Buscar

Questão 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Empreendedorismo
Leia com atenção o texto e a citação a seguir:
Se você está planejando visitar os Estados Unidos ou tem amigos e família aqui, compre na Sears para ter tudo o que quiser, inclusive presentes para você e para os outros.  Comprar on-line na Sears nos EUA não poderia ser mais fácil. Você pode pagar as suas compras em uma loja ou até mesmo usar um cartão de crédito internacional. Depois de fazer a compra, você (ou alguém que você conhece) pode retirá-la em uma loja Sears ou recebê-la em mais de 100 países, o que for mais conveniente para você. Se você for fazer compras internacionais on-line, não deixe de visitar.
SEARS. Disponível em: <http://www.sears.com/en_intnl/dap/shopping-tourism-brazil-por.html>. Acesso em: 28 mar. 2015.
Mas o verdadeiro marketing começa como a Sears começa com o consumidor, seus dados demográficos, sua realidades, suas necessidades, seus valores...
Drucker, P. O melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel, 2002, p.36.
De acordo com o texto, a citação e no livro-base analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. Devemos perguntar e dizer.
I. ( ) “O que queremos vender?”
II. ( ) “O que consumidor quer comprar?”
III. ( )  “Isso é o que nosso produto ou serviço faz.”
IV. ( ) “São essas as satisfações que os consumidores procuram, valorizam e necessitam”
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	a) F, V, F, V
	
	B
	b) V, F, V, F
	
	C
	c) F, F, V, V
	
	D
	d) F, V, V, V
	
	E
	e) V, F, V, V
2 Leia o texto a seguir.
Há variações no que se refere às condições existentes nas empresas para realizar as mudanças de um sistema de poder centralizado para um de poder compartilhado e de trabalho conjunto. As características que permitem perceber se a empresa está preparada para a mudança foram classificadas por Senge (1990) na obra “Quinta Disciplina” (The fifth discipline).
SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 70.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, relacione corretamente os elementos às suas características:
1. Maestria pessoal
2. Modelos mentais
3. Visão compartilhada
4. Aprendizado em equipe
5. Pensamento sistêmico
( 5) quando ocorre a abertura de horizonte para as pessoas dentro da organização e nessa perspectiva elas encaram suas ações e propostas de trabalho com a visão do todo, têm condições de avaliar as várias dimensões do impacto das ações em um sistema.
(3) possibilita e propicia um alinhamento de metas, objetivos e esforços.
(4 ) conduz a aprendizagem conjunta e criam conhecimento.
(1) aqui as pessoas empenham-se por uma melhoria contínua do grau de conhecimentos, no esforço pela busca do saber e do aprender e, consequentemente, adquirem um domínio de ofício como dos antigos artesãos.
(2 ) exigem uma abertura de cabeça e coração para que assim as pessoas possam atuar em condições totalmente imprevisíveis.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	a) 5, 3, 4, 1, 2
	
	B
	b) 5, 3, 2, 1, 4
	
	C
	c) 1, 4, 3, 5, 2
	
	D
	d) 1, 4, 2, 3, 5
	
	E
	e) 2, 3, 4, 5, 1
3 Leia o texto a seguir:
A empresa Innovation Company possui como objetivo organizacional que um quarto do faturamento seja advindo de vendas de produtos lançados nos últimos cinco anos, porém com lançamento constante de produtos inovadores no mercado de outras empresas concorrentes a sobrevivência da empresa está sendo ameaçada.  Os produtos da Innovation acabam sendo substituídos por outros com tecnologia melhores em curto período de tempo pelos dos concorrentes. Diante da necessidade de mudança a fatores que afetam a sobrevivência da empresa os diretores resolveram reavaliar seus objetivos.
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base (SERTEK, P. Empreendedorismo). Qual o elemento propulsor da mudança organizacional da empresa Innovation Company?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Oportunidades externas
	
	B
	Rapidez de mercado
	
	C
	Aumento de faturamento
	
	D
	Ameaças externas
	
	E
	Investimento em tecnologia
De acordo com o que foi estudado sobre LIDERANÇA E CRIATIVIDADE, analise as sentenças abaixo, assinale V para Verdadeiro e F para Falso e após selecione a alternativa correta:
(   ) O empreendedor não precisa ter uma visão clara das circunstâncias mutáveis e competitivas que o mercado vivencia.  
(   ) Considerando que são as dificuldades que ocasionam as transformações necessárias para uma empresa desenvolver sua fortaleza organizacional, este, ou seja, o momento atual(primeiras décadas do século XXI), traz consigo a oportunidade para que elas se desenvolvam com solidez. 
(   ) Nem só de mudanças vivem as empresas, embora as modificações internas ocorram, como as condições de mutação do mercado, a vida fugaz de produtos e serviços. Existem também estruturas a serem preservadas, o que funciona não precisa e nem deve ser modificado. No entanto, aquilo que se torna obsoleto, necessariamente, deve ser descartado para o bem da saúde da empresa. 
(   ) Muitas vezes descartado, mas cuja ausência provoca um grande dano ao meio interno e ao entorno, são os valores éticos. Esse é um elemento permanente nas instituições ou deveria ser. Nenhuma inovação ou criação o substitui a contento.
	
	A
	F-V-V-V
	
	B
	V-V-V-V
	
	C
	F-F-V-V
	
	D
	V-V-F-F
“Os grandes criadores manuseiam sempre mais informações que os demais. Uma realidade aparece cheia de possibilidades só diante dos olhos de quem será capaz de interpretá-la em um grande número de operações.  Ter muitos possíveis quer dizer ser muito rico em operações.” (De acordo com Marina, citado por Sertek,2011)
Essa afirmação, leva-nos a refletir sobre o que? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Sobre a necessidade de lidar inteligentemente com mais informação no nosso trabalho diário e desenvolver leques conceituais-chave nas linhas de inovação das áreas específicas em que atuamos.
	
	B
	Tarefas que você pode executar sem perguntar, mas que exigem que você se reporte ao chefe quando conclui.
	
	C
	Especialização em uma linha de produtos e/ou segmento de mercado.
	
	D
	Política de preços e posicionamento de custos, tanto no que se refere à manufatura, distribuição ou serviços associados.
De acordo com que foi estudado sobre OBSERVAR AS TENDÊNCIAS, preencha as lacunas do paragrafo abaixo  e após selecione a alternativa que contem a ordem correta das palavras:
Como estamos em constante mudança, é lógico que elas afetam a nossa sociedade e os tipos de necessidades. As mudanças são impulsionadas fundamentalmente por três fatores: as ________________ que afetam a sobrevivência da empresa, as ________________ que abrem novos campos de ação e a necessária _______________ às solicitações do mercado.
	
	A
	ameaças externas - oportunidades externas - rapidez de resposta;
	
	B
	rapidez de resposta – tecnologias – ameaça externa;
	
	C
	mudanças no produto – politicas de preço – qualidade do produto;
	
	D
	estratégias de diferenciação – ameaças externas – delegação da autoridade;
Há uma correlação direta entre aqueles identificados como profissionais competentes e o seu nível altamente significativo de criatividade.
Diante disto, analise as sentenças abaixo e responda: As pessoas criativas cultivam:
I- Pensamento produtivo, buscam as soluções para os problemas, enxergam novas saídas, identificam e atendem novas necessidades etc. 
II-A autoridade que se exerce por meio do uso do poder, mediante as ordens daquele que manda por força do seu cargo(gerente). 
III- Empregar a técnica do grifo, destacando as palavras chave. 
IV- Fazer perguntas sobre algum determinado texto para saber a opinião de outros companheiros. Essa prática enriquece a visão pessoal.
É correto afirmar que:
	
	A
	As sentenças I e II estão corretas;
	
	B
	As sentenças
II e III estão corretas:
	
	C
	As sentenças III e IV estão corretas:
	
	D
	Apenas a sentença I está correta:
Questão 8/10 - Empreendedorismo
De acordo com  o que foi estudados sobre LIDERANÇA E CRIATIVIDADE, assinale V para Verdadeiro e F para falso e após selecione a alternativa correta:
(   ) Os dirigentes das organizações têm a responsabilidade de obter resultados, mas, ao mesmo tempo, devem ter critérios sobre como conseguir estes resultados.
(   ) Resultados só são sustentáveis se preservarem a confiança mútua e o comprometimento das pessoas dentro da organização.
(   ) A gestão por objetivos e resultados não necessita ter significado e nem missão.
(   ) A capacitação humana é necessária – há muito o quê mudar em relação à mentalidade e ao aprendizado para realizar o correto. Estamos na Era do Conhecimento, e nesta, os recursos intelectivos e volitivos e da responsabilidade das pessoas estão em alta.
	
	A
	V-V-F-V
	
	B
	F-F-V-V
	
	C
	V-V-V-F
	
	D
	F-F-F-V
Questão 9/10 - Empreendedorismo
A burocracia é um  sistema que obtém a coordenação confirmando as pessoas em limites tão estreitos , que a maioria não tem chance de explorar uma variedade maior de talentos. A organização inteligente, em contraposição, tem em mira liberar a inteligência e a capacidade de cada integrante. Como resultado, ela é capaz de: 
I- Aprender com a experiência como fazer coisas novas, e não apenas o que não fazer, e lembrar melhor o que foi aprendido; 
II- Transmitir e aplicar rapidamente aos outros setores o que foi aprendido em determinado setor; 
III- Integrar o aprendizado por toda a organização e o aplicar de forma criativa  e flexível; 
IV-Atentar para todos os detalhes e as competências de apoio que contribuam para um desempenho econômico e superior.
É correto afirmar que:
	
	A
	Apenas a sentença I está correta;
	
	B
	Apenas as sentenças I e II estão corretas;
	
	C
	Apenas as sentenças II e IV estão corretas:
	
	D
	Apenas as sentenças I, II, III e IV estão corretas;
Questão 10/10 - Empreendedorismo
Leia as asserções a seguir:
Nós podemos pensar em algo útil para nossas atividades de empreendimento, com, por exemplo, construir o futuro a partir de um conhecimento melhor se comparado àquele que temos hoje.
Porque
“o propósito de construir o futuro não é decidir o que deve ser feito amanhã, mas o que deve ser feito hoje, para que haja um amanhã”.
Drucker, P. O melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel, 2002, p.155.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa complementa a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais