Buscar

ROTEIRO DE ESTUDOS AV1 HISTORIA DA PSICOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Por quê Wilhelm Wundt é considerado o fundador da Psicologia?
Wilhelm Wundt é conhecido por ter criado o primeiro laboratório de Psicologia do mundo. O laboratório foi inaugurado em Leipzig, na Alemanha em 1879. A fundação do laboratório é considerado por muitos como o início da Psicologia enquanto uma ciência.
- Fundador da psicologia como disciplina academica formal. - Instalou o primeiro laboratório de psicologia. - Lançou a primeira revista especializada. - Deu inicio a psicologia experimental como ciencia. - Temas de suas pesquisas: sensação, percepção, atuação, sentimento, reação e associação.
2. O que eram, para ele, composições ou aglomerados psíquicos?
Elementos básicos da experiência consciente, suas organizações e combinações.
3. Para Wundt, qual era o objeto da Psicologia (o que a Psicologia deveria estudar)?
Experiência interna ou imediata
Para Wundt o objetivo da psicologia era conhecer a estrutura da experiência consciente decompondo-a nos seus elementos mais simples. Assim, o único método adequado para o estudo dos estados de consciência é a auto-observação interior ou introspeção.
O objeto de estudo da psicologia para Wundt era a mente, que era acessado através do estudo da experiência consciente. A mente é ativa e organiza o proprio conteúdo.
4. Como ele dividia a Psicologia?
Dividiu a psicologia em duas partes 1- Experimental:sensação, percepção, funções mentais mais simples. 2- Social: aprendizagem e memoria, processos mentais superiores.
5. Como Wundt entendia a mente? Qual a relação desta definição com a psicologia que ele chamava de voluntarismo? Explique.
Para Wundt, a mente executa uma síntese química mental que se processa através da associação que se realiza de três formas: Pela fusão, onde os elementos combinados aparecem sempre juntos, como é o caso da nota musical; Pela assimilação, que é, também uma combinação de elementos em que nem todos estão presentes do consciente. Quando se vê uma casa por exemplo, podem não estar presentes, na consciência, as figura que compõem aquela casa (triângulo, retângulo, quadrado). Como na fusão, essa combinação gera um produto novo que não é o resultado da simples soma dos elementos; A terceira forma é chamada complicação, em que se reúnem elementos de diferentes modalidades e sentidos: a noção do sabor e da temperatura. Neste sentido voluntarismo significava a organização das experiências de uma pessoa com determinada intencionalidade construindo assim a sua percepção do mundo.
6. Como ele entendia a consciência?
Para Wundt consciência era a soma total dos elementos conscientes, para um determinado sujeito. A conciencia é concebida como fluxo de processos. Ela é apenas uma parte da mente. É estudada em aspectos representacionais, afetivos e volitivos.
7. Explique a relação entre o conceito de apercepção e o método experimental de Wundt.
Experimento: interferência proposital do pesquisador sobre o início, a duração e o modo de apresentação (ou seja: manipulação) dos fenômenos investigados (física, química, fisiologia); A psicologia utiliza esse método na análise dos processos psíquicos inferiores (sensação, percepção, representação); 
Apercepção : processos de organização dos elementos mentais que formam uma unidade ( atenção seletiva) Esta unidade não é a soma dos elementos constitutivos, mas uma combinação que gera novas propriedades e características.
8. O que é o método da introspecção? 
Metodo utilizado para a análise da mente no qual sujeitos treinados descreviam de forma detalhada para o psicólogo seus sentimentos, pensamentos e sensações. Não interessava-se por informações qualitativas, interessava-se por tamanho, intensidade, duração e vários estímulos.
9. O que Wundt visava com este método?
Visava estudar os processos mentais e os estados da consciência da vida mental de cada um.
10. O que era, para ele, a experiência?
Para Wundt, a Psicologia é uma ciência empírica cujo “objeto de estudo” é a experiência ou consciência mediata ou imediata, um conjunto de sensações, associações e sentimentos.
11. Qual a diferença entre experiência mediata e experiência imediata? Explique a importância desta diferenciação nos estudo de Wundt.
A experiência mediada é utilizada pelas ciências naturais com preocupação nos objetos da experiência do mundo externo ao sujeito. Já a imediata recai sobre a investigação da relação do sujeito com os objetos da experiência, investigando internamente o sujeito. Com essas definições wundt pretendia acabar com a psicologia que vinha sendo difundida anteriormente (metafisica da alma) ele acreditava que era impossível realizar experiências metafisicas.
12. O que é psicologia comparada?
É um campo da psicologia que estuda as diferenças de comportamento entre os vários seres vivos, as várias espécies existentes, comparando os seus diferentes comportamentos em laboratório.
13. Qual a diferença, em termos de objeto de estudo, entre Estruturalismo e Funcionalismo? Explique.
O objeto de estudo do estruturalismo era a mente, mas a sua estrutura, a do funcionalismo também era a mente, mas as funções. A psicologia funcional é a psicologia da operação mental, ao contrário do estruturalismo, que é a psicologia dos elementos mentais
14. Qual a diferença, em termos de método de estudo, entre Estruturalismo e Funcionalismo? Explique.
Proposta do estruturalismo Reduzir os processos conscientes aos seus componentes mais simples; Determinar as leis de associação desses elementos da consciência; Conectar os elementos às suas condições fisiológicas.
Funcionalismo Influências anteriores: Teoria da Evolução de Charles Darwin Hipótese de que os seres vivos mudam com o tempo; Luta pela sobrevivência e sobrevivência do mais apto. - A ênfase nas funções e não na estrutura da consciência; - O enfoque na descrição e mensuração de diferenças individuais. - O enfoque desse movimento concentrava-se na seguinte questão: Quais são as realizações dos processos mentais? O que e como a mente produz? Que uso o organismo faz dela para adaptar-se ao ambiente?
15. A partir dos conceitos de ciência pura e ciência aplicada, classifique o Estruturalismo e o Funcionalismo? Explique os reflexos disso na construção teórica em Psicologia de cada uma das escolas.
Estruturalismo - Ciência pura. Funcionalismo - Ciência aplicada.
Na primeira concepção estruturalista, os especialistas estavam interessados em conhecer os principais elementos da consciência, todavia os estudiosos estruturalistas estavam mais interessados nas aplicações e na construção de um individuo que se constitui humano através das aprendizagens de adaptações nos diferentes meios. 
16. Qual o impacto do Estruturalismo e do Funcionalismo no desenvolvimento posterior da Psicologia? Explique.
Com o desenvolvimento das noções de percepção e sensações, as duas escolas foram muito importantes para o desenvolvimento da psicologia contemporânea. A psicologia começou a ser aplicada em diferentes ramos como na seleção de pessoas, psicologia e relação com o direito e mais ainda na psicologia clinica.
17. Para o principal nome do estruturalismo, Edward B. Titchener, qual a diferença entre mente e consciência?
A mente era inacessível, já a experiência poderia ser relatada e compreendida, dando acesso de forma indireta a mente.
18. Quais eram, segundo Titchener, os elementos componentes da consciência?
Segundo Wundt: Sensação: um orgão do sentido é estimulado e os impulsos resultantes atingem o cerebro. Sensação e imagem estão unidas porque estão associadas a estimulação do cortex cerebral. 
Sentimentos: veem após a sensação e não é mediato pelos orgãos sensoriais.
19. Ainda segundo este autor, quais eram os atributos das sensações?
Qualidade e intensidade acrescentando duração e nitidez.
20. O Funcionalismo foi fortemente influenciado pelas ideias de Charles Darwin. Explique o enunciado.
Hipótese de que os seres vivos mudam com o tempo; Luta pela sobrevivência e sobrevivência do mais apto. O enfoque desse movimento concentrava-se na seguinte questão:
Quais são as realizações dos processos mentais? O que e como a mente produz? Que uso o organismo faz dela para adaptar-se ao ambiente?
21. Angell, o principal nome desta escola, afirma que o Funcionalismo: a) estuda as operações mentais; b) identifica as utilidades fundamentais da consciência; e, c) é uma psicologia psicofísica. Explique cada uma das assertivas. 
A psicologia funcional é a psicologia da operação mental. A tarefa do funcionalismo é descobrir o modus operandi do processo mental, as suas realizações e as condições sob as quais ele ocorre;
A psicologia funcional é a psicologia das utilidades fundamentais da consciência. Desse modo, a consciência é vista como um instrumento utilitário, já que faz a mediação entre as necessidades do organismo e as condições do ambiente. 
As estruturas e as funções orgânicas existem a fim de permitir que o organismo se adapte ao ambiente para, assim, sobreviver. Angell sugeria que a consciência sobrevivia para executar alguma função essencial para o organismo. Os psicólogos funcionalistas precisavam descobrir exatamente qual era essa função, não apenas da consciência como também dos processos mentais mais específicos, como o julgamento e a vontade;
A psicologia funcional é a psicologia das relações psicofísicas (as relações mente-corpo) e dedica-se ao estudo de todas as relações entre o organismo e seu ambiente. O funcionalismo abrange todas as funções mente-corpo e não faz qualquer distinção entre a mente e o corpo. Ele os considera pertencentes à mesma classe e admite a facilidade de transferência entre eles.
22. Qual o principal interesse científico de Woodworth?
A aplicação de testes mentais, aprendizagem e ensino enfatizava a motivação do ser humano.
23. Quais são, segundo BENJAMIN & LUDY (2009), as instâncias do sistema psíquico proposto por Freud?
 Na segunda tópica a psique foi divida em 3 partes mas com nomes e funções diferentes da primeira, as partes são ID, ego e superego.
24. Como o inconsciente se relaciona com cada uma delas?
O inconsciente manda informações para o consciente de forma distorcida, pois entende que ele não suporta ou seria muito traumático que tal informação se tornasse conciente. O pré- consciente são informação que estão no inconsciente e são acessadas quando preciso pelo consciente.
25. O que é o id?
Id ( significa em alemão, "ele" "isso" ) é o reservatório das pulsões, libido e conteúdos reprimidos que não podem ser acessados pela parte consciente da psique. Regido pelo princípio do prazer.
o Id estaria presente desde o nascimento e contém tudo que é herdado, incluindo as pulsões de vida, que são de natureza sexual, e as pulsões de morte, como agressão, que são de natureza destrutiva. o Id é a parte mais primitiva da mente e a mais inacessível. Opera em nível inconsciente, o que significa que o individuo não tem acesso. Busca o prazer e trabalhar para evitar a dor. A sua energia, foi chamada por Freud de libido.
26. Qual sua função e do que é constituído?
O id se apresenta na forma de pulsões que impulsionam o organismo. Ele é regido pelo principio do prazer, sua função é procurar o prazer e evitar a dor e sofrimento. As pulsões sao chamadas de vida e de morte.
27. Considerando o desenvolvimento do sujeito, em que momento o id aparece?
Já nascemos um id com sensações e necessidades a partir das experiências vão se formar as pulsões e desejos,
28. Qual o princípio que rege esta instância psíquica? Explique.
O principio do prazer, já nascemos com desejos e a função do id é a busca por satisfaze-los. E evitar a dor e sofrimento. Ele não tolera tensão, se ela atingir um certo nível o id age no sentido de descarrega-la. Assim, coloca os conteúdos destorcidos para a consciência. Ele não conhece a realidade objetiva, por isso não tem princípios e regras morais e sociais, então foi criado o ego.
29. O que é o ego?
O proposito do Ego é ajudar o Id a satisfazer suas necessidades, enquanto o id opera de acordo com o principio do prazer, o ego opera de acordo com o principio da realidade, trabalha para controlar as pulsões mas as inibe. É a parte racional da mente, serve como mediador entre o id e o mundo externo. Função de autopreservação. O ego se desenvolve depois do Id, que já nasce com o individuo. Opera parte em nivel consciente e parte em nivel inconsciente.
30. Qual sua função?
Suas funções básicas são: percepção, memorias, sentimentos e pensamentos.
31. Considerando o desenvolvimento do sujeito, em que momento o ego é constituído?
O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. A principal função do ego é buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos do id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências do superego.
32. Qual o princípio que rege esta instância psíquica? Explique.
O principio da realidade. Ele controla os estímulos do mundo externo afim de uma autopreservação, para que aconteçam em momentos apropriados.
33. O que é o superego?
Superego se desenvolve durante a infancia por ensinamento dos pais e ambiente cultural, representa a moral. Faz oposição direta ao Id, ao contrário do ego que tenta de alguma forma satisfazer os desejos do id
34. Qual sua função e do que é constituído?
Ele atua como um censor do ego. Suas principais funções são inibir os impulsos do id e buscar a perfeição. É constituído pelo EGO-IDEAL que é o bem a ser procurado ou a consciência do mal a ser evitado. 
35. Qual o princípio que rege esta instância psíquica? Explique. 
Principio da moralidade. Ele nos controla e pune quando fazemos algo que vai contra aos princípios morais internalizados, mas também nos recompensa ao fazemos algo meritório. Ele procura inibir os impulsos do id, visto que ele não conhece a moralidade.
36. Quais são as fases de desenvolvimento (ou fases psicossexuais) do sujeito? Explique o funcionamento de cada uma delas?
Fase Oral, Anal, Fálica e Genital Fase Oral (aproximadamente de 0 a 1 ano): A pulsão básica do bebê não é social ou interpessoal, é apenas receber alimento para atenuar as tensões de fome e sede. Enquanto é alimentada, a criança é também confortada, aninhada, acalentada e acariciada. No início, ela associa prazer e redução da tensão ao processo de alimentação.
Fase Anal (aproximadamente de 1 a 3 anos): À medida que a criança cresce, novas áreas de tensão e gratificação são trazidas à consciência. Nesse período, as crianças geralmente aprendem a controlar os esfíncteres anais e a bexiga. A criança presta uma atenção especial à micção e à evacuação. O treinamento da toalete desperta um interesse natural pela auto descoberta. A obtenção do controle fisiológico é ligada à percepção de que esse controle é uma nova fonte de prazer. Além disso, as crianças aprendem com rapidez que o crescente nível de controle lhes traz atenção e elogios por parte de seus pais. O inverso também é verdadeiro; o interesse dos pais no treinamento da higiene permite à criança exigir atenção tanto pelo controle bem sucedido quanto pelos "erros".
Fase Fálica (aproximadamente de 3 a 5 anos): Freud afirmava que essa fase é melhor caracterizada por "fálica" uma vez que é o período em que uma criança se dá conta de seu pênis ou da falta de um. É a primeira fase em que as crianças tornam-se conscientes das diferenças sexuais. Freud tentou compreender as tensões que uma criança vivencia quando sente excitação "sexual", isto é, o prazer a partir da estimulação de áreas genitais. Esta excitação está ligada, na mente da criança, à presença física próxima de seus pais. O desejo desse contato torna-se cada vez mais difícil de ser satisfeito pela criança, ela luta pela intimidade que seus pais compartilham entre si. Esta fase caracteriza-se pelo desejo da criança de ir para a cama de seus pais e pelo ciúme da atenção que seus pais dão um ao outro, ao invés de dá-la a criança. 
Fase de Latência (aproximadamente de 06 a 11 anos): Este período tem por
característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares. Fase Genital (aproximadamente a partir dos 11 anos – início da adolescência): A fase final do desenvolvimento biológico e psicológico ocorre com início da puberdade e o consequente retorno da energia libidinal aos órgãos sexuais. Neste momento, meninos e meninas estão ambos conscientes de suas identidades sexuais distintas e começam a buscar formas de satisfazer suas necessidades eróticas e interpessoais.
37. O que são mecanismos de defesa e para que servem? Cite e defina pelo menos dois deles.
São processos inconscientes que garantem a integridade do ego, isto é, são uma espécie de proteção mental frente as angústias. Estes são considerados um sistema de adaptação emocional. Dentre os mecanismos de defesa, podemos destacar a Racionalização e a Projeção.
Racionalização – é um processo em que procuramos encontrar fundamentos racionais, para atitudes e comportamentos com origem emocional, isto é, uma tentativa inconsciente de camuflar o verdadeiro fundamento, logo não pode ser considerado uma mentira.
Projeção – o indivíduo afasta de si características negativas, salvaguardando-se da angústia de as ter. Um claro exemplo disso, são os alunos que após uma nota negativa, atribuem a culpa á professora ou mesmo ao teste, “que o teste era difícil” ou “saiu matéria que não tínhamos dado”.
38. Para Freud, qual a importância da análise dos sonhos? Explique.
O sonho é o caminho que conduz ao inconsciente. O sonho é considerado o fenômeno da vida psíquica pelo qual os processos do inconsciente são revelados de uma forma clara e acessível ao estudo. Para Freud, o sonho é produto da atividade do inconsciente e sempre tem sentido intencional, ou seja, a realização, ou não, de um desejo reprimido. 
39. Para Freud, o principal método é o de associação livre. O que é este método? Como funciona?
Usado por terapeutas consciente no paciente dizer tudo o que vem a mente. Assim o terapeuta analise o que foi falado tentando descobrir as falas ocultas no discurso para conseguir alcançar informações de inconsciente.
40. O que é catarse e como era utilizada por Freud?
Catarse era um método usado por Breuer e passado para Freud, que era também conhecido como "limpeza de chaminé". A idéia da catarse era rememorar a cena que estava causando a "perturbação" provocando a liberação emocional associada a mesma.
41. O que é, e como funciona, a pulsão (ou instinto) de vida (Eros)?
Pressão ou força que que tende para um objetivo. As pulsões de vida são as pulsões sexuais e as pulsões de auto conservação, se opõe as pulsões de morte. 
42. O que é, e como funciona, a pulsão (ou instinto) de morte (Tánatos)?
As pulsões de morte representam a tendência fundamental de todo ser vivo a retornar a um estado anorgânico. Voltadas inicialmente para o interior e tendendo à autodestruição, as pulsões de morte seriam secundariamente dirigidas para o exterior, manifestando-se então sob a forma da pulsão de agressão ou de destruição.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ SANTA CATARINA
BIANCA NEVES TOLENTINO
CAROLINA BRESSAN PALUDETTO
DIEGO DE SOUZA MARQUES
NATALIA DA SILVEIRA
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
ROTEIRO DE ESTUDOS PARA AV1
WUNDT
FUNCIONALISMO
ESTRUTUTALISMO
FREUD
São José - SC
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais