Buscar

Caso 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto 6
1a Questão: Determinado credor instaurou processo de execução, lastreado em títuloexecutivo extrajudicial, em face de um incapaz, que se encontra regularmenterepresentado nos autos. A penhora recaiu sobre um determinado bem e não foramoferecidos embargos à execução. Como o exequente não manifestou interesse naadjudicação, o magistrado determinou a expropriação por alienação em leilão judicial. Nosegundo leilão, o bem constricto recebeu um lance equivalente a 75% do valor daavaliação, o que gerou a assinatura no auto de arrematação. Imediatamente, o executadopeticionou ao juízo, postulando o reconhecimento da ineficácia da arrematação, uma vezque o bem foi expropriado por preço vil. Já o credor, por sua vez, ponderou que, deacordo com o art. 891, parágrafo único, do CPC, a arrematação teria sido perfeitamenteválida. Indaga-se: como deve decidir o magistrado?
Resposta. O magistrado deve acolher o pedido de reconhecimento de ineficácia da arrematação, uma vez que foi ofertado 70%, o lance configura-se preço vil, assim em obediência ao Artigo 896 do Código de Processo Civil, o valor mínimo quando ser tratar de bem imóvel de incapaz o leilão deve alcançar o preço mínimo de 80 % da avaliação.
2a Questão. A respeito dos bens impenhoráveis, marque a alternativa incorreta:
a) o seguro de vida;
b) os materiais necessários para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas;
c) os móveis, os pertences e as utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, inclusive os de elevado valor ou os que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida;
d) os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se deelevado valor.

Outros materiais