o próprio nativo fala ao Kroeber, que o professor tinha guardado ele num caderno, com suas anotações, mas não tinha guardado no coração. No decorrer do filme, o dr. Kroeber vai enxergando a cultura indígena de uma outra forma e com isso tem algumas cenas que podemos perceber o relativismo cultural como na cena em que ele canta para Ishi encontrar “O Caminho dos Mortos”.
 
Referências
O último selvagem. Direção: Harry Hook.Estados Unidos: HBO film,1992. 90 min. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=O5pb98OBjtM >. Acesso em: 24 fev. 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais