Buscar

ESTRUTURADA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (1) jaqueline

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação Institucional
Caracterização da Instituição
A escola de Educação Infantil Cecília Meireles está situada na rua Padre Manoel da Nóbrega nº 514, bairro Jardim na cidade de Santo André. Tem como horário de funcionamento os dias úteis da semana, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira das 7:00 às 19:00 para o atendimento dos alunos de 0 à 5 anos de idade.
Justificativa
A avaliação institucional possibilita a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na instituição. Esse procedimento colabora com a reestruturação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da instituição visando a melhoria em cada um desses pilares fundamentais.
As razões para se avaliar uma instituição é identificar suas fraquezas e fortalezas para poder corrigir rumos e diagnosticar seu desempenho.
Os focos de avaliação serão:
Corpo docente.
Currículo desenvolvido pela escola.
Espaço físico.
Objetivos da Avaliação Institucional
1º foco – Corpo docente:
Para a qualificação do ensino e a garantia da aprendizagem e os caminhos para melhorar a qualidade de ensino oferecido. Estabelecer metas e reconhecer o trabalho de cada profissional.
2º foco – Espaço físico:
O ambiente físico é também educador, ele é um facilitador da aprendizagem. Ele possui um caráter educador, é um local de convívio social e também de lazer, visto que é na escola que o aluno passa a maior parte do seu tempo, uma escola sem estrutura física adequada, pode reforçar uma imagem de educação abandonada e desvalorizada.
Metodologia
Etapas de implementação:
		
	 
Diagnóstico Institucional: global, de base quantitativa, com informações coletadas, considerando as dez dimensões do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tais informações permitem uma radiografia da situação atual da URI, servindo como base, tanto para a auto avaliação como para a avaliação externa. São sugeridos os indicadores utilizados pelas comissões de avaliação das condições de ensino do INEP e os utilizados pela CAPES.
Auto avaliação ou Avaliação Interna: utilizando aspectos quantitativos e qualitativos das diferentes dimensões, a auto avaliação constitui fundamental exercício para que a URI debata as metas, os seus projetos, o que vem realizando, os acertos e equívocos, vislumbrando, assim, novos caminhos e possibilidades.
Avaliação Externa: A avaliação externa tem como ponto de partida o diagnóstico e os relatórios da avaliação interna, preliminarmente à visita dos avaliadores externos à URI, para análise.
Reavaliação / Avaliação da Avaliação: são divulgados internamente e discutidos os dados obtidos no diagnóstico geral, na auto avaliação e na avaliação externa de cada dimensão. Espera-se com esta última etapa, a realimentação e difusão da avaliação, a análise pelos órgãos colegiados da URI e dos seus gestores, aos quais cabe a responsabilidade de tomar decisões e implementar medidas consideradas necessárias para corrigir distorções e para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão na URI. Este é o momento em que é dada publicidade ao processo avaliativo, encaminhando um relatório final para os setores internos da URI e os diversos segmentos da comunidade externa.
Sensibilização
Processo que acompanhará todas as etapas da avaliação, através de programação continuada de seminários, reuniões, debates, palestras, distribuição de material, etc. O objetivo desta fase é estimular o caráter participativo e continuado da avaliação.
Escolha dos Instrumentos
Questionário de avaliação do corpo docente
- A assiduidade às aulas e às reuniões de formação (ATPC).
- A pontualidade quanto à entrega de documentos solicitados.
- Diversidade de procedimentos didáticos para os alunos, atendendo assim à heterogeneidade quanto às aprendizagens.
- O compromisso de trabalhar para atender a uma proposta pedagógica.
- A gestão da sala de aula.
- A habilidade de comunicação com os alunos.
- A relação interpessoal com as crianças e com a coordenadora.
O semestre passa tão rápido e, diante de tantos afazeres, precisamos de uma paradinha para pensar em nosso próprio trabalho, nas nossas posturas enquanto profissionais e como vai o nosso comprometimento para com os compromissos assumidos.
Questionário para a avaliação do espaço físico da unidade escolar
- A escola está decorada com as produções das crianças.
- As salas são amplas e arejadas possibilitando que as crianças tenham contato com o espaço externo.
- Mobiliário é flexível (fácil de transportar, exercendo várias funções, ou seja um pequeno canto em um momento, afastar tudo para organizar uma roda em outro momento, ou servir de suporte para atividades de artes).
-Flexibilidade em relação às atividades, não precisando acontecer em lugares fixos.
- O parque oferece diversidade de material, além dos brinquedos propicia contato com a natureza.
Organização das Informações
Os dados serão tabulados e o responsável será a equipe administrativa da unidade escolar.
Elaboração do relatório Final
Os responsáveis pelo relatório final serão a direção escolar e assistente pedagógica da unidade escolar.
Divulgação dos resultados
Os resultados serão divulgados através de reunião pedagógica estabelecendo encaminhamento para o ano seguinte.
Cronograma
Janeiro e fevereiro: reunião da equipe para discutir e estudar a proposta de avaliação institucional.
Fevereiro e março: minicurso sobre avaliação institucional.
Durante o ano haverá uma avaliação continuada sobre os pontos detectados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes