Buscar

Desafio Profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
22/05/2017
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
autores:
Erika Sandra Nogueira Fernandes de lima- RA 6037592087
Lais tiago de sousa marinho- Ra 8798005437
camila gomes da costa- ra 1982613925
wellington henrique florisi- ra 5977461066
Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira, Educação e Diversidade, Tecnologias Aplicadas à Educação, fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Tutor (a) à distância: Milena Farias Mendes
São Bernardo do Campo
22/05/2017
�
INTRODUÇÃO
 A Escola Futura de ensino médio da rede publica estadual, localizada na região Central da Cidade de São Bernardo do Campo e foi fundada em 05 de janeiro de 1997, com funcionamento nos períodos matutino (7hs á 12h: 50min), vespertino (13hs às 17h: 50min) e noturno (19hs às 22h: 50min). A Escola disponibiliza todos os livros e materiais didáticos necessários para atender os alunos do ensino médio durante o ano letivo. O material didático é atualizado constantemente em relação aos aspectos pedagógicos, tecnológicos, gráficos e visuais, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, propiciando a formação integral do educando, com foco no desenvolvimento de suas potencialidades.
 Estrutura Física da Escola:
12 salas de aulas que possuem 36 cadeiras universitárias, Ventiladores e iluminação adequada em todas elas. 
1 Pátio amplo com 8 banheiros (4 femininos e 4 masculinos todos com acesso a cadeirantes e esgotamento sanitário e manejo para resíduos sólidos)
1 Quadra poliesportiva coberta – afim de garantir o acesso dos alunos para práticas esportiva
1 Biblioteca ampla e arejada com um grande acervo bibliográfico tais como: livros, periódicos científicos e de conhecimentos gerais, filmes e jornais.
1 Laboratório de ciências, pesquisas e informática equipada com 20 computadores e 1 retroprojetor e equipamento de multimídia entre eles: amplificadores, microfones, caixas acústicas, projetor e iluminação adequada.
1 Refeitório/cantina com 6 bebedouros com água tratada, distribuídos na entrada e ao lado da cantina.
1 Secretária, Sala de professores, Sala de direção e área para fumantes.
01 auditório, criado como uma opção de ensino dinâmico para os professores oferecerem aos alunos por meio de palestras ou apresentações, vídeo aulas e métodos práticos. O espaço contém: 200 lugares, ar condicionado, data show, TV a cabo e internet, contando com conforto e sofisticação para os alunos.
 O corpo docente da Escola Futura é composto por 30 professores graduado e pós-graduado em áreas especifica, e investem continuamente em seu desenvolvimento como educadores, estimulando a reflexão sobre a prática pedagógica. A competência dos seus profissionais permite que a Escola mantenha atualizada sua metodologia de ensino, que contempla o rigor conceitual e a subjetividade do conhecimento. O currículo escolar é constantemente reavaliado e alinhado às reflexões pertinentes às Ciências Naturais e Humanas e às diferentes formas de expressão, enfatizando o trabalho colaborativo e em equipe.
 Todos os professores do Ensino Médio têm competência específica na sua área de atuação, vocação para o trabalho com jovens e disponibilidade para refletir constantemente sobre os novos rumos do ensino e da aprendizagem alem do vasto comprometimento com a sociedade.
 Atualmente a Escola possui em seu corpo discente 1100 alunos distribuídos nas três séries do ensino médio e nos três períodos de funcionamento, a maioria considerada de classe social mediana, de modo geral estes alunos não possuem atritos de gênero, classe ou religião conseqüentemente respeitando suas diferenças e ao próximo, com uma taxa de repetência e abandono de menos de 10% e mesmo assim a escola procura definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar. No terceiro ano do ensino médio cerca de 40% dos alunos já trabalham e juntamente com os demais demonstram interesses profissionais. A escola como colaboradora disponibiliza oficinas e visitas á faculdades visando despertar o interesse dos alunos nas suas escolhas profissionais. 
								
 
JUSTIFICATIVA
Este projeto se justifica porque geralmente, em nosso sistema educacional, os jovens acabam refletindo sobre uma carreira, por exemplo, ou seus objetivos futuros, apenas no terceiro ano do Ensino Médio, quando já precisam fazer uma escolha “definitiva” no vestibular.
Nós como professores temos um grande desafio: ajudar os alunos na aquisição do conhecimento para exercer suas profissões futuras e no desenvolvimento de competências que terão como alicerce o autoconhecimento e o reconhecimento dos padrões diferenciados de informações e expectativas.
 Desenvolvemos então esse projeto com o intuito de oferecer oportunidade de traçar juntamente com os alunos, perfis e possibilidades de escolhas. Na maioria das vezes por falta de orientação, ou ate mesmo por necessidades, vários jovens param de freqüentar a escola ainda na educação básica, ingressando precocemente no mundo do trabalho. Essa falta de instrução, normalmente, produz inconveniências ao seu futuro. 
 A escolha profissional começa quando o indivíduo se torna consciente de que uma profissão pode satisfazer suas necessidades. Não se trata apenas de encaminhar ao jovem essa idéia, mas sim proporcionar a ele as especificidades das profissões de forma a orientá-lo neste processo de identificação profissional. Os jovens concluintes do ensino médio além de suas dificuldades individuais para efetuar uma escolha profissional, ainda enfrentam influências da família, dos amigos, a influência financeira.
 Os estudos possibilitam aos alunos realizarem escolhas diante das várias opções do mercado profissional, é extremamente importante ressaltar que o trabalho não é apenas uma ocupação do ser humano para afugentar o ócio. Trabalhar não é somente sentir-se útil, mas é a possibilidade de exercer as diversas dimensões do ser humano, como cultura e sonho. 
O trabalho expressa a própria dignidade do ser humano e garante a sobrevivência colaborando assim no processo de construção da sua identidade social.
3- OBJETIVO GERAl
Apresentar para os alunos os aspectos de diversas profissões para que eles possam mergulhar em temas relativos ao autoconhecimento e ao mundo profissional, reconhecer em meio a várias opções, aquela que se encaixa em seu perfil e assim possa avaliar sua escolha e sua futura profissão.
Levando em consideração a competitividade do mercado de trabalho e a necessidade de escolher uma atividade profissional após o ensino médio, este trabalho foi elaborado para que o estudante possa aprender a discutir e conhecer área de seu interesse. 
3.1- OBJETIVOS ESPECIFICOS
Desenvolver melhor a percepção de si mesmo ligado à afinidade com a área e o que tem mais a ver com a sua personalidade;
Explorar novas possibilidades de profissões, 
Atenuar a ansiedade natural deste momento de vida;
Fortalecer o compromisso do jovem com sua escolha (engajamento).
Fazer com que os alunos reconheçam suas principais habilidades ou características desejáveis para atuar em cada área.
Valorização das diferentes profissões
Valorização das diversas formas de expressão cultural, cultivadas através do trabalho.
Favorecer a reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou?” em seus aspectos físico, afetivo e social; Manter os alunos atualizados sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão;
Esclarecer dúvidas dos alunos sobre as grades curriculares de cada curso, áreas de atuação e oportunidades de emprego;
3.2- METODOLOGIA
Desenvolvemos o cronograma a seguir
partindo da necessidade de preparar de forma contextualizada e consciente os alunos do ensino médio para sua escolha profissional com a finalidade de que os mesmos podem adquirir maior intimidade com as profissões, podendo assim avaliar as possibilidades de mercado de trabalho e aptidões a respectivas atribuições.
Palestras sobre as profissões tradicionais e em destaque no mercado
Feiras e oficinas com presença de profissionais de diversas áreas profissionais.
Vídeo –aulas e Cursos on-line em parceria com outras instituições.
Busca de parceiros, como Universidades, que possam dar ênfase na comunicação dirigida ao mercado de trabalho.
4- CRONOGRAMA
O Cronograma será desenvolvido ao longo dos 04 bimestres.
 
1º Bimestre 
Entrevista e estudo das profissões dos pais, com foco nas atitudes e os valores considerados importantes no exercício de sua profissão;  suas escolhas profissionais e o impacto da liderança e dos valores éticos na sua profissão;
Aula de Filosofia abordando a ética e a liderança no trabalho, bem como as escolhas das profissões familiares.
Atividade Avaliada pelo Professor de Português com peso 2,0 para avaliação final: Redação: Desenvolver uma dissertação considerando a proposta a seguir:
Texto:
 “A escolha de uma profissão é o resultado de um longo processo que envolve, principalmente, um compromisso com o autoconhecimento. As profissões precisam ser pesquisadas e conhecidas, mas o essencial é nossa relação com elas – em que medida nos identificamos com as atividades, com os tipos de benefícios que prestam e como se relacionam com nossas necessidades e valores. Portanto, é importante refletirmos sobre o que queremos realizar de nossas vidas e como podemos contribuir, no contexto social, com o nosso trabalho.”
 http://pedagogiaaopedaletra.com/escolha-profissional/ 
2º Bimestre
Palestra sobre Profissões, com o Profissional RICARDO ORSINI, Consultor em Projetos Educacionais, autor e palestrante do tema: “Educação & Mercado de Trabalho – A palestra será focada nas Profissões tradicionais e  novas -  Cursos, Mercado de trabalho, Habilidades, tecnologia, leitura e idiomas - empreendedorismo, Ética, Trabalho voluntário, tendências das carreiras e de como o jovem pode elaborar um plano de carreira, já a partir do início do Ensino Médio - tradicionais e  novas -  Cursos, Mercado de trabalho, Habilidades, tecnologia, leitura e idiomas - empreendedorismo, Ética, Trabalho voluntário, tendências das carreiras e de como o jovem pode elaborar um plano de carreira, já a partir do início do Ensino Médio.
Atividade Avaliativa valendo contará com 2,0 pontos para a avaliação final:
 Formar grupos com 04 alunos e desenvolver um plano de carreira. 
 Seguindo os passos a seguir: 
Faça uma avaliação pessoal. (Fazer uma avaliação pessoal é fundamental para definir com clareza o que você quer e aonde almeja chegar). 
Defina objetivos. ...
Elabore estratégias. ...
Inspire-se nos exemplos de sucesso.
Coloque seu plano de carreira no papel.
3º Bimestre
Aplicação do curso com a Temática “Profissões do futuro” com o objetivo de apresentar aos estudantes as carreiras promissoras no mercado de trabalho, orientando-os a identificação das áreas que estão em destaques e as habilidades e competências necessárias para ocupação de cada uma delas. O curso é on- line, oferecido pelo CIEE através do site www.ciee.org.br terá carga horária de 5 horas.
A escola disponibilizará um certificado de participação para o aluno, o mesmo deve apresentar um relatório sobre o curso que contará peso 2.0 para a avaliação final.
4º Bimestre
Elaboração de uma feira ou exposição onde grupos formados com 05 alunos escolherão uma profissão. O projeto para desenvolver esta feira ou exposição será dividido em três fases. 
Fase: O aluno sob a orientação e supervisão do professor fará a pesquisa teórica em livros, revistas, jornais, internet, etc., sobre a profissão escolhida.
Fase: Os alunos farão a pesquisa de campo, ou seja, munidos com ofício do colégio irão às universidades, contatando assim com a reitoria, com a coordenação, corpo docente e discente do curso em questão. Apresentarão neste momento questões previamente elaboradas com relação: estatísticas do curso... Desde quando a universidade oferece o curso? Número de iniciantes? Quantos concluem? O que leva a desistência... Ainda nesta fase, os alunos farão a pesquisa diretamente com o profissional já estabelecido, apresentando questões pré- elaboradas pela equipe, adquirindo as informações e esclarecimentos necessários, tais como: Quanto tempo atua na área? Quais as dificuldades? Realizações? O mercado de trabalho?... OBS: Coletar fotos, vídeos, as entrevistas... 
Fase: Os alunos já com todo material teórico (textos, fotos, vídeos e outros), e com a presença de profissionais que foram ora convidados no momento da visitação, organizarão uma feira e montarão os Stands no Pátio da Escola, expondo todo os materiais coletados e desenvolvidos oportunizando as demais turmas o contato direto com a informação, esclarecendo possíveis dúvidas e curiosidades.
5 – Avaliação Final:
Avaliação será feita com base no evento (feira ou exposição) desenvolvido ao longo do 4º bimestre com base nas apresentações, e na construção do projeto que foi desenvolvido pelos alunos, onde todos os professores estarão envolvidos na avaliação. A avaliação terá peso 4.0 na média final do bimestre.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília. MEC/SED, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 18 set. 2015
Profissões- A escolha certa. 3º Congresso de Boas Práticas em sala de Aula. Disponível em :
<http://www.parceirosdaeducacao.org.br/arquivos/Congresso_de_Boas_Praticas/4o_Congresso/assets/cleonice-paes-de-barros-guimara--es_milton-da-silva-rodrigues.pdf >. Acesso em: 20 de maio 2017 
MARQUES, José Roberto. Como fazer um plano de carreira. Disponível em <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-fazer-um-plano-de-carreira >. Publicado em 16 de dezembro de 2015.
Pedagogia ao Pé da Letra | 2010-2017. Educar é um ato de amor. A escolha profissional disponível em < https://pedagogiaaopedaletra.com/escolha-profissional/>. Acesso em 18 de maio 2017
Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), cursos EAD - Profissões do futuro. Disponível em: <http://www.estudantes.ciee.org.br/portal/est/ead/index.asp>. Acesso em 25 de maio 2017.
ORSINE. Ricardo, Projetos Educacionais. As Profissões e o mercado de trabalho. Disponível em: <Http://www.ricardoorsini.com/41.html> . Acesso em 25 de maio,2017.
ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da Educação. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
 
LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estruturas e organização. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2012. 
CINTRA, Joseane C. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera 
Publicações, 2011
MOREIRA, Antônio F. B.; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo. 8. Ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SILVA, Simone C. P. das Tecnologias aplicadas á Educação. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Erika Sandra Nogueira Fernandes de lima- RA 6037592087
Lais tiago de sousa marinho- Ra 8798005437
camila gomes da costa- ra 1982613925
wellington henrique florisi- ra 5977461066
DESAFIO PROFISSIONAL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais