Buscar

apol musica

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Música na Sala de Aula
Leia com atenção o fragmento de texto a seguir: 
De acordo com Moreira, “a música pode ser uma atividade divertida e que ajuda na construção do caráter, da consciência e da inteligência emocional do indivíduo, pois desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, sendo também um agente cultural que contribui efetivamente na construção da identidade do cidade
De acordo com os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre competência musical infantil, analise as asserções a seguir:
I. Um exemplo do desenvolvimento das competências musicais nas crianças é o fato de cantarem partes de canções nos primeiros anos de vida e até mesmo misturarem partes de duas canções conhecidas.
II. É muito comum os adultos perceberem que os bebês criam suas próprias canções na hora do banho ou em outras situações cotidianas.
III. Pesquisas realizadas em Minas Gerais comprovaram que somente crianças superdotadas são capazes de compor músicas, mesmo ainda bebês.
IV. Desde o início da vida, o potencial de criar música e sons para acompanhar o dia a dia já está presente, mesmo sendo pouco estimulado e, por isso, pouco desenvolvido na grande parte das crianças. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
Questão 2/5 - Música na Sala de Aula
Atente para a citação a seguir: 
“Pesquisas atuais mostram a importância da ação musicalizadora aliada ao aprimoramento da sensibilidade, ao contexto sociocultural e à natureza de cada indivíduo. Nesse processo, é necessário explorar os sons, enxergar o que a música possui para que seja escutada, e apreciá-la de diferentes maneiras. Isso também implica aspectos como memória, gosto, estilo, emoção e reflexividade concernentes à experiência musical”. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, relacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira: 
(1) Preferência musica
(2) Gosto musical 
 (  ) Dura pouco tempo.
(  ) É mais estável.
(  ) Desaparece rapidamente.
(  ) Depende da experiência para ser formado.
(  ) É mais comum uma pessoa idosa já possuir esse aspecto desenvolvido.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 1
Questão 3/5 - Música na Sala de Aula
Considere o seguinte trecho de texto: 
“A ideia de que há um período crítico para a aquisição de linguagem não é recente. Em 1915, o neurologista inglês Hughlings-Jackson já afirmava que a língua deveria ser adquirida o mais cedo possível, senão seu desenvolvimento poderia ser permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados à capacidade de proposicionar”. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre o período crítico para a aquisição da competência musical, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O período crítico para a aquisição da competência musical refere-se aos três primeiros meses do bebê, quando ele ainda não distingue com clareza os diferentes sons ouvidos no ambiente.
	
	B
	O período crítico para a aquisição da competência musical é uma etapa da vida em que as experiências desempenham um efeito muito mais acentuado nos comportamentos e/ou habilidades do indivíduo.
	
	C
	O período crítico para aquisição da competência musical ocorre aos dois anos de idade.
	
	D
	Na adolescência, não é possível desenvolver habilidades musicais, pois o período crítico para a aquisição da competência musical já passou.
	
	E
	O período crítico para a aquisição da competência musical só ocorre em relação à aquisição da linguagem, e não em relação à aprendizagem musical.
Questão 4/5 - Música na Sala de Aula
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A exposição a elevados níveis de intensidade pode desencadear diversos sintomas, tais como: intolerância a sons intensos, tontura, otalgia e principalmente, o zumbido e perda auditiva 11. Já o prejuízo na audição pode acarretar consequências severas à qualidade de vida do indivíduo, afetando sua saúde e conturbando intensamente suas relações sociais”.                                                      
Em relação aos conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre a música na adolescência, analise as afirmações a seguir:
I. A necessidade de os adolescentes ouvirem música muito alta pode estar relacionada a uma mudança na atividade cerebral, em uma área do cérebro denominada sistema de recompensa.
II. Na adolescência, é comum ocorrer a descoberta da possibilidade de ouvir música sozinho.
III. É mais frequente o bebê ouvir música sozinho do que o adolescente.
IV. Utilizar os tocadores de música portáteis é uma forma de os adolescentes deixarem de lado os conflitos, os problemas, os impulsos e as dúvidas do momento. 
Está correto somente o que se afirma em:
	
	A
	III e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e IV (correta)
Questão 5/5 - Música na Sala de Aula
Leia o trecho de texto a seguir: 
“O gosto referente à música associa-se ao cenário cotidiano, conforme as circunstâncias e as condições de experiência do indivíduo [...]. Considerando a impressão do indivíduo face às qualidades dos elementos da música, a cada passo o aprendiz, em qualquer faixa etária, toma consciência do seu universo sonoro no decorrer da musicalização”.. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, analise as asserções a seguir:
I. Somente adultos demonstram preferências musicais, pois as crianças ainda estão em formação no que diz respeito a esse aspecto.
II. Os bebês e as crianças apreciam muito músicas que já conhecem.
III. A experiência é imprescindível para que as preferências musicais se transformem em gostos musicais.
IV. Os primeiros anos de vida são ótimos momentos para introduzir repertórios novos na vida das crianças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
	
	A
	Somente I, II e III estão corretas.
	
	B
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	C
	Somente I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente III e IV estão corretas.
“Há tempos reconhece-se que a música influencia o estado afetivo-emocional do ouvinte. Ela elicia sentimentos, sensações e pode induzir o indivíduo a fazer associações extramusicais, tanto agradáveis quanto desagradáveis”.
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre música e bem-estar, analise as asserções a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Muitas pesquisas sugerem que cantar ou tocar um instrumento pode auxiliar no bem-estar de crianças e adolescentes.
II. ( ) De acordo com pesquisas realizadas na Universidade do Texas, a música auxilia a elevar a autoestima de crianças e adolescentes.
III. (  ) Além de educar musicalmente, a prática musical proporciona integração entre os membros de uma família, classe ou comunidade, pois crianças e adolescentes sentem prazer e orgulho em, por exemplo, tocar um instrumento.
IV. ( ) Muitos dos programas sociais brasileiros que fazem uso da música servem apenas como um passatempo para as crianças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V– V – V – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – V – V
Betti afirma que, “sendo uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, a música pode auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem”. 
Conforme os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre desenvolvimento musical infantil, analise as afirmativas que seguem:
I. A estimulação precoce do desenvolvimento musical em crianças é prejudicial a elas, pois ainda não têm capacidade de escolha.
II. Na pré-adolescência, as crianças se tornam mais críticas e seus interesses mudam e, por isso, podem substituir atividades que gostavam de fazer, por exemplo, cantar e dançar, por outras.
III. Há certo consenso entre pesquisadores ao afirmarem que, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, os alunos estão mais receptivos à música, pois esta é uma das fases mais ricas e prazerosas para o ensino e a aprendizagem musicais.
IV. Uma pesquisa comprovou que bebês preferem versões musicais acompanhadas por vários instrumentos musicais do que músicas cantadas apenas por voz humana. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e III
	
	E
	I, II e IV
Betti afirma que, “sendo uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, a música pode auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem”.  
Conforme os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre desenvolvimento musical infantil, analise as afirmativas que seguem:
I. A estimulação precoce do desenvolvimento musical em crianças é prejudicial a elas, pois ainda não têm capacidade de escolha.
II. Na pré-adolescência, as crianças se tornam mais críticas e seus interesses mudam e, por isso, podem substituir atividades que gostavam de fazer, por exemplo, cantar e dançar, por outras.
III. Há certo consenso entre pesquisadores ao afirmarem que, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, os alunos estão mais receptivos à música, pois esta é uma das fases mais ricas e prazerosas para o ensino e a aprendizagem musicais.
IV. Uma pesquisa comprovou que bebês preferem versões musicais acompanhadas por vários instrumentos musicais do que músicas cantadas apenas por voz humana. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	II e III
	
	D
	I, II e III
	
	E
	I, II e IV
A percepção visual tem sido alvo de estudos acurados, ainda persistem grandes mistérios. As atividades mais comuns causam espanto. Por exemplo, os cientistas mostraram aos participantes de um concurso as fotografias de seis mães e de seus seis filhos, todas embaralhadas. Sem conhecerem as pessoas das fotografias, estes participantes deveriam formar pares de mães com seus respectivos filhos. Quarenta responderam, tendo todos estes acertados os pares corretos".
Quanto aos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a utilização das modalidades cerebrais, conforme Betty Edwards, enumere as explicações que se relacionam a cada uma das modalidades cerebrais listadas a seguir:
1. Analógica
2. Não temporal
3. Não racional
4. Espacial
5. Intuitiva
(3) Não acelera o processo de crítica.
(2) Não observa o período.
(1) Percebe similaridades.
(4) Observa onde estão e como se formam as coisas.
(5) Percebe as coisas de maneira mais acelerada.
Questão 2/5
Analise o trecho a seguir:
"A dança pode ser considerada uma arte das mais complexas. Para mapeá-la é preciso que se volte no tempo visto que os primeiros registros de movimentos de corpo - de expressão corporais - datam de 14.000 anos atrás. Historiadores que tanto se ocuparam com a época pré-histórica, de forma global, deixaram em plano inferior a questão do movimento corporal usado na época".
Analisando o fragmento de texto e os assuntos sobre a história da dança, presente no livro-base Metodologia do Ensino de Artes, assinale a alternativa correta.
Na antiguidade, em civilizações como a Egípcia, a dança era também utilizada como forma de educação.
Questão 3/5
Leia o excerto abaixo:
"Se, por um lado, não dispomos de muitas reflexões acerca da improvisação, podemos, de outro lado, observar a crescente importância atribuída ao tema, seja por sua presença nas grades curriculares dos cursos de artes cênicas, seja pela aproximação entre improvisação e teatro escolar; seja pela manifestação dos grupos de teatro acerca da utilização de técnicas improvisacionais para a formação do ator".
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a improvisação teatral, analise as assertivas e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.
(F) A improvisação é usada raramente, pois se opõe as montagens teatrais.
(V) A commedia dell'arte tem como característica a improvisação.
(V) Grupos de teatro nos Estados Unidos, a partir dos anos de 1960 começaram a observar e analisar a improvisação.
(V) No período Renascentista, a improvisação era muito utilizada por atores dacommedia dell'arte.
Questão 4/5
Considere este fragmento de texto:
"Pestalozzi e Froebel inidam [...] um movimento de oposição à tradição secular, dominante no ensino da música, que se concretiza no século XX, com os trabalhos de Orff, Dalcroze, Kódaly, Willems, Gainza, Martenot, Schafer. Esse autores, tomando como vase as ideias de Pestalozzi e Froebel, propõem uma nova metodologia para o ensino da música onde o fazer musical, a exploração sonora, a expressão corporal, o escutar e perceber consente, o ato de improvisar e criar, a troca de sentimentos, a vivência pessoal e a experiência social oportunizariam a experiência concreta antes da formação de conceitos abstratos".
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, em relação ao propósito das tendências mais recentes no ensino de música, assode com os respectivos números as explicações pertinentes a cada atividade a seguir:
1. O hábito de escutar
2. A exploração sonora
3. A criação de grafismos
4. O gesto corporal
5. A criação musical
(2) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro.
(3) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras.
(4) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto.
(1) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula.
(5) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música.
Questão 5/5
Veja o excerto abaixo:
"Durante a época do Império, a dança volta à cena triunfante, mas como jogos de circo e atribuída a cortesãs, quando a indecência é repudiada pela Igreja Católica. Assim, nos afastamos da dança como ato sagrado com intuito de cultuar os deuses e entendemos a sentença de anátema lançada pela Igreja e que será sentida durante quase toda a Idade Média".
Observe os assuntos referentes à dança na Idade Média presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte e o fragmento supracitado, e marque a alternativa correta.
Durante a Idade Média, a dança foi excluída da igreja, por ser considerada profana.
“A teoria das inteligências múltiplas foi elaborada à luz das origens biológicas de cada capacidade de resolver problemas. A tendência biológica deve ser vinculada aos estímulos culturais. A linguagem, por exemplo, que é uma capacidade universal, ora pode apresentar-se como oratória, ora como escrita, ou secreta et
Conforme os conteúdos do livro-baseMetodologia do Ensino de Arte sobre as múltiplas formas de inteligência, enumere as explicações que se relacionam a cada inteligência:
1. Inteligência corporal-cinestésica
2. Inteligência lógico-matemática
3. Inteligência linguística
4. Inteligência espacial
5. Inteligência interpessoal
(  ) Destreza e coordenação são algumas de suas características.
(  ) Classificar, calcular, inferir.
(  ) Sensibilidade às cores, linhas, formas.
(  ) Percepção de expressões faciais, vozes, gestos.
(  ) Facilidade de manipular sons e significados. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
	
	B
	4 – 3 – 2 – 5 – 1
	
	C
	1 – 2 – 4 – 5 – 3
	
	D
	1 – 2 – 5 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 5 – 2 – 1
A dança pode ser considerada uma arte das mais complexas. Para mapeá-la é preciso que se volte no tempo, visto que os primeiros registros de movimentos do corpo – de expressões corporais – datam de 14.000 anos atrás. Historiadores que tanto se ocuparam com a época pré-histórica, de forma global, deixaram em plano inferior a questão do movimento corporal usado na época”.  
Analisando o fragmento de texto e os assuntos sobre a história da dança, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A imitação de movimentos corporais diverge das formas, substituiu a comunicação com o sobrenatural pelo homem primitivo.
	
	B
	Ainda na antiguidade, o homem usa dança e movimentos corporais para evitar a comunicação com o divino.
	
	C
	Na antiguidade, em civilizações como a Egípcia, a dança era também utilizada como forma de educação.
	
	D
	Na Grécia antiga, a dança era somente usada para a diversão de caráter educacional.
	
	E
	Na Antiguidade, os sentimentos se desvincularam dos movimentos corporais.
A dança pode ser considerada uma arte das mais complexas. Para mapeá-la é preciso que se volte no tempo, visto que os primeiros registros de movimentos do corpo – de expressões corporais – datam de 14.000 anos atrás. Historiadores que tanto se ocuparam com a época pré-histórica, de forma global, deixaram em plano inferior a questão do movimento corporal usado na época
Analisando o fragmento de texto e os assuntos sobre a história da dança, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A imitação de movimentos corporais diverge das formas, substituiu a comunicação com o sobrenatural pelo homem primitivo.
	
	B
	Ainda na antiguidade, o homem usa dança e movimentos corporais para evitar a comunicação com o divino.
	
	C
	Na antiguidade, em civilizações como a Egípcia, a dança era também utilizada como forma de educação.
	
	D
	Na Grécia antiga, a dança era somente usada para a diversão de caráter educacional.
	
	E
	Na Antiguidade, os sentimentos se desvincularam dos movimentos corporais.
O professor deve fazer um levantamento das formas artísticas que os alunos já conhecem e de suas respectivas habilidades, como tocar um instrumento musical, dançar, desenhar ou representar. Durante o ano letivo, as tendências e habilidades dos alunos para uma ou mais áreas da arte também devem ser detectadas e reconhecidas pelo professor”.  
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre as habilidades motoras e os estágios que as contemplam. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das vivências a seguir:
1. Habilidades de estabilização
2. Habilidades de locomoção
3. Habilidades de manipulação
4. Estágio cognitivo
5. Estágio associativo
() Capacidade de equilíbrio.
() Aptidão de chutar.
(  ) Competência de maior coordenação.
Dificuldade de coordenação.
(  ) Possibilidade de saltar e correr. 
Assinale a sequência correta:
	
	A
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1 – 5
	
	C
	1 – 3 – 5 – 4 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
	
	E
	1 – 3 – 5 – 2 – 4
O jogo dramático foi estudado por Peter Slade, pesquisador inglês, pioneiro no campo do teatro para crianças. Em seu livro ‘O Jogo Dramático Infantil’, publicado no Brasil, em 1978, o autor delineia um estudo sobre os jogos dramáticos, baseado em cerca de trinta anos de observação com crianças”. . 
Avaliando o fragmento de texto e os conhecimentos sobre Peter Slade, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
	
	A
	A condução das propostas de Slade prioriza atividades individuais.
	
	B
	Sensibilização em grupo é parte integrante dos exercícios de Slade.
	
	C
	Os exercícios de Slade são em sua grande maioria antipoéticos e constrangedores.
	
	D
	A sensibilização é algo desnecessário para os exercícios de Slade.
	
	E
	As proposições de Peter Slade estão ultrapassadas segundo as propostas metodológicas do ensino de teatro na contemporaneidade.
“Durante a época do Império, a dança volta à cena triunfante, mas como jogos de circo e atribuída a cortesãs, quando a indecência é repudiada pela Igreja Católica. Assim, nos afastamos da dança como ato sagrado com intuito de cultuar os deuses e entendemos a sentença de anátema lançada pela Igreja e que será sentida durante quase toda a Idade Média.
Observe os assuntos referentes à dança na Idade Média presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte e o fragmento supracitado, e marque a alternativa correta.
	
	A
	Durante a Idade Média, a dança foi excluída da Igreja, por ser considerada profana.
	
	B
	A dança, durante a Idade Média, passou a ser valorizada pela Igreja.
	
	C
	A dança era praticada livremente nas ruas e praças, durante a Idade Média.
	
	D
	Na Idade das Trevas, como também era chamada a Idade Média, a dança foi proibida e deixou de ser praticada.
	
	E
	No fim da idade média, trovadores e menestréis surgiram com o intuito de fiscalizar a prática musical da época.
Em uma sala de aula de um colégio da periferia de uma metrópole brasileira, um professor que trabalha com a disciplina de Artes com turmas de 4º e 5º anos se depara com um cenário totalmente diferente de sua realidade. Alunos com defasagem de conteúdo, e baixo repertório em sua disciplina. No entanto, percebe que seu público, os alunos, apresenta uma forte relação com a comunidade e com a realidade local, além de contar com um amplo espaço aberto na escola fora de sua sala de aula. Diante deste cenário, como o professor pode traçar estratégias pedagógicas que contemplem a realidade local, mas que também contemplem as diretrizes curriculares para a disciplina de arte? Analise: 1 – Uma estratégia pedagógica poderia ser a elaboração de um trabalho interdisciplinar entre arte e educação-física, em que o professor de arte trabalharia com a Cultura do Hip-Hop, de maneira tal que na visualidade o professor tome como princípio o graffiti, tema este que seria trabalhado de forma concomitante com a dança do break, executada e treinada pelo professor de Educação-Física no pátio? 2 – Uma estratégia pedagógica poderia ser a elaboração de um trabalho interdisciplinar entre arte e educação-física, em que o professor de arte trabalharia com a Cultura Erudita, de forma tal que na visualidade o professor tome como princípio o conceito de idealismo, que poderia ser trabalhado de forma concomitante com a dança clássica de salão executada e treinada pelo professor de Educação-Física no pátio?
A estratégia que melhor se enquadra no cenário apresentado é a primeira. 
1 - A elaboração de um trabalho interdisciplinar entre arte e educação-física, em que o professor de arte trabalharia com a Cultura do Hip-Hop, de maneira tal que na visualidade o professor tome como princípio o graffiti, tema este que seria trabalhado de forma concomitante com a dança do break, executada e treinada.
Partindo deste ponto, é interessante observar a potencialidade que o hip hoptem no jovem morador de favelas e morros, assim como o break e o graffiti tem um potencial libertador vendo de uma perspectiva mais ampla. 
Deste modo, tendo essa noção, o educadorprecisa estar inteirado no movimento e buscar se aprofundar no mesmo, para promover aos alunos oficinas de artes urbanas nas aulas de educação física, convidando rappers, grafiteiros e dançarinos para promover palestras e trabalhos em conjunto com as crianças, o que fará com que as mesmas compartilhem da atitude coletiva, além de se aprofundarem melhor em suas raízes. 
A primeira proposta é interessante porque relaciona ambientes cotidianos da vida do estudante com assuntos debatidos e ensinados em sala de aula.
O professor pode pedir aos estudantes para que tragam exemplos de grafittisque gostem, sendo famosos ou locais. Busque analisar com os estudantes as temáticas presentes nestas obras, identificando personagens, espaços e problemáticas.
Em uma segunda etapa, o professor, ao ensinar passos de hip hop com os estudantes, pode usar canções que tragam as mesmas temáticas que os grafittis. 
No começo da atividade, é interessante sublinhar e investigar junto com os estudantes as similaridades de temáticas e quais são as razões para que isto aconteça. As Diretrizes Curriculares especificam que os conteúdos devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. O uso de graffiti seria muito legal, poderia num primeiro momento pesquisar a cultura local e a partir daí idealizar como serão designadas as tarefas. A turma pode ser incentivada a escolher os tipos certos de desenhos artísticos que tenham a ver com a história e cultura da comunidade Assim que estiver definido o que os grafiteiros farão, é hora de incluir o professor de educação-física para determinar, diante do contexto da cultura local e do que ficou definido nas expressões artísticas dos grafiteiros, o ritmo dançante que apresentarão. Pode-se incluir nessa estratégia pedagógica todos da comunidade escolar, criando assim o dia D da Criatividade Artística.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes