Buscar

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA Avaliando 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201401826026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os inquéritos dietéticos são métodos utilizados para a avaliação do consumo alimentar de indivíduos ou de uma determinada população por um período pré-estabelecido de tempo, podendo oferecer informações qualitativas ou quantitativas sobre a ingestão alimentar, com vantagens e desvantagens. Sobre esses inquéritos, avalie as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA:
		
	
	O recordatório de 24 horas requer que os indivíduos se lembrem dos alimentos específicos e das quantidades ingeridas nas 24h que antecedem a avaliação, entretanto, um único R24 pode não refletir a ingestão habitual do avaliado.
	
	O questionário de frequência de consumo alimentar é uma análise que requer tempo para sua aplicação, devendo ser sempre auto-administrado para indivíduo que possua capacidade de ler e escrever, podendo refletir a ingestão habitual do avaliado.
	
	O registro alimentar é um método que tem os dados anotados ou pesados pelo paciente, durante um período que pode variar de 3 a 7 dias, e que fornece informações sobre forma de preparo de alimentos e grupos de nutrientes específicos.
	
	Uma das dificuldades encontradas na aplicação do Recordatório de 24h é a memória pregressa do avaliado, muitos indivíduos não conseguem referir os alimentos e porções consumidas no dia anterior.
	 
	O recordatório de 24 horas requer que os indivíduos se lembrem dos alimentos específicos e das quantidades ingeridas nas 24h que antecedem a avaliação, entretanto, um único R24 reflete a ingestão habitual do avaliado, sendo o mais utilizado na prática clínica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401282881)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A taxa metabólica basal é afetada por diversas variáveis, sobre as quais Krause (2005) afirma que:
		
	
	A taxa metabólica basal atinge seu maior pico no período de puberdade.
	
	No estado de repouso, a energia é gasta principalmente para manter a temperatura corporal.
	 
	As secreções de tiroxina e noradrenalina são importantes reguladoras da taxa metabólica basal.
	
	A taxa metabólica de repouso é primariamente determinada pela massa adiposa.
	
	O aumento do metabolismo é inversamente proporcional ao desenvolvimento muscular.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402278735)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As vitaminas são uma classe de compostos orgânicos complexos encontrados na maioria dos alimentos. A vitamina hidrossolúvel que apresenta uma perda pequena durante o processo de cocção é o(a)
		
	 
	Vitamina b12
	
	tiamina
	
	ácido ascórbico
	
	ácido fólico
	
	ácido pantotênico
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401279490)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o efeito termogênico do alimento (ETA) e a termogênese por atividade (TA), leia as frases abaixo e marque a alternativa correta de acordo com o código:
I - O ETA é o aumento do gasto de energia vinculado ao consumo dos alimentos e apesar de conhecido não está incluído no cálculo do VET. 
II - No ETA existe apenas a termogênese obrigatória que é a energia necessária para digerir, absorver e metabolizar os nutrientes. 
III - Para a estimativa do VET não se utiliza a energia gasta com a prática de esportes. 
IV - A TA diminui com a idade porque há um aumento da massa de gordura e uma redução da massa livre de gordura.
		
	
	II e IV são verdadeiras
	 
	I e IV são verdadeiras
	
	I e III são verdadeiras
	
	I, II e III são verdadeiras
	
	Todas são verdadeiras
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402146500)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um nutricionista lotado em uma unidade de saúde de média complexidade, ao atender uma menina de 14 meses de idade, com peso de 11,4 kg (percentil 90) e 82 cm (percentil 97), identificou, por meio da história alimentar relatada pela mãe, hábitos alimentares sugestivos de uma inadequada ingestão de micronutrientes pela criança. Para essa situação hipotética, uma orientação dietética eficiente deverá contemplar I o consumo de leite e derivados, para garantir-se a ingestão de cálcio, de forma a promover a adequada formação dos ossos e dentes. II o estímulo ao consumo de alimentos-fonte de vitamina A, uma vez que, na deficiência dessa vitamina, verificase menor mobilização dos estoques de cobre, o que compromete o sistema digestivo. III a ingestão adequada de proteína animal, que, além de ser fonte de aminoácidos essenciais, aumenta a biodisponib ilidade do zinco, micronutriente indispensável para o crescimento celular. IV a inclusão de alimentos-fonte de ferro heme e de ferro não-heme, associando a este último o consumo de alimentos ricos em ácido ascórbico, em uma mesma refeição. Estão certos apenas os itens
		
	
	II, III e IV.
	
	I e II.
	
	II e III
	 
	I, III e IV.
	
	I e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais