Buscar

ATD 2 5 SEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atd 2-Ciências e pratica 
Com certeza o ensino sobre o meio ambiente, é de fundamental importância aos alunos do ensino fundamental, pois faz parte do processo de ensino e aprendizagem, e deve fazer parte do currículo a ser aplicado ao educando. 
Ao trabalharmos com essas crianças desde o início do ensino fundamental, a importância, o cuidado, a responsabilidade, da preservação do meio ambiente e da natureza, teremos com certeza adultos, muito mais conscientes e responsáveis, e se tornaram cidadãos de bem, que lutaram por um mundo melhor para si e seus descendentes. 
Ao apresentarmos os conteúdos sobre o meio ambiente aos educandos, estamos fornecendo a eles informações e conhecimentos necessário para que, eles tomem consciência de que precisamos cuidar do mundo e do ambiente em que vivemos. 
É preciso que nós educadores, mostremos a esses educandos a importância da natureza e do meio ambiente, e como esse cuidado é importante para eles e para as gerações futuras, devemos formar educandos conscientes de que o homem deve mudar seus hábitos em relação ao cuidado do mundo e da natureza. 
E nós educandos sabemos que a criança é muito importante e tem forte influência nesse processo de mudança de hábitos para o futuro. 
É preciso deixar claro para as crianças, que o cuidado do meio ambiente é urgente e que devemos fazer essas mudanças agora para garantir que nossos descendentes possam desfrutar da natureza e do meio ambiente e recursos igual ou melhor do que temos hoje. 
Maraci 
Nós enfrentamos um sério problema em nosso meio que são o desequilibrio ambiental. Estamos em um momento de mudança, que nós professores e alunos devemos conscientizar e mostrar qual a importância de preservar o meio ambiente onde vivemos. São meios que na escola devemos levantar hipotese mostrar para os nossos aluno o prejuizo que este desequilibrio provoca no meio ambienete, nos seres humanos devemos ter consciencia e responsabilidade assumir os nossos erros. 
Atd 2-Eja  
Sabemos que na educação de jovens e adultos normalmente são adultos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola enquanto crianças, 
No pensamento de Freire o aluno não é um depósito que deve ser preenchido pelo professor, cada um, juntos pode aprender e descobrir novas dimensões e possibilidades na realidade da vida, pois o educador é somente o mediador no processo de ensino-aprendizagem e aprende junto com seu aluno. A educação é vista por Freire como pedagogia libertadora capaz de torna-la mais humana e transformadora para que homens e mulheres compreendam que são sujeitos da própria história. A liberdade torna o centro de sua concepção educativa e esta proposta é explícita desde suas primeiras obras. 
 
Sendo assim cabe ao educador mediar à aprendizagem sempre priorizando a bagagem de conhecimentos trazida pelo aluno da sua vivência, transpondo esse conhecimento prévio para o conhecimento letrado, é preciso que  não só o educador repense o seu papel enquanto mediador de uma aprendizagem que priorize a bagagem de conhecimento trazido por seus alunos, mas também a flexibilidade das instituições em permitir a realização de um bom trabalho diferenciado. 
A alfabetização do EJA é um processo de ensino de leitura e escrita que deve ser acompanhada do processo de conhecimento e construção de práticas sociais importantes com o objetivo de oportunizar a conclusão da educação básica, proporcionando aos alunos novas chances de inserção no mercado de trabalho e aperfeiçoamento para que possam acompanhar o ritmo acelerado das novas descobertas e assimilar os novos processos de produção. 
 
Atd 2 portugues e pratica 
Eleições políticas 2016. 
Hoje dia 02 de Outubro, mais uma vez tivemos que exercer a cidadania e a democracia em nosso país, mais uma vez fomos para as urnas, para fazer valer o nosso direito de escolha (voto). 
Há alguns dias começaram as propagandas políticas, os partidos políticos apresentaram seus candidatos a prefeitos e vereadores, das nossas cidades, mas diante de tanta exposição, corrupção, acusações, falsidade, desvios de dinheiro por parte do nosso poder maior que é a presidência do Brasil, será que a população ainda acredita na política do país?. Será que os brasileiros não estão desacreditados e desanimados com a política?. 
Hoje foi um dia muito difícil para os brasileiros, diante de tanta mentira e corrupção, e falsidade, ter que escolher mais uma pessoa, para nos representar, será que faremos a escolha certa, é uma decisão muito difícil, mas muito importante também, não podemos perder a esperança, temos que renovar e acreditar nas mudanças que virão, é mais uma chance de organizar e fazer diferente, mudar o cenário político. 
Mesmo diante das incertezas, não podemos ter medo da mudança, temos que encarar, levantar a cabeça e fazer valer os nossos direitos como cidadãos, lembrando que esses novos candidatos só estão onde estão, porque nós os elegemos, e temos todo o direito de cobrar deles,uma política justa, transparente e atenda os anseios da população fazer o que precisa ser feito, a população deve lembrar que juntos somos fortes e temos voz, então basta se unir,participar ,ir atrás e lutar pelos nossos direitos como cidadãos. 
Muitas pessoas dizem que não gostam de política, e não querem tomar partido mas se é nosso dever eleger, participar e fiscalizar, temos sim que participar levantar e expor nosso pensamento, exercer nossos direitos como cidadãos, não podemos fingir, que não nos preocupamos com que acontece em nosso país, temos que pensar no futuro da nação. 
Gênero textual: Noticiário 
Texto dissertativo. 
 Atd 2 matematica 
Estatisca são conhecimentos que apropriam na organização e na coleta de dados, afim de desenvolver uma realidade de determinada área. Ela é considerada com base a ser aplicada em todas áreas da sociedade. O papel da estatistica é trazer informação e conhecimento para as crianças. 
A estatistica pode ser trabalhada através de pesquisas, interpretar informações de coleta de dados afim de facilitar o conhecimento e fazer com o que a criança no seu aprendizado e desenvolve a sua curiosidade de interpretar a sua própria realidade. São dados que podemos utilizar como quantidade de irmão e avos organizando em gráficos para que os mesmos possam entender esse conhecimentos. 
Atd2 historia 
Fiz um curso de LIBRAS um vez, onde os exercícios de fixação era feitos com bexigas, em pares um fazia um sinal e o outro jogando a bexiga para cima e batendo palmas tinha que dizer o significado do sinal. Isso ilustra a ideia de que a diversão pode contribuir para a aprendizagem, é comprovado cientificamente que quando nos descontraídos aprendemos melhor do que quando somos obrigados a decorar algo que muitas vezes nem entendemos. Essa idéias de que não podemos nos divertir enquanto aprendemos está totalmente ultrapassada, por isso somos tão incentivados a usar jogos e o lúdico para ensinar. Podemos mudar a frase para: " Tente se divertir, isso tem que ser educacional". 
Cidadania e espaços de cultura 
Hoje nós vivemos em um mundo em constante transformações, e a idéia de que a visita aos museus e centros culturais são enfadonhas e muito chatas já mudou faz tempo, hoje sabemos que a visitas a esses lugares se tornou muito mais interessante e divertida, pois o artista expõe suas obras de forma muito mais interessantes, algumas até podem ser tocadas e manipuladas pelo visitante. 
O museu deixou de ser aquele lugar intocável e frio, para ganhar vida, movimento, se tornou lúdico e suas obras até interagem com os visitantes, e tudo isso é muito importante para o processo de aprendizagem e cidadania. 
Com, essas mudanças as pessoas mais simples e humildes e sem condições, passaram a olhar esses espaços com outros olhos, percebendo que também possuem o direito de estar ali e apreciar o local e tudo isso significa muito para elas, pois estão exercendo seus direitos de cidadãos e estabelecendo vínculos e laços na sociedade. 
Ao freqüentar o museu a pessoa está adquirindo conhecimento, identidade,cultura e esta exercendo o seu direito de cidadã, onde todos tem o direito de ir e vir e de expor suas idéias e opiniões. 
Cidadania é um espaço de construção compartilhado. E, aí, precisamos sair dos muros da escola, ainda que a escola ocupe um local, potencialmente, privilegiado na construção de uma postura crítica para essa construção. 
É necessário ensinar às nossas crianças e jovens não apenas a ler e a escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. 
Educar para a cidadania é adotar uma postura, é fazer escolhas. É despertar para as consciências dos direitos e deveres, é lutar pela justiça e não servir a interesses de outros. Promoção da diversidade cultural e social, da auto-estima, do sentimento de pertencimento, da cidadania, da liberdade de expressão, do protagonismo cultural e da emancipação social das populações; Melhoria da qualidade de vida por meio da valorização cultural. 
Hoje o lúdico, a fantasia, a brincadeira e o mistério estão inseridos nos espaços culturais, tornando- os muito mais interessantes e acolhedores a população e por isso se torna muito mais educativo e informativo. 
Atd2 artes 
Acredito que o simples fatos de estarmos estudado sobre os fundamentos teóricos e metodológicos das artes e prática já é um determinante para fazermos a relação com a teoria de Ana Mae, pois estamos adquirindo informações e conteúdos necessários para desenvolver as atividades. 
No fórum da atd 2,vimos as obras de Pablo Bernasconi, já iniciamos a nossa atividade com a teoria de Ana Mae, onde conhecemos a obra de arte, estudamos sobre ela para, entendemos um pouco, como foi desenvolvida e como está relacionada com o tempo, em seguida observamos sua características, estudamos e escolhemos o tema e que material será utilizado, para realizar a atividade, identificamos e articulamos o desenho a técnica proposta. 
Realizamos a apreciação das obras de Pablo Bernasconi e também da que nós mesmos produzimos, observamos se a técnica foi realizada de maneira satisfatória, e adequada ao tema proposto, contextualizamos a arte desenvolvida com o processo de ensino e aprendizagem, pois o ensino das artes, é muito importante para o desenvolvimento intelectual, cognitivo do aluno para seu crescimento como pessoa cidadã, de opiniões e críticas, que aprende, recorda, imagina e desenvolve suas idéias e opiniões. 
 É absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar.
Quando o aluno aprende sobre a arte ele faz vínculo e estabelece relações entre seus trabalhos artísticos e a produção social das artes, assimilando e percebendo as relações entre o que se faz na escola e o que é apresentado como arte. 
Assim o estudo da arte é muito importante para o aluno, e para seu conhecimento, a cultura, a dança, a música, as artes visuais e o teatro, transformam o aluno em um ser pensante, que tem opiniões e objetivos.

Outros materiais