Buscar

Limpeza básica da placa mãe, 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Limpeza básica da placa mãe
 
  Travamentos e aquecimento podem ser causados, entre outras razões, por causa de poeira interna, emperrando ventiladores ou causando mau-contato. A situação se agrava mais para quem mora perto do mar, onde a umidade e a maresia, misturado a poeira, acabam por criarem oxidação. A oxidação também pode ocorrer quando o PC fica em lugares refrigerados por ar condicionado (umidade + poeira).
 A poeira entra pelas entradas frontais do gabinete, pela sucção do ar frio para dentro do PC (por exemplo, o duto lateral que possui um ventilador puxando ar frio de fora e jogando direto no processador), uma baia de CD/DVD aberta, pequenas aberturas existentes na máscara frontal (por exemplo, entre as tampas das baias de CD/DVD ou espaço entre estas unidades), etc. É importante fazer a limpeza periódica do PC para evitar problemas futuros. Isso se chama manutenção preventiva. Todo dia 15 de novembro eu depeno meu micro inteiro, literalmente sujando as mãos. O lapso entre as limpezas pode variar de acordo com o ambiente (muita ou pouca concentração de sujeira/poeira) e com o uso do micro.
 Esta dica será um pouco pesada, sem imagens. Para começar veja a temperatura do micro no BIOS. A temperatura interna do gabinete não pode estar mais de 15° acima da temperatura ambiente. Uma boa margem seria entre 5 - 10° (ou menor). Caso esteja, é hora de fazer a limpeza, pois está muito alta. O mesmo vale para a CPU. Temperaturas acima de 50° não é bom. Se o seu processador trabalha em overclock, esta temperatura deverá estar batendo os 70° dependendo da agressividade do processo. É hora de trocar a pasta térmica. Mas, mesmo se a temperatura estiver boa, porque não fazer a manutenção preventiva? Para a limpeza do micro será necessário:
Conhecimento de montagem e manutenção de micros, além de cuidados com estática.
Ao menos três pincéis (costumo usar pincéis novos desses de pintura). Eu usei três: ½'' (12,7mm), 1'' (25,4mm) e 2'' (50,8mm).
Ao menos uma chave Philips.
Uma borracha de apagar lápis.
Pasta térmica.
Liberdade para abrir o gabinete (por exemplo, tempo de garantia do micro expirado).
Umas duas horas de tempo livre.
Certificar-se de que não é alérgico a poeira. :-p
 No caso de possuir apenas um pincel, procure usá-lo primeiro nas placas e depois no gabinete. O gabinete estará mais sujo que as placas, então usando o pincel primeiro no gabinete sujaria mais ainda as placas na hora de limpá-las. Agora vamos ao passo a passo. Arranje um copo de plástico ou outro recipiente para guardar os parafusos que serão retirados durante a montagem.
 Desmontando o micro
Coloque o gabinete em cima de uma mesa firme e colocando a chave philips para trabalhar, vá tirando os parafusos das tampas laterais. Tem gabinetes em que somente uma das laterais é removível (a esquerda), com uma tampa plástica do lado direito. Esta tampa dá acesso os parafusos das unidades de CD/DVD, disquete e disco rígido. Se a tampa superior também for removível, faça-o. Lembre-se da estática. Toque de tempos em tempos no gabinete ou em alguma peça metálica não pintada.
Desconecte os cabos de força e dados dos drives de CD/DVD, disquete e disco rígido, além do chicote da placa mãe e dos cabos de força auxiliares (cabos existentes em placas mãe mais modernas). Faça o mesmo com os cabinhos do painel frontal (anote a posição das cores caso não tenha mais o manual da placa em mãos). Faça o mesmo com o cabo dos espelhos USB traseiros e entradas frontais USB e de áudio se for o caso. Não esqueça de anotar a posição das cores dos cabos. Não esqueça também dos conectores dos ventiladores (coolers) do gabinete.
Retire as placas de expansão existentes (vídeo, modem, rede, som, etc), evitando sempre tocar nos contatos. Segure-os pelas laterais e coloque-os em um lugar seguro. É uma boa ideia usar as embalagens anti-estáticas que vieram embalando as placas. No caso da placa de vídeo atente para a trava existente no slot PCI-E ou AGP. No caso de vídeo, som e rede não precisa tirar os chips do lugar. Deixe onde eles estão. =) Brincadeira, é só para quebrar o gelo... mas é para deixar mesmo no lugar hein? xD
Retire o drive de CD/DVD, drive de disquete (se existir) e o(s) disco(s) rígido(s). Especial cuidado na hora de retirar o disco rígido (ou HD, como preferir). Não o submeta a choques mecânicos (batendo ele em algum lugar, por exemplo). Caso ele este esteja muito justo na baia vá puxando-o fazendo movimentos de levantar e abaixar, ao mesmo tempo que vem puxando. Não puxe com força, pois o disco pode bater com violência em alguma parte ou no fundo do gabinete. Guarde-o em um local muito seguro.
Retire a fonte de alimentação e a máscara frontal do gabinete. Em alguns gabinetes a retirada da máscara é obrigatória para a extração das unidades ópticas (CD/DVD). Certifique-se de que os cabos do painel frontal e da saída de áudio/entrada de microfone estão desconectados da placa mãe. Aproveite e retire o ventilador (ou ventiladores em alguns gabinetes) traseiros e dianteiro (ou dianteiros em alguns gabinetes).
Retire os módulos de memória. Embora não seja preciso, em alguns casos é desejável marcar qual módulo estava em qual soquete. Mais para frente eu explico a razão. Lógico que não será preciso fazer isso no caso de possuir um único módulo. Se preferir pode retirar os módulos com a placa mãe fora do gabinete.
Finalmente vamos retirar a placa mãe. Aqui há duas possibilidades. Se o gabinete possui a tampa lateral direita removível, basta desaparafusar (após a retirada da tampa) a chapa que prende a placa-mãe. Depois basta empurrar para a esquerda a chapa até desencaixá-la do gabinete. Se houver resistência da chapa neste ponto, verifique se retirou todas as placas de expansão e também se há espelhos traseiros removíveis parafusados, atrapalhando o deslizamento da chapa. Agora no caso do gabinete com uma lateral apenas removível, será necessário então retirar a placa mãe través da extração dos seus parafusos. Guarde-os inclusive com suas arruelas.
Pronto. Agora olhe para o seu PC totalmente destrinchado: drive de CD/DVD pra cá, HD pra lá, placas aqui, coolers ali, cabos e fonte acolá, módulos de memória na casa do vizinho... xD e o gabinete totalmente vazio, desmontado e sujo, muuuito sujo. =) Vamos agora deixar a chave philips descansar um pouco e partir para a limpeza, a começar pela placa mãe. No caso da placa ficar fixada numa chapa deslizante, o trabalho será mais fácil para a retirada do cooler do processador, do processador propriamente dito (opcional) e das memórias.
Em caso da placa mãe ser montada dentro do gabinete (gabinete com uma tampa lateral removível apenas), apoie a placa sobre uma superfície firme, de preferência em cima da embalagem anti-estática dela. Em caso do seu PC ter sido comprado já montado - onde normalmente as caixas da placa mãe e de outros componentes não acompanham o micro - coloque-a em cima de folhas de papel. Não toque na parte de baixo da placa. Aproveite e já comece passando o pincel na parte de baixo da placa mãe. No caso da placa presa na chapa deslizante, será preciso desaparafusar a placa da chapa antes de limpar esta área. Ao final da limpeza, aparafuse novamente a placa na chapa deslizante; no caso de placas presas diretamente no gabinete, volte a apoiá-la sobre folhas de papel.
 Iniciando a limpeza
 Vamos agora iniciar a limpeza das placas e do gabinete.
Retire agora o cooler para providenciarmos a sua limpeza, tanto do dissipador quanto do seu ventilador, além da troca da pasta térmica. Certifique-se de possuir pasta térmica (vendida em casas de material de informática ou de eletrônica). Aqui estou presumindo que o usuário tenha noções de montagem e manutenção, logo não explicarei os passos para a retirada do cooler do processador. Consulte tutoriais na Internet ou livros que mostrem como se retira o cooler de acordo com o modelo do processador.
Providencie alguns guardanapos ou folhas de papel de cozinha. Ah, se possível também álcool isopropílico. Vamos retirar o
cooler. Aqui cabe uma observação na hora de retirar o cooler de processadores que usam o soquete 754, 939, 940, AM2/AM2+ e AM3: com o tempo a pasta resseca ou o elastômero (material normalmente empregado em coolers de processadores in-a-box) perdem a sua eficiência devido a alta temperatura, necessitando de troca. O problema é que o processador pode ficar colado no cooler por causa da pasta ou do elastômero.
A consequência é que o processador pode vir junto com o cooler, já que a alavanca do soquete apenas permite o contato dos pinos do processador com as ligações do soquete na placa-mãe. Isso não ocorre em processadores Intel que utilizam o soquete 775 e superiores, já que neste caso os pinos ficam no soquete. Este problema pode ocorrer também com placas que utilizam o soquete 370 e 462, mas neste caso o núcleo do processador é que poderá vir colado no dissipador do cooler. Mas estes casos são muito raros, é mais fácil acontecer com os soquetes 754 e superiores usados nos processadores AMD. Isso ocorre principalmente em coolers que utilizam elastômero, já que o material ''derrete'' ao chegar numa determinada temperatura, endurecendo novamente quando o cooler esfria, ou seja com o PC desligado.
Neste caso eu sugiro antes ligar a placa mãe na fonte (e esta na tomada, lógico =), fazer um pequeno curto nos contatos marcados como PWR SW na placa mãe e deixar ligada por um minuto ou dois. Este tempo será suficiente para que a pasta ou o elastômero fiquem mais ''moles'' com a temperatura, permitindo assim a extração do cooler com mais facilidade. Caso o dissipador tenha esquentado demais a ponto de não poder segurá-lo, use um guardanapo ou folha de papel de cozinha. No caso do processador vier colado no dissipador, mantenha a calma. Com uma chave de fenda procure ir descolando o processador, com cuidado.
Agora use o guardanapo em conjunto com o álcool isopropílico para limpar os restos de pasta ou elastômero presos no dissipador. Faça o mesmo no processador. Não será necessário tirar o processador do soquete, salvo se for trocá-lo por outro modelo. Aproveite e limpe o ventilador do cooler com o pincel - se possível desmonte o cooler para que fique mais fácil limpar a poeira do dissipador e do ventilador.
Não aplique muita força no ventilador com o pincel. Recomendo a utilização do pincel mais fino para limpar o ventilador do cooler do processador. Use o pincel médio para limpar o dissipador por dentro das aletas. Após a limpeza acople novamente o ventilador no dissipador. Agora se você está aproveitando para trocar o processador por um mais veloz, e este vier acompanhado de um cooler, basta instalar o novo chip e, em seguida, instalar o novo cooler, aproveitando o elastômero presente nele. Caso o cooler não tenha elastômero, aplique a pasta térmica no chip e no dissipador do cooler.
Use o pincel médio para limpar a placa mãe. Nos cantos mais difíceis (por exemplo, os espaços entre os conectores do painel ATX) use o pincel pequeno. Passe o pincel nos slots (PCI, AGP, CNR, PCI-E, etc), conectores do painel ATX e nos soquetes de memória. Não esqueça do "cercadinho" do soquete do processador. Evite aplicar muita pressão no pincel sobre a placa mãe para não correr o risco de entortar algum componente, ou pior, arrancá-lo da placa mãe. Isso pode ocorrer sobretudo em placas muito antigas, já que os terminais dos componentes como os capacitores e pequenas bobinas ficam fragilizados com o tempo e com a temperatura. Se dispuser de um jateador de ar, pode lançar mão dele para a limpeza. Por falar em jateador de ar, não sopre nos slots. Use o pincel ou o jateador de ar.
É hora de montar o cooler de volta no processador. Aplique uma fina camada de pasta térmica sobre o processador e na área de contato dele com o dissipador do cooler. Em seguida instale o cooler no processador, atentando para o processo correto de instalação e as precauções de segurança
É hora de instalar os módulos de memória de volta nos soquetes. Antes use a borracha para limpar os contatos dos módulos (segure-os pelas laterais sempre). Passe a borracha em ambos os lados dos contatos. Certifique-se de passar a borracha apenas nos contatos, evitando pressão sobre as pecinhas eletrônicas que ficam em cima dos contatos dos módulos. Estas pecinhas podem se soltar se aplicada força da borracha sobre elas. Terminada a limpeza com a borracha use o pincel para eliminar os restos de borracha que ficaram presos nos módulos. Instale os módulos nos seus soquetes.
A dica que eu dei sobre a associação de cada módulo e seu respectivo soquete se dá por um motivo: embora seja raro, um módulo pode funcionar bem em um soquete e não funcionar no outro. Recolocando os módulos nos soquetes de origem você tem a certeza de que eles funcionarão normalmente, afinal eles estavam funcionando nestas posições.
 Teste da fumaça: este teste poderá assustar aqueles adeptos do ditado "Em time que está ganhando não se mexe" ou "Se não está quebrado, não conserte". Na teoria um micro que estava funcionando e foi submetido a uma limpeza deveria voltar a funcionar normalmente. Mas podem ocorrer imprevistos, principalmente em micros que nunca receberam uma limpeza, sobretudo nas placas de expansão e módulos de memória, cujos contatos sempre funcionaram em determinada posição. Certifique-se que os soquetes de memória e slots estejam bem limpos.
 O teste da fumaça consiste em ligar a placa mãe com o processador, módulos de memória (ao menos um, com exceção no caso da limpeza estiver sendo efetuada em micros equipados com o antigo Pentium 4 com módulos RIMM, já que este processador utiliza módulos aos pares) e a placa de vídeo. Antes limpe os contatos da placa de vídeo da mesma forma que fez com os módulos de memória. Aproveite e tire a poeira da placa em si, bem como do seu ventilador.
 Caso o vídeo em uso seja onboard (mesmo que use uma placa de vídeo avulsa), vamos usar o vídeo onboard mesmo. Conecte a fonte de alimentação na placa, ligue o monitor na placa de vídeo, cheque se o cooler do processador está conectado na entrada correta. Em seguida ligue a placa fazendo um curto nos terminais indicados como PWR SW na placa mãe. Deu imagem? A memória está sendo reconhecida? Beleza. Este teste é para certificar de que a placa está joia depois da limpeza. Mais sobre isso adiante. Desconecte a fonte da placa mãe para continuarmos (não esqueça de primeiro desligar a fonte da tomada!).
Parta agora para a limpeza do gabinete e dos seus ventiladores. Use o pincel maior (ou o jateador de ar) para tirar a poeira destas peças. É interessante levar o gabinete para um lugar mais arejado, pois o que vai sair de sujeira e poeira não vai estar no gibi. Abra a fonte (não o faça se ela estiver na garantia) e use o pincel médio para limpar seu interior, tomando cuidado com a pressão excessiva do pincel sobre os componentes da fonte.
Uma jateada de ar na fonte seria melhor, principalmente no seu ventilador. Depois de tudo limpo coloque a fonte de volta no seu lugar, bem como os ventiladores do gabinete. Atente para o fluxo de ar indicado em um dos lados do ventilador de acordo com a posição no gabinete. Em geral os ventiladores frontais (e lateral) sopram ar, enquanto os traseiros retiram o ar. Eu acredito que os ventiladores sigam um padrão: o lado onde é visível a "tampa" do motor corresponde ao sopro de ar, enquanto o lado onde vemos a hélice inteira puxa o ar. A máscara por ser de plástico pode ser limpa com um pano úmido. Em seguida monte a máscara de volta na sua posição original.
Vamos para a última parte da limpeza, que é processada sobre as placas de expansão, drives ópticos, cabos, etc. Faça uso da borracha na limpeza dos contatos das placas de expansão e o pincel para tirar o grosso da sujeira acumulada nelas. Para terminar limpe a bancada
 Pronto. A limpeza está feita. Vamos a última parte do tutorial, que é a montagem do micro. Mas uma pausa para o café pois ninguém é de ferro.
 Montando o micro
 Vamos agora a montagem do micro. Prometo não me estender tanto. Para falar
a verdade esta será a parte mais rápida.
Comece acomodando a placa mãe de volta no gabinete, de acordo com o seu caso (chapa deslizante ou montagem direta no gabinete. Não esqueça de colocar de volta o espelho do painel ATX antes de montar a placa de volta no gabinete. Em caso da placa ser montada diretamente no gabinete, considere a montagem do ventilador traseiro depois de aparafusar a placa.
Sugiro primeiro ligar os cabinhos do painel frontal, do speaker, do espelho traseiro USB e das entradas USB e de áudio frontais do gabinete, caso existentes. Se você anotou a posição dos cabinhos, não terá dificuldade na ligação. Caso não tenha anotado verifique no manual da placa mãe como ligar corretamente esses cabinhos. Especial atenção ao ligar os cabos das entradas frontais USB. É imperativo a ligação correta dessas entradas.
Enquanto a inversão ou ligação errada dos cabos do painel frontal pode trazer como efeitos colaterais um LED que não acenda ou um botão POWER ou RESET inoperante, nos casos das entradas USB este tipo de erro pode custar a queima de um pendrive, mouse, HD externo ou outros dispositivos USB, bem como a queima do próprio controlador USB na placa mãe. Em caso de dúvidas consulte o manual da placa mãe.
Ligue os cabos IDE, SATA e FLOPPY, nos respectivos conectores da placa mãe. Em seguida instale o drive de CD/DVD e o disco rígido. Dependendo do gabinete (tamanho), a instalação dessas unidades só pode ser feita antes da instalação da placa mãe. Mas acho que o usuário vá perceber isso ao desmontar o micro. =) Não ligue força e dados nas unidades ainda.
Instale a placa de vídeo (ou ligue o monitor no conector de vídeo onboard se for o caso). Faça novamente o teste da fumaça. Verifique bem se os chicotes de alimentação da placa mãe estão devidamente conectados. Caso dessa vez não ligue, ao menos temos menos suspeitos. Verifique se tem energia na tomada caso os ventiladores não estejam girando. Veja se a sua fonte possui uma chave liga-desliga na sua traseira. Talvez você tenha esquecido de que a desligou por ela. Veja também se o ventilador do processador está conectado corretamente. Lembre-se de ter usado os parafusos com as respectivas arruelas ao prender a placa-mãe. Experimente desencaixar os módulos de memória, em seguida encaixe-os novamente. Por último promova um CLEAR CMOS. Veja também a atividade do cooler da placa de vídeo, caso use placa de vídeo avulsa.
Depois de resolvido o teste da fumaça termine a montagem instalando as demais placas. E novamente rode o teste da fumaça. Uma placa mal encaixada pode impedir o PC de inicializar. Iniciando com o BIP de OK significa que tudo está funcionando perfeitamente.
Conecte os cabos de força e dados no disco rígido, drive de disquete e drive de CD/DVD. Atente para a orientação MA/SL no caso de unidades IDE. Em caso de haver mais de um disco rígido ou unidade de CD/DVD, procure manter uma baia livre entre os dispositivos para facilitar a dissipação do calor gerado por eles. Conecte os cabos dos ventiladores do gabinete na placa mãe (ou nas tomadas da fonte de alimentação se for o caso).
Por último organize os cabos da fonte de alimentação. É importante fazê-lo, pois cabos soltos provocam dificuldade na circulação de ar. Na pior das hipóteses um cabo solto pode travar o ventilador do processador. Não use elásticos, pois eles ressecam com o calor do interior do gabinete, podendo arrebentar, soltando os cabos, voltando o problema do aquecimento e do perigo de um cabo enroscar no ventilador do processador ou em outro (do chipset quando este possui um). Procure usar presilhas de plástico ou mesmo arame fino encapado, daqueles de amarrar saco de pão de forma. Não esqueça dos espelhos traseiros. Não deixe estas fendas abertas.
 O teste final
Antes de fechar o gabinete faça o teste. Ligue o PC e verifique o funcionamento do micro, inicializando o sistema operacional e testando os programas e dispositivos. Tudo funcionando? Beleza! Basta fechar o gabinete, checando mais uma vez a posição dos cabos (verificando se estão bem amarrados, não esquecendo de ligar o ventilador do duto lateral caso existente. Finalmente devolva o micro de volta ao seu lugar.
Caso uma das placas de expansão não esteja respondendo, retire e coloque novamente. Contagem de memória erradica? Retire e reinstale novamente os módulos. Se nos testes da fumaça não deu erro na contagem da memória, não era para acontecer neste momento. Depois de tudo corrigido volte ao item 4.1.
Trabalhe com o micro durante um tempo, em seguida reinicie e confira a temperatura no BIOS, ou caso você tenha um programa de monitoramento, faça-o através dele. Veja agora a temperatura do sistema. Se você seguiu todos os passos corretamente até aqui a temperatura vai estar mais baixa que apurada antes da limpeza.
 Bem, é isso! As horas dispensadas nesta tarefa se pagarão com um PC mais estável. E se tiver um tempinho, faça também uma limpeza geral no software do seu micro, usando as ferramentas do sistema operacional ou programas (Windows) como o CCleaner .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais