Buscar

test. Sobre a ética cristã

Prévia do material em texto

Sobre a ética cristã, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) As virtudes podem ser classificadas em cardeais(a prudência, a temperança, a justiça e a fortaleza) e teologais (a fé, a esperança e a caridade). II) As obras de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são consideradas fundamentais para a formulação conceitual da ética cristã. III) De acordo com a concepção ética cristã, a lei divina não pode ser considerada injusta.
	
	
	
	
	Apenas II e III estão corretos.
	
	
	Nenhum está correto.
	
	
	Apenas I e III estão corretos.
	
	 
	Todos estão corretos.
	
	 
	Apenas I e II estão corretos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na:
	
	
	
	 
	estabilidade das leis
	
	 
	complexidade fixada
	
	
	Força da natureza
	
	
	verdade imutável
	
	
	ciência da morte
	
	
	
		
	
		3.
		O pensamento renascentista diferencia-se do pensamento medieval e modifica a relação do homem com o mundo, e dessa maneira influencia no movimento de relação do homem em suas relações éticas. A teoria que fundamenta essa nova relação é:
	
	
	
	 
	Teoria Antropocêntrica: O Homem como o centro do Universo;
	
	
	Teoria do Mito da Caverna: teoria de Platão: Ética e Política
	
	
	Teoria teocentrismo: Deus como o centro do Universo;
	
	
	Teoria da Translação: Poder da Igreja de tronar ou destronar um rei.
	
	
	Teoria Heliocêntrica: O sol como o centro do Universo;
	
	
	
		
	
		4.
		Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
	
	
	
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
	
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	
	 
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		De acordo com os modelos éticos do povo grego, qual a visão de mundo para Sócrates?
	
	
	
	 
	Acreditar na estabilidade das leis, dos princípios verdadeiros e universais das normas, conferindo a elas um valor intrínseco.
	
	
	Utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem ¿como aquela que necessita de um lugar¿ ou ¿morada¿, definindo um ¿modo de estar¿ no mundo.
	
	
	O saber e a prudência não seriam essenciais para o entendimento da ética, pois não iriam influenciar o homem, de que modo ele deveria viver, conseguindo a felicidade.
	
	
	O não Entendimento do avanço da ética como elaboração de um método, que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa.
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.
	
	
	Um ato moral é sinônimo de um ato amoral
	
	
	O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.
	
	
	O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.
	
	 
	Segundo o pensamento aristotélico, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.
	
	
	
		
	
		7.
		A virtude ética é uma teoria que se foca mais no caráter do que nas ações e que está mais interessada na questão de saber quais as ações que estão corretas e quais as que estão erradas e a Ética da Virtude pensa assim sobre as diversas formas de trabalhar a referida questão. A Ética da Virtude pensa assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:
	
	
	
	 
	Virtude que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.
	
	 
	Compete à moral chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá a suas ações para ser verdadeiramente feliz.
	
	
	A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indíviduos que não mantêm relações interpessoais.
	
	
	Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter.
	
	
	A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		A noção de que o bem só é possível quando compartilhado ao nível social, que o ético se faz a partir do todo social e não a partir da ação individual, faz parte das discussões da:
	
	
	
	
	Legislação vigente
	
	
	Ética individual
	
	 
	Ética moralista
	
	
	Moral acidental
	
	 
	Ética contemporânea

Continue navegando