Buscar

filogenese do sistema nervoso1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Reflexos
Neurônios
*
*
Os seres vivos, mesmo os mais primitivos, precisam se ajustar continuamente ao meio ambiente para sobreviver.
A primeira função do Sistema Nervoso foi adaptar os organismos aos mais diversos tipos de ambientes.
Os primeiros neurônios surgiram como células que se diferenciaram das demais para receber estímulos do meio-ambiente, transmitindo-os às células musculares para gerar uma resposta adaptativa.
*
*
Para que os seres vivos se ajustem continuamente ao meio ambiente são particularmente importantes três propriedades do Protoplasma (substâncias que compõem a célula):
Irritabilidade
Condutibilidade
Contratilidade
*
*
Irritabilidade – Propriedade de ser sensível a um estímulo. Permite a uma célula detectar as mudanças do meio ambiente.
Condutibilidade – Capacidade de conduzir um estímulo através do Protoplasma determinando uma resposta em outra parte da célula.
Contratibilidade –Contração – encurtamento da célula visando fugir de um estímulo nocivo.
*
*
*
*
Em seres um pouco mais evoluídos, como as ESPONJAS, já se observa a diferenciação do Citoplasma = uma parte especializada em contração e outra parte especializada em irritabilidade e condutibilidade.
A irritabilidade é possível mediante um órgão sensorial semelhante ao tato, com receptores sensíveis que realizam o papel de sensação .
As células musculares primitivas são encontradas no epitélio que reveste os orifícios que permitem a penetração de água no interior das esponjas.
*
*
Diferenciação do Citoplasma na ESPONJA
*
*
Com o aparecimento dos METAZOÁRIOS mais complicados, as células musculares passaram a ocupar posição mais profunda perdendo o contato com o meio externo. 
Na superfície surgiram células que se diferenciaram para receber os estímulos do meio ambiente, transmitindo-os ás células musculares.
Já os primeiros metazoários apresentam suas células nervosas localizadas mais superficialmente atuando como um tato de fato e profundamente as células musculares.
*
*
As células especializadas em irritabilidade (excitabilidade) e condutibilidade foram os primeiros Neurônios, que provavelmente surgiram nos CELENTERADOS. 
Os celenterados foram os primeiros organismos a apresentar células nervosas propriamente ditas.
Nos celenterados como no tentáculo de uma anemôna do mar, aparecem células nervosas unipolares, com um só prolongamento denominado AXÔNIO, que faz contato com as células musculares situadas mais profundamente. 
 
*
*
Esquema de um Dispositivo Neuromuscular no tentáculo de um Celenterado.
*
*
Na extremidade destas células nervosas desenvolveu-se uma formação especial denominada: receptor. 
O receptor transforma vários estímulos físicos ou químicos em impulsos nervosos, que podem ser transmitidos ao efetuador: músculo ou glândula.
 
*
*
O dispositivo neuromuscular no tentáculo de uma anemôna permite respostas apenas locais, nas demais partes do corpo existe uma rede de fibras nervosas, permitindo difusão dos impulsos nervosos em várias direções – Sistema Nervoso Difuso
*
*
O Sistema Nervoso Difuso foi substituído nos PLATELMINTOS E ANELÍDEOS por um Sistema Nervoso Central – centralização do sistema nervoso.
Nos PLATELMINTOS, encontram-se dispositivos nervosos bem mais complexos do que apresentados nos celenterados.
No epitélio da superfície do animal existem neurônios, que por meio de seu axônio, estão ligados a outros neurônios, que por sua vez possuem um axônio que faz conexão com os músculos.
*
*
As células nervosas se ligam diretamente aos músculos efetores de movimento, essa conexão agora existente entre um “Neurônio Sensorial” e um executor de movimentos, torna possível a formação básica de um
 
		 Arco Reflexo Simples 
O que representa um grande passo evolutivo.
*
*
Temos assim o Arco Reflexo Simples
Envolve :
Uma sinapse 
Neurônios: 
Sensitivo 
 Motor
*
*
Axônio do Neurônio Eferente Axônio do Neurônio Aferente
 Sinapse
*
*
Os neurônios situados na superfície são especializados em receber os estímulos e conduzir os impulsos ao centro – são denominados: 
NEURÔNIOS SENSITIVOS OU AFERENTES.
 
Os neurônios situados no gânglio e especializados em conduzir o impulso do centro até o efetuador (no caso o músculo) – são denominados: 
NEURÔNIOS MOTORES OU EFERENTES.
*
*
Aferentes: neurônios, fibras ou feixes de fibras que trazem impulsos a uma determinada área do sistema nervoso. Refere-se ao que entra no sistema nervoso.
 
Eferentes: neurônios, fibras ou feixes de fibras que levam impulsos de uma determinada área do sistema nervoso. Refere-se ao que sai do sistema nervoso.
*
*
Em animais segmentados como a minhoca, para que ela possa evitar um estímulo nocivo aplicado em um segmento, pode ser necessário que a resposta se faça em outros segmentos, existindo pois, um terceiro tipo de neurônio.
Estes neurônios interligam células nervosas sensoriais a células motoras do segmento e são denominados:
NEURÔNIO DE ASSOCIAÇÃO OU INTERNUNCIAL. 
*
*
Assim, o estímulo aplicado em um segmento dá origem a um impulso que é conduzido pelo neurônio sensitivo ao centro. 
O axônio deste neurônio faz sinapse com o neurônio de associação, cujo axônio estabelece sinapse com o neurônio motor do segmento vizinho.
Toda a circuitaria neuronal torna-se mais sofisticada e complexa, permitindo o surgimento do:
		
		
 Arco Reflexo Intersegmentar.
 
*
*
Temos o Arco reflexo Intersegmentar
Envolve:
Duas sinapses 
Neurônios: 
Sensitivo 
De associação 
Motor
*
*
Neurônio Eferente Neurônio de Associação
						 Estímulo Nocivo
*
*
Durante milhões de anos a seleção natural foi mantendo vivos os animais que tinham algo a mais em relação aos outros e junto com esses animais foi-se criando e preservando um tipo de sistema nervoso que foi se aprimorando cada dia mais.
*
*
REFLEXO PATELAR OU DE ESTIRAMENTO
Ao estimular o joelho de um paciente, com a batida de um martelo, estimula-se receptores no músculo quadríceps, dando origem a impulsos nervosos que seguem pelo 
			Neurônio Sensitivo 
*
*
O prolongamento central destes neurônios penetra na medula e termina fazendo sinapse com
	 Neurônios Motores ai situados. 
O impulso sai pelo axônio do neurônio motor e volta ao membro inferior estimulando as fibras do músculo 		a perna projeta-se para a frente.
*
*
*
*
*
*
Neurônio Aferente ou sensitivo
Surgiu na filogênese com a função de levar ao SNC informações sobre as modificações ocorridas no meio externo. 
Durante a filogênese houve uma tendência á centralização do corpo do neurônio sensitivo.
 
*
*
Processo de Centralização
*
*
Neurônio Eferente ou Motor
A função do neurônio eferente é conduzir o impulso nervoso ao órgão efetuador que, nos mamíferos, pode ser:
Músculo ou 
Glândula
O impulso determina:
Uma contração – No caso do Músculo
Uma secreção – No caso da Glândula
 
*
*
O corpo do neurônio eferente surgiu dentro do sistema nervoso central e a maioria deles permaneceu nesta posição durante toda evolução.
Os neurônios eferentes que inervam músculos lisos, músculos cardíacos ou glândulas, tem seus corpos fora do SNC, em gânglios viscerais. São os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso autônomo.
Os neurônios eferentes que inervam músculos esqueléticos tem seu corpo sempre dentro do SNC, por ex. na coluna anterior da medula.
 
*
*
O aparecimento dos neurônios de associação trouxe um considerável aumento no n° de sinapses, aumentando a complexidade do SN.
O corpo do neurônio de associação permaneceu sempre dentro do SNC
e seu n° aumentou muito durante a evolução.
Durante a filogênese, o encéfalo dos vertebrados aumentou muito (encefalização), atingindo o máximo de desenvolvimento no encéfalo humano.
Com os neurônios de associação situados no encéfalo surgiram as funções psíquicas superiores.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais