Buscar

ACESSIBILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ACESSIBILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
PROFª ROSA BOSQUÊ
PADRÕES DE PORTAS, JANELAS E INTERRUPTORES CONFORME NBR 9050/2015
SANTO ANDRÉ, 13 DE NOVEMBRO DE 2017
Introdução
A escola como ambiente educativo inclusivo requer condições que garantam o acesso e a participação autônoma de todos os alunos às suas dependências e atividades de formação.
Projetos e iniciativas, que visam solucionar problemas de acessibilidade nas escolas, estão despontando em redes de ensino básico e superior, o que demonstra o interesse da Arquitetura e Urbanismo, das Engenharias, e da Informática pela inclusão.
É, portanto, a diferença das pessoas que deve vir primeiro, especialmente quando pensamos em ambientes acessíveis. É, com efeito, aí que tudo se complica. Como chegar a um modelo universal, que sirva para todos, diante da proliferação das diferenças? Como estabelecer normas para todos, diante da nossa singularidade? Como definir padrões universais, sem produzir exclusões? Eis o grande desafio e, ao mesmo tempo, a ocasião oportuna de reconhecermos e convivermos com a ideia de incompletude de nossos projetos globalizantes/generalizadores.
Objetivo
O presente trabalho tem por objetivo, demonstrar as não conformidades de portas, janelas e componentes de iluminação encontradas em alguns pontos de nossa universidade, e apresentar as especificações na NBR 9050/2015, que está vigente atualmente.
Portas
Foi identificado a falta de visibilidade para um cadeirante, caso necessite do acesso de um bloco para o outro, conforme figura:
Figura 1- Porta no 1º andar do bloco C
DE acordo com Norma NBR 9050/2015, as portas do tipo vaivém devem ter visor com largura mínima de 0,20 m, tendo sua face inferior situada entre 0,40 m e 0,90 m do piso, e a face superior no mínimo a 1,50 m do piso. O visor deve estar localizado no mínimo entre o eixo vertical central da porta e o lado oposto às dobradiças da porta, conforme Figura 2
Figura 2- Porta de acordo com a NBR 9050/2015
Características da sinalização visual nas portas e paredes de vidro:
 a) a sinalização deve ser contínua, composta por uma faixa com no mínimo 50 mm de espessura, instalada a uma altura entre 0,90 m e 1,00 m em relação ao piso acabado. Esta faixa pode ser substituída por uma composta por elementos gráficos instalados de forma contínua, cobrindo no mínimo a superfície entre 0,90 m e 1,00 m em relação ao piso;
 b) nas portas das paredes envidraçadas que façam parte de rotas acessíveis, deve haver faixa de sinalização visual emoldurando-as, com dimensão mínima de 50 mm de largura, conforme Figura 3, ou outra forma de evidenciar o local de passagem;  
c) recomenda-se que a faixa tenha duas cores com o mínimo de 30 pontos de contraste de LRV entre elas;  
d) recomenda-se a aplicação de mais duas faixas contínuas com no mínimo 50 mm de altura, uma a ser instalada entre 1,30 m e 1,40 m, e outra entre 0,10 m e 0,30 m, em relação ao piso acabado, conforme Figura 3.
Figura 3 – Sinalização nas portas e paredes de vidro
Janelas 
Conforme levantamento feito, as janelas (Figura 4 e 5) estão com altura de 1,40m, acima do estabelecido a NBR 9050/2015. 
Figura 4- Vista panorâmica da sala de aula no 2º andar do bloco C
Figura 5- Vista da janela fora da especificação estabelecida
Segundo a NBR 9050/2015, a altura das janelas deve considerar os limites de alcance visual, exceto em locais onde devam prevalecer a segurança e a privacidade. Cada folha ou módulo de janela deve poder ser operado com um único movimento, utilizando apenas uma das mãos, conforme Figura 6. 
Figura 6- Alcance de janela
 Interruptores 
Feito a medição no local, foi constatado que os interruptores estão com altura de 1,60 m, fora dos padrões da NBR 9050/2015, conforme a figura 7.
Figura 7- Ponto de interruptor na sala localizada no 2º andar do Bloco C
De acordo com a NBR 9050/2015, toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 150 lux medidos a 1,00 m do chão conforme figura 8.
Figura 8- Ilustração de interruptores, conforme NBR 9050/2015 
Referência Bibliografica
Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 9050: 2015. Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificação, espaço mobiliário e equipamentos urbanos / Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de janeiro: ABNT, 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais