Buscar

JURISDIÇÃO AULA 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto
Semana 08
CASO CONCRETO 6
Questão objetiva
Sustentando que os Estados do Sul e do Sudeste têm 57,7% da população do País, mas somente 45% de representantes no Poder Legislativo federal, circunstância que fere o princípio da isonomia e a cláusula "voto com valor igual para todos", partidos políticos do bloco de oposição, todos com representação no Congresso Nacional, ajuizaram, perante o Supremo Tribunal Federal, ação direta de inconstitucionalidade a fim de obter provimento judicial declaratório da inconstitucionalidade da expressão "para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados" e da palavra "quatro", constantes dos §§ 1o e 2º do art. 45 da Constituição Federal. Referida ação
 a) está fadada ao insucesso, porque somente partido político majoritário tem legitimidade para propor ação direta de inconstitucionalidade.
 b) deve ser julgada procedente, pois há manifesto conflito entre princípios supraconstitucionais e normas constitucionais, o qual se resolve em favor dos primeiros.
 c) deve ser acolhida, porque, se a escolha de Governador de Território tem de ser aprovada previamente pelo Senado Federal, segundo o art. 52, III, c, da Constituição Federal, e não por eleição direta, nada justifica a norma pela qual "cada Território elegerá quatro Deputados".
 d) deve ser julgada improcedente, na medida em que, se não existe diferença entre princípios e normas para efeito de interpretação constitucional, não se pode falar de contradição entre dispositivos de uma mesma constituição.
 e) não pode ser admitida, pois a rigidez constitucional não se coaduna com o estabelecimento de hierarquia entre normas postas pelo Poder Constituinte originário.
(OAB – XX Exame Unificado) Sob o argumento de sub-representação das regiões mais populosas do país,bem como de desigualdade entre os Estados-membros da Federação e, até mesmo, discriminação enteeles, o governador de um determinado Estado propõe Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra aexpressão "para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setentaDeputados", constante do Art. 45, § 1º, da CRFB/88, dispositivo nela inserido desde a sua promulgação.Além desse problema, o mesmo governador fez uma outra consulta ao seu corpo jurídico para sabersobre a possibilidade de não aplicar determinada emenda constitucional que, no seu entender, não erabenéfica ao seu Estado, isso apesar de o Supremo Tribunal Federal já ter reconhecido a suacompatibilidade com a CRFB/88. Nesse particular, um de seus assessores sugeriu a adoção da tese deque a norma constitucional originária é hierarquicamente superior, ao menos no plano axiológico, à normaconstitucional derivada. Diante de tais fatos, responda, justificadamente, aos itens a seguir.
Cabe ADI contra o Art. 45, § 1º, da CRFB/88, norma constitucional que existe desde a promulgação daConstituição da República, em 1988?
R: Não caberá, pois norma originalmente constitucional inserida no texto da constituição pelo poder constituinte originário, jamais poderá ser declarada inconstitucional, posto que estes poderes não se submetem há nenhum tipo de limite ou condução. 
B) A emenda constitucional pode deixar de ser aplicada com base na tese sugerida pelo assessor doGovernador?
R: Não, pois apesar de a emenda constitucional ter limites a respeitar, formal, material, circunstancial, implícitos, uma vez incorporado ao seu texto a constituição e com decisão do STF favorável a sua constitucionalidade a emenda adquire a mesma hierarquia de norma originalmente constitucional, ou seja , não estão em plano inferior. 
1
PRÁTICA SIMULADA III – AULA 07
Professora: LEIDE
Aluna: GÉSSICA FERREIRA LIMA SARDINHA

Outros materiais