Buscar

aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve algumas dificuldades. Em decorrência dessa constatação:
	
	
	
	
	
	
	 
	Outros profissionais, que não são da área de Administração, também necessitam conhecer a ARH;
	
	
		
	
		2.
		Com início da década de 1990, a Era da Informação tem como principal característica as mudanças, que se tornaram mais rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. Nesta Era, as organizações precisam de agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as ameaças e oportunidades dos novos tempos. Os processos organizacionais e aspectos dinâmicos tornam-se mais importantes que os Órgãos - aspectos estáticos. Com base nesta afirmação, assinale a única alternativa correta.
	
	
	
	 
	As organizações, aos poucos, deixam de privilegiar as tradições antigas, a manutenção do status e o conservacionismo, para dar lugar a inovação e mudança de hábitos e da maneira de pensar e agir. A ARH e seu departamento de RH focaram em visualizar as pessoas como seu principal fator competitivo.
		3.
		Os recursos humanos nas organizações bem-sucedidas passaram a ser tratados como parceiros do negócio. Uma das características desta nova atitude da administração de pessoal em relação ao recurso humano é:
	
	
	
	
	o horário rigidamente estabelecido
	
	 
	a preocupação com resultados
		4.
		"A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo taylorita de organização do trabalho." Portanto, cabe a você, Administrador, repensar e propor novos modelos gerenciais na organização em que trabalha, pois as transformações sociais, culturais e econômicas exigem novas tendências sobre a natureza do local de trabalho, como, por exemplo:
	
	
	
	
	
	
	 
	equipes multifuncionais e junção entre o pensar e fazer.
		5.
		São características da Administração de Recursos Humanos:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
		6.
		De acordo com Caetano, António (2000), as novas formas de organização do trabalho que marcaram toda a década de 90, atribuem ao responsável pelos recursos humanos não só o maior envolvimento no desenvolvimento das políticas organizacionais em conjunto com a gestão de topo como, igualmente, a necessidade de uma resposta rápida que impõe maior autonomia das equipes de trabalho e a responsabilização dos níveis intermédios da gestão. Diante disto, quais são os serviços prestados pela ARH?
	
	
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos inadequados.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos médios.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos convencionais.
	
	 
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais.
	
	
	Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos regulares.
	
	
	
		
	
		7.
		O conceito de Competência, bastante utilizado na área de RH, é comumente definido pela literatura especializada como o conjunto de:
	
	
	
	 
	conhecimentos, habilidades e pró-atividade
	
	 
	conhecimentos, habilidades e atitudes
	
	
	capacitação, habilidade e ação intencional
	
	
	iniciativa, criatividade e determinação.
	
	
	capacidade empreendedora, headhunter e avaliação
	
	
	
		
	
		8.
		No que se refere a Gestão de Pessoas, observamos que as organizações se diferem no ambiente em que atuam e criam valor para o cliente, bem como para o público em geral. Geralmente, isso ocorre em função de sua capacidade de adaptação às mudanças e de inovação. Para tanto, elas usam:
	
	
	
	
	Os recursos diversos.
	
	
	Os investimentos em geral.
	
	
	Uma remuneração agressiva.
	
	 
	O capital intelectual da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais