Buscar

RESUMO AV3 DIREITO INTERNACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Unidade 1 - O Direito Internacional Contemporâneo
1.1. Vertentes do Direito Internacional: o Direito Internacional Público e o Privado
1.2. O Direito Internacional Público
   1.2.1. Fundamentos e noções preliminares
O estudo do fundamento do Direito Internacional Público visa determinar o motivo pelo qual as normas internacionais são obrigatórias. Há duas teorias: a voluntarista e a objetivista.
O voluntarismo é uma corrente doutrinária cujo elemento central é a vontade dos sujeitos de Direito Internacional. Para o voluntarismo os Estados e organizações internacionais devem observar as normas internacionais porque expressaram livremente a concordância em fazê-lo. Repousa, portanto, no consentimento dos Estados, na vontade dos Estados. É também chamado de “corrente positivista”.
Deve-se destacar que o principal fundamento dos tratados vem a ser um dos princípios da sociedade internacional: o Pacta Sunt Servanda, que poderíamos definir como aquilo que foi pactuado deve ser cumprido.Segue o artigo 26 da Convenção de Viena: “Artigo 26 – Todo tratado em vigor vincula as Partes e deve ser por elas cumprido de boa fé”.
O objetivismo sustenta que a obrigatoriedade do Direito Internacional decorre da existência de valores, princípios ou regras que se revestem de uma importância tal que delas podem depender o bom desenvolvimento e a própria existência da sociedade internacional. Nesse sentido, tais normas, que surgem a partir da própria dinâmica da sociedade internacional e que existem independente da vontade dos sujeitos de Direito Internacional, colocam-se acima da vontade dos Estados e devem, portanto, pautar as relações internacionais, devendo ser respeitadas por todos.
1.2.2. A sociedade internacional
1.2.2.1. A globalização: complexidade da noção de sociedade internacional contemporânea
Vamos abordar aqui as 3 principais características da Sociedade Internacional Contemporânea que a diferencia da sociedade que a precedeu. São elas: a universalização ou mundialização; os novos atores internacionais e a anarquia no cenário internacional.
A universalização é caracterizada por um cenário internacional caminhando para a unidade, marcado pela eliminação das fronteiras. Um bom exemplo para essa tendência são os blocos econômicos (Mercosul, União Europeia).
Os novos atores internacionais representam uma nova ordem mundial, na qual não existem apenas sujeitos internacionais, dotados de personalidade jurídica internacional; mas também pessoas que apresentam papel de destaque no cenário internacional. Exemplo: ex-chefes de estado, grupos terroristas.
A anarquia no cenário internacional representa a atual estrutura harmônica, em que os Estados são soberanos e independentes. A atual sociedade é anárquica, ou seja, marcada pela ausência de um poder central que dite as regras, oriente e subordine os Estados.
1.2.3. As pessoas internacionais
Sujeitos de direito: todo ente que possui direitos e deveres perante determinada ordem jurídica. 
Pessoas internacionais: os destinatários das normas jurídicas internacionais. 
Personalidade jurídica do Estado: originária. 
Personalidade jurídica das organizações: Derivada. 
Indivíduos e empresas: não têm personalidade jurídica .
1.2.4. As fontes do Direito Internacional
O artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, na sua função de decidir de acordo com o Direito Internacional, aplicará as fontes da seguinte forma:
- as convenções internacionais;
- os costumes internacionais;
- os princípios gerais do direito reconhecidos pelas nações civilizadas;
- as decisões judiciais e as doutrinas dos publicitários de maior competência das diversas nações.
	Unidade 2 - O Estado
2.1. Elementos
   2.1.2. Redimensionamentos da noção de soberania
   2.1.3. Responsabilidade Estatal
Os elementos essenciais da responsabilidade internacional são os mesmos estabelecidos para a responsabilidade civil, quais sejam: a) objetivos: ato ilícito, imputabilidade e dano, e b) subjetivos: nexo de causalidade. 
Todavia, em direito internacional não se busca a responsabilidade subjetiva, mas apenas e tão somente a objetiva, pela qual caracteriza-se o ato ilícito (autoria típica de violação de norma de direito internacional) e que pode ser levada a efeito tanto por um chefe de Estado ou de Governo, um diplomata, um ministro ou ainda e também um representante dos demais órgãos componentes do poder legislativo ou judiciário, incorrendo, assim, na possível imputação. 
   2.1.4. Imunidade Estatal
A imunidade de jurisdição é entendida como “o privilégio reconhecido a certas pessoas estrangeiras, em virtude dos cargos ou funções que exercem, de escaparem à jurisdição, tanto civil quanto criminal, do Estado em que se encontram”[1]. Tem como fundamento a necessidade de ser assegurado o respeito à independência do Estado a que essas pessoas pertencem.
As Convenções de Viena sobre relações diplomáticas (1961) e consulares (1963), promulgadas no Brasil pelos Decretos 56.435/1965 e 61.078/1967, estabelecem prerrogativas e imunidades às pessoas e bens ali indicados.
O Diplomata representa o Estado de origem junto à soberania local, e para o trato bilateral dos assuntos de Estado.
A seu turno,o Cônsul representa o Estado de origem com o intuito de atender, no território em que atue, aos interesses privados de seus compatriotas que ali se encontrem ou aos nacionais que pretendam visitar aquele país, ou estabelecer negociações comerciais.
Neste ponto, de acordo com a Convenção de Viena de 1961, os membros do quadro diplomático de carreira (in casu, brasileiro, do embaixador ao terceiro-secretário), e os membros do quadro administrativo e técnico oriundos do Estado acreditante (tradutores, contabilistas), usufruem de ampla imunidade de jurisdição penal, civil e tributária.
Os locais da missão diplomática, bens e locais residenciais utilizados pelos diplomatas, arquivos e documentos são fisicamente invioláveis, não podendo ser objeto de busca, requisição ou qualquer medida de execução.
Neste passo, as Missões Diplomáticas permanentes compreendem Embaixadas em Estados estrangeiros e Delegações Permanentes junto a Organismos Internacionais, como a ONU e a OMC, por exemplo.
Os Cônsules e funcionários consulares, nos termos da Convenção de Viena de 1963, usufruem de inviolabilidade física e de imunidade ao processo penal ou cível, apenas no tocante aos atos de ofício.Vale destacar, que estes privilégios, assim limitados, não se estendem aos membros familiares e nem a instalações residenciais (salvo a residência do Cônsul quanto a isenção de impostos).
Os locais consulares são invioláveis na medida estrita de sua utilização funcional, e gozam de imunidade tributária .São invioláveis, em qualquer circunstância e onde quer que se encontrem, os arquivos e documentos consulares.
 A imunidade penal dos Cônsules, por ser limitada aos atos de ofício, autoriza, nos casos de crimes comuns, que sejam processados e punidos no local. Não são puníveis, pois, pelo Estado local, os crimes relacionados com a função consular, tais como fraudes em passaportes, guias de exportação, entre outros.
 Somente o Estado acreditante, e ninguém mais, pode renunciar às imunidades de índole penal e civil de que usufruem os seus representantes diplomáticos e consulares.Em caso algum, o próprio beneficiário da imunidade dispõe do direito de renúncia.
Obs: A imunidade diplomatica é mais ampla que a consular, enquanto aprimeira é absoluta em materia, civil, penal e tributária, a outra, é estendida apenas aos atos de ofício.
Imunidade absoluta: atos de Império
Imunidade relativa: atos de gestão
Não há imunidade absoluta de jurisdição com relação a matéria trabalhista. ( OJ 416)
“Imunidade de jurisdição. Organização ou organismo internacional. As organizações ou organismos internacionais gozam de imunidade absoluta de jurisdição quando amparados por norma internacional incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro, não se lhes aplicando a regra do Direito Consuetudinário
relativa à natureza dos atos praticados. Excepcionalmente, prevalecerá a jurisdição brasileira na hipótese de renúncia expressa à cláusula de imunidade jurisdicional”. 
Por todo o exposto pode-se concluir que:
(i) a atual jurisprudência brasileira consagrou posição que afasta a figura da imunidade absoluta do Estado estrangeiro, submetendo-o à jurisdição nacional quando pratica os denominados atos de gestão;
(ii) tal relativização em nada modifica a situação da imunidade diplomática e consular prevista nas Convenções de Viena de 1961 e 1963;
(iii) a imunidade de jurisdição relativa é aplicável ao processo de conhecimento, não sendo estendida ao processo de execução, salvo renúncia expressa e específica do Estado estrangeiro; (iv) é inviável, à luz do direito internacional, a adoção de medidas de constrição de bens afetados à missão diplomática, inclusive numerário depositado em contas correntes.
A execução de bens de Estados estrangeiros somente é possível no caso de expressa renúncia por parte do executado. 
Imunidade diplomática ( Convenção de Viena)
Os locais da Missão são invioláveis 
Os locais da Missão, em mobiliário e demais bens nêles situados, assim como os meios de transporte da Missão, não poderão ser objeto de busca, requisição, embargo ou medida de execução 
O Estado acreditante e o Chefe da Missão estão isentos de todos os impostos e taxas, nacionais, regionais ou municipais, sôbre os locais da Missão de que sejam proprietários ou inquilinos, excetuados os que representem o pagamento de serviços específicos que lhes sejam prestados.
A pessoa do agente diplomático é inviolável. Não poderá ser objeto de nenhuma forma de detenção ou prisão. 
A residência particular do agente diplomático goza da mesma inviolabilidade e proteção que os locais da missão .
 O agente diplomático gozará de imunidade de jurisdição penal do Estado acreditado. Gozará também da imunidade de jurisdição civil e administrativa, a não ser que se trate de:
        a) uma ação real sôbre imóvel privado situado no território do Estado acreditado, salvo se o agente diplomático o possuir por conta do Estado acreditado para os fins da missão.
        b) uma ação sucessória na qual o agente diplomático figure, a titulo privado e não em nome do Estado, como executor testamentário, administrador, herdeiro ou legatário.
        c) uma ação referente a qualquer profissão liberal ou atividade comercial exercida pelo agente diplomático no Estado acreditado fora de suas funções oficiais.
O agente diplomático não esta sujeito a nenhuma medida de execução a não ser nos casos previstos nas alíneas " a ", " b " e " c " do parágrafo 1 dêste artigo e desde que a execução possa realizar-se sem afetar a inviolabilidade de sua pessoa ou residência.
        4. A imunidade de jurisdição de um agente diplomático no Estado acreditado não o isenta da jurisdição do Estado acreditante.
O Estado acreditante pode renunciar à imunidade de jurisdição dos seus agentes diplomáticos e das pessoas que gozam de imunidade nos têrmos do artigo 37.
        2. A renuncia será sempre expressa.
 O agente diplomático gozará de isenção de todos os impostos e taxas, pessoais ou reais, nacionais, regionais ou municipais, com as exceções seguintes:
        a) os impostos indiretos que estejam normalmente incluídos no preço das mercadorias ou dos serviços;
        b) os impostos e taxas sôbre bens imóveis privados situados no território do Estado acreditado, a não ser que o agente diplomático os possua em nome do Estado acreditante e para os fins da missão;
        c) os direitos de sucessão percebidos pelo Estado acreditado, salvo o disposto no parágrafo 4 do artigo 39;
        d) os impostos e taxas sôbre rendimentos privados que tenham a sua origem no Estado acreditado e os impostos sôbre o capital referentes a investimentos em emprêsas comerciais no Estado acreditado.
        e) os impostos e taxas que incidem sôbre a remuneração relativa a serviços específicos;
        f) os direitos de registro, de hipoteca, custas judiciais e impôsto de selo relativos a bens imóveis, salvo o disposto no artigo 23.
Os membros da família de um agente diplomático que com êle vivam gozarão dos privilégios e imunidade mencionados nos artigos 29 e 36, desde que não sejam nacionais do estado acreditado. 
Os membros do pessoal administrativo e técnico da missão, assim como os membros de suas famílias que com êles vivam, desde que não sejam nacionais do estado acreditado nem nêle tenham residência permanente, gozarão dos privilégios e imunidades mencionados nos artigos 29 a 35 com ressalva de que a imunidade de jurisdição civil e administrativa do estado acreditado, mencionado no parágrafo 1 do artigo 31, não se estenderá aos atos por êles praticados fora do exército de suas funções; gozarão também dos privilégios mencionados no parágrafo 1 do artigo 36, no que respeita aos objetos importados para a primeira instalação.
Os membros do pessoal de serviço da Missão e Os criados particulares dos membros da Missão, que não sejam nacionais do Estado acreditado nem nêle tenham residência permanente, estão isentos de impostos e taxas sôbre os salários que perceberem pelos seus serviços. Nos demais casos, só gozarão de privilégios e imunidades na medida reconhecida pelo referido Estado. Todavia, o Estado acreditado deverá exercer a sua jurisdição sôbre tais pessoas de modo a não interferir demasiadamente como o desempenho das funções da Missão. 
OBS: A ruptura de relações diplomáticas ou consulares entre as partes, no que toca a tratado entre elas pactuado, nos termos da Convenção de Viena sobre direito dos tratados: 
não afeta as relações jurídicas estabelecidas por elas pelo tratado, salvo na medida em que a existência de relações diplomáticas ou consulares seja indispensável à aplicação do tratado .
   2.1.5. Nacionalidade:
A) NACIONALIDADE ORIGINÁRIA: 
jus soli ----O indivíduo tem a nacionalidade do terRitorio que nasceu.(continente americano)
jus sanguinis ---- O indivíduo tem a nacionalidade de seus genitores, qualquer que seja o lugar de seu nascimento. ( continente europeu)
sistema misto----Os Estados não adotam rigidamente um só critério.
OBS: Brasil, regra geral do jus soli ( art 12, I , a da CF)
Art. 12. São brasileiros:
I - natos:
a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;
II - naturalizados:
a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira 
§ 1º   Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.
§ 2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.
B) FORMAS DE AQUISIÇÃO DE NACIONALIDADE
NACIONALIDADE ORIGINÁRIA: com o nascimento (jus soli ou jus sanguinis)
NACIONALIDADE ADQUIRIDA: pela vontade da lei, por permissão da lei,pelo casamento e pela naturalização.
a) pela vontade da lei: art. 69,§ 4 da CF ???????
b) por permissão da lei: os indivíduos a quem a lei se dirige precisa manifestar a sua vontade ) art, 12, II, a e b da CF)
c) pelo
casamento:
d ) pela naturalização: No Brasil, a naturalização se concede por portaria do Ministro da Justiça.
C) PERDA DA NACIONALIDADE:
No Brasil:
art 12, §4, da CF: Sera declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que: 
II- adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos:
a) de reconhecimento de nacionalidade originaria pela lei estrangeira.
b)de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro........
Obs.: O brasileiro nato, qualquer que seja a natureza e a circunstancia do delito, não pode ser extraditado, pelo Brasil, a pedido de governo estrangeiro.
EFEITOS DA NATURALIZAÇÃO
A naturalização não tem efeito retroativo, isto é, não isenta o naturalizado de obrigações anteriormente assumidas.
É individual, quer dizer, que não atinge o conjuge, nem seus filhos.
Confere ao naturalizado todos os direitos do nato, exceto os cargos privativos de brasileiros natos: Presidente e vice pres. da Republica, Presidente da Camara dos deputados, Pres. do SF, Ministro do STF, carreira diplomatica, oficial das forças armadas, Ministro do Estado de Defesa.
   2.1.6. A condição do Estrangeiro:
Legislação: LEI Nº 6.815, DE 19 DE AGOSTO DE 1980.
	Define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil, cria o Conselho Nacional de Imigração.
Tipos de vistos;
Ao estrangeiro que pretenda entrar no território nacional poderá ser concedido visto:
I - de trânsito; ( por no max. 10 dias)
II - de turista; ( valido por 5 anos, permanencia total de 180 dias por ano)
III – temporário;
IV - permanente;
V - de cortesia;
VI - oficial; e
VII - diplomático.
Parágrafo único. O visto é individual e sua concessão poderá estender-se a dependentes legais, observado o disposto no artigo 7º.
Art. 7º Não se concederá visto ao estrangeiro:
        I - menor de 18 (dezoito) anos, desacompanhado do responsável legal ou sem a sua autorização expressa;
        II - considerado nocivo à ordem pública ou aos interesses nacionais;
        III - anteriormente expulso do País, salvo se a expulsão tiver sido revogada;
        IV - condenado ou processado em outro país por crime doloso, passível de extradição segundo a lei brasileira; ou
        V - que não satisfaça às condições de saúde estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
DEPORTAÇÃO
Art. 57. Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este não se retirar voluntariamente do território nacional no prazo fixado em Regulamento, será promovida sua deportação .
Art. 63. Não se procederá à deportação se implicar em extradição inadmitida pela lei brasileira. 
Art. 64. O deportado só poderá reingressar no território nacional se ressarcir o Tesouro Nacional, com correção monetária, das despesas com a sua deportação e efetuar, se for o caso, o pagamento da multa devida à época, também corrigida. 
EXPULSÃO
Art. 65. É passível de expulsão o estrangeiro que, de qualquer forma, atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranqüilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais .
Parágrafo único. É passível, também, de expulsão o estrangeiro que:
a) praticar fraude a fim de obter a sua entrada ou permanência no Brasil;
b) havendo entrado no território nacional com infração à lei, dele não se retirar no prazo que lhe for determinado para fazê-lo, não sendo aconselhável a deportação;
c) entregar-se à vadiagem ou à mendicância; ou
d) desrespeitar proibição especialmente prevista em lei para estrangeiro.
Art. 66. Caberá exclusivamente ao Presidente da República resolver sobre a conveniência e a oportunidade da expulsão ou de sua revogação.
Parágrafo único. A medida expulsória ou a sua revogação far-se-á por decreto. 
Art. 75. Não se procederá à expulsão:
        I - se implicar extradição inadmitida pela lei brasileira; ou
        II - quando o estrangeiro tiver:
        a) Cônjuge brasileiro do qual não esteja divorciado ou separado, de fato ou de direito, e desde que o casamento tenha sido celebrado há mais de 5 (cinco) anos; ou
        b) filho brasileiro que, comprovadamente, esteja sob sua guarda e dele dependa economicamente.
        § 1º. não constituem impedimento à expulsão a adoção ou o reconhecimento de filho brasileiro supervenientes ao fato que o motivar.
        § 2º. Verificados o abandono do filho, o divórcio ou a separação, de fato ou de direito, a expulsão poderá efetivar-se a qualquer tempo.
EXTRADIÇÃO
Art. 76. A extradição poderá ser concedida quando o governo requerente se fundamentar em tratado, ou quando prometer ao Brasil a reciprocidade.
 Art. 77. Não se concederá a extradição quando: 
  I - se tratar de brasileiro, salvo se a aquisição dessa nacionalidade verificar-se após o fato que motivar o pedido;
  II - o fato que motivar o pedido não for considerado crime no Brasil ou no Estado requerente;
 III - o Brasil for competente, segundo suas leis, para julgar o crime imputado ao extraditando;
IV - a lei brasileira impuser ao crime a pena de prisão igual ou inferior a 1 (um) ano;
  V - o extraditando estiver a responder a processo ou já houver sido condenado ou absolvido no Brasil pelo mesmo fato em que se fundar o pedido;
VI - estiver extinta a punibilidade pela prescrição segundo a lei brasileira ou a do Estado requerente;
VII - o fato constituir crime político; e
VIII - o extraditando houver de responder, no Estado requerente, perante Tribunal ou Juízo de exceção.
§ 2º Caberá, exclusivamente, ao Supremo Tribunal Federal, a apreciação do caráter da infração. 
Art. 78. São condições para concessão da extradição:
I - ter sido o crime cometido no território do Estado requerente ou serem aplicáveis ao extraditando as leis penais desse Estado; e
II - existir sentença final de privação de liberdade, ou estar a prisão do extraditando autorizada por Juiz, Tribunal ou autoridade competente do Estado requerente, salvo o disposto no artigo 82.
Art. 79. Quando mais de um Estado requerer a extradição da mesma pessoa, pelo mesmo fato, terá preferência o pedido daquele em cujo território a infração foi cometida.
 § 1º Tratando-se de crimes diversos, terão preferência, sucessivamente:
        I - o Estado requerente em cujo território haja sido cometido o crime mais grave, segundo a lei brasileira;
        II - o que em primeiro lugar houver pedido a entrega do extraditando, se a gravidade dos crimes for idêntica; e
        III - o Estado de origem, ou, na sua falta, o domiciliar do extraditando, se os pedidos forem simultâneos.
 § 2º Nos casos não previstos decidirá sobre a preferência o Governo brasileiro.
 § 3º Havendo tratado ou convenção com algum dos Estados requerentes, prevalecerão suas normas no que disserem respeito à preferência de que trata este artigo.
Art. 80.  A extradição será requerida por via diplomática ou, quando previsto em tratado, diretamente ao Ministério da Justiça, devendo o pedido ser instruído com a cópia autêntica ou a certidão da sentença condenatória ou decisão penal proferida por juiz ou autoridade competente. 
Art. 83. Nenhuma extradição será concedida sem prévio pronunciamento do Plenário do Supremo Tribunal Federal sobre sua legalidade e procedência, não cabendo recurso da decisão.
 Art. 88. Negada a extradição, não se admitirá novo pedido baseado no mesmo fato.
É expressamente proibida pela CF a extradição, mas a entrega de brasileiro nato a autoridades estrangeiras é permitido. ( TPI)
DIREITOS E DEVERES DO ESTRANGEIRO
O estrangeiro residente no Brasil goza de todos os direitos reconhecidos aos brasileiros, nos termos da Constituição e das leis.
Sempre que lhe for exigido por qualquer autoridade ou seu agente, o estrangeiro deverá exibir documento comprobatório de sua estada legal no território nacional.
Ao estrangeiro que se encontra no Brasil ao amparo de visto de turista, de trânsito ou temporário na condição de estudante, bem como aos dependentes de titulares de quaisquer
vistos temporários é vedado o exercício de atividade remunerada.
Ao estrangeiro titular de visto temporário e ao que se encontre no Brasil na condição de trabalhador de país limítrofe, é vedado estabelecer-se com firma individual, ou exercer cargo ou função de administrador, gerente ou diretor de sociedade comercial ou civil, bem como inscrever-se em entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada.
Aos estrangeiros portadores do visto na condição de cientista, professor, técnico ou profissional de outra categoria, sob regime de contrato ou a serviço do Governo brasileiro, é permitida a inscrição temporária em entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada.
O estrangeiro admitido na condição de temporário, sob regime de contrato, só poderá exercer atividade junto à entidade pela qual foi contratado, na oportunidade da concessão do visto, salvo autorização expressa do Ministério da Justiça, ouvido o Ministério do Trabalho.
O estrangeiro registrado é obrigado a comunicar ao Ministério da Justiça a mudança do seu domicílio ou residência, devendo fazê-lo nos 30 (trinta) dias imediatamente seguintes à sua efetivação. 
O portador de visto de cortesia, oficial ou diplomático só poderá exercer atividade remunerada em favor do Estado estrangeiro, organização ou agência internacional de caráter intergovernamental a cujo serviço se encontre no País, ou do Governo ou de entidade brasileiros, mediante instrumento internacional firmado com outro Governo que encerre cláusula específica sobre o assunto. 
Ao titular de quaisquer dos vistos referidos não se aplica o disposto na legislação trabalhista brasileira.
Prestar assistência religiosa a estabelecimento de internação coletiva sujeita o estrangeiro a pena de detenção e expulsão. (QC)
Art. 106. É vedado ao estrangeiro: 
 I - ser proprietário, armador ou comandante de navio nacional, inclusive nos serviços de navegação fluvial e lacustre;
        II - ser proprietário de empresa jornalística de qualquer espécie, e de empresas de televisão e de radiodifusão, sócio ou acionista de sociedade proprietária dessas empresas;
        III - ser responsável, orientador intelectual ou administrativo das empresas mencionadas no item anterior;
        IV - obter concessão ou autorização para a pesquisa, prospecção, exploração e aproveitamento das jazidas, minas e demais recursos minerais e dos potenciais de energia hidráulica;
        V - ser proprietário ou explorador de aeronave brasileira, ressalvado o disposto na legislação específica;
        VI - ser corretor de navios, de fundos públicos, leiloeiro e despachante aduaneiro;
        VII - participar da administração ou representação de sindicato ou associação profissional, bem como de entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada;
        VIII - ser prático de barras, portos, rios, lagos e canais;
        IX - possuir, manter ou operar, mesmo como amador, aparelho de radiodifusão, de radiotelegrafia e similar, salvo reciprocidade de tratamento; e
        X - prestar assistência religiosa às Forças Armadas e auxiliares, e também aos estabelecimentos de internação coletiva.
        § 1º O disposto no item I deste artigo não se aplica aos navios nacionais de pesca.
        § 2º Ao português, no gozo dos direitos e obrigações previstos no Estatuto da Igualdade, apenas lhe é defeso:
        a) assumir a responsabilidade e a orientação intelectual e administrativa das empresas mencionadas no item II deste artigo;
        b) ser proprietário, armador ou comandante de navio nacional, inclusive de navegação fluvial e lacustre, ressalvado o disposto no parágrafo anterior; e
        c) prestar assistência religiosa às Forças Armadas e auxiliares.
Art. 107. O estrangeiro admitido no território nacional não pode exercer atividade de natureza política, nem se imiscuir, direta ou indiretamente, nos negócios públicos do Brasil.
	Unidade 3
3.1. Os Tratados Internacionais
3.2. Definição e conceitosUm tratado internacional é um acordo[1] resultante da convergência das vontades de dois ou mais sujeitos de direito internacional,[1]formalizada num texto escrito,[2] com o objetivo de produzir efeitos jurídicos[1] no plano internacional. Em outras palavras, o tratado é um meio pelo qual sujeitos de direito internacional – principalmente os Estados nacionais e as organizações internacionais – estipulam direitos e obrigações entre si.
3.3. Classificação e fundamentos
Quanto ao número de partes
Os tratados podem ser bilaterais (duas Partes) ou multilaterais (mais de duas Partes). Alguns juristas distinguem, ainda, os tratados plurilaterais (mais de duas Partes), reservando o termo “multilateral” ao tratado com grande número de Partes.
Quanto à natureza do objeto
Alguns juristas classificam os tratados em normativos e contratuais, segundo produzam norma de conduta para as Partes (“tratado-lei”) ou apenas resultem num negócio jurídico (“tratados-contrato”).Outros negam validade a este tipo de distinção.
O tratado por ter prazo determinado ou indeterminado para a sua efetivação. O tratado de prazo determinado fixa a data de inicio e indica também a data que o mesmo deveria ter o seu término. 
3.4. Condições de validade, efeitos e execução
CAPACIDADE DAS PARTES
A primeira condição de validade dos tratados internacionais no Brasil diz respeito à capacidade das partes. O Direito Internacional Público consagra como atores capazes de concluir tratados, não só apenas os Estados soberanos, mas também as organizações internacionais.
Conjugação de Vontades
No ordenamento jurídico brasileiro, os tratados internacionais são disciplinados diretamente na Constituição Federal. O art. 84, VIII, disciplina ser ato privativo do Presidente da República celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. Complementando esse artigo, diz o art. 49, I que é da competência exclusiva do Congresso Nacional resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromisso gravosos ao patrimônio nacional.
Outras Condições de Validade
Há outras condições de validade para os tratados internacionais no Brasil, mas que na são tratadas de forma específica pelo ordenamento jurídico pátrio, sendo disciplinadas pela própria Convenção de Viena.
Uma dessas condições é que o objeto dos tratados internacionais deve ser lícito e possível. Essa licitude envolve tanto o plano do direito como da moral. O artigo 53 da Convenção exige um respeito ao ius cogens que são os princípios gerais do Direito Internacional.
Outra condição geral é a de que o consentimento de adesão de um Estado ao tratado deve ser mútuo e livre, ocorrendo de forma expressa e inequívoca. Existindo atos ilícitos como erro, dolo, corrupção e coação e sendo estes devidamente comprovados, o tratado será passível de nulidade ou anulabilidade.
É importante destacar que a violação de disposições de direito interno sobre competência para concluir tratados também é causa de nulidade. No caso do Brasil, então, se o tratado não for referendado pelo Congresso Nacional, será inválido.
3.5. Fases de elaboração
FASES : 
A) EXTERNA: 
	NEGOCIAÇÃO
	ASSINATURA: ( ART 84, VIII, CF) COMPETENCIA PRIVATIVA DO PRES. DA REPUBLICA
B) INTERNA:
	CN (COMP. EXCLUSIVA) : DECRETO LEGISLATIVO
	RATIFICAÇÃO PELO PRES.REP. ( ATO DISCRICIONÁRIO) DECRETO EXECUTIVO
	PROMULGAÇÃO
	PUBLICAÇÃO
	VIGENCIA
OBS: comp. privativa: pode delegar, a exclusiva, não.
3.6. A relação entre o direito interno e o direito internacional: dualismo e monismo
Defende a teoria dualista que o Direito Internacional e o Direito Interno são dois sistemas jurídicos distintos e independentes, regulando o último as relações entre os Estados e, por conseguinte, não originando obrigações para os indivíduos. 
Já a teoria monista determina que o Direito é único tanto nas relações do Estado para com a sociedade, quanto nas relações entre Estados. Esta teoria ainda
divide-se em duas correntes. A denominada Monismo internacionalista prevê que, existindo dúvida entre a aplicação de normas do Direito Internacional face o Direito Interno a norma internacional prevalecerá sobre a interna. A outra, chamada de Monismo nacionalista defende que nesta mesma situação, a primazia será do direito Interno sobre o Direito Internacional.
A Constituição Federal é silente quanto à teoria adotada pelo Brasil. Contudo, o Supremo Tribunal Federal se posicionou no sentido da aplicação da Teoria Dualista moderada, recebendo o Tratado Internacional status de Lei Ordinária, por disposição constitucional, salvo os casos de Tratados sobre Direitos Humanos, cujo 2º do artigo 5º da CF lhes atribui eficácia de norma supralegal.
3.6.1. A incorporação dos Tratados no Brasil
Na atual regime jurídico brasileiro atual, os tratados em geral, para ingressarem na ordem jurídica interna, devem ser submetidos a um longo processo. Desde o início de sua formação até a incorporação, são identificadas seis fases: a) negociação; b) assinatura; c) mensagem ao Congresso; d) aprovação parlamentar mediante decreto legislativo; e)ratificação; f) promulgação do texto do tratado mediante decreto presidencial.
            As duas primeiras fases (negociação e assinatura), por força do art. 84, inciso VIII, da CF, são de competência do Presidente da República. Contudo, em razão da possibilidade de delegação, quem as executa na prática são o Ministro das Relações Exteriores e os Chefes de Missões Diplomáticas.
            Uma vez assinado, começa a fase interna de aprovação e execução do tratado, por meio uma mensagem do Presidente ao Congresso Nacional. Essa mensagem é um ato político em que são remetidos a justificativa e o inteiro teor do tratado.
            Recebida a mensagem, formaliza-se a procedimento legislativo de aprovação. Iniciando-se na Câmara dos Deputados (tal como os projetos de lei de iniciativa do Presidente da República) e terminando no Senado, esse procedimento parlamentar visa à edição de um decreto legislativo, cuja promulgação é deflagrada pelo Presidente do Senado.
            Conforme ensina Francisco Rezek, “o decreto legislativo exprime unicamente a aprovação”, razão pela qual ele não é promulgando na hipótese de rejeição legislativa ao tratado. Nesse caso, como bem registro aquele jurista, “cabe apenas a comunicação, mediante mensagem, ao Presidente da República”. (REZEK, Francisco. Parlamento e tratados: o modelo constitucional do Brasil. Revista de Informação Legislativa, v. 41, n.162, abr./jun. 2004).
            Caso obtida a aprovação do Congresso, o decreto-legislativo será remetido ao Presidente da República para a ratificação. Contudo, uma vez ratificados, os tratados em geral ainda não surtem efeitos, quer na ordem interna, quer na ordem internacional.
              Para produzirem efeitos perante o direito internacional, faz-se necessário o envio do instrumento ratificado pelo Presidente da República ao depositário do tratado, que o protocolará e enviará cópia aos outros Estados que integram o pacto internacional.
            Para produzir efeitos na ordem interna, deve ocorrer apromulgação de Decreto do Poder Executivo (ato com força de lei) pelo Presidente. Segundo o Ministro Celso de Mello do STF, a edição desse ato presidencial acarreta três efeitos: a) promulgação do tratado; b) publicação oficial de seu texto; c) executoriedade do ato internacional que passa então a “vincular e obrigar no plano no plano do direito positivo interno”, tal como uma lei ordinária (STF, ADI nº 1.480-3/DF, DJ 18/05/2001).
            Por fim, cabem aqui duas observações: a) tratados em geral não podem versar sobre temas afetos à lei complementar, pois possuem força de leis ordinárias (STF, ADI nº 1.480-3/DF, DJ 18/05/2001); b) tratados revogam leis ordinárias anteriores; porém, esses diplomas internacionais não são revogados por leis posteriores. Estas últimas apenas afastam sua aplicação enquanto vigorarem. Caso revogada a lei posterior incompatível, o tratado volta a produzir efeitos.
Incorporação dos tratados sobre Direitos Humanos
EC nº 45/2003 introduziu o § 3º ao art. 5º da CF, cujo teor é o seguinte: “Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais”. 
HIERARQUIA DOS TRATADOS
REGRA GERAL: OS TRATADOS INTERNACIONAIS TEM O MESMO NIVEL QUE AS LEIS ORDINÁRIAS FEDERAL
*** EXCEÇÕES:
1) CTN 
2) DIREITOS HUMANOS;
	EC= OS QUE FOREM APROVADOS, EM CADA CASA DO CN, EM 2 TURNOS, POR 3/5 DOS VOTOS.
	NORMA SUPRALEGAL= QUANDO NAO SÃO APROVADOS COM O QUORUN ACIMA ( ESTÃO ACIMA DAS LEIS E NORMAS INFRA CONSTITUCIONAIS, POREM ABAIXO DA CF)
OBS: SV N.25 – PACTO SAO JOSE DA COSTA RICA, QUE PROIBIU A PRISÃO DO DEPOSITÁRIO INFIEL
3.7. Uma perspectiva contemporânea do direito internacional
3.7.1. O jus cogens e o soft law
A norma do jus cogens é aquela norma imperativa de Direito Internacional geral, aceita e reconhecida pela sociedade internacional em sua totalidade, como uma norma cuja derrogação é proibida e só pode sofrer modificação por meio de outra norma da mesma natureza. 
Um exemplo reconhecido de "jus cogens" é a Declaração Universal dos Direitos Humanosda ONU de 1948, que apesar de não ser uma norma formalmente cogente, já que não é um tratado, possui obrigatoriedade material, uma vez que foi votada na assembleia geral das nações unidas. 
Soft law é expressão usada para designar uma realidade bastante ampla e variada. Em um sentido mais genérico, refere-se a qualquer instrumento regulatório dotado de força normativa limitada, isto é, que em princípio não é vinculante, não cria obrigações jurídicas, mas ainda assim pode produzir certos efeitos concretos aos destinatários. Às vezes a expressão identifica documentos cuja própria forma é “soft”, como memorandos de entendimentos e recomendações, às vezes conteúdos pouco constritivos, como normas e princípios formulados com cláusulas gerais e conceitos jurídicos indeterminados, outras vezes ainda regras que não podem ser impostas por mecanismos compulsórios de resolução de disputas.
	Unidade 4 - Organizações Internacionais
4.1. Objetivo comum e cooperação entre as nações
  4.1.1. Personalidade e capacidade jurídica
Os Estados possuem personalidade jurídica originária, enquanto as organizações internacionais possuem personalidade jurídica derivada. Diz-se isso porque o Estado é antes de tudo uma realidade física, um espaço territorial sobre o qual vive uma comunidade de indivíduos. A organização internacional, por sua vez, depende da vontade conjugada de certo número de Estados para existir, ela é produto exclusivo de elaboração jurídica. 
OBS: Organizações Internacionais são entidades formadas por Estados e que são detentoras de personalidade jurídica de Direito Internacional. Isto significa que as ONGs, (Organização Não-Governamental), não são Organizações Internacionais, pois nenhum Estado está diretamente ligado a elas. São formadas por cidadãos ou empresas, como por exemplo, a Fundação Ayrton Sena, a Organização Roberto Marinho, etc. 
O que define se a organização é uma Organização Internacional de personalidade jurídica  ou uma ONG é o seu Estatuto.
O estatuto é um tratado internacional e adquire algumas características, e dentre elas sempre deve existir aquela que diz como os Estados vão aceitar ou  não aquele tratado, e como comunicam uns aos outros que o aceitaram ou não.
  4.1.2. Competências:
Normativa: no exercício de sua função normativa, a OI vai emitir normativas regulamentares próprias de seu arcabouço jurídico interno, já que possui personalidade jurídica própria.
- Operacional: é por meio dela que executará normas provenientes do seu próprio arcabouço jurídico.
- Controle: fiscaliza e controla a execução de suas normas por parte dos Estados-membros.
- Impositiva: faz
com que possa a OI impor uma sanção a um Estado-membro, exercendo com autonomia a independência sua personalidade jurídica.
 Espécies de Organizações Internacionais:
I – Quanto à abrangência: regionais (ligadas a assuntos de determinado bloco regional. Ex: Mercosul) ou universais (atuação universal. Ex: OIT).
II – Quanto à finalidade: gerais (cuidam de uma variedade de temas. Ex: ONU) ou especiais (cuidam de temas específicos. Ex: OIT, OMC, OMS).
III – Quanto à natureza: intergovernamentais (os Estados não renunciam à sua soberania em favor da OI) ou supranacionais (os Estados-membros renunciam à parcela de sua soberania em favor de órgãos da OI. Ex: União Europeia). Essa classificação que depende do nível de autonomia concedida às OIs pelos Estados-membros.
IV – Quanto à abertura a terceiros Estados: abertas (admite como membros Estados que não participaram de sua criação, independentemente de preenchimento de requisitos ou condições de validade), semiabertas (admite a participação de terceiros, mediante o preenchimento de requisitos ou condições especiais) ou fechadas (não admitem o ingresso de Estados que não participaram de sua constituição).
IMUNIDADES E PRIVILÉGIOS ( situação se explica pelo fato da necessidade de garantir liberdade e segurança na missão desenvolvida) 
a) imunidade de jurisdição
b) isenções fiscais
c) garantia de livre comunicação
d) inviolabilidade dos locais afetos à OI
e) inviolabilidade de arquivos
f) garantia de que os bens não serão expropriados ou confiscados.
* tal previsão é extensiva aos representantes e funcionários da Organização para o exercício de suas atividades.
** As OIs gozam de imunidade de jurisdição ABSOLUTA (em regra), com fundamento nos TRATADOS INTERNACIONAIS. Essa imunidade de jurisdição rege-se pelo que se encontra efetivamente avençado nos referidos tratados ou acordo sede (entre OI e o país em que ela se instala). 
*** O TST editou, em 2012, a OJ 416, que busca esclarecer a diferença entre a imunidade de jurisdição do Estado (relativa) e a das OIs (absoluta). 
**** Cabe, ainda, mencionar a forma como as organizações internacionais mantêm suas receitas para que possam cumprir suas atividades, seu quadro pessoal, enfim, seu funcionamento. A receita das organizações resulta, em sua maioria, da cotização dos Estados Membros. Observa-se que em relação a tal assunto, encontra-se o princípio da isonomia entre os Estados, não sendo as cotizações paritárias. Assim cada Estado contribui com uma porcentagem equivalente ao seu poder econômico. 
- Direito de legação
Possibilidade de enviar uma missão diplomática para o território de seus membros e ate mesmo para os estados que na fazem pare dela, para a promoção da paz , da cooperação e da solidariedade.
-Demandar reclamações internacionais
Pode demandar em tribunais internacionais para que haja o restabelecimento de um direito seu que foi violado, ou mesmo de sofrer uma sanção no plano internacional.
4.1.2.1. Os atos unilaterais e seus efeitos jurídicos
São aqueles em que a manifestação de vontade de uma pessoa de direito vai produzir efeitos na Ordem Internacional. Quem pode formular Atos Unilaterais são os Estados e as Organizações Internacionais. O Indivíduo não poderá formulá-lo.
Além da pessoa do direito, deve-se observar também se o órgão daquela pessoa é competente para formular Atos Unilaterais (neste caso, o Poder Executivo), que deverão por sua vez ter um objeto lícito e possível, além de não conter vícios de consentimento. Não poderão ferir a moral internacional nem a norma imperativa do DI (Jus Cogens).
O Ato Unilateral tem sido considerado pelos modernos doutrinadores do DI como uma de suas fontes, embora não se encontre entre as fontes a serem aplicadas pela Corte Internacional de Justiça, conforme a enumeração do art. 38 do seu Estatuto (Estatuto da CIJ). É considerado fonte de 3º grau, uma vez que eles tiram o seu fundamento do Costume ou Tratado Internacional.
Os atos unilaterais são praticados por uma só pessoa, por uma só parte. Constituem declaração de vontade de um só Estado, criando para ele obrigações; geram, contudo, direitos para outras pessoas. Exemplo é a concessão de asilo político concedido pelo governo brasileiro ao destituído presidente do Paraguai. Corresponde o ato unilateral ao que, no plano interno, é chamado de “declaração unilateral de vontade”, porém produz efeitos perante outros Estados. São os mais comuns: reconhecimento, protesto, notificação e renúncia.
O “reconhecimento” é o ato pelo qual um Estado acata o direito de outro Estado; atende a um pedido deste. É o que aconteceu recentemente quando o Brasil reconheceu como legítimo o novo governo argentino, resultando da eleição de sua presidenta. A Argentina comunicou a posse da presidenta e pediu seu reconhecimento, sento atendida.
O “protesto” é ato de sentido oposto ao do reconhecimento. Pelo protesto, um governo nega o direito ou a pretensão de outro. Manifesta sua não-concordância com o ato praticado por outro Estado. Foi o que aconteceu quando a Argentina invadiu as Ilhas Malvinas. A Inglaterra lavrou seu protesto, alegando sua soberania sobre aquelas ilhas.
A “notificação” é a manifestação expressa e formal da vontade de um Estado; é um tipo de comunicação oficial. Pela notificação, um Estado emite sua opinião a respeito de problema ou ato de outro Estado.
A “renúncia” é o ato pelo qual um Estado abre mão de um direito.
Vamos citar alguns exemplos. Um país que deseje entrar em guerra contra outro, deverá fazer-lhe uma notificação, chamada “declaração de guerra”. Deve também fazer outra notificação, chamada “ruptura de relações diplomáticas”. Outro exemplo pode ser indicado: se um país tomar conta de um território abandonado, uma res nullius, deverá dar notificação a todos os demais países. É também considerado ato jurídico o silêncio. Assim, se um país ocupa um território abandonado, notifica outros países e estes não protestam, interpreta-se como aprovado o ato. Aplica-se também no plano internacional o princípio do direito romano em vigor no plano nacional: qui tacet cum loqui potuit e debuit consentire videtur = quem cala quando deve e pode falar, parece consentir.
Os atos unilaterais praticados de forma continuada constituem o costume. Este aspecto é mais importante no plano internacional. No plano nacional, o costume é uma das fontes do direito, reconhecido na doutrina e pelo artigo 4º da Lei de Introdução ao Código Civil. Carece, porém, de menor importância no plano nacional, pois o direito interno é essencialmente legislado. No direito internacional, todavia, o costume é fonte primacial de direito, formando o direito consuetudinário.
Os atos unilaterais e as resoluções das Ois embora não venham expressos no art 38 do ECIJ, são considerados pela doutrina como nova fonte de direito internacional.
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DOS ATOS UNILATERAIS
a) manifestação de vontade
b) que seja realizado por um ou mais suj. de dir. internacional
c)que a manifestação de vontade produza efeitos juridicos
d)que sua eficacia ou validade não dependa de outros atos juridicos ( tratados, pe.)
e) que o ato produzido esteja em conformidade com o dir. internacional.
Os atos unilaterais se classificam em tácitos ( silencio) ou expressos( protestos, notificação, renúncia, etc)
RESOLUÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS 
As manifestações desse suj. internacional ocorrem por meio de resoluções, que são produzidas para externar vários atos das Ois , tais como: uma recomendação, um convite, uma moção elogiosa, como tambem atribuir direitos e deveres para outros sujeitos.
**As resoluções são normas originadas em uma OI e são obrigatórias para os Estados-membros, independente de qualquer ratificação de sua parte.
*** A resolução caracteriza-se por ser unilateral.
OBS
1) As ONGs possuem personalidade jurídicas de natureza interna, isto é, não possuem personalidade jur. Internacional.
	Teoria Objetivista x Teoria Subjetivista
A primeira defende que a personalidade
jurídica esta fundamentada em uma norma de direito internacional, a segunda encontra amparo na idéia de manifestação da vontade dos Estados que resolvem cria-lo.
  4.1.3. A O.M.C.
A elevação dos níveis de vida, o pleno emprego, a expansão da produção e do comércio de bens e serviços, a proteção do meio ambiente, o uso ótimo dos recursos naturais em níveis sustentáveis e a necessidade de realizar esforços positivos para assegurar uma participação mais efetiva dos países em desenvolvimento no comércio internacional constituem os objetivos primordiais da OMC, conforme exposto em sua carta constitutiva. 
Esse organismo tem como atribuição administrar a implantação e operação de acordos comerciais multilaterais que moldam o novo sistema de comércio internacional; servir de foro para as negociações multilaterais; administrar todo um sistema de regras e procedimentos relativos à solução de controvérsias; administrar o mecanismo de Revisão de Políticas Comerciais (Trade Policy Review Mechanism) o qual através de revisões periódicas das políticas de comércio exterior dos membros busca dar transparência ao sistema multilateral de comércio.
Entretanto, uma de suas funções merece especial destaque: funcionar como tribunal para os conflitos do comércio internacional, por intermédio do àrgão de Solução de Controvérsias, no qual os conflitos são resolvidos por meio de consultas entre os membros e as decisões são tomadas por um painel de especialistas4 e por um àrgão de Apelação. 
Qualquer país, membro ou não, pode ingressar um painel na OMC, buscando a solução de desentendimentos comerciais, bem como decisões sobre a real utilização e implementação das regras de comércio. 
Também imprescindível dizer que as negociações no âmbito da OMC seguirão o princípio do single undertaking - "compromisso único" - que obriga todos os membros a concordarem com todos os temas negociados e impede que os países escolham apenas os acordos de seus interesses. 
É regida por cinco princípios. 
O princípio da “não discriminação”, que garante tratamento igualitário a todos os membros no que se refere a privilégios comerciais e aos produtos importados e nacionais, os quais não podem ter privilégios em detrimentos dos importados; 
o princípio da “previsibilidade” de normas e do acesso aos mercados através da consolidação dos compromissos tarifários para bens e das listas de ofertas em serviços; 
o princípio da “concorrência legal” que visa coibir práticas desleais de comércio; 
o princípio da “proibição das restrições quantitativas” como proibições e quotas permitindo apenas quotas tarifárias desde que previstas nas listas de compromissos dos países; 
e por fim, o princípio do “tratamento especial e diferenciado para países em desenvolvimento” que pode ser interpretado como provisões visando aumentar as oportunidades de comércio para os países em desenvolvimento, cabendo aos países desenvolvidos providenciar acesso mais favorável aos seus mercados.
DUMPING SOCIAL E A OMC 
O dumping social é o prejuízo causado aos trabalhadores de países em desenvolvimento, haja vista a não observância de padrões laborais básicos, além da utilização de artifícios ilegais como a de mão-de-obra escrava ou infantil, com o intuito de conter os gastos na produção, para que as transnacionais garantam uma maior competitividade de seus produtos no comércio internacional. Atualmente é a Organização Internacional do Trabalho - OIT que fiscaliza as violações aos direitos trabalhistas, todavia, a mesma só aplica coerções morais na tentativa de sujeitar seus membros a consolidarem o disposto em suas convenções Sem um meio eficaz para garantir a efetivação de direitos laborais resta claro a necessidade de atuação conjunta da aludida organização e da Organização Mundial do Comércio - OMC já que essa, além de coibir praticas comerciais desleais, também é apta a aplicar coerções sólidas, que atuariam como estímulo para o cumprimento das normas internacionais de trabalho.
  4.1.4 A O.N.U.
Origem: É uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à ineficiente Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Seus objetivos incluem :
	manter a segurança e a paz mundial, 
	promover os direitos humanos, 
	auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social,
	proteger o meio ambiente 
	e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados. 
Princípios : As Nações Unidas agem de acordo com os seguintes princípios:
	A Organização se baseia no principio da igualdade soberana de todos seus membros;
	Todos os membros se obrigam a cumprir de boa fé os compromissos da Carta;
	Todos deverão resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos, de modo que não sejam ameaçadas a paz, a segurança e a justiça internacionais;
	Todos deverão abster-se em suas relações internacionais de recorrer à ameaça ou ao emprego da força contra outros Estados;
	Todos deverão dar assistência às Nações Unidas em qualquer medida que a Organização tomar em conformidade com os preceitos da Carta, abstendo-se de prestar auxílio a qualquer Estado contra o qual as Nações Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo;
	Cabe às Nações Unidas fazer com que os Estados que não são membros da Organização ajam de acordo com esses princípios em tudo quanto for necessário à manutenção da paz e da segurança internacionais;
	Nenhum preceito da Carta autoriza as Nações Unidas a intervir em assuntos que são essencialmente da alçada nacional de cada país.
Estrutura: Seis órgãos principais compõem as Nações Unidas:
	a Assembleia Geral (assembleia deliberativa principal); (Para a aprovação da Assembleia Geral sobre questões importantes, é necessária a maioria de dois terços dos presentes e votantes.A Assembleia pode fazer recomendações sobre quaisquer matérias no âmbito da ONU, excetuando as questões de paz e segurança que estão sob consideração do Conselho de Segurança.)
	o Conselho de Segurança (para decidir determinadas resoluções de paz e segurança);(O Conselho de Segurança é composto por 15 Estados-membros, sendo 5 membros permanentes -China,França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos- e por 10 membros temporários, atualmente a Áustria,Bósnia e Herzegovina,Brasil,Gabão,Japão,Líbano,México,Nigéria,Turquia e Uganda. Os cinco membros permanentes têm o poder de veto sobre as resoluções do Conselho, mas não processual, permitindo que um membro permanente impeça a adoção, mas não bloqueie o debate de uma resolução inaceitável por ele. Os dez membros temporários são mantidos em mandatos de dois anos conforme votado na Assembleia Geral sobre uma base regional. 
	O Conselho Econômico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento); 
	o Secretariado(para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU),
	e o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal). 
	Além desses, há órgãos complementares de todas as outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O chefe mais proeminente da ONU é o secretário-geral, cargo ocupado por Ban Ki-moon desde 2007. 
Conselho de segurança:
Ações:
- Definição e execução de operações de paz em países que estão em processo de conflito militar;
- Estabelecimento de sanções internacionais à países que adotam medidas que ameaçam a paz e a segurança no mundo ou em determinadas regiões;
- Autorização de ações militares que visem o estabelecimento da paz.
Conselho economico e social:  composto por cinqüenta e quatro membros e destina-se ao estudo de questões relativas à saúde,
economia, mulher, infância, trabalho etc. A ele estão subordinadas várias comissões, como a deDireitos Humanos, a FAO(Organização para a Agricultura e Alimentação), a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a OMS (Organização Mundial da Saúde) e aUnesco (Organização das Nações Unidas para a educação, Ciência e Cultura). 
Secretariado: O secretário-geral da ONU, eleito pelo Conselho de Segurança mediante recomendação dos seus membros permanentes, tem o dever de atuar em todas as reuniões da Assembleia Geral, do Conselho de Segurança, do Conselho Econômico e Social e do Conselho de Tutela, além de desempenhar outras funções que lhe forem atribuídas por esses órgãos. 
A ONU utiliza seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo 
  4.1.5. Integração Regional
4.1.5.1. MERCOSUL
Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 26 de março de 1991, o Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O objetivo primordial do Tratado de Assunção é a integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. 
A configuração atual do MERCOSUL encontra seu marco institucional no Protocolo de Ouro Preto, assinado em dezembro de 1994. O Protocolo reconhece a personalidade jurídica de direito internacional do bloco, atribuindo-lhe, assim, competência para negociar, em nome próprio, acordos com terceiros países, grupos de países e organismos internacionais. O MERCOSUL caracteriza-se, ademais, pelo regionalismo aberto, ou seja, tem por objetivo não só o aumento do comércio intrazona, mas também o estímulo ao intercâmbio com outros parceiros comerciais. São Estados Associados do MERCOSUL a Bolívia (em processo de adesão ao MERCOSUL), o Chile (desde 1996), o Peru (desde 2003), a Colômbia e o Equador (desde 2004). Guiana e Suriname tornaram-se Estados Associados em 2013. Com isso, todos os países da América do Sul fazem parte do MERCOSUL, seja como Estados Parte, seja como Associado. 
Na última década, o MERCOSUL demonstrou particular capacidade de aprimoramento institucional. Entre os inúmeros avanços, vale registrar:
	a criação do Tribunal Permanente de Revisão (2002), 
	do Parlamento do MERCOSUL (2005), 
	do Instituto Social do MERCOSUL (2007), 
	do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos (2009), 
	bem como a aprovação do Plano Estratégico de Ação Social do MERCOSUL (2010) 
	e o estabelecimento do cargo de Alto Representante-Geral do MERCOSUL (2010). 
Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai (desde 26 de março de 1991) e Venezuela (desde 12 de agosto de 2012).
Estado Parte em Processo de Adesão: Bolívia (desde 7 de dezembro de 2012).
Estados Associados: Chile (desde 1996), Peru (desde 2003), Colômbia, Equador (desde 2004), Guiana e Suriname (ambos desde 2013).
O Protocolo de Olivos estabelece mecanismos de solução de litígios entre os Estados-partes, dentre eles um procedimento arbitral ad hoc, com composição de um Tribunal composto de 3 (três) árbitros.
O Protocolo de Olivos instituiu o duplo grau de jurisdição para solução de controvérsias no MERCOSUL, ao prever o direito de recurso a um tribunal permanente de revisão para os contenciosos do bloco. 
Princípios
O MERCOSUL visa à formação de mercado comum entre seus Estados Partes. De acordo com o art. 1º do Tratado de Assunção, a criação de um mercado comum implica:
	livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os países do bloco;
	estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial conjunta em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais;
	coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes;
	compromisso dos Estados Parte em harmonizar a legislação nas áreas pertinentes, a fim de fortalecer o processo de integração.
Segundo Rechsteiner ( 1996, p. 164) o princípio fundamental do direito processual civil internacional é a aplicação da lex fori, ou seja, a lei do local em que se desenvolve o processo. Em relação às regras de direito material, as normas a serem aplicadas são apontadas pelo direito internacional privado, o qual pode indicar tanto o direito interno quanto o estrangeiro .
Existem também normas provenientes de tratados internacionais multilaterais e bilaterais. No âmbito do Mercosul, foi firmado o "Protocolo de Las Leñas" - de Cooperação e Assistência Jurisdicional em Matéria Civil, Comercial, Trabalhista e Administrativa, concluído pelos governos da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, em 27 de junho de 1992, promulgado pelo Decreto nº. 2.067, de 12 de novembro de 1996, publicado no DOU de 13.11.96 .
De acordo com o art. 18 do Protocolo, as suas disposições são aplicáveis ao reconhecimento e à execução das sentenças e dos laudos arbitrais pronunciados nas jurisdições dos Estados Partes em matéria civil, comercial, trabalhista e administrativa, e serão igualmente aplicáveis às sentenças em matéria de reparação de danos e restituição de bens pronunciadas na esfera penal.
Ainda de acordo com o art. 19, determina o protocolo que o pedido de reconhecimento e execução de sentenças e de laudos arbitrais por parte das autoridades jurisdicionais será tramitado por via de cartas rogatórias e por intermédio da Autoridade Central."
Assim, há que prevalecer o entendimento no sentido de que a homologação de sentença estrangeira proveniente do Mercosul tem procedimento facilitado, o que, entretanto, não elide a necessidade de procedimento próprio perante o Superior Tribunal de Justiça. 
4.1.5.2. União Européia
A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor. 
O tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Europeia (CEE), o Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro. 
Para o funcionamento de suas funções, a União Europeia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros. ]
Objetivos da União Europeia
 
- Promover a unidade política e econômica da Europa;
 
- Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
 
- Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
 
- Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
 
- Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
 
- Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
	Unidade 5
5.1.A pessoa humana no direito internacional
5.2.As três vertentes de proteção da pessoa humana
Direitos humanos, direito humanitário e direito dos refugiados formam, juntos, as três vertentes de proteção da pessoa humana: o primeiro voltado à sua situação em geral; o segundo
à sua proteção em circunstâncias de guerra; e, o terceiro, à garantia de asilo quando recluso de seu país. Comum mencionar, ainda, como vertentes específicas – diante de certas peculiaridades – o direito internacional penal e o direito de minorias, que na verdade fazem parte da vertente mais ampla, que é a dos direitos humanos. 
5.2.1. O Direito Internacional dos Direitos Humanos
PESSOA HUMANA COMO SUJEITO DE DIREITO
1948- DECLARAÇAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ( Direitos fundamentais para todos os tipos de pessoas)
A Segunda Guerra Mundial foi o fato histórico impulsionador decisivo do surgimento e da consolidação do Direito Internacional dos Direitos Humanos. 
PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: CRIAÇÃO DA ORGANIZAÇAO DAS NAÇÕES UNIDAS- ONU.
O complexo de normas que integra o Direito internacional dos Direitos Humanos é composto, principalmente, pelaCarta das Nações Unidas (ou Carta da ONU / Carta de São Francisco), pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, peloPacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, pelo Pacto Internacional dos Direitos Econômicos Sociais e Culturais, bem como por diversas convenções internacionais. 
5.2.1.1. Os direitos humanos na contemporaneidade
5.2.1.2.1. Sistema Regional
SISTEMA REGIONAL DE DH
Por um lado, um sistema global, instituído no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e inaugurado por diversos tratados internacionais de proteção dos direitos humanos, que, por sua vez, criam organismos próprios para seu monitoramento, normalmente designados "comitês" .Por outro lado, alguns sistemas regionais, basicamente em número de três: europeu, interamericano e africano .
Os três sistemas regionais fazem parte de sistemas de integração nacional com atribuição mais ampla que apenas a defesa dos direitos humanos: no caso da Europa, a organização matriz é o Conselho da Europa (CE), fundado em 1949; nas Américas, é a Organização dos Estados Americanos (OEA), fundada em 1948; e na África, a Organização da Unidade Africana (OUA), substituída pela União Africana (UA) em 2002. 
5.2.1.2.2. A Corte Interamericana de DDHH
A Corte Interamericana é um dos três Tribunais regionais de proteção dos Direitos Humanos, conjuntamente com a Corte Europeia de Direitos Humanos e a Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos. É uma instituição judicial autônoma cujo objetivo é aplicar e interpretar a Convenção Americana. A Corte Interamericana exerce uma função contenciosa, dentro da qual se encontra a resolução de casos contenciosos e o mecanismo de supervisão de sentenças; uma função consultiva; e a função de ditar medidas provisórias.
* A sede da Corte Interamericana está em San José da Costa RicA
** A organização, procedimento e função da Corte estão regulados na Convenção Americana. Ademais, o Tribunal tem um Estatuto e um Regulamento expedido pela própria Corte.
*** VIDE ESTATUTO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 
**** A Corte Interamericana de Direitos Humanos tem competência para conhecer de qualquer caso relativo à interpretação e aplicação das disposições da Convenção Americana sobre Direitos humanos, desde que os Estados-Partes no caso tenham reconhecido a sua competência. Somente a Comissão Interamericana e os Estados Partes da Convenção Americana sobre Direitos Humanos podem submeter um caso à decisão desse Tribunal. 
5.2.2. O Direito Humanitário
O Direito Internacional Humanitário, campo das ciências jurídicas com o objetivo de prestar assistência às vítimas de guerra, surgiu, efetivamente, com a primeira convenção de Genebra, em 1864. 
Tem a finalidade de amenizar o sofrimento alheio , buscando, ainda que em uma situação catastrofica, o minimo que se possa preservar em uma pessoa: a sua dignidade. Para tanto devem ser observados seus principios norteadores: humanidade, necessidade e proporcionalidade.
HUMANIDADE: Estabelece que em qualquer situação deve-se buscar conservar a dignidade da PH.
NECESSIDADE: determina que os bens civis não podem ser alvo de campanha militar nem objetos de ataques e retaliações.
PROPORCIONALIDADE: Verifica-se que as partes devem aplicar efetivo bélico de forma proporcional ao recebido pela parte adversa.
O Direito Internacional Humanitário (ou Direito dos Conflitos Armados) é um ramo do Direito Internacional Público constituído por todas as normas convencionais ou de origem consuetudinária especificamente destinadas a regulamentar os problemas que surgem em período de conflito armado.
Estas podem ser fundamentalmente de três tipos:
O primeiro é constituído pelo chamado Direito de Genebra, isto é, pelas quatro Convenções de Genebra de 1949 para a protecção das vítimas de guerra e dos seus dois Protocolos Adicionais de 1977. Estes seis instrumentos jurídicos perfazem cerca de 600 artigos codificando as normas de protecção da pessoa humana em caso de conflito armado. Estes textos de Genebra foram elaborados (como aliás os próprios títulos das Convenções o comprovam) com o único objectivo de protecção das vítimas de guerra: tanto os militares fora de combate, bem como as pessoas que não participem nas operações militares (população civil).
O segundo tipo de regras é chamado o Direito de Haia constituído pelo direito da guerra propriamente dito, ou seja pelos princípios que regem a conduta das operações militares, direitos e deveres dos militares participantes na conduta das operações militares e limita os meios de ferir o inimigo. Estas regras têm vista a necessidade de ter em conta necessidades militares das partes em conflito, nunca esquecendo porém os princípios de humanidade. O Direito de Haia encontra a maior parte das suas regras nas Convenções de Haia de 1899 (revistas em 1907), mas igualmente em algumas regras do Protocolo I Adicional às Convenções de Genebra de 12 de Agosto de 1949. 
O terceiro tipo de regras (ditas de Nova Iorque) prende-se com a protecção dos direitos humanos em período de conflito armado. São chamadas regras de Nova Iorque por terem na sua base a actividade desenvolvida pelas Nações Unidas no âmbito do direito humanitário. Com efeito é importante referir que em 1968 a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Resolução 2444 (XXIII) com o título "Respeito dos direitos humanos em período de conflito armado", o que constitui um marco, verdadeiro sinal da mudança de atitude desta organização no que diz respeito ao Direito humanitário. Se, desde 1945 a O.N.U. não se ocupou deste ramo do direito com a justificação de que tal indiciaria uma falta de confiança na própria organização enquanto garante da paz, o ano de 1968 pode ser considerado como o do nascimento deste novo foco de interesse. As Nações Unidas têm desde então vindo ainda a mostrar um grande interesse em tratar questões como as relativas às guerras de libertação nacional, e à interdição ou limitação da utilização de certas armas clássicas. 
5.2.3. O Direito do Refugiado
DEFINIÇÃO
De acordo com a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados (de 1951), são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa.
Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos. 
DIREITOS DOS REFUGIADOS
Um refugiado tem direito a um asilo seguro. Contudo, a proteção internacional abrange mais do que a segurança física. Os refugiados devem usufruir, pelo menos, dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer outro estrangeiro residindo legalmente no país, incluindo direitos fundamentais que são inerentes a todos os indivíduos. Portanto, os refugiados gozam dos direitos civis básicos, incluindo a liberdade de pensamento, a liberdade de deslocamento e a não sujeição à tortura e a tratamentos degradantes. 
De igual modo, os direitos
econômicos e sociais que se aplicam aos refugiados são os mesmos que se aplicam a outros indivíduos. Todos os refugiados devem ter acesso à assistência médica. Todos os refugiados adultos devem ter direito a trabalhar. Nenhuma criança refugiada deve ser privada de escolaridade. 
SITUAÇÃO DOS CRIMINOSOS
Qualquer pessoa que, após um um julgamento justo, é condenada devido a um crime de direito comum e foge do seu país para escapar da prisão não será reconhecida como refugiada. 
Mas pessoas condenadas por qualquer crime devido ao seu ativismo político – ou por razões éticas, raciais ou religiosas – podem ser consideradas refugiadas. 
5.2.4. Asilo
A pratica deste instituto deve possuir em sua essência os valores fundamentais de liberdade e da proteçao a ser prodigalizada aos refugiados politicos e estrangeiros e as pessoas perseguidas por motivos politicos em legações, navios de guerra , acampamentos e aeronaves militares.
O asilo pode se apresentar em duas modalidades: 
a) asilo diplomático:
b) asilo territorial:
ASILO TERRITORIAL
* Na paratica quando um refugiado dirige-se a outro Estado, se este não quiser aceita-lo , tem duas alternativas: reconduzi-lo ao Estado de origem ou manda-lo para um terceiro Estado.
**Princípio internacional de não devolução (non-refoulement) previsto na Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados de 1951 e no respectivo Protocolo de 1967, ratificados pelo Brasil, que determina a impossibilidade de extradição do refugiado como meio para impedir que essas pessoas sejam devolvidas para países onde suas vidas ou liberdade estejam sendo ameaçadas. 
***No Brasil, o asilado não podera sair do pais sem a autorizaçao do governo, sob pena de importar a renuncia do asilo e impedir o seu reingresso nesta condição.
ASILO POLÍTICO
Também chamado de asilo diplomatico ou interno, indica a proteção concedida por um Estado fora da sua esfera territorial, e mais precisamente por agente de um Estado, operando dentro de um territorio estrangeiro a indivíduos que pedem essa proteçao.
NATUREZA JURIDICA DO ASILO
O direito ao asilo nos tempos modernos não pertence ao fugitvo, mas sim ao Estado, que pode concedê-lo ou recusá-lo de acordo com as suas conveniências. ( art. 1 da Convenção da OEA sobre Asilo Territorial e art 2 da Conv. Da OEA sobre Asilo Diplomático).
**** Legislação sobre refugiados no Brasil
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9474.htm
OBSERVAÇÕES DE QUESTÕES DE CONCURSOS
1) As três vertentes da proteção internacional da pessoa humana, a saber, os direitos humanos, o direito humanitário e o direito dos refugiados, foram consagradas nas conferências mundiais da última década de 90. Não obstante, a implementação dessas vertentes deve atender às demandas de cada região, mesmo que não haja sistemas regionais de proteção. 
Ao ler a questão tendemos a marcá-la como incorreta, por referir que as vertentes “foram consagradas nas conferências mundiais da última década de 90”. Contudo, está correta a assertiva. 
A questão aqui envolve uma discussão interessante. 
Primeiramente, cumpre observar que, de fato, as três vertentes são: 
 direitos humanos 
 direito humanitário 
 direito dos refugiados 
Até aqui sem problemas. Vimos, contudo, que a vertente dos Direitos Humanos (stricto sensu) tem como referenciais a ONU, criada em 1945, e a OEA, fundada em 1948. 
Sabemos também que o Direito Humanitário surge em razão das Grandes Guerras Mundiais, surgindo na década de 50, após conferências realizadas em Genebra, Haia e Nova Iorque. 
Por fim, o Direitos dos Refugiados, tem como marco o período pós 2ª Guerra Mundial, com destaque para o Estatuto dos Refugiados, de 1951. Então, como pode estar correta a afirmação de que essas vertentes se consagraram nas conferências da década de 90? 
Justamente aqui está o diferencial da questão. Muito embora esses eixos tenham surgido anteriormente, foi com a Convenção de Viena de 1993 que esses eixos foram consagrados internacionalmente, conferindo impulso à internacionalização dos Direitos Humanos. A Convenção de Viena de 1993 é fundamental por consolidar os rumos dos Direitos Humanos e por fortalecer os sistemas internacionais de proteção. Portanto, está correta a assertiva. Notem que o enunciado não fala em "surgimento", mas em "consagração".
Características do refúgio:
a) Instituto jurídico internacional de alcance universal;
b) Aplicado a casos em que a necessidade de proteção atinge a um número elevado de pessoas, onde a perseguição tem aspecto mais generalizado;
c) Fundamentado em motivos religiosos, raciais, de nacionalidade, de grupo social e de opiniões políticas;
) É suficiente o fundado temor de perseguição;
e) Em regra, a proteção se opera fora do país;
f) Existência de cláusulas de cessação, perda e exclusão (constantes da Convenção dos Refugiados);
g) Efeito declaratório;
h) Instituição convencional de caráter universal, aplica-se de maneira apolítica;
i) Medida de caráter humanitário.
Características do asilo político:
a) Instituto jurídico regional (América Latina);
b) Normalmente, é empregado em casos de perseguição política individualizada;
c) Motivado pela perseguição por crimes políticos;
d) Necessidade de efetiva perseguição;
e) A proteção pode se dar no território do país estrangeiro (asilo territorial) ou na embaixada do país de destino (asilo diplomático);
f) Inexistência de cláusulas de cessação, perda ou exclusão;
g) Efeito constitutivo;
h) Constitui exercício de um ato soberano do Estado, sendo decisão política cujo cumprimento não se sujeita a nenhum organismo internacional;
i) Medida de caráter político.
5.2.5. O tribunal Penal Internacional
O Tribunal Penal Internacional (TPI) é uma corte permanente e independente que julga pessoas acusadas de crimes do mais sério interesse internacional, como genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra. Ela se baseia num Estatuto do qual fazem parte 108 países.
O TPI é uma corte de última instância.( subsidiario, complementar). Ele não agirá se um caso foi ou estiver sendo investigado ou julgado por um sistema jurídico nacional, a não ser que os procedimentos desse país não forem genuínos, como no caso de terem caráter meramente formal, a fim de proteger o acusado de sua possível responsabilidade jurídica. Além disso, o TPI só julga casos que ele considerar extremamente graves. 
Em todas as suas atividades, o TPI observa os mais altos padrões de julgamento justo, e suas atividades são estabelecidas pelo Tratado de Roma de 1998.
FUNCIONAMENTO: 1 DE JULHO DE 2002
* jurisdição internacional , permanente, subsidiaria, complementar.
-Subsidiaria: 
**TRIBUNAIS AD HOC
são temporários
art 5, §4 CF : O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) 
ESTRUTURA: 
O Tribunal é uma instituição independente. Embora não faça parte das Nações Unidas, ele mantém uma relação de cooperação com a ONU. O Tribunal está sediado na Haia, Holanda, mas pode se reunir em outros locais. Ele é composto por quatro órgãos: a Presidência, as divisões judiciais, o escritório do promotor e o secretariado.
O Tribunal pode exercer jurisdição sobre genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra. Estes crimes estão definidos em detalhes no Estatuto de Roma. 
O Tribunal possui jurisdição sobre os indivíduos acusados destes crimes (e não sobre seus Estados, como no caso da CIJ). Isto inclui aqueles diretamente responsáveis por cometer os crimes, como também aqueles que tiverem responsabilidade indireta, por auxiliar ou ser cúmplice do crime. Este último grupo inclui também oficiais do Exército ou outros comandantes cuja responsabilidade é definida pelo Estatuto.
O Tribunal não possui jurisdição universal. Ele só pode exercer sua jurisdição se:
• O acusado é um nacional de um Estado Parte ou de qualquer Estado que aceite a jurisdição do Tribunal;
• O crime tiver ocorrido no território de um

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais