Buscar

Análise nutracêuticos e alimentos funcionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Vanessa Kiill Rios
Artigo: Nutraceutical and Functional Food as Future Food: A Review ou “Nutracêuticos e Alimentos Funcionais Como a Comida do Futuro: Uma Revisão”.
Introdução
O aumento da expectativa de vida e de alguns problemas como obesidade, doenças de coração, etc. trouxe uma maior preocupação com a saúde, fazendo com que as pessoas tivessem interesse em otimizar a promoção à saúde, tornando mais popular o uso de nutracêuticos e alimentos funcionais.
Nutracêuticos e comida funcional
“Nutracêutico” é o termo designado para qualquer substância que pode ser considerada comida o parte de comida e gera benefícios médicos o de saúde, como prevenção ou tratamento de doenças. Esses produtos podem ser nutrientes isolados, dietéticos, suplementos, etc.
Alimento funcional pode ser considerado “alimento ou componentes dietéticos que podem prover benefícios da saúde além de nutrição básica” ou aqueles que fazendo parte da dieta usual demonstra benefícios fisiológicos, e/ou reduz risco de doenças crônicas além de funções na nutrição básica. Podem ser citados como alimentos funcionais: cereais enriquecidos, pães, lanches fortificados, etc.
O Nutrition Business Journal denomina nutracêutico qualquer coisa consumida primariamente e particularmente por razões de saúde, incluindo alimento funcional como um tipo de nutracêutico. Já Health Canada denomina que nutracêutico é preparado à partir de alimentos, mas vendido em forma de pílulas, poções ou outras formas normalmente não associadas com comida, e ainda que nutracêuticos geram benefícios fisiológicos e protegem contra doenças crônicas.
Fator nutracêutico
O esquema de administração de nutracêuticos varia dependendo do interesse. Exemplo: cardiologistas podem priorizar aqueles associados à diminuição de fatores de risco para doença cardíaca, oncologistas podem priorizar aqueles com atividade anticarcinogênica, etc.
Fontes alimentícias e não alimentícias de fatores nutracêuticos
Outro modo de escolha é baseado no potencial do nutracêutico como fonte alimentícia, separando pelos grupos “planta, animal e microbiano”. A fonte alimentícia não precisa ser necessariamente o ponto de origem de uma ou mais substâncias. Alguns nutracêuticos podem ser encontrados em mais de um grupo.
Fontes não-alimentícias têm sido desenvolvidas pelo método de fermentação. Ex: aminoácidos produzidos por crescimento bacteriano em sistemas de fermentação. Técnicas de recombinação genética têm sido muito utilizadas para obter compostos nutracêuticos. Transferir produção de nutracêuticos para esse método utilizando organismos pode ser economicamente viável.
Fatores nutracêuticos em alimentos específicos
Nutracêuticos podem ser organizados de acordo com alimentos concentrados. Mais apropriado quando se tem interesse em um alimento específico por fins agrícolas ou geográficos (produção local por exemplo), ou desenvolvimento de alimentos funcionais. Exemplo: desenvolver nutracêutico de alimento comumente utilizado em uma região geográfica.
Várias substâncias são encontradas em maior concentração em alimentos ou famílias de alimentos específicas.
Mecanismo de ação
Nutracêuticos também podem ser classificados de acordo com seu mecanismo de ação, de acordo com suas ações fisiológicas, não levando em conta a fonte. Exemplos: antioxidante, antibacteriano, anti inflamatório, antiagregante, etc.
Classificando fatores nutracêuticos baseado na natureza química
Outro método é classificas pela natureza química. Esse método leva em conta as características elementares/moleculares, incluindo muitos grupos, podendo ocorrer a criação de subgrupos. Um exemplo seria dividir como: derivados de isoprenoide(subgrupos: saponinas, tocoferol, etc.), ácidos graxos e lipídeos estruturais(CLA, MUFA, etc.), substâncias baseadas em aminoácidos(aminoácidos, isotiocianatos, etc.), carboidratos e derivatos(ácido ascórbico, oligossacarídeos, etc.), minerais(Ca, Se, etc.), entre outros.
Preparação comercializada de suplementos nutricionais
No mercado vários produtos nutricionais estão presentes, como por exemplo: 
Diminuidores de apetite, categorizados como suplementos para apetite e contendo cafeína, tirosina e fenilalanina em sua composição.
Rox, categorizado como drink energético, contendo taurina, cafeína e glucronolactona em sua composição.
Coral calcium, categorizado como suplemento de cálcio, contendo cálcio e minerais traço.
Alimentos medicinais e suplementos nutricionais
Alimentos medicinais são aqueles formulados para gestão dietética de doenças com necessidades nutricionais que não são atendidas pela dieta normal sozinha.
Para ser considerado alimento medicinal, precisa ser capaz de ser ingerido oralmente ou por sonda nasogastrica; rotulado para gestão dietética para uma específica desordem médica, doença ou condição e ser utilizado com supervisão médica.
Podem ser classificados como: formulas nutricionalmente completas, formulas nutricionalmente incompletas, formulas para desordem metabólica e produtos para reidratação oral.
Inovação continua sendo prioridade
A inovação nesse tipo de produto pode otimizá-los, diminuindo por exemplo o risco de mistura de ingredientes, melhorando flexibilidade, entre outros. Os produtos que promovem saúde e bem-estar são cada vez mais uma prioridade para os consumidores.
Um bom exemplo é o Resveratol, encontrado em vinho vermelho. Uma taça de vinho por dia pode diminuir o risco de doenças cardíacas, testes em ratos verificaram que essa substância isolada poderia ter um efeito potente. Logo, a criação de um nutracêutico contendo Resveratol poderia ser pensada por exemplo, sendo um bom exemplo de inovação e atendendo a demanda crescente do mercado de nutracêuticos.
Mercado e demanda
Quase 2/3 da população americana consome algum tipo de nutracêutico. A indústria de saúde vale aproximadamente 91 bilhões de dólares no mercado. A distinção do que seria ou não nutracêutico torna difícil quantificar o tamanho desse mercado, mas relatórios de negócios sugerem que esse mercado está em um crescimento consistente. 
Uma possível explicação para essa demanda crescente seria o envelhecimento da população. O preço dos nutracêuticos pode cair com o aparecimento de genéricos, mas a dependência das pessoas junto com a crescente disponibilidade de nutracêuticos sugere que o crescimento do mercado permaneça estável.
Efetividade e segurança
Regulação: Diferente das drogas farmacêuticas, os nutracêuticos são minimamente monitorados, já que as companhias não são obrigadas a reportar sobre reclamações sobre função e efetividade de seus produtos. Muitas companhias divulgam dados científicos para melhorar a credibilidade de seus produtos.
Fontes internacionais: Nutracêuticos do mercado internacional podem utilizar de substâncias orgânicas ou exóticas, mas a falta de regulação pode comprometer a segurança e efetividade dos produtos, gerando produtos de baixa qualidade ou com ingredientes não efetivos.
Biodisponibilidade: A biodisponibilidade, ou “taxa de absorção” dos nutrientes é maior quando consumidos em seu estado natural. Nem todos alimentos são digeridos eficazmente, e nutracêuticos com baixa taxa de absorção resulta em nutrientes sendo eliminados do corpo sem fornecer nenhum benefício nutricional ou medicinal.
Impacto do efeito placebo: Parte da efetividade dos nutracêuticos é atribuída ao efeito placebo. Consumidores podem acreditar que nutracêuticos utilizados estão “curando doenças” quando na verdade o corpo é capaz de se recuperar por conta própria.
Perspectiva futura
Alimentos funcionais atualmente têm sido utilizados como um truque de marketing. Espera-se que as autoridades da saúde pública visem realmente a saúde pública e não o lucro das grandes empresas, tomando medidas quanto à isso.
	A capacidade dos consumidores de se "medicar" deve ser prevenida e o controle de suplementos dietéticos deve ser transferido para médicos, empresas farmacêuticas e fabricantes de alimentos. A medicina agora finalmente percebeu que os suplementos dietéticosconsumidos livremente por pessoas com consciência nutricional durante décadas possuem muito mais potencial para prevenir ou até mesmo curar doenças crônicas do que toda a vasta gama de medicamentos prescritos que eles têm à sua disposição. “Que seu alimento seja sua medicina”.

Outros materiais