Buscar

slide novo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Luto em mulheres submetidas à mastectomia total devido ao câncer de mama:
em uma abordagem psicanalítica
Edlaine Xavier Machado – B746CH1
Gleides Aparecida Ramos Ribeiro – B7120D9
Lilyane Pires de Morais – B88JIJ4
Sônia dos Santos – B720115
Stela Martins – T498597
Prof.ª Msª Anna Rogéria Nascimento de Oliveira
UNIP – Universidade Paulista
Curso de Psicologia
2017
Apresentação
O presente estudo foi desenvolvido tendo como tema central o Luto, inserido a partir de um texto clássico de Freud “Luto e Melancolia”, e desenvolvido dentro da perspectiva psicanalítica, pois esta abordagem propõe um olhar diferenciado sobre este processo.
Levantamento Bibliográfico 
I- Câncer de mama;
II - Tratamento;
III- Luto e melancolia para a psicanálise;
IV- Feminilidade, autoestima e autoimagem;
V - Corpo em psicanálise;
VI - Representação do seio na vida da mulher;
VII - Caso clínico.
Luto
Freud (2006 [1917 – 1915]) aponta o Luto como sendo uma reação esperada, portanto não considerada patológica, diante da perda de um ente querido ou ideal de alguém, ou seja, um objeto no qual a libido se encontrava investida.
O problema que norteou esta pesquisa foi: Como as mulheres submetidas à mastectomia total vivenciaram o luto do corpo ideal?
Objetivo Geral
-Verificar o processo de luto em mulheres submetidas à mastectomia devido ao câncer de mama dentro de uma perspectiva psicanalítica.
Avaliar as possíveis modificações na vida das mulheres mastectomizadas no que se refere às repercussões a nível psicológico.
Identificar como a mastectomia influencia no sentimento de perda da identidade da mulher como pessoa sexualmente desejável.
Investigar a mama como simbolismo materno em mulheres que sofreram mastectomia.
Verificar como se dá o processo de luto em mulheres mastectomizadas.
Objetivos Específicos
Justificativa:
Eixo-comum: Psicologia e Saúde: interdisciplinaridade, promoção e prevenção.
Mais pesquisas no tema, diálogo com a psicanálise, busca de subsídios para a elaboração de estratégias de intervenção, necessidade de propor um novo olhar sobre o processo de luto dessas mulheres.
.
Metodologia: Recensão bibliográfica
Sujeitos: textos dos autores apontados pela pesquisa bibliográfica, quais sejam: Baroni (2011), Santos (2013), Hech, Andrade e Cintra (2014), Araújo (2015), Cunha e Paravidini (2017).
Instrumentos: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o portal de periódicos da Capes.
Discussão
 A questão do luto se fez presente, direta ou indiretamente, em todos os artigos pesquisados, visto que diante da mastectomia é inevitável a ocorrência e o enfrentamento de um processo de luto. Por intermédio do presente estudo, foi possível verificar que, nesse processo, a psicanálise serve tanto teoricamente, para refletir sobre os complexos fenômenos ligados à perda do seio, quanto clinicamente, acolhendo os sujeitos acometidos por ela.
Diante do exposto, o trabalho em questão, contribui com a discussão acerca da condição de ser mulher em um contexto tão específico quanto à mastectomia e o enlutamento que ela implica. 
É possível observar os impasses que elas vivenciam nessa situação tão delicada e sofrida, mas também é perceptível, que o olhar e a escuta da psicanálise muito podem colaborar para que elas sejam vistas e ouvidas, onde o câncer devastou e só deixou uma ausência cega e muda.
. 
Conclusões
Referências Bibliográficas
ARAÚJO, R. S. de; LIMA, N. L. de. A clínica psicanalítica no hospital com mulheres em tratamento de câncer de mama. Tempo psicanalitico, v. 47, n. 2, p. 90-102, 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-48382015000200006>. Acesso em: 21 ago. 2017.
FREUD, S. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: ______. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 2006, p. 119-231.
HECH, Ana Beatriz Veneroni; ANDRADE, Mikhaéle Vanessa de Sousa; CINTRA, Nayara Maciel. O sofrimento da mulher mastectomizada diante das demandas do contemporâneo: um olhar psicanalítico. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Curso de Psicologia, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, São Paulo, 2014.
Edlaine Xavier
Gleides Ribeiro
Lilyane Pires
Sônia dos Santos
Stela Martins.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais