Buscar

Caso 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 3
1a Questão: Adalberto ajuizou uma ação em face da Seguradora Porto Bello pleiteando orecebimento do seguro de vida realizado pelo seu tio Marcondes. Alega na inicial que aseguradora, de forma injustificada, se negou a pagar a indenização sob o argumento deque o segurado agiu de má-fé ao não informar que realizara uma cirurgia de coração 10anos antes da assinatura do contrato. Após a instrução o juiz julgou procedente o pedidopara condenar a Seguradora a pagar a respectiva indenização em valor a ser apurado emfase de liquidação. Diante do caso concreto indaga-se:
a) Qual é a modalidade de liquidação de sentença mais adequada ao caso concreto? Épossível modificar a sentença em fase de liquidação?
Resposta. No referido caso como se faz necessário realização de calculo que demande conhecimento técnico, a modalidade de liquidação adequada no caso concreto é liquidação por arbitramento nos moldes do artigo 509, I do Código de Processo Civil.
b) Como deverão proceder as partes caso discordem do valor apurado na liquidação?
Resposta. Na liquidação da sentença não se pode rediscutir o mérito, uma vez que a liquidação é para apuração do quanto é devido, assim caso uma das partes não concordem com a com o valor apurado poderão ingressar com o agravo de Instrumento nos moldes do artigo 1015 do Código de Processo Civil.
Questão nº 2.
 Considerando o CPC, indique a alternativa que não contempla títuloexecutivo extrajudicial:
a) o crédito de auxiliar de justiça, quando as custas, emolumentos ou honorários tiverem sido aprovados por decisão judicial;
b) a escritura pública ou outro documento público assinado pelo devedor;
c) a nota promissória;
d) o crédito decorrente de foro ou laudêmio.

Outros materiais