Buscar

Relatório 6 KNO3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Experimento 6 – Recuperação e recristalização do KNO3
Para recuperar e recristalizar o KNO3 da solução obtida, foi necessário, primeiramente medir 100mL da solução e transferir para um béquer de 250mL. A solução estava armazenada inicialmente na capela. 
Esta solução, que estava à temperatura ambiente, foi aquecida na chapa aquecedora para dissolver mais o sal. Como o sal é endotérmico o mesmo precisa absorver energia na forma de calor para solubilizar-se na solução.
Logo após, um papel pregueado foi umedecido com água quente, assim o processo de dissolução do KNO3 enquanto a solução passar pela filtração irá continuar e dessa forma nenhuma quantidade considerável de sal será perdida. Em seguida foi feita a filtração da solução a fim de retirar o máximo possível de impurezas. 
O filtrado foi transferido para um novo béquer de 250mL que foi colocado na chapa aquecedora para reduzir o volume até 25% do volume inicial. Essa diminuição do solvente é importante para que a solução fique mais concentrada, a fim de facilitar a recristalização do sal. Aumentando cada vez mais a temperatura da solução conseguimos dissolver cada vez mais soluto do que em uma solução saturada, criamos uma solução supersaturada. Tal supersaturação é instável, sendo assim grandes variações de temperatura ou intensa perturbação da solução provocará a precipitação do sal, ou seja, a mesma encontra-se no minimo estável de energia (Gibbs) caso aja bruscas variações de temperatuda a solução irá para o estágio de menor energia naquela determinada temperatura.
Quando atingido o volume pretendido, a solução foi retirada do aquecimento e deixada em uma tela de amianto para resfriar até que a temperatura atingisse um nível adequado para colocá-lo no banho de gelo sem que sofra choque térmico.
O esfriamento no banho de gelo durou aproximadamente 15 minutos. De acordo com o esperado, assim que começasse a baixar a temperatura da solução, o sal formaria cristais. Pelo fato da reação de solubilidade do sal KNO3 ser um processo endotérmico, ao diminuir a temperatura do sistema, a recristalização será favorecida. Porém, a solução do grupo não se recristalizou. 
Com a supervisão do professor, as causas do sal não ter recristalizado foram discutidas e chegou-se a conclusão de que houve um problema com a solução inicial do procedimento, que estava insaturada. A cristalização do sal depende da quantidade de soluto dissolvido em determinado solvente, portanto sais com baixa concentração na solução já atingiram naquela temperatura sua estabilidade energética. Dessa forma, não foi possível concluir o experimento. As próximas etapas do procedimento serão, mesmo assim, discutidas levando em consideração o caso em que o sal foi recristalizado na etapa anterior. Ou seja, será discutido de acordo com o resultado esperado. 
O sistema de filtração a vácuo deveria ser montado e o papel de filtro, recortado com o diâmetro de 1 a 3 mm inferior ao funil de Büchner e molhado com água destilada gelada. O funil de Büchner seria conectado a bomba de vácuo e a filtração seria efetuada. A filtração à vácuo foi realizada afim de separar a mistura heterogênea do nitrato de potássio KNO3(s) e a água líquida, fazendo com que o sal fique retido no papel de filtro e o líquido flua por ação da gravidade e passe para o vácuo criado no kitasato.
O precipitado teria que ser lavado três vezes com aproximadamente 5 mL de água gelada e em seguida com 5 mL de etanol gelado, pois o último é um composto volátil ajudando na retenção rápida do solvente e por estar gelado auxilia na cristalização de sal presente ainda dissolvido no solvente. 
Com o auxílio de uma espátula, o sólido seria transferido para uma cápsula de porcelana e levado a estufa para secar. No fim do procedimento, com sólido completamente seco, era necessário pesá-lo e transferi-lo para o tubo falcon identificado para ser armazenado no dessecador.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais