Buscar

aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Qual o principal objetivo do Recrutamento e Seleção? Assinale a resposta que melhor define a expectativa de resultado deste subsistema:
	
	
	
	
	Recrutar profissionais excelentes para a organização lucrar mais.
	
	
	Recrutar profissionais excelentes para a organização ganhar competitividade.
	
	
	Recrutar potenciais candidatos para que eles não fiquem disponíveis no mercado e possam ir para o concorrente.
	
	
	Recrutar profissionais que possam ajudar um pouco mais nas melhorias da empresa.
	
	 
	Recrutar potenciais candidatos que serão selecionados para as vagas em aberto dentro da empresa, no menor tempo e melhor qualidade possível e com menor custo.
	
	
	
		
	
		2.
		A administração de Recursos Humanos é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender e melhorar continuamente o principal ativo das organizações, seu potencial humanos, assim como os resultados das organizações. São serviços prestados pela ARH, exceto:
	
	
	
	 
	Assegurar um clima organizacional favorável aos interesses exclusivos da empresa.
	
	
	Desenvolver os recursos humanos.
	
	
	Integrar os recursos humanos.
	
	
	Assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos recursos humanos.
	
	
	Mobilizar os funcionários para o alcance dos objetivos organizacionais, recompensando desempenhos, competências e habilidades.
	
	
	
		
	
		3.
		A fase probatória na empresa está relacionada a quando o recém-admitido deverá demonstrar sua capacidade de adaptar-se ao ambiente da organização e às tarefas de seu cargo:
	
	
	
	
	treinamento
	
	 
	período de experiência
	
	
	avaliação de desempenho
	
	
	admissão
	
	
	promoção
	
	
	
		
	
		4.
		O processo básico de administração de pessoal que inclui o recrutamento de pessoas é o processo de:
	
	
	
	
	fidelizar pessoas
	
	
	desenvolver pessoas
	
	 
	agregar pessoas
	
	
	aplicar pessoas
	
	
	recompensar pessoas
	
	
	
		
	
		5.
		A área de Recursos Humanos é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. Assim, conforme vimos em aula, podemos descrever a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de recursos humanos. Podemos dizer que faz parte do subsistema Provisão ( Ou seja, aquele relacionado ao Recrutamento e seleção), o seguinte objetivo:
	
	
	
	
	Estabelecer critérios de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade para admissão, quanto às aptidões físicas e intelectuais, experiência e potencial de desenvolvimento, tendo em vista o universo de cargos dentro da organização.
	
	
	Propor critérios de remuneração direta dos participantes (avaliação de cargo e salário no mercado de trabalho).
	
	
	Manter um relacionamento de bom nível com sindicatos e representações de pessoal.
	
	
	Propor critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	
	Realizar critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos organizacionais.
	
	
		
	
		6.
		Diz-se que as pessoas são o maior patrimônio das organizações, trazendo para elas o que têm de melhor, na forma de ativos intangíveis. Entretanto, em uma concepção ainda sistêmica e até mesmo tradicional, a ARH conta com os diferentes subsistemas para gerir estas pessoas, dentre os quais podemos citar o Subsistema de Recrutamento e Seleção. Considerando esse contexto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um Subsistema da ARH:
	
	
	
	
	Segurança e Medicina do Trabalho
	
	
	Admnistração de Cargos e Salários
	
	
	Treinamento e Desenvolvimento
	
	
	Relações Trabalhistas e Sindicais
	
	 
	Administração Patrimonial
	
	
	
		
	
		7.
		Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta.
	
	
	
	
	Responsabilidade com o meio ambiente; proporcionar e promover a competitividade; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento; promover competitividade a qualquer custo.
	
	
	Aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; promover competitividade a qualquer custo; responsabilidade com o meio ambiente; motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; administrar e impulsionar mudanças.
	
	 
	Responsabilidade com o meio ambiente; contribuir com o objetivo e realização da missão das empresas; motivar as pessoas; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; modificar as políticas de comportamento.
	
	
	Motivar as pessoas para que as organizações sejam mais produtivas; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no trabalho; administrar e impulsionar mudanças; responsabilidade com o meio ambiente; modificar as políticas de comportamento.
	
	 
	Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a autoatualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudanças; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
	
	
	
		
	
		8.
		Este indicador exerce muita influência nas organizações e é expressa por um índice usado para gerar dados de acompanhamento e comparações, destinadas a desenvolver diagnóstico, seja para promover providências ou caráter preventivo. Conhecido como turnover, este se refere a:
	
	
	
	
	quantidade de turnos em um regime de escala
	
	 
	rotatividade de pessoal
	
	
	absenteísmo
	
	 
	índice de faltas e atrasos
	
	
	índices de candidatos aprovados em processos seletivos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais