Buscar

APOL 1 ÉTICA E GESTAO DE PESSOAS

Prévia do material em texto

APOL 1 
Questão 1/5 - Gestão de Pessoas
Percebemos que as empresas contemporâneas buscam não só profissionais, mas parceiros da organização, estando dispostas a investir no capital intelectual, pois são conscientes de que é necessário um quadro motivado e qualificado para que a empresa obtenha sucesso e se mantenha competitiva no mercado. Não só as empresas mudaram a visão, os profissionais também se tornaram mais exigentes e seletivos, buscando cada vez mais qualificação profissional e desafios que os permitam crescer e desenvolver-se em sua área. É bem verdade que muitas organizações brasileiras ainda apresentam vestígios práticos bem demarcados dos antigos modelos de gestão, apesar de que na teoria apresentem-se como seguidores afincos dos processos de modernização. (Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=qzaextpdq)          
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.
 I - As empresas contemporâneas investem em seus próprios profissionais.
                                                PORQUE
II - Profissionais motivados e competentes contribuem para o sucesso e a competitividade da empresa no mercado.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
	
	A
	As asserções I e II são corretas e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	A asserção I é falsa.
	
	C
	A asserção II é falsa.
	
	D
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II nada tem a ver com a I.
	
	E
	As asserções I e II são falsas.
Questão 2/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Em novembro de 2015 Paris, a capital econômica da França, sofre um atentado terrorista que deixou mais de 120 mortos, e mais de 350 feridos e dentre estes muitos em estado crítico de saúde. O Estado Islâmico assumiu a autoria dos atentados. Depois dos ataques, a França fechou suas fronteiras e colocou o exército nas ruas de Paris, e revidou o ataque bombardeando o Estado Islâmico na Síria.  
Com base nestas informações é possível afirmar:
I - O atentado foi uma ação que visa preservar a sociedade e a integridade do grupo social;
II - Revidar o ataque, bombardeando o Estado Islâmico é de fato uma atitude ética;
III - O atentado não foi uma atitude ética, nem tão pouco moral, pois as relações dos indivíduos na sociedade, são reguladas por um conjunto de normas, leis, costumes e hábitos e estes devem ser respeitados.
IV - As normas, leis, costumes e hábitos do Estado Islâmico devem ser respeitados pelo mundo, mesmo quando se trata dos ataques a outras sociedades;
V - A falta de ética e moral pelos integrantes do Estado Islâmico, afetou a vida de milhares de franceses em novembro de 2015.
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	C
	As afirmações (iii) e (v) são verdadeiras
	
	D
	As afirmações (iii) e (iv) são verdadeiras
	
	E
	( ) Somente a afirmação (iv) é verdadeira
Enxurrada de lama, causada pelo rompimento de barragem em Mariana – MG, causou destruição por onde passou.
Em novembro de 2015 no estado de Minas Gerais, aconteceu uma das maiores tragédias ambientais já ocorridas até então no Brasil. O rompimento de uma barragem levou morte e destruição por onde passou. Fica a pergunta: a empresa mensurava os riscos? Os responsáveis sabiam dos riscos? Tinham autonomia para agir? Tinham consciência de que uma tragédia deste porte poderia ocorrer? O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que detinha a responsabilidade da fiscalização, sabia dos riscos? Houve alguma subvenção para que dessem autorização para a produção? Difícil averiguar, mas um indivíduo não colocaria em jogo questões tão delicadas, a não ser que não houvesse conhecimento do real potencial de risco. Bom, partimos do pressuposto que um ser humano em sã consciência não colocaria em risco seu emprego e o sustento da sua família, bem como, não gostaria de tomar para si a responsabilidade de tantas vidas afetadas por uma negligência de sua parte. Posto isto e diante a dificuldade de se achar um culpado, partimos para a análise de acontecimentos que sucederam a tragédia. Um fato que merece destaque e que envolveu questões éticas, morais e legais, foi o fato de comerciantes das cidades afetadas pela lama, ao se depararem com a elevação da demanda por água mineral, imediatamente aumentaram os preços dos galões de água.
Com base nestas informações é possível afirmar:
I - A elevação dos preços por parte dos comerciantes é considerada uma atitude ética;
II - A existência de poucos concorrentes em condições de ofertar a água, faz da atitude dos comerciantes, devido a elevação da demanda, uma atitude baseada na moral;
III- Os comerciantes, tem o direito de elevar os preços, porém este fato não é moral;
IV - A elevação dos preços diante de um fato como o ocorrido, não caracteriza uma atitude ética e de direito.
	
	A
	Apenas as afirmações (i) e (ii) são verdadeiras
	
	B
	Apenas as afirmações (i) e (iii) são verdadeiras
	
	C
	As afirmações (iii) e (iv) são falsas
	
	D
	As afirmações (iii) e (iv) são verdadeiras
	
	E
	Somente a afirmação (iv) é verdadeira
Questão 4/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
Em uma empresa, indivíduos se relacionam internamente e com a comunidade, isto posto, a empresa torna-se responsável por atitudes éticas que devem prezar pela moral dos seus funcionários bem como da comunidade na qual se relaciona. Segundo Yamashita, a empresa que transpira ética deve se preocupar em cumprir todos os aspectos legais que ela exige e preocupar-se também com o bem-estar e a saúde de seus funcionários, propiciando-lhes melhor qualidade de vida. Deve evitar o desperdício de produtos e recursos naturais, tais como a água e a energia, e optar pelo uso de energias alternativas e limpas.
Empresas que visam obter lucro em um mundo cada vez mais globalizado, têm aplicado parâmetros éticos para balizarem suas atividades. A adoção de atitudes como as citadas por Yamashita (2009), possibilitam reflexos nas atividades empresariais e em consequências em seus resultados financeiros.
Considerando o que foi exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Uma atitude ética com os funcionários, é caracterizada também pelo respeito que a empresa tem com a cultura local da comunidade onde ela está inserida.
PORQUE
II - Uma empresa que demonstra ter comprometimento e responsabilidade de planejar sua direção e seu crescimento, com respeito aos ditames éticos e legais, levando em consideração os aspectos culturais de determinada comunidade, pode influenciar positivamente a comunidade em que está inserida e consequentemente seus funcionários.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	B
	 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	 A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	 A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5/5 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental
O atleta Patrick Mendes, que ficou em quarto lugar no levantamento de peso na categoria até 105 Kg, foi flagrado no exame antidoping durante os Jogos do Pan Americanos de Toronto. De acordo com a notificação da comissão Médica da Odepa (Organização Desportiva Pan Americana), foi identificado um tipo de testosterona no exame feito no atleta.
Com o resultado, Mendes teve o resultado cancelado. A medida não altera o quadro de medalhas, já que ele ficou em quarto lugar. O Brasil conquistou um ouro, uma prata e dois bronzes no levantamento de peso. Mendes tem direito de realizar um exame de contraprova.
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2015/07/1656790-brasileiro-do-levantamento-de-peso-e-pego-no-doping-em-toronto.shtml
As ambiguidades humanas são cercaspela ética. As atitudes em alguns aspectos são boas, mas em outros são más: elas nos convêm e ao mesmo tempo não nos convêm. No terreno das relações humanas, essas ambiguidades ocorrem com maior frequência ainda.
Assim diante do material desta rota, qual a definição de ética segundo Motta (1984)?
	
	A
	A ética é uma lei imposta por Deus para determinar nossa vida em sociedade.
	
	B
	O direito é um sistema ideal que faz da ética inútil na sua prática.
	
	C
	A ética não está relacionada ao direito, pois a ética procura os fundamentais do comportamento humano.
	
	D
	A ética é um bloco de valores que conduz o comportamento humano na sociedade, garantindo o bem-estar social.
	
	E
	Nenhuma das afirmações anteriores
	1A
	2C
	3E
	4A
	5D
NOTA 100.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes