Buscar

UNIP PCC 2 semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE COMPONENTE CURRICULAR
1-Ciências sociais
As ciências sociais estudam a realidade global através do estudo da formação da sociedade contemporânea 
Toma como princípio o sistema capitalista pois é ao qual é regido o nosso pais.
Aonde visa o entendimento dos problemas que o acercam que vem da história de seu fundamento.
Elas se definem a partir da possibilidade de o homem contemporâneo entender a realidade social em que vive sob uma perspectiva cientifica. Comerciantes instigaram o povo constituído de 3 milhões contra a monarquia e clero 
O conceito de sociedade que vimos hoje se iniciou no período do Renascimento e no iluminismo refletiu sobre o modelo d politica da sociedade moderna, pela uma liberdade do ir e vir de ambas as partes interessadas no caso trabalhador e patrão.
Nomes importantes sobre uma analise dessa sociedade em formação foi Augusto Comte com o positivismo desse pensamento veio endossar Emile Durkheim.
Karl Marx veio com a realidade numa e crua aonde abortava a divisão irracional do controle de poucos em cima das massas trabalhadoras.
O Brasil nesse contexto nasce uma Colônia de um pais europeu sua mão de obra escrava, se torna importadora de matéria prima. Algo que perdura até os tempos atuais
 “Esta longa Idade Média é, para mim, o momento da criação da sociedade moderna, de uma civilização moribunda ou morta sob as formas camponesas tradicionais, no entanto viva pelo que criou de essencial nas nossas estruturas sociais e mentais. Criou a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução. Entre o neolítico e as revoluções industriais e políticas dos últimos dois séculos, ela é, pelo menos para as sociedades ocidentais, não um vazio ou uma ponte, mas um grande impulso criador cortado por crises, graduado por deslocações no espaço e no tempo, segundo as regiões, as categorias sociais, os setores da atividade, diversificada nos seus processos.” GOLF, Jacques Le. Para um novo conceito de Idade Média (com adaptações)
“É claro que muitas vezes pode haver mal-entendidos entre os membros de uma mesma cultura, assim como e possível entender coisas de culturas às quais não pertencemos. Mas no geral, para entendermos bem outra cultura, temos de passar por um aprendizado dos seus códigos básicos, senão estaremos apenas projetando sobe os significados que aprendemos na nossa própria formação, ao longo do nosso processo de socialização, de nos tornarmos parte de um corpo social. A cultura é algo que nos permite fazer parte de um grupo e nos dificulta sermos um membro integral de um grupo que não o nosso, a não ser que nos transformemos radicalmente.” (SOUZA, 2008, p. 87)
2-comunicação e expressão
O mundo a ser desbravado em várias formas de exprimir sua comunicação é tão rico. Desde o bebe no ato do choro e em suas fases, mesmo numa comunicação sem palavras. Essa matéria me abriu um leque que irei desbravar ainda mais, sua intertextualidade e seus vários significados.
“A seleção e análise de inúmeros gêneros textuais também podem contribuir de forma inestimável para o trabalho de leitura em diferentes disciplinas e, principalmente, no ensino de língua materna. São priorizados os denominados gêneros utilitários, como artigo de opinião, bula, charge, história em quadrinhos, propaganda, reportagem e tirinha, em detrimento dos gêneros literários, como conto e poesia. Os gêneros literários são quase sempre selecionados em função do gênero utilitário, como acontece no quarto capítulo, intitulado “Texto e intertextualidade”, quando gêneros literários funcionam como intertextos para artigos de opinião. “(SILVA,Wagner Rodrigues p. 274-275) 
3- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Piaget-espaço social; desenvolvimento intelectual ocorre com a contribuição da sociedade e do individuo; inteligencia adquirida a porta da linguagem. Estagios: 0 a 2- sensorio motor_ inteligencia individual; sem socialização. 2 a 7- pré operatorio_egocentrismo;contradição na fala; sem autonomia.7 a 12-operatorio concreto_personalidade;trocas de dialogos. Pós 12 anos- operatorio formal_ consolidação da personalidade
Vygotsky – desenvolvimento _ aproximação do homem e cultura( biológico e cultural) resulta da plasticidade da estrutura herdada e adquirida
Wallon = estrutura organica mais cultura; ato motor- fase inicial de desenvolvimento. Tipos: atos reflexivos, atos involuntários, atos voluntários.
“A divisão platônica da psique humana em três partes, cognição, emoção e conação, marcou profundamente a representação que muitos psicólogos fazem da natureza humana. Esses três elementos são considerados como estruturas nitidamente delimitadas e parcialmente antagonistas, em aparência. Segue-se que a questão da prevalência da cognição ou razão sobre a emoção ou paixão- ou o inverso- é incessantemente colocada. Como pano de fundo, é o debate das convicções filosóficas fundamentais sobre a natureza humana, que determina as diversas orientações gerais da pesquisa psicológica. ” (SCHERER p. 97-98)
“É indiscutível que o afeto tem um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem o afeto não haveria nem interesses, nem necessidades, nem motivação; em consequência, as interrogações ou problemas não poderiam ser formulados e não haveria inteligência. O afeto é uma condição necessária para a constituição da inteligência. No entanto, em minha opinião, não é uma condição suficiente. ” (Piaget, 1962/1994, p.129)
4- Artes visuais na História Antiga
Semelhança entre as civilizações antigas a adoração aos animais e aos deuses, bem como à natureza fizeram e evolução a arte que até hoje é transmitido até hoje e o que caracteriza que a arte é um segmento da cultura. A cultura que mais se destaca é a egípcia com seus monumentos existente nos dias atuais. Mesopotâmia, que foi uma das mais antigas civilizações da humanidade.
“Entre todos os povos da Antiguidade ocidental, foram os gregos que não apenas colecionaram e examinaram fatos, mas também os fundiram em um grande esquema; que racionalizaram o universo inteiro, sem recorrer à magia ou superstição (RONAN, p.64)”
“Sem desmerecer a importante contribuição da ciência primitiva dos egípcios, mesopotâmios, fenícios, hebreus, hindus e chineses, a ciência grega foi, sem dúvida, a que mais influenciou diretamente a nossa cultura científica. ”(GERMANO, Marcelo Gomes,p.42)
5- Composição e Projeto Gráfico 
Através do conhecimento e da percepção através dos sentidos em enxergar o passado através do presente.
Chegar perto e ler uma obra e seu autor. 
a percepção esta dividida em visual ,gustativa, auditiva, olfativa, tatil, temporal e espacial.A soma de todos resulta em toda a informação que recebemos em nosso cérebro e memória. A partir dos significados e da interpretação de todos os sinais recebidos é que vamos traduzir a informação, racionalizar, compreender e nos emocionar, isso sintetiza a materia de comp. e projeto gráfico
O progresso na arte pode ser entendido na maneira pela qual uma obra-prima proporciona uma nova descoberta na experiência humana, algo que não estava acessível à nossa experiência antes. [...] Se a arte está ligada à questão do paradigma científico, porém, a sua evolução é diferente da ciência. [...] E como resolver a discrepância entre ciência e arte? É sabido que a ciência busca quebrar as categorias, como as “coisas” e “formas”, para repô-las, com o conhecimento comum que cobre todas as experiências. Mas isto é presunção. Nem todas as ciências juntas poderiam cobrir toda a experiência humana, nem poderão, tampouco, fornecer uma compreensão completa e definitiva da realidade. (CAPRA, 1999, p. 139)
Sou um olho. Um olho mecânico. Eu, a máquina, mostro-vos o mundo de um modo como só eu posso vê-lo. Liberto-me hoje e para sempre da imobilidade humana. Estou em constante movimento. Aproximo-me
e afasto-me dos objetos. Rastejo debaixo deles. Movo-me colado à boca de um cavalo a correr. Caio e levanto-me juntamente com corpos que caem e se levantam. Isto sou eu, a máquina, manobrando entre movimentos caóticos, registrando um movimento após o outro, nas combinações mais complexas. Liberto os limites de tempo e de espaço, co-ordeno cada um e todos os pontos do Universo, onde quer que eu queira que eles se encontrem. O meu caminho conduz à criação de uma nova percepção do mundo. (VERTON, 1923 apud BERGER, 1987, p. 17)
O que é percepção? Etimologicamente, percepção tem origem no latim perceptio, em que o prefixo ‑per significa “por completo”, o verbo capere significa “capturar” e o sufixo tio, “ação e efeito”.
Pode‑se dizer, então, que e “a ação e o efeito de capturar por completo as coisas”.
6- Pratica de ensino: observação e projeto
A matéria propõe olhar e observar e colocar em pratica os recursos aprendidos e adquiridos em prol de um objetivo ao qual é colocado a cada semestre para o desenvolvimento do aluno para a docência.
A aprendizagem experiencial coloca a ênfase na interação entre o sujeito e a ação e sustenta as novas aprendizagens na experiência, ao mesmo tempo em que valoriza o contexto e a reflexão. Mas, ao valorizar também o lado funcional da aprendizagem, sua exteriorização social, adquire uma dimensão pragmática que... é essencial [não apenas] porque promove a resolução de problemas pelos atores envolvidos, mas também por conceder a estes o poder de os resolver e a consciência de que detêm esse poder. (Alarcão, 2002, p. 230)
Em termos de desenvolvimento de diferenciação e integração, os processos elementares de aprendizagem são os meios primários de diferenciação da experiência; as combinações dessas formas elementares numa ordem superior representam a pressão integrativa do processo de aprendizagem. O foco consciente da experiência, que é selecionado e formado pelo nível pessoal de desenvolvimento real, é refinado e diferenciado na zona de desenvolvimento proximal, apropriando-se dela e a transformando. (Kolb, 1984, p. 146)
7- Fotografia - Princípios e Técnicas
A fotografia foi elementar para a propagação da arte visual, e de seu avanço tecnológico, em pequeno período do analógico ao digital caminhou e caminha junto com os avanços da internet. Havendo sites especializados só em fotos e o compartilhamento.
”Se é permitido à fotografia completar a arte em algumas de suas funções, cedo a terá suplantado ou simplesmente corrompido, graças à aliança natural que achará na estupidez da multidão. É necessário que se encaminhe pelo seu verdadeiro dever, que é ser a serva das ciências e das artes, mas a mais humilde das servas (...). Que ela enriqueça rapidamente o álbum do viajante e dê aos olhos a precisão que faltaria à sua memória, que orne a biblioteca do naturalista, exagere os animais microscópicos, fortifique mesmo alguns ensinamentos e hipóteses do astrônomo; que seja enfim a secretária e bloco-notas de alguém que na sua profissão tem necessidade duma absoluta exatidão material. Que salve do esquecimento as ruínas pendentes, os livros as estampas e os manuscritos que o tempo devora, preciosas coisas cuja forma desaparecerá e exigem um lugar nos arquivos de nossa memória; será gratificada e aplaudida. Mas se lhe é permitido por o pé no domínio do impalpável e do imaginário, em tudo o que tem valor apenas porque o homem lhe acrescenta a sua alma, mal de nós” (Phillipe Dubois, O ato fotográfico, Lisboa, Vega, 1992, p.23)
“Se perguntar se a fotografia é analógica ou codificada não é uma boa via de análise. O importante, é que a foto possua uma força de constatação e que esta constatação da foto situa-se, não sobre o objeto, mas sobre o tempo. ”
(BARTHES, R. La chambre claire - notes sur la photographie. Paris : Éditions de l’Étoile/Gallimard/Le Seuil, 1980, p. 138-139.)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes