Buscar

Acido Urico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

nas articulações e tecidos, que causa artrite gotosa acompanhada de dor intensa e Introdução 
O ácido úrico é um composto metabólico originado da nossa dieta e sua concentração no soro vai depender de fatores genéticos, sexo, idade e alimentação. Valores elevados de ácido úrico no sangue indicam hiperuricemia que aumenta por falta de excreção do ácido úrico ou por produção elevada do composto. A gota úrica é uma doença que acontece porque os cristais de urato se depositam seguidos incômodos e isso acontece quando o individuo consome quantidades elevadas de alimentação de composição de purinas. Valores baixos de ácido úrico no sangue indicam hipouricemia, que diminuem por excesso de excreção do produto na urina. Pode ser primária de fator hereditário ou por perda de xantina na urina ou pode ser adquirida, que ocorre quando o ácido úrico é diretamente eliminado na urina ou por uso de drogas como alopurinol, ácido ascórbico, aspirina, entre outros. O Tratamento é feito com colchicina que age na ação dos polimorfo nucleares na inflamação gotosa das articulações e interfere na mitose celular e com Alopurinol, que age inibindo a xantina oxidase e controla a velocidade de modificações química e reduz a produção de ácido úrico sintetizado pelo corpo.
Ácido Úrico 
É uma substância que se origina da degradação das bases púricas um tipo de proteínas presente nos alimentos que ingerimos e dos ácidos nucléicos DNA e RNA e das nucleoproteínas. A concentração do ácido úrico no soro vai variar de acordo com diversos fatores de um individuo para o outro, como: sexo, dietas, constituição genética, gravidez e outros, os indivíduos mais afetados são os homens, nas mulheres os níveis costumam ser baixos devido à presença do estrogênio que ajuda na eliminação do ácido pelos rins. Quando o nível de ácido úrico é elevado são índices que indica uma desordem no metabolismo das substâncias que se origina de defeitos na eliminação, ocorrendo a hiperuricemia e doenças devido a esse aumento como artrite gotosa. 
Hiperuciremia
Gota é uma doença que é mais comum em homens do que em mulheres, que tem por característica a hiperuricemia, devido o aumento da síntese e depósito de cristais de uratos nas articulações , levando a crises muito dolorosas e deformações ósseas. Havendo distúrbios na função renal, o nível de ácido úrico no sangue aumenta, pois a maior parte de ácido úrico é excretada via renal. Alguns exemplos são: intoxicação por metais pesados, insuficiência renal crônica, ou drogas como os salicilados e alguns diuréticos. A hiperuricemia também pode levar à formação de cálculos renais devido à deposição de cristais de uratos.
Valores de referência no soro 
Homens 3,0 a 7,0 mg/dl 
Mulheres 2,0 a 6,0 mg/dl 
Em urina de 24 horas 250 a 750 mg//dl 
Hiporucermia 
A hipouricemia é quando o ácido úrico plasmático está inferior a 2,5 mg /dl. É uma síndrome clínica assintomática com várias causas. A hipouricemia deve ser investigada e tratada para evitar consequências desagradáveis como a formação de cálculos de ácido úrico, que ocorre pelas grandes perdas renais de uratos. Podendo ser primária ou adquirida. Quando primária trata-se de casos hereditários ou quando há grandes perdas de xantina pela urina. A perda de xantina diminui muito o material necessário para a transformação de xantina em ácido úrico e, como consequência, ele está diminuído no plasma. Na hipouricemia adquirida, o ácido úrico está muito baixo porque é eliminado em grandes quantidades pela urina. Isto pode ocorrer pelo uso de substâncias uricosúricas que aumentam a perda de ácido úrico pela urina como aspirina em altas doses, benziodarona, citrato, probenecide, ácido ascórbico, estrógenos e outros. Outro tipo de hipouricemia adquirida ocorre com o uso indiscriminado e não controlado de alopurinol, substância inibidora da ação da enzima xantina oxidase, que transforma a xantina em ácido úrico. 
Gota Úrica 
A gota é uma doença conhecida hoje como uma forma de artrite. Caracterizada por crises de artrite aguda, dolorosas e com depósitos de uratos podendo progredir para uma forma crônica da doença, chamada de poli artrite com deformidade óssea, pode ter envolvimento articular, podendo existir nefro litíase com a possibilidade de insuficiência renal. A gota é uma doença crônica caracterizada por crises aguda com depósitos de uratos nos tecidos, e consequentemente do excesso de ácido úrico no sangue. Atinge principalmente articulações do primeiro metatarso, joelhos e coxofemorais.
 O ácido úrico é uma substância formada quando organismo decompõe produtos de excreção denominados purinas. É excretado quase que totalmente na urina. Na pessoa com gota, os níveis de ácido úrico no sangue ficam tão altos que ocorre a formação de cristais de ácido úrico que se depositam nas articulações e nos tecidos causando inflamação do revestimento da articulação. A quantidade de urato no sangue depende da dieta do indivíduo, síntese endógena e excreção de ácido úrico. Por esse motivo é recomendado para pacientes com gota evitar alimentos ricos em purinas. O tratamento de um paciente com gota requer uma avaliação metabólica mais extensa e uma orientação dietética mais abrangente. A orientação médica tem que conter mudanças de hábitos de vida, dieta e consumo de bebidas alcoólicas, quando presentes o tabagismo e o sedentarismo ambos devem ser evitados. A dieta é fundamental para a restrição de alimentos ricos em purinas, mas somente os alimentos de origem animal. Os de origem vegetal não tem a necessidade de serem evitados. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas a quantidade e o tipo de bebida devem ser informados ao médico. O uso de cerveja principalmente em grandes quantidades devem ser evitados. 
Tratamento 
Colchicina 
A colchicina é um alcaloide derivado do “colchicum autumnale” e age diminuindo a motilidade leucocitária, a fagocitose e a produção de ácido lático, diminuindo o depósito de cristais de urato nas articulações . A colchicina não cura a hiperuricemia e não diminui os níveis plasmáticos de ácido úrico, mas trata e alivia os sintomas . O medicamento age na ação do polimorfo nuclear na inflamação gotosa das articulações e interfere na mitose celular. A colchicina é eliminada parcialmente pelos rins e sofre metabolização hepática. As doses de 0,5 mg são usadas a cada 2 ou 3 horas na fase aguda da gota .
Alopurinol 
O alopurinol é um medicamento inibidor da xantina-oxidase, controla a velocidade de modifcações química e reduz a produção de ácido úrico sintetizado pelo corpo. O medicamento não deve ser usado na fase aguda de gota, somente em casos em que o paciente já está usando durante uma crise.
Materiais e métodos 
Pipetas e ponteiras 
Espectrofotômetro
Agua destilada 
Cronometro 
Reagente Labtest,amostra e padrão n° 3
Soro 
Procedimento 
Pipetar 40 uL de amostra no teste 
Pipetar 20 uL de padrão no tubo padrão 
Pipetar 1000 uL de reagente de trabalho no tubo teste , branco e padrão 
Homogeneizar e incubar no banho maria 37°C – 5 min 
Levar ao espectrofotômetro abs. do teste a padrão em 505 mm 
- Acertar zero com branco 
-Padrão : / Teste : 
 Resultados : 
Colocar a conta rafa 
Conclusão : 
Os resultado obtido no exame foi de (...) mg/dl o que indica que o nível de ácido úrico no sangue está no valor aceitável / ou não . O aumento de ácido úrico no sangue indica hiperuricemia, causada por excesso de produção e deficiência de excreção do composto metabólico ou em dietas ricas em purina. Níveis muito altos podem levar a uma patologia chamada de gota úricaem que o excesso de ácido úrico no sangue f az com que se depositem cristais de ácido úrico nas articulações e causa artrite gotosa. O valor baixo de ácido úrico no sangue indica hipouricemia, forma mais assintomática da doença que pode ser primária ou adquirida. A primária está indicada com fator genética e perda de xantina na urina que diminui o plasma no sangue e na forma adquirido a xantina está sendo eliminada em grande quantidade na urina que acontece por fatores de alguns medicamentos 
Bibliografia 
MOTA, Valter Teixeira. Bioquímica clinica para o laboratório: princípios e interpretação. 5. Ed. Rio de Janeiro: Medbook,2009. KRUCIK, George. Exame d a desidrogenase láctica. Disponível em: <http://pt. Healthline. Com/heal th/exame-da-desidrogenase láctica #Panoramageraldadesidrogenaseláctica1>. Acesso em: 24/03/2018

Outros materiais