Buscar

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA Avaliando1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201401826026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os inquéritos dietéticos são métodos utilizados para a avaliação do consumo alimentar de indivíduos ou de uma determinada população por um período pré-estabelecido de tempo, podendo oferecer informações qualitativas ou quantitativas sobre a ingestão alimentar, com vantagens e desvantagens. Sobre esses inquéritos, avalie as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA:
		
	
	Uma das dificuldades encontradas na aplicação do Recordatório de 24h é a memória pregressa do avaliado, muitos indivíduos não conseguem referir os alimentos e porções consumidas no dia anterior.
	
	O questionário de frequência de consumo alimentar é uma análise que requer tempo para sua aplicação, devendo ser sempre auto-administrado para indivíduo que possua capacidade de ler e escrever, podendo refletir a ingestão habitual do avaliado.
	
	O registro alimentar é um método que tem os dados anotados ou pesados pelo paciente, durante um período que pode variar de 3 a 7 dias, e que fornece informações sobre forma de preparo de alimentos e grupos de nutrientes específicos.
	 
	O recordatório de 24 horas requer que os indivíduos se lembrem dos alimentos específicos e das quantidades ingeridas nas 24h que antecedem a avaliação, entretanto, um único R24 reflete a ingestão habitual do avaliado, sendo o mais utilizado na prática clínica.
	
	O recordatório de 24 horas requer que os indivíduos se lembrem dos alimentos específicos e das quantidades ingeridas nas 24h que antecedem a avaliação, entretanto, um único R24 pode não refletir a ingestão habitual do avaliado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402146500)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um nutricionista lotado em uma unidade de saúde de média complexidade, ao atender uma menina de 14 meses de idade, com peso de 11,4 kg (percentil 90) e 82 cm (percentil 97), identificou, por meio da história alimentar relatada pela mãe, hábitos alimentares sugestivos de uma inadequada ingestão de micronutrientes pela criança. Para essa situação hipotética, uma orientação dietética eficiente deverá contemplar I o consumo de leite e derivados, para garantir-se a ingestão de cálcio, de forma a promover a adequada formação dos ossos e dentes. II o estímulo ao consumo de alimentos-fonte de vitamina A, uma vez que, na deficiência dessa vitamina, verificase menor mobilização dos estoques de cobre, o que compromete o sistema digestivo. III a ingestão adequada de proteína animal, que, além de ser fonte de aminoácidos essenciais, aumenta a biodisponib ilidade do zinco, micronutriente indispensável para o crescimento celular. IV a inclusão de alimentos-fonte de ferro heme e de ferro não-heme, associando a este último o consumo de alimentos ricos em ácido ascórbico, em uma mesma refeição. Estão certos apenas os itens
		
	
	II e III
	 
	I, III e IV.
	
	I e IV.
	
	I e II.
	
	II, III e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401282880)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Krause (2005), os três principais determinantes das necessidades energéticas totais do indivíduo adulto são:
		
	 
	Metabolismo basal, efeito termogênico aos alimentos e atividade física
	
	Metabolismo Basal
	
	Temperatura ambiente, ação dinâmico-específica dos alimentos e atividade física
	
	Metabolismo basal, sexo e ação dinâmico-específica dos alimentos e atividade física
	
	Temperatura ambiente, sexo e atividade física
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401278175)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Gasto Energético de indivíduos sadios e sedentários é composto pela taxa metabólica basal/ repouso; termogênese induzida pela dieta (TID) e pelo efeito térmico da atividade física. Dos ítens acima, sinalize o que influencia mais no gasto energético deste indivíduo.
		
	
	Quantidade de fibras alimentares consumida na dieta cotidiana
	
	Efeito térmico do exercício
 
	
	Quantidade de massa adiposa
 
	 
	Taxa metabólica basal
 
	
	TID 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402147003)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São fatores que diminuem a taxa metabólica basal:
		
	
	Muito tecido adiposo e clima frio
	 
	Sono e muito tecido adiposo
	
	Sono e gestação
	 
	Idade avançada e muito tecido muscular
	
	Desnutrição e muito tecido muscular

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais