Buscar

Entamoeda Histolytica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Entamoeda Histolytica
O ciclo biológico da Entamoeba histolytica e Entamoeba dispar é monoxênico, ou seja, o homem é o único hospedeiro. O ciclo biológico se inicia após ser ingerido por via cistos maduros, os cistos chegam até intestino delgado, onde vai ocorrer o desencistamento, com a saída dos metacistos, onde os mesmos sofreram divisões dando origem aos trofozoítos. Os trofozoítos vão migrar para o intestino grosso onde vão aderir a mucosa intestinal e vão viver como comensais se alimentando de detritos e bactérias. Por algum motivo desconhecido, os trofozoítos se desprendem da parede do intestino, sofrem desidratação e vão se transformar em cistos, então os cistos são eliminados nas fezes. Das fezes, eles vão contaminar água e alimentos. Alguma pessoa vai ingerir os alimentos contaminados ou beber a água contaminada e o ciclo vai continuar. 
Sua transmissão ocorre através da ingestão de cistos maduros em alimentos contaminados, águas sem tratamento, alimentos crus, portadores assintomáticos.
Tratar os casos sintomáticos já existentes, detectar e tratar os portadores assintomáticos, combater as fontes de infecção, manter boa higiene, lavar as mãos antes das refeições, lavar bem os alimentos, sempre beber água filtrada ou fervida.
A Amoeda pode seguir dois caminhos após inserida no organismo, a primeira se caracteriza pela realização do seu caminho e após isso ela sai em forma de cisto novamente onde é eliminada pelas fezes, que seria a sua forma não invasiva. Sua forma invasiva se dá através dos trofozoitos onde o cisto vive na luz do intestino grosso, assim podendo causar danos mais graves, como a destruição do tecido e a formação de ulceras. Após ultrapassar a submucosa intestinal, ela cai na circulação e vai para os outros órgãos.
Nos 10% dos pacientes que apresentam doença pela ameba, os sintomas mais comuns costumam ser dor abdominal, dor ao evacuar, diarreia aquosa e volumosa, com várias evacuações por dia, e perda de peso, com piora dos sintomas ao longo de 1 a 3 semanas. A maioria dos casos de amebíase é de leve a moderada intensidade, mas raramente, em cerca de 0,5% dos casos, a doença pode se apresentar de forma fulminante, com necrose intestinal, perfuração do cólon e peritonite grave. Nestes casos, a mortalidade ultrapassa os 40%.
Giardia
A Giardia atinge as pessoas que não possuem boas condições de higiene e afeta principalmente as crianças. É transmitida através de aglomeração de pessoas, animais domésticos sem os devidos cuidados, tratamento de agua e esgoto precário, entre outros fatores, o que facilita a sobrevivência do parasita, que se mantem vivo através de casulos de cistos (ovos), permanecendo transmissíveis até mesmo durante alguns meses. Eles se alojam nas fezes e, quando a mão não é bem lavada, vai até a boca, e isso já é suficiente para que ocorra a transmissão. As moscas e baratas são vetores, ou sejam veículos utilizados para transporte dos cistos do parasita para os ambientes, estes pousam nas fezes, ou locais contaminados e depois entram em contado com alimentos expostos, onde ocorre a transmissão. Sendo de grande importância sempre manter uma boa lavagem dos alimentos antes de ingerir, possuir um bom sistema de agua, pois a contaminação ocorre geralmente quando os alimentos são lavados com agua contaminada e manipulados por pessoas contaminadas. Uma criança mal nutrida fica mais propicia ao vírus devido a falta de peso, fraqueza, por ficar debilitado. Os principais meios para prevenir são educação e engenharia sanitária, higiene pessoal, proteção dos alimentos, ampliação dos serviços de água e esgoto, tratamento dos assintomáticos positivos. É necessário que ocorra ajuda de todos da família, como manter uma boa higiene, não para ajudar somente o então portador do vírus, mas para prevenir que outros sejam infectados também. Pequenas mudanças podem resolver grandes problemas. Um paciente com exame positivo para giárdia deve ser tratado para evitar a contaminação para as demais pessoas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais