Buscar

portfolio nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME RU 
PAP SAO PAULO (POLO) - SP
RELATO DE EXPERIÊNCIA – TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
1 INTRODUCÃO
A |História da educação no Brasil perpassa uma trajetória de modificações. É impulsionada por campanhas de organizações não governamentais, movimentos populares, e outras formas de manifestações, visando proporcionar formação escolar adequada em prol da cidadania. Com a chegada da globalização e o avanço da tecnologia, significativo é o caso da educação a distância, reproduzida neste século atingindo seu auge de evolução. A relação entre a tecnologia da comunicação e a educação se adapta nos cenários escolares e, como prova desta prática transformadora, abordaremos hoje o relato de experiência de uma aluna que concluiu sua graduação e pós-graduação na modalidade do ensino a distância, que tanto contribuiu para sua realização profissional, pessoal, social e cultural.
Primeiramente vamos entender a história desta modalidade de ensino. Os primórdios da educação a distância não é tão recente como se pensa. Em 1728, o professor Cauleb Phillips publicou seu primeiro anúncio referente ao ensino inédito do curso de taquigrafia por correspondência. Já em 1856 Charles Touissant e Gustav Langenscheidt inauguraram a primeira escola de línguas, também no ensino por correspondência. Posteriormente essa modalidade de ensino expandiu-se em vários países, como também no Brasil, em 1939 com a inauguração do Instituto Radiotécnico Monitor, dois anos depois a fundação do Instituto Universal Brasileiro, ambos pioneiros na educação a distância, entre outros. Após as décadas de 1960 e 1970, o ensino a distância passou por várias modificações, com a utilização de outros meios de comunicação, cursos ofertados sempre no formato em material impresso, mas com aulas interativas por meio do rádio, mídia, videocassete e atualmente a internet, que é a grande revolução do mundo digital.
2 DESENVOLVIMENTO
Minha trajetória escolar foi conturbada em razão do desinteresse pelos estudos, conclui o ensino fundamental e médio na modalidade suplência. Nos anos 80, a realidade era diversa, desde jovem eu tinha esperança de estudar uma graduação, mas que não fosse presencial. Minha primeira experiência no ensino a distância foi um curso de contabilidade, em que a interação era por correspondência e, me adaptei plenamente neste sistema de ensino. Em 2008, foi a primeira vez quando escutei pela TV, a propaganda de cursos de graduação EAD ofertados por várias instituições, do qual me despertou grande motivação em voltar ao ambiente escolar, porém, virtual.
A opção por um curso não presencial foi minha comodidade de estudar em casa, sem o empenho de sair do trabalho e chegar pontualmente nos horários estabelecidos pela instituição. A flexibilidade disponível nos horários adequados para estudar em casa, como também as tutorias disponíveis para esclarecimento de dúvidas. Outra vantagem é o investimento, as mensalidades são acessíveis, e o diploma tem efeito legal, o mesmo do curso presencial.
Observei que as tecnologias utilizadas são bem estruturadas. Cada instituição escolar tem seu formato específico de como planejar seu ambiente virtual (AVA) que é dividido em:
Aulas via satélite transmitidas ao vivo, ou gravadas. Chats e fóruns;
Biblioteca virtual;
Materiais didáticos; Avaliações e tarefas;
Comunicados e Suporte técnico; Tutorias;
Acadêmico administrativo –
financeiro.
Em relação aos equipamentos utilizados,
são acessíveis o notebook, tablets e smartphones. Agora a pergunta desafiadora é:
- Como é o perfil de um aluno EAD? Em primeiro lugar, é imprescindível ter o domínio básico da informática. A disciplina, que é necessária para estabelecer um
horário fixo de estudo diário (como se fosse frequentar um curso presencial), faço um planejamento para que as tarefas, materiais de leitura e as aulas sejam conciliadas adequadamente de acordo com as horas que irei estudar por dia. A leitura e compreensão é a principal aliada desta modalidade de ensino, pesquiso sites confiáveis de referências quando surgem as dúvidas. Outra característica primordial é minha determinação, empenho, comprometimento e força de vontade… as palavras ditas pelo renomado sociólogo do século XIX Max Weber, em que “O trabalho enobrece o homem”, o estudo também o dignifica e transforma o ser humano, pois é um legado de transmissão de conhecimentos que se adquire por toda a vida.
A Educação a distância tem sido um aprendizado enriquecedor para o meu crescimento social e intelectual. Sou graduada em Letras – licenciatura em Português- Inglês duas disciplinas bem complexas e específicas, não muito fácil de serem compreendidas. O recurso que utilizei bastante na prática de exercícios e memorização dos conteúdos foi por meio da pesquisa nos sites da Infoescola, Infoteca, Wikipédia, Scielo, Proze e Proz. Também necessária a aquisição de livros didáticos complementares sobre Morfossintaxe e Gramática da língua portuguesa e inglesa, recomendados pelos próprios professores do curso. |Por último, a expectativa do trabalho de conclusão do curso (TCC), feita postagem no AVA, a comunicação entre o tutor era por meio de e-mails e telefonemas, mas não houve apresentação presencial. No TCC é que realmente desenvolvi todo potencial de conhecimentos e experiências obtidas durante o curso na modalidade a distância, representei o papel de a aluna ser escritora, redatora, revisora, pesquisadora e conhecedora da vida e do mundo.
Além da graduação em Letras, cursei a Pós-Graduação em Tradução da língua inglesa, também na modalidade do ensino a distância, utilizei todo o esquema de planejamento da graduação anterior, e mais uma vez por intermédio da apresentação presencial do TCC, pude perceber o reconhecimento de toda aquela gama de aprendizagem adquirida durante o curso. Atualmente estudo minha segunda licenciatura em Pedagogia na mesma modalidade e, espero ter bons resultados, assim como obtive nas outras graduações. Relatei aqui minha trajetória acadêmica de 4 anos e meio de estudos EAD, mas perante a sociedade, ainda existe o preconceito em relação aos cursos de nível superior ofertados nesta
modalidade, confirmo que o aprendizado é mais diversificado, com ampla variedade de conhecimentos, e bem mais exigente do que um curso presencial. Meu conselho a todas as pessoas que, para estudar nesta modalidade, basta acreditar em seu próprio potencial, ter determinação, perseverança, vitória e realização pessoal.
3 CONCLUSÃO
Com a evolução contínua da tecnologia, a internet alcança seu auge no sistema global da informação, comunicação, lazer, negócios e até chegar a esse patamar de grandes proporções inovadoras no ensino a distância. A tecnologia da informação é a chave do futuro, é o mundo interligado e conectado que, se utilizado de forma consciente, poderá transformar a humanidade para um futuro melhor.
REFERÊNCIAS
Páginas da web
https://books.google.com.br/books ? https://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_a_distância

Outros materiais