ED psicologia organizacional  RESPOSTA
4 pág.

ED psicologia organizacional RESPOSTA


DisciplinaPsicologia Organizacional e Gestão de Pessoas134 materiais2.122 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Considerando-se o momento histórico contemporâneo no que tange a relação do homem com o trabalho, podemos analisar que:
 
Toda experiência adquirida no exercício da atividade profissional necessita de capacidade intelectual e pode desprezar a educação formal.
PORQUE
A excelência do trabalho braçal e da habilidade manual não se sobrepõe, em empresas de tecnologia desenvolvida, à exigida argúcia intelectual.
 
Resposta: D, A primeira afirmativa é falsa pois para realizar uma atividade profissional não devemos desprezar a educação formal, e sim uni-la com a capacidade intelectual, e a segunda justificativa é verdadeira pois em empresas de tecnologia desenvolvida não é necessário trabalho braçal e sim uma inteligência intelectual.
 No que tange ao papel desempenhado pelo psicólogo organizacional e do Trabalho no contexto contemporâneo, precisam ser analisados os seguintes aspectos:
 
É preciso que este profissional seja um decisor racional, um planejador sistemático e um coordenador e supervisor eficiente das atividades organizacionais
 
PORQUE
 
necessita compreender que as organizações são diferentes e estão inseridas em ambientes complexos e heterogêneos em ritmo de mudança acelerada, buscando uma função estratégica e assessorar as pessoas em sua relação com o trabalho.
Resposta D, A primeira afirmativa é falsa pois um psicólogo organizacional do trabalho não precisa ser um planejador sistemático e sim saber planejar diante dos problemas que ira enfrentar e assim poderá auxiliar os colaboradores da empresa. A segunda justificativa é verdadeira pois as organizações são diferentes, aonde cada uma possui sua cultura, uma visão e um objetivo, aonde estão buscando auxilia as pessoas em relação ao trabalho.
 
Considerando que a oferta de mercado de recursos humanos é maior que a procura, quais as implicações no desenvolvimento dos processos de recrutamento e seleção de pessoal?
Resposta B, As implicações encontradas no processo de recrutamento é como eu vou buscar essas pessoas, pois leva tempo, e na maioria das vezes envolve dinheiro para poder divulgar a vaga, e na seleção a implicação é que na maioria dos casos as pessoas não possui experiência, capacitação profissional e nem o perfil da vaga.
O psicólogo organizacional pode se utilizar de dois índices importantes  para proposição de mudanças e melhorias na gestão de pessoas: Turnover e Absenteísmo. Ao tratamos deTurnover e de Absenteísmo de pessoal partimos do pressuposto que:
Reposta A, devemos considerar como efeitos Turnover e Absenteísmo pois Muitas vezes esses indicadores são controlados de forma simplista e operacional, perdendo-se o enfoque estratégico na gestão de valor dos ativos humanos, aonde o absenteísmo e rotatividade de pessoal podem indicar problemas nas relações, nos salários, nos benefícios, no desenvolvimento ou nas condições de trabalho.
Quando um psicólogo estiver realizando um recrutamento externo e tiver que fazer uso de anúncio em jornal, o que ele quer atingir quando é recomendado que se faça um anúncio do tipo fechado?
Resposta C, o objetivo do psicólogo é limitar os números de currículos, mantendo confidencialmente o nome da empresa. 
Considerando-se que uma empresa possa desenvolver o recrutamento interno ou externo para o preenchimento de uma vaga, considera-se como vantagens do Recrutamento Interno:
Resposta: A, uma das vantagens do recrutamento interno é que será menos currículos para analisar, é financeiramente mais e Econômico, aonde pessoas que já trabalham na empresa tem a oportunidade de subir de cargo.
 
Para a realização da descrição e análise de cargos é necessário que utilizemos:
Resposta: D, Através do método misto pois se utilizarmos, questionários (aonde leva pouco tempo, aonde facilita o trabalho para revisão de cargos), entrevistas (aonde cada ocupante do cargo relata as descrições do cargo), unindo essas informações teremos uma avaliação mais abrangente.
Diante de uma crise no mercado, a empresa BELMONTE buscou uma alternativa para racionalizar seus recursos, optando por terceirizar todo o seu serviço de atendimento no 0800 com acompanhamento do setor de marketing da empresa. Os custos com o quadro de pessoal diminuíram, mas a empresa passou a enfrentar um grande volume de reclamações referente à queda na qualidade no atendimento. A gerência de RH decidiu então propor um programa de treinamento para a equipe terceirizada, para solucionar o problema de qualidade no atendimento aos clientes. O modo como essa decisão foi tomada é:
Resposta: B é inadequado a atitude do RH pois formularam um programa de treinamento através das reclamações somente, aonde não converso com a equipe e não sabe o que precisa ser melhorado, o correto seria ver aonde os funcionários estão errando e trabalhar para melhorar esses pontos negativo, deve se ver também aonde estão acertando, e valorizar esses acertos.
Você é o responsável pela definição do perfil do cargo de Recepcionista. Para isso, qual a fonte de identificação de perfil de cargo que você pode utilizar?
Resposta E, pois através da analise de cargo pode se identificar qual é o serviço realizado pelo funcionário que atua naquela atividade, aonde podemos juntar com observações e entrevistas.
Um psicólogo organizacional ao se deparar com uma nova vaga para recrutamento de pessoal, se depara com inúmeras fontes que podem ser utilizadas. Identifique dentre elas a fonte de Recrutamento externo que se apresenta com menor custo financeiro e maior rapidez diante das outras
Resposta: C, Pois no banco de dados tem currículos que ja foram pré selecionados, aonde pode ser utilizado para essa vaga, sem ter que gastar tempo e dinheiro com um novo recrutamento.
Você é consultor em psicologia organizacional de uma empresa de importação que necessita contratar um profissional para a área comercial que seja competitivo, agressivo e dinâmico. Para organizar o seu processo seletivo você deveria levar em consideração:
Você é consultor em psicologia organizacional de uma empresa de importação que necessita contratar um profissional para a área comercial que seja competitivo, agressivo e dinâmico. Para organizar o seu processo seletivo você deveria levar em consideração:
Resposta: E, Durante o processo seletivo para o psicólogo analisar o candidato é interessante coloca lo em situações em que ocorrera no seu dia a dia, ex em um jogo de empresa, pois assim é possível ver como o candidato reage em determinadas circunstancias.
Você foi designado para fazer parte de uma comissão de cargos e salários, incumbida de rever as carreiras e o plano de cargos da organização. Para consolidar a carreira dos engenheiros, compete a você defender a opção por uma carreira em Y, substituindo a carreira por linha hierárquica que vem sendo praticada. Nesse sentido, você afirma que a carreira em Y é mais adequada porque: 
Resposta E, Pois através do plano de cargos fica claro qual é a função e tarefa que cada funcionário terá que estar realizando.
Para esta questão considere as atuais discussões sobre a atuação e a ética do psicólogo do trabalho e as seguintes colocações:
...Eles (os psicólogos) ...atendem ao mesmo tempo desempregados e desempregadores... O psicólogo aprende que há uma ética que coloca a integridade do ser como centro da realização humana....Há uma ética que os coloca entre o dever de aceitar ou recusar o acolhimento a quem tem o poder para censurar, torturar, matar e até desempregar. (Paulo Roberto Moreira, em Quem são as Pessoas que Desempregam Pessoas?; Revista Viver, julho/1999, p. 25)
Assinale a alternativa correta ao analisar o papel do psicólogo no contexto de trabalho
Resposta: D, Pois o psicólogo da área organizacional está ali para auxiliar todos os trabalhadores em relação ao ambiente de trabalho
 O gerente de uma rede de lojas tem os seguintes problemas com os funcionários que trabalham nos caixas: alto grau de insatisfação com o trabalho; queixas de dores nos pulsos, ombros