Buscar

28 02 16 CARACTERÍSTICAS DAS SA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO EMPRESARIAL II – 4º SEMESTRE
TRABALHO SOBRE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE ANÔNIMA
Histórico
A origem das sociedades anônimas, segundo a doutrina comercialista, teria nascido das associações dos credores do Estado da Idade Média, tendo sido o seu maior exemplo, possivelmente, a Officium Procutatorum Sancti Georgio (Casa de São Jorge), uma então bem organizada instituição financeira que se desenvolveu em Gênova, entre os séculos XV e XVI. Outras refutações entretanto são feitas por outros autores que citam a Companhia das Índias, no início da Idade Moderna.
Seja qual for entretanto a sua origem, percebe-se que essas sociedades, desde sempre se dedicaram a grandiosos empreendimentos, visto que sua marca as acompanha até os dias atuais.
Advindo, todavia o desenvolvimento do capitalismo, foi exigido que se simplificassem mais ainda as regras para a constituição das sociedades anônimas, posto que a partir de 1800 os diversos ordenamentos jurídicos da Europa, abrindo mão da prévia autorização governamental para a constituição de uma sociedade anônima, exigia-se tão somente o registro prévio no órgão competente e a submissão a um regime legal específico.
Principais características 
Elenca-se, dentre as principais características da sociedade anônima, as seguintes, quais sejam:
Sua natureza capitalista
Tem como característica intrínseca a sua feição sobremaneira capitalista, isto é, independe da anuência dos outros sócios a entrada de estranhos no seu quadro social. 
Em suma, na sociedade anônima, a participação societária – denominada de ação – é negociável livremente podendo ser penhorada para garantia de dívidas pessoais de seus titulares.
Sua essência empresarial
Ressalta-se sua característica essência empresarial, que, conforme dispõe o Código Civil no seu art. 982, parágrafo único, que destaca que as sociedades por ações, cuja principal espécie é justamente a sociedade anônima, é considerada uma sociedade empresária independente do seu objeto social.
Sua identificação exclusiva por denominação
A terceira característica da sociedade anônima é a sua identificação exclusiva por denominação. Assim, resta claro portanto que a sociedade anônima jamais poderá adotar firma social como espécie do seu nome empresarial, sendo obrigatório o uso da denominação social.
Sua responsabilidade limitada dos seus sócios
A responsabilidade limitada dos seus sócios, depreende que cada sócio responde apenas pela sua parte no capital social, não assumindo, senão em situações excepcionalíssimas, qualquer responsabilidade pelas dívidas da sociedade, à exceção da desconsideração da personalidade jurídica ou a imputação direta de responsabilidade pela prática de atos ilícitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais