Buscar

O que é terapia cognitivo comportamental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é terapia cognitivo comportamental?
Terapia cognitivo comportamental é uma abordagem que é mais específica, breve e focada no problema atual do paciente. Também conhecida como TCC, ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma que interpretamos.
Existem pensamentos na qual não analisamos, são os chamados “pensamentos automáticos”, que podem ser positivos ou negativos. Na Terapia cognitiva comportamental o psicólogo vai ajudar o paciente a distinguir e intervir nesses pensamentos, afim de “muda-los”. Por exemplo: numa situação onde o indivíduo é corrigido por um erro, automaticamente sem estar consciente do pensamento surge a ideia de “Eu nunca serei promovido. Não faço nada direito. Nunca conseguirei alcançar meus objetivos”. Através de testes comportamentais os pacientes da terapia cognitivo comportamental – TCC primeiro treinam, identificam, escrevem e aprendem a diferença entre pensamentos e sentimentos.
Ao analisarem suas próprias experiências os pacientes chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos, o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático, ou como se sentiu ao ter esses pensamentos. Perguntas como “Sou socialmente inapto e indesejável em situações sociais ou de trabalho”, “as outras pessoas são potencialmente críticas, indiferentes, humilhantes ou rejeitadoras” fazem parte dos testes aplicados na terapia cognitiva comportamental.
“O que nos afetam não são os ACONTECIMENTOS e sim a formas que os INTERPRETAMOS.”
Quando surgiu a terapia cognitivo comportamental?
A terapia cognitiva comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos. Ele percebeu que pacientes depressivos tinham visão distorcida de si mesmo, do mundo ao seu redor e de seu futuro, a chamada tríade negativa, que tem formação na infância. Conclui-se então que, o pensamento negativo distorcido altera nosso humor e consequentemente nosso comportamento.
A terapia cognitivo comportamental surgiu com o objetivo de corrigir os pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.
Nas últimas décadas a terapia cognitivo comportamental – TCC tem tido um impacto enorme sob o campo da saúde mental, devido sua eficácia na compreensão e no tratamento de uma extensão de distúrbios emocionais e comportamentais.
Quando que a terapia cognitiva comportamental é indicada?
A terapia cognitiva comportamental é indicada quando seus pensamentos automáticos são sempre negativos, desencadeando uma série de fatores como: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Ansiedade generalizada, Transtorno de pânico, Ansiedade Social, Transtornos alimentares, Transtornos de personalidade, Transtorno bipolar.
Confira assuntos relacionados:
Lidar com o Fracasso no Trabalho
Aprenda a lidar com o fracasso no trabalho
Lidar com o fracasso é algo, ao mesmo tempo, descomplicado e perturbante. Principalmente quando ele ocorre no ambiente de trabalho. Segundo os psicólogos, quando as tentativas de buscar soluções parecem inúteis, o medo e o fantasma da frustração se torna muito real…
 
Como o estresse afeta sua saúde
Estresse é a palavra do momento.
Todos conhecem alguém que diz estar passando por uma situação estressante. Mas, como quase tudo na vida, o estresse tem dois lados: o bom, quando chega até a animar e impulsionar a execução de algo de forma perfeita e o mal, que acontece por conta da pressão e da carga emocional geradas em alguma atividade que o envolva. Sentir-se estressado por um longo período pode trazer prejuízos à saúde…
 
Pais e Filhos Adolescentes
Como lidar com uma fase tão difícil
Filhos querendo ser aceitos e se auto afirmar, pais tentando encontrar um equilíbrio entre a aceitação e a imposição clara de limites… Difícil encontrar um equilíbrio nesta balança. Você sabia que muitas vezes os comportamentos difíceis que seus filhos apresentam estão relacionados…
 
TEPT
Transtorno de Estresse Pós Traumático – Sintomas e Terapia Cognitiva Comportamental
Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) é o nome que a medicina dá ao conjunto de reações psicológicas e físicas que podem surgir após um evento traumático. Em geral, são situações onde houve risco de morte para si ou terceiros, gerando sentimentos como pânico, impotência, horror, entre outros, que permanecem…
 
Autoconfiança
Ou a falta de Autoconfiança
A autoconfiança e a autoestima são muitas vezes interdependentes, mas basicamente sua diferença é que a primeira você vai adquirindo conforme suas ações vão dando bons resultados. À medida que você tem um problema, faz algo a respeito e alcança um bom resultado, fica satisfeito com isso e sua autoconfiança aumenta. De modo geral ela independe da aprovação…
 
Escolhas e Incertezas
Como arriscar reduzindo os riscos?
Quando falamos de uma decisão, nos referimos a todo o processo através do qual escolhemos o curso de uma ação. E este processo é um dos mais complexos que os seres humanos enfrentam. A tomada de decisão é um processo cognitivo que está inexoravelmente ligado às nossas incertezas e emoções e pode ser facilitado com a ajuda de um psicólogo…
 
Liderança e Habilidades Sociais
Desenvolver Habilidades de Liderança
Liderança é a capacidade de influenciar pessoas em direção aos objetivos. É a ação de comprometer pessoas para contribuir o máximo possível com os objetivos traçados, potencializar o comportamento e as atitudes das pessoas envolvidas na tarefa para melhor execução dos trabalhos e desenvolvimento de equipes. Envolve, sobretudo, a habilidade de inspirar confiança e …
 
Limites
Em Casa, no Trabalho, com Amigos e Filhos
Até onde ir para não ser prejudicado? É possível impor limites aos outros? Acredito que impor pode parecer um tanto exigente. Porém, mostrar esses limites, lembrar aos outros que há um espaço entre uma pessoa e outra existe. E por muitas vezes, são invisíveis aos outros e até a nós mesmos…
 
Síndrome de Burnout
O que é e como ela funciona
Esta síndrome é conhecida como Síndrome de Esgotamento Profissional. Uma exaustão ou esgotamento emocional marcante derivada de muitas situações de estresse na vida profissional. A Síndrome de Burnout tem como início em alguns transtornos emocionais como a depressão e ansiedade. Sua diferença…
 
TEPT
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Uma pessoa desenvolve TEPT quando, após algum evento traumático, começa a ter diversas lembranças do acontecimento, ou passa por alguma situação que tenha características parecidas com a do evento traumático, e isso provoca nela sensações de medo, tristeza, ansiedade e dor. A pessoa também passa a apresentar sintomas de evitação, deixando de fazer determinadas coisas, não indo a lugares e nem se expondo às situações que fazem com que ela se lembre…
 
TOC
Transtorno obsessivo compulsivo
Transtorno obsessivo compulsivo é um tipo de transtorno de ansiedade que é caracterizado quando a pessoa sofre de repetidas obsessões e/ou compulsões que afetam as funções sociais, educacionais ou profissionais do próprio individuo, seja pelo tempo dispendido com os sintomas ou pela aflição ou medo da própria pessoa. Uma obsessão é definida como um pensamento ou impulso recorrente que causa ansiedade elevada…
 
Bullying
Como Acontece e Como Evitar
Quando falamos em bullying, pensamos naquela criança na escola que sofre/ sofreu com a galera da turma, porque zombou da orelha, do nariz, do peso… Mas, para entender e até mesmo ajudar uma pessoa que sofre com este tipo de comportamento alheio, é preciso…
 
Você se sente confuso?
O que fazer quando se sentir confuso
É bastante comum em alguns momentos de nossas vidas nos sentirmos confusos, não sabendo se tomamos essa ou aquela decisão, as coisas parecem um pouco perdidas e às vezes achamos que não vamos conseguir sair daquele momento…
 
Assertividade
Por que
devo ser assertivo?
Inicialmente devemos definir assertividade palavra que tem como significado ser pacifico sem ser passivo. Isto é, ser assertivo é dizer tudo o que quer dizer sem que passe por cima dos direitos dos outros e dos seus próprios direitos. Passar por cima dos próprios direitos pode gerar consequências como ansiedade, remorso, culpa e arrependimento. Agir assertivamente é…
 
Estresse no Trabalho
O estresse motivado pelo trabalho está fazendo você se questionar sobre o seu rumo profissional?
O trabalho ocupa um papel central na vida das pessoas e é um fator relevante na formação da identidade e na inserção social. Considera-se que o bem-estar adquirido pelo equilíbrio entre as expectativas em relação à atividade profissional e à concretização dos objetivos individuais…
 
Habilidades Sociais
O que são habilidades sociais e por que são importantes?
As chamadas habilidades sociais estão se tornando cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas, seja no ambiente de trabalho ou na escola, em casa, no trânsito, enfim em todas as situações em que o relacionamento interpessoal é necessário. Pessoas articuladas, que sabem se comunicar bem e se comportar de forma agregadora…
 
Oniomania – Compras Compulsivas
Você se acha com problemas relacionados a compras compulsivas?
Você já parou para pensar por que comprar? Alguns compram por necessidade, outros por diversão, moda, status e por causa dos apelos do mercado. Porém, existem aqueles que compram puramente pelo prazer de comprar, sem levar em consideração a utilidade ou necessidade do objeto/coisa…
 
Por que as pessoas mentem?
A verdade… ou a mentira
Muitas vezes durante o dia nos pegamos contando pequenas mentiras, ou percebemos que algumas pessoas mentem muito: contam histórias mirabolantes ou histórias totalmente coerentes. Porém, após um tempo, descobrimos a verdade. Perceber que uma pessoa está mentindo pode ser uma tarefa difícil. Muitas vezes o mentiroso acredita em sua própria mentira. O que geralmente se ouve no consultório…
 
Procrastinação
O que é procrastinação?
Sabe aquela apresentação difícil do trabalho que você tinha dez dias para preparar e no primeiro dia você pensou “Amanhã eu começo, ainda tenho bastante tempo”. E no dia seguinte não deu para fazer, porque você estava atolado de outras coisas pra fazer. Chega o final de semana e você pensa: “Vou descansar esse final de semana e começo a semana que vem renovado. E a prioridade será preparar a apresentação”. Os dias vão passando…
 
Resiliência
Resiliência e a sua importância no dia a dia
Na física existe um termo chamado resiliência, ou seja, um material que tem a capacidade de se recuperar ou voltar para o seu estado natural depois de uma deformação. Hoje a psicologia usa o mesmo termo para se referir às pessoas que se recuperam de algum trauma…
 
Tomando Decisões
Por que às vezes é tão difícil tomar uma decisão?
Para algumas pessoas, tomar uma decisão na maioria das vezes implica numa escolha muito difícil, complicada e até mesmo misteriosa. Parece algo psicológico demais, intrínseco demais e por isso nos dá a sensação de impotência, pois diante de tal situação somos limitados a escolher, ou isso ou aquilo. É claro que a partir do momento em que tomar uma decisão se torna importante…
 
Timidez excessiva
Entenda quando a timidez é natural ou excessiva e saiba o que pode ser feito
A timidez pode ser definida como uma sensação de desconforto ou inibição em situações sociais ou interpessoais que impede a pessoa de correr atrás de seus objetivos, sejam acadêmicos, profissionais ou pessoais…
 
Insegurança emocional
Entenda a diferença entre confiança e insegurança emocional e saiba as práticas comuns que revelam a insegurança emocional
A insegurança emocional é geralmente definida por psicólogos como uma sensação de desconforto que é desencadeada por acreditar ser inútil, não amado ou não bom o suficiente. A insegurança emocional é o fator principal em uma grande parte de transtornos mentais, como o transtorno de personalidade borderline e transtorno de personalidade narcisista, o que muitas vezes resulta em baixa autoestima e, por vezes, em uma autoestima nas alturas, que se manifesta…
 
Estresse é um problema?
Entenda os sintomas físicos, cognitivos e comportamentais do estresse
A vida moderna é cheia de frustrações, prazos e exigências. Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que se tornou um modo de vida. Você pode notar sintomas de estresse ao disciplinar seus filhos, durante os horários de pico no trabalho, na gestão de suas finanças, ou quando lida com um relacionamento difícil. O estresse pode estar em todos os lugares e situações. No entanto, o estresse nem sempre…
 
Narcisismo
Entenda os sintomas e saiba o que pode ser feito
O conceito do narcisismo ou da autoadmiração em excesso foi explorada por diversos filósofos através da história. Não foi até muito recentemente que a noção de narcisismo enquanto distúrbio tornou-se um assunto de interesse científico no campo da psicologia…
 
Compulsão por exercícios físicos
Não ignore este comportamento de risco
Exercitar-se nem de longe parece ser algo prejudicial. Claramente, na mente da maioria, o exercício é uma coisa boa e, falando no aspecto geral, o mundo precisa se exercitar mais. Na verdade, muitos médicos hoje argumentam que a falta de exercício está causando…
 
Gerenciar Expectativas
Como gerenciar as suas expectativas
O conselho popular sobre não criar expectativas para não sofrer quando elas não são superadas é utópico. Somos movidos por expectativas, sentimos e provocamos nos outros o sentimento de idealização, e isso faz parte da vida e do crescimento psicológico de cada indivíduo. Aceitar que as expectativas existem e que elas fazem parte do nosso dia a dia…
 
Comportamento Impulsivo
Quando a impulsividade é prejudicial
Algumas pessoas, por uma variedade de motivos, parecem não conseguir frear alguns comportamentos impulsivos, sejam eles frequentes ou não. Quando nos deparamos com alguma tentação, é possível que tomemos alguma atitude sem pensar, por impulso, e que vai gerar arrependimentos futuros…
 
Perfeccionismo
Tipos de perfeccionismo
Enquanto cultura, nós tendemos a premiar os perfeccionistas por sua insistência em estabelecer padrões elevados e sua busca implacável para conquistar seus objetivos. E perfeccionistas frequentemente são grandes vencedores – mas o preço que pagam para o sucesso pode ser a infelicidade e insatisfação crônica…
 
Bullying Corporativo
Causas e Consequências
Diferente do que muitos pensam a prática do bullying não ocorre apenas nos ambientes de salas de aula. Este comportamento, que é destrutivo da autoestima, se faz presente também no ambiente corporativo, tornando-se difícil de ser identificado como um problema, passando despercebido e sendo notado quando já está em nível avançado…
 
Mania de perseguição
Ansiedade, medo ou mania de perseguição?
Em um mundo cheio de violência, nada mais comum do que ficarmos com insegurança de andar nas ruas. Afinal, precisamos ficar sempre atentos em qualquer local que vamos para não sermos pegos de surpresa. Entretanto, existe um limite saudável para a desconfiança…
 
Vida sem Estresse?
É possível uma vida sem estresse?
Os imprevistos sempre vão acontecer, o trânsito só tende a piorar, a pressão do trabalho deve aumentar e as cobranças também. Impossível levar uma vida sem estresse nos dias de hoje, certo? Errado! Existem meios poderosos para se lidar com todos os aspectos…
 
Otimismo ou Ilusão
Qual a diferença entre otimismo e ilusão?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar no filme e no livro “O segredo”, não é mesmo? Durante algum tempo, ele realmente foi uma febre e muitas pessoas passaram a cultivar que o otimismo atrai coisas boas e que um otimista tem mais sucesso do que uma pessoa “normal”. Mas, será que isso é verdade? Ou uma ilusão?
 
Lidar com Pressão
Como lidar com a pressão?
Seja no trabalho, em casa, no
relacionamento ou com a família, estamos sempre sujeitos a sofrer com pressões psicológicas vindas das pessoas com quem convivemos. Além disso, a própria cobrança pessoal também gera uma pressão. Como lidar com essa situação? Todo cuidado é pouco para que esse problema não se torne uma doença mais grave, como depressão ou síndrome do pânico…
 
Ser notado e Timidez
Algumas pessoas querem ser notadas e outras querem se esconder. Por que isso acontece?
Já reparou que no mesmo ambiente, sempre tem pessoas com uma necessidade de serem notadas, enquanto outras preferem se tornar invisíveis? É uma questão da personalidade de cada um. São dois tipos de comportamento que se contradizem: a timidez e a extroversão exagerada. Os dois casos, quando levados ao extremo, podem se tornar …
 
Foco
Como manter o foco no que realmente importa
Muito tem se falado em ter foco numa determinada coisa, em ser uma pessoa focada. Mas, afinal, o que quer dizer isso? Como manter o foco desejado na carreira profissional, em projetos pessoais e relacionados ao trabalho? A receita não é tão simples, principalmente…
 
Cansaço mental
Como cuidar do cansaço mental
Com rotinas estressantes, corridas, cheias de compromissos e pressões, nossas mentes estão ficando esgotadas. Afinal, é comum nos lembrarmos de descansar os nossos corpos, mas quase sempre esquecemos que a nossa cabeça também precisa de descanso. Por conta desse cansaço, estão cada vez mais frequentes os problemas de Ansiedade, Burnout, Pânico e Depressão, doenças que precisam do tratamento de um psicólogo…
 
Qual é o seu limite
Torna-te quem tu és, escreveu o poeta grego Píndaro, em um passado muito, muito distante.
Já naquela época, o homem buscava descobrir-se e filosofava em busca da autenticidade mais pura. Parece que a busca pelo autoconhecimento sempre esteve na ordem do dia, levando-nos a fazer aquelas famosas perguntas: quem sou eu, o que me define, o que me diferencia das outras pessoas? E por que tais questões se repetem geração após geração e são tão importantes?…

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais