Buscar

Resumo de artigos sobre ATIVIDADE RÍTMICA E EXPRESSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES RÍTMICAS, EXPRESSIVAS E DA CULTURA POPULAR.
Este trabalho foi elaborado levando em conta dois textos, As Atividades Rítmicas e Expressivas como Conteúdo nas Aulas de Educação Física e Atividades Rítmicas e Expressivas: Segundo a Proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física na Educação Básica. 
Os textos trazem a importância das atividades rítmicas e expressivas nas aulas de educação física segundo a proposta dos PCN’s, contudo nos mostra que muitos professores não trabalham esse tipo de conteúdo. Vários são os fatores que podem influenciar tal fato, esses vão desde a falta de preparo e conhecimento do profissional e até mesmo a falta de recursos ou o preconceito por parte dos alunos em relação ao tipo de abordagem utilizada. 
Em um primeiro momento dividimos o texto apresentando os nomes dos artigos que levaram a discussão do trabalho. Em seguida apresentamos o conteúdo abordado por esses textos com o intuito de situar o leitor sobre o que o mesmo irá ler. Em outro paragrafo descrevemos os conteúdos e enfoques assumidos em cada um dos artigos, logo após houve uma analise de forma critica e comparativa entre os dois textos, por fim apresentamos uma consideração final a respeito dos artigos.
O primeiro artigo nos traz uma pesquisa desenvolvida em algumas escolas de rede estadual e constatou que quase 90% dos professores não utilizam as atividades rítmicas e expressivas durante suas aulas. Este artigo cita a importância deste conteúdo para a formação critica do aluno quanto cidadão e nos traz que é possível desenvolver as aulas nesta modalidade em vários espaços, inclusive utilizando o próprio corpo como instrumento, para então possibilitar a vivencia dos alunos com os ritmos e expressões corporais.
O segundo artigo dá um foco maior nos PCN’s mostra como o mesmo foi elaborado, e citando varias criticas a respeito deste por ignorar os intensos debates existentes na área da educação, além de se apoiar em apenas uma linha de conhecimento. Com relação ao conteúdo atividades rítmicas e expressivas nos traz que cabe ao professor criar condições para que seus alunos possam vivenciar os ritmos internos e externos de maneira criativa e desafiadora proporcionando para estes mais autonomia.
Os textos nos mostram a estimação de trabalhar o conteúdo atividade rítmica e expressiva como conteúdos nas aulas de educação física, estes se aproximam ao mencionar tal importância. Contudo o segundo artigo nos traz enormes criticas em relação aos PCN’s. O trabalho com as atividades rítmicas e expressivas é muitas vezes utilizado como uma forma de recreação para os alunos, sendo utilizado como aquecimento ou finalização de alguma aula.
Com a leitura dos textos e dessa analise consegue-se inferir quão grande é a importância do trabalho com os temas abordados, visto que os trabalhos com ritmos e expressões proporcionam aos alunos meios para que estes possam se comunicar com sua realidade, tornando-se cidadãos críticos acerca dos fatos cotidianos em suas vidas.
REFERENCIAS
PIZZATO, C. As Atividades Rítmicas e Expressivas como Conteúdo nas Aulas de Educação Física. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/485-4.pdf?>. Acesso em: 27 de março de 2010.
CORDEIRO, P. Atividades Rítmicas e Expressivas: Segundo a Proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física na Educação Básica. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/35482/1/ATIVIDADES-RITMICAS-E-EXPRESSIVAS-SEGUNDO-A-PROPOSTA-DOS-PARAMETROS-CURRICULARES-NACIONAIS-DA-EDUCACAO-FISICA-NA-EDUCACAO-BASICA/pagina1.html>. Acesso em: 16 de junho de 2010.

Outros materiais