Buscar

6a AULA DE D. CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bens
Em primeiro lugar, cumpre diferenciar “coisa” de “bem”. O primeiro é tudo que está na natureza com exceção das pessoas, ao passo que o segundo é tudo que pode ser objeto de negócio jurídico, portanto, pode-se concluir que “coisa” é o gênero, cujo “bem” é a espécie. Vale destacar que há uma corrente que inverte os conceitos.
Patrimônio
Patrimônio é o conjunto de relações jurídicas materiais, dotadas de valor econômico, de uma pessoa natural ou pessoa jurídica. Abrange relações obrigacionais e de direitos Reais. O conjunto dessas relações é denominado Patrimônio Global. O patrimônio atinente a situações em que a pessoa, natural ou jurídica, é credora, é denominado Patrimônio Ativo. Nesta oportunidade, é importante para fins de concurso público conhecer as teorias relacionadas ao patrimônio. São elas:
•	1. Teoria Subjetiva: O patrimônio vincula-se a Personalidade Jurídica. Esta Teoria vem sendo, aos poucos, derrotada pela Teoria Objetiva.
•	2. Teoria Objetiva: Há um patrimônio desvinculado da personalidade jurídica, por exemplo, a massa falida , o bem de família, etc.
Bem de família
O bem de família poderá ser voluntário ou involuntário.
1. Involuntário: Não depende de escritura pública, registro ou qualquer ato de vontade das partes, bastando comprovar que o bem imóvel é utilizado para fins de moradia.
2. Voluntário: depende de registro e se consubstancia por meio da manifestação de vontade da parte. É interessante em determinados casos, pois, caso a família tenha vários imóveis, a Lei 8009 protegerá, como bem de família, aquele que tenha menor valor, daí ser importante a instituição do bem de família voluntário nesses casos.
Espécies de Bens
Bens imóveis
1. Por natureza
São aqueles que, em razão da sua natureza, não podem ser transportados de um lugar para o outro sem que se destruam (por isso, são chamados, também, de bens de raiz). Por exemplo, solo, subsolo, arvores, frutos pendentes, etc.
2. Por acessão artificial
São aqueles incorporados pelo homem ao solo de forma permanente. Por exemplo, Plantações, sementes lançadas ao solo, construções.
3. Por determinação legal
São aqueles que, pela lei, são considerados bens imóveis. Por exemplo, Direito a sucessão, Direitos reais sobre imóveis, etc.
OBS: Imóveis por acessão intelectual ou destinação do proprietário. Conforme o inciso III do antigo art. 43 do CC de 1916, eram assim considerados “tudo quanto no imóvel o proprietário mantiver intencionalmente empregado em sua exploração industrial, aformoseamento ou comodidade”
BENS PRINCIPAIS
Bens principais sãos bens que tem existência própria, autônoma, que existe por si só, abstrata ou concretamente.
Art. 92 – CC: “Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessório, aquele cuja existência supõe a do principal”.
São exemplos de bens principais o solo que existe por si, concretamente, sem qualquer dependência, e os contratos de locação e compra e venda.
BENS ACESSÓRIOS
 Bens acessórios são aqueles cuja existência depende do principal.
Bem acessório  é o que supõe, para existir juridica​mente, um principal. Nos imóveis, o solo é o principal, sendo acessó​rio tudo aquilo o que nele se incorporar permanentemente (p. ex., uma árvore plantada ou uma construção), já que é impossível separar a idéia de árvore e de construção da idéia de solo. (p. ex., uma jóia — a pedra é acessório do colar).
As pertenças enquanto bens acessórios não seguem o destino do bem principal.
O novo Código Civil inovou trazendo, como bens acessórios, as pertenças. O art. 93 deste diploma dispôe in verbis: “São pertenças os bens que, não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro”
As pertenças, no dizer de Maria Helena Diniz: 
Apesar de acessórios, conservam sua individualidade e autonomia, tendo apenas com o principal uma subordinação econômico-jurídica, pois, sem haver qualquer incorporação, vinculam-se ao principal para que este atinja suas finalidades. 
A mesma autora exemplifica:
São qualificados como “pertenças” (CC, art. 93): máquinas agrícolas (RT, 133:520), ornamentos, instalações, animais ou materiais empregados no cultivo da terra, geradores, escadas de emergência justapostas nos edifícios, equipamentos de indústria ou de incêndio, aparelhos de ar condicionado, etc. 
Bem Móveis
1. Por natureza
Podem ser transportados de um lugar para o outro sem perder sua substância ou sua destinação econômica. Os animais, por exemplo, são considerados bens móveis no Direito Brasileiro.
2. Por antecipação
São os bens imóveis transformados em móveis em razão da destinação econômica. Por exemplo, madeira cortada.
3. Por determinação legal
São aqueles que, por determinação legal, são considerados bens móveis, por exemplo, a energia elétrica.
Bens fungíveis
É o bem móvel que pode ser substituído por outro de mesma qualidade, quantidade e gênero. Por exemplo, café. O dinheiro é um bem fungível por excelência.
Bens infungíveis
É o bem insubstituível. Todos os bens imóveis são infungíveis, mas apenas alguns bens móveis são infungíveis (ex. obra de arte).
Bens consumíveis
Seu uso importa sua destruição imediata, visando a satisfação de necessidades e interesses das pessoas (consumíveis de fato). São também consumíveis os bens destinados a alienação como, por exemplo, os livros colocados para venda em livraria (consumíveis de direito).
Bens Inconsumíveis
Podem ser usados de forma contínua e reiterada sem que, contudo, se destruam.
Bens Divisíveis
São bens que podem ser fracionados:
1. Sem que sofram alteração na substância
2. Sem que percam sua Utilidade
3. Sem que percam parte expressiva do seu valor
Bens Indivisíveis
1. Por natureza
São aqueles que não podem ser fracionados. Aqui, caso sofram fracionamento, implicará na alteração da substância, perda da utilidade e/ou reduzir expressivamente seu valor (ex. automóvel)
2. Por determinação Legal
Não podem ser fracionados por determinação da lei (ex, servidão, modulo rural, etc.)
3. Por vontade das partes
São indivisíveis em razão de estipulação contratual ou vontade das partes.
Bens materiais
São os bens que possuem existência material. São tangíveis, ou seja, podem ser tocados.
Bens imateriais
São bens que não possuem existência material. Não são tangíveis, ou seja, não podem ser tocados (ex. Crédito, Direito Autoral, etc).

Outros materiais