Buscar

Aula 03 Fórum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 03
 por Joao Henrique de Almeida Scaff 1 month ago
Leia o texto "o conceito de FATO DO PRODUTO ou do SERVIÇO fica restrito a situações que geram insegurança (riscos) ao consumidor?" (link: http://www.dizerodireito.com.br/2015/04/o-conceito-de-fato-do-produto-ou-do.html).
Agora imagine a seguinte situação: (FGV- 2017 - ALERJ) Eduardo adquiriu um automóvel zero km, com prazo de garantia de dois anos. Dois meses após a compra, Eduardo seguia com o veículo em velocidade moderada, dirigindo com a devida cautela, quando a barra de direção quebrou em virtude de um defeito de fabricação, causando um acidente que vitimou apenas o próprio Eduardo, que sofreu fraturas no braço direito e na perna esquerda, além de escoriações. Constatado o problema, Eduardo somente ajuizou a ação perante a montadora do automóvel dois anos após o ocorrido.
A conduta de Eduardo está correta? Justifique?
A conduta de Eduardo está correta. Mesmo que Eduardo tenha ajuizado a montadora do automóvel após dois anos do ocorrido, o "Código de Defesa do Consumidor" protege o consumidor, conforme artigo 27 do CDC o prazo prescreve em 5 anos quando se trata de fato do produto (constatar defeito após o uso).

Outros materiais