Buscar

DISCUSSÃO PARTE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCUSSÃO:
Novos comportamentos não surgem do nada, mas de algum outro comportamento,dentre os vários significados que a palavra modelagem tem, enfatizamos o significado de “dar forma”, uma das grandes técnicas utilizadas pela Análise Experimental do Comportamento, pauta-se em um procedimento chamado modelagem, esse método consiste em dar forma ou instalar comportamentos em um organismo vivo, as consequência do que os organismos fazem são extremamente importante para que um novo comportamento seja aprendido.
 Em um laboratório, com condições estritamente controladas, podemos ver o processo de modelagem de uma forma mais nítida e precisa, modelar comportamento, ensinar um comportamento novo consiste em liberar consequências reforçadoras contingentes (próximo no tempo) á resposta de modo que reforce diferencialmente, através de aproximações sucessivas, áqueles comportamentos próximos ao comportamento final desejado.(Holland & Skinner, 1961; Gomide & Dobrianskyj, 1993).
O reforço diferencial, segundo Moreira Borges pg.61, consiste em reforçar algumas respostas que obedecem algum critério e em não reforçar outras resposta similares, na modelagem usamos o reforço diferencial, a fim de ensinar um novo comportamento, sendo uma característica fundamental da modelagem a imediaticidade do reforço, quanto mais próximo o reforço estiver,mais eficaz ele será.
No laboratório foi possível observar o comportamento do sujeito após privação de agua por 24 horas, Através de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas às respostas de pressão à barra, o comportamento desejado foi aos poucos se estabelecendo no repertório, podemos também notar claramente como a ausência de reforço diminuiu gradualmente a frequência de respostas de pressão à barra,
Os resultados da primeira parte dessa história de aprendizagem mostraram como podemos ensinar um comportamento através da seleção pelas consequências. Todo comportamento deve ser tomado em interação com seu meio ambiente (Skinner, 1938) e, assim, podemos observar como um comportamento pode aumentar ou diminuir de frequência dependendo da manipulação das variáveis (Skinner, 1966).
O procedimento de modelagem foi eficaz no processo de aprendizagem da resposta de pressão à barra. Na nossa aprendizagem em laboratório demonstrou, caracteristicamente, como o comportamento pode ser aprendido pelo procedimento de modelagem, bem como o efeito que consequências liberadas pelo ambiente tem em manter ou não um comportamento. O processo de aprendizagem por modelagem é muito funcional em nossa cultura, é utilizado principalmente por psicólogos, professores educadores e pelo meios de comunicação.

Outros materiais