Buscar

O Absolutismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Absolutismo
A formação das monarquias nacionais
A desestruturação do sistema feudal estava relacionada ao progresso das atividades comerciais, pois a economia tornou-se mais dinâmica, uma vez que estava interligada aos vários pontos do continente.
O sistema econômico deixava de ser restrito ao mecanismo de subsistência do feudo por meio do pagamento de inúmeros pedágios e taxas para a circulação de mercadorias. A nobreza não concordava com isso, porque de um lado estava em jogo o exercício dos direitos feudais sobre a terra controlada por um senhor, e de outro, estavam os interesses na ampliação das redes de comércio entre os campos, as cidades e os portos.
Em contrapartida, a emancipação das cidades contou com o apoio do soberano e os burgueses se aproximaram dele com o objetivo de obter maior segurança em suas atividades. Por sua vez, o rei buscava fortalecimento e apoio, especialmente do ponto de vista financeiro, o que favoreceu uma aliança entre monarquia e burguesia.
Porém, a formação das monarquias nacionais não foi um fenômeno homogêneo, e em cada reino europeu foi necessário superar problemas internos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais